Suco de Alface Emagrece? Como Ajuda a Emagrecer?

Especialista:
atualizado em 18/12/2019

Antes de analisar se o suco de alface emagrece, vale a pena conhecermos os benefícios da alface. A alface é conhecida por ser um alimento ideal para os que buscam uma alimentação mais leve. Rica em nutrientes e clorofila, tem a capacidade de alcalinizar e limpar o corpo, desintoxicando principalmente o fígado. Ainda é excelente fonte de vitaminas, como a A, C e niacina, e sais minerais como sais de enxofre, fósforo, cálcio, ferro e silício.

As alfaces de folhas verde-escuro são as mais indicadas, contendo uma maior quantidade de vitaminas, minerais e fitoquímicos. Graças à lactucina, presente no talo da alface, a planta possui efeito calmante e relaxante, podendo controlar a ansiedade e até a insônia. Aconselha-se o consumo do suco de alface à noite, antes de dormir.

Assim como os outros vegetais verdes folhosos, a alface contém ácido fólico, componente que participa na síntese dos neurotransmissores, serotonina, dopamina e noradrenalina; estes ajudam a regular as sensações de ansiedade. Além disso, a alface também ajuda na produção dos aminoácidos, importantes para várias funções, especialmente a construção de proteínas.

Fibras da Alface

Como a maior parte dos vegetais folhosos, a alface é rica em fibras e, sendo assim, ajuda a melhorar o trânsito intestinal. Uma das fibras encontradas na alface é a pectina, uma fibra solúvel que forma um gel ao entrar em contato com a água do bolo alimentar. Essa função permite que a glicose seja liberada de forma mais lenta no sangue, evitando os picos de glicemia. Essa função é interessante para quem sofre de diabetes.

As fibras, em geral, ajudam a impedir a sensação de satisfação rápida, o que nos faz comer menos.

Boa para o coração

As fibras presentes na alface não servem apenas para melhorar o funcionamento intestinal. Elas também ajudam a remover sais biliares do corpo e, para isso, é necessário que ocorra a quebra do colesterol. Além disso, a vitamina C e o betacaroteno funcionam juntos para prevenir a oxidação do colesterol, o que impede o surgimento de placas.

Por essas razões, pode-se considerar a alface um vegetal benéfico para o coração.

Tipos de alface

Existem vários tipos de alface, sendo que cada um possui características e benefícios próprios. Independente do tipo, o suco de alface emagrece e os valores nutricionais pouco diferenciam-se entre si, sendo que apenas o sabor pode diferenciar-se um pouco. Os principais tipos são:

  • Alface roxa: rica em antocianina e antioxidantes, ajuda a combater o envelhecimento;
  • Alface crespa: contém muitas fibras e, sendo assim, ajuda na digestão e no bom funcionamento do intestino; apresenta pequenas quantidades de minerais, como o fósforo e o cálcio;
  • Alface mimosa: suas folhas possuem a borda bastante entrecortada; folha delicada;
  • Alface lisa: a mais comum, folhas soltas e sabor suave;
  • Alface americana: seu valor nutritivo é inferior aos demais tipos de alfaces;
  • Alface romana: folhas verde-escuras, longas e crespas.

O tipo mais indicado para o preparo do suco é a alface romana, pois ela possui pouco açúcar e sódio, mais proteínas, cálcio, vitamina K, ferro, vitamina C e vitamina A que as demais.

Suco de alface emagrece?

Como já foi visto, a alface contém uma grande quantidade de fibras e celulose. Sendo assim, ela traz a sensação de saciedade e ainda contribui com um bom funcionamento do intestino. Esses benefícios não agem ativamente na perda de peso, mas podem ajudar no emagrecimento se associados a uma dieta saudável e a exercícios físicos. Sendo assim, o suco de alface emagrece apenas se combinado com outros hábitos saudáveis.

Como tomar?

É indicado que o suco seja consumido meia hora antes das principais refeições ou em jejum; cerca de dois copos por dia. O suco pode ser acompanhado de nozes ou outros alimentos oleaginosos e termogênicos, efetuando uma eficiência a mais ao suco.

Uma receita básica de suco de alface envolve os seguintes ingredientes:

  • 5 folhas de alface;
  • 5 folhas de hortelã;
  • 1 fatia de abacaxi;
  • Suco de 2 limões;
  • 1 litro de água;
  • 1 folha de couve;
  • Se achar necessário, adoçante.

A receita para fazer o suco é muito simples: basta adicionar todos os ingredientes no liquidificador e deixar bater até que fique uma mistura homogênea.

Você conhece alguém que tenha este hábito e afirme que tomar suco de alface emagrece? Acredita que você gostaria do sabor? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (13 votos, média: 4,15 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

1 comentário em “Suco de Alface Emagrece? Como Ajuda a Emagrecer?”

  1. muito bom ,gostaria de mais informaçao sobre quem ja teve tronbose abdominal esplenica na veia porta quais os alimentos e sucos que devem ser consumido com uso do antigoagulante .