Suco de Brócolis Emagrece? Benefícios, Receitas e Para Que Serve

Estamos acostumados a consumir o brócolis em receitas de refogados, saladas, tortas, bolinhos, patês, pastéis e até pizzas. Entretanto, vamos conhecer abaixo a bebida que é preparada a partir do vegetal e entender se o suco de brócolis emagrece mesmo ou não.

É verdade que o suco de brócolis emagrece? 

Um dos primeiros passos dados quando o objetivo é perder peso é cortar calorias desnecessárias como as provenientes de guloseimas, comidas fast food e bebidas cheias de calorias e açúcar.

Portanto, pode-se dizer que o suco de brócolis emagrece neste sentido quando aparece no lugar de bebidas abundantes em calorias, pobres em nutrientes e cheias de açúcar, como refrigerantes, sucos artificiais, milkshakes e cafés cremosos, por exemplo.

No entanto, se você escolher adoçar o suco de brócolis, é preciso tomar cuidado e não exagerar no teor de açúcar para, não atrapalhar o processo de emagrecimento.

Além disso, o vegetal possui vitamina C, um nutriente necessário para que o organismo sintetize um composto conhecido pelo nome de carnitina e que é essencial para transformar as gorduras em energia.

Um artigo publicado no Journal of Nutrition relatou que menos gordura é queimada pelo corpo durante a prática de exercícios físicos quando há pouca vitamina C no organismo e que as pessoas que consomem uma quantidade mais elevada do nutriente são mais propensas a terem um peso mais baixo.

Isso mostra que o suco de brócolis emagrece em todos os casos ou como em um passe de mágica? Não necessariamente. Porém, indica que pode contribuir com o processo de perda de peso. E, como você certamente já sabe, para que esse processo dê certo é necessário que toda a alimentação seja equilibrada, nutritiva, saudável e controlada.

Praticar exercícios físicos com frequência também ajuda porque promove o aumento do gasto calórico do corpo. Entretanto, para que tudo ocorra com segurança, eficiência e de maneira saudável, o ideal é que você conte com o auxílio e acompanhamento de profissionais como nutricionista e personal trainer.

Para que serve – Benefícios do suco de brócolis 

Agora que já analisamos se o suco de brócolis emagrece, vamos conhecer alguns dos benefícios associados à bebida? Confira na lista a seguir:

– Fonte de nutrientes

O vegetal utilizado para preparar a bebida serve como fonte de nutrientes importantes para o funcionamento adequado do nosso organismo, como ferro, potássio, manganês, vitamina B5, vitamina B9, vitamina C e vitamina K.

– Combate ao cansaço

O suco de brócolis pode ajudar a combater o cansaço porque o vegetal contém vitamina B5 e ferro, que são conhecidos por auxiliarem o organismo a recuperar as energias gastas em decorrência de uma atividade física ou mental que exigiu bastante esforço. 

– Transporte de oxigênio

Uma função especialmente importante do ferro, presente na composição do brócolis, é a de produzir a hemoglobina e a mioglobina, duas proteínas que transportam oxigênio pelo corpo.

– Fonte de ácido fólico 

A vitamina B9 presente no brócolis também é conhecida como ácido fólico e é necessária para a produção do DNA, sendo especialmente importante durante períodos de desenvolvimento rápido como gestação e adolescência. O nutriente ainda é importante para a saúde do cérebro e para o bem-estar mental e emocional.

– Fonte de vitamina K 

Outro nutriente do brócolis é a vitamina K, que auxilia o organismo a absorver o cálcio e contribui com o processo de coagulação do sangue. Sem a coagulação sanguínea, o corpo pode sofrer com o sangramento anormal e ter dificuldade para curar feridas e hematomas. 

A vitamina K também ativa proteínas envolvidas no crescimento das células, contribui com a manutenção dos pulmões, do estômago e dos rins e estimula o desenvolvimento de novos ossos.

– Fonte de betacaroteno

O brócolis também serve como fonte de betacaroteno, que é decomposto em forma de vitamina A, um nutriente utilizado no organismo para controlar a atividade de genes nas células, manter o sistema imunológico saudável e apoiar o crescimento dos glóbulos vermelhos do sangue.

– Saúde dos olhos

O suco de brócolis é composto pela luteína e pela zeaxantina, dois carotenoides que mantêm a saúde da visão e protegem contra danos causados aos olhos.

– Fonte de manganês 

O suco de brócolis ainda colabora em relação ao fornecimento de manganês ao organismo, um nutriente que protege as células contra danos oxidativos causados por subprodutos oriundos do metabolismo celular.

O manganês também ajuda a processar nutrientes obtidos por meio da alimentação, auxilia o desenvolvimento dos ossos e colabora com o processo de cura de feridas. 

Receitas de suco de brócolis

1. Receita de suco natural de brócolis

Ingredientes:

  • 8 raminhos pequenos de brócolis;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Lavar bem os raminhos de brócolis e levá-los ao liquidificador; Adicionar a água e bater bem. Servir-se imediatamente.

2. Receita de suco de brócolis com cenoura

Ingredientes:

  • 3 cenouras;
  • 100 g de brócolis;
  • Açúcar mascavo a gosto.

Modo de preparo:

Descasar a cenoura e cortar as suas extremidades. Lavar bem a cenoura e o brócolis; Levar a cenoura e o brócolis para a centrífuga e reduzi-los a suco; Adoçar com a açúcar mascavo a gosto e servir-se imediatamente.

3. Receita de suco de brócolis com limão

Ingredientes: 

  • 4 raminhos de brócolis;
  • 1 limão inteiro com casca;
  • ½ l de água;
  • Adoçante ou açúcar a gosto.

Modo de preparo:

Lavar bem o brócolis e o limão; Levá-los ao liquidificador juntamente com a água e bater durante três minutos; Adoçar a gosto e servir-se imediatamente.

4. Receita de suco de brócolis com laranja

Ingredientes:

  • Suco de 4 laranjas;
  • 3 ramos de brócolis;
  • 100 ml de água.

Modo de preparo:

Lavar bem o brócolis; Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater; Passar o conteúdo para um copo e servir-se imediatamente.

É importante tomar o suco de brócolis imediatamente depois do seu preparo porque a bebida pode perder logo as suas propriedades nutricionais e, portanto, os seus benefícios. O chamado processo de oxidação que acontece por meio do calor e da exposição ao oxigênio e à luz pode fazer com que certos nutrientes percam a sua eficiência.

Por isso, quando não for possível tomar o suco na hora em que ele for feito, a sugestão é armazená-lo em garrafas escuras muito bem vedadas para evitar ou atrasar o processo.

Para aproveitar o máximo do valor nutricional, o melhor é preparar o suco com alimentos frescos.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você conhece alguém que tome com frequência e afirme que o suco de brócolis emagrece? Tem curiosidade de experimentá-lo no seu dia a dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

3 comentários em “Suco de Brócolis Emagrece? Benefícios, Receitas e Para Que Serve”

  1. Me orientaram tomar suco de brócolis com uma pitadinha de sal, feito na agua fervida , durante 30 dias para a desinfecção do estômago, contra o H. Pilore.
    Comecei a usar, faz pouco tempo ainda não tive nenhum resultado.
    Soube que tem dois tipos de couve , um que da a florzinha amarelinha e outro mais compacto, tem à ver com os nutrientes ?

Deixe um comentário