Especialista da Área:

Suco de Cenoura Emagrece? Benefícios, Receitas e Dicas

Será que suco de cenoura emagrece mesmo? Você já ouviu falar que essa bebida poderia ajudar no processo de perda de peso? Confira todos os benefícios, dicas de consumo e receitas para integrar sua dieta.

Seja por razões estéticas ou simplesmente para manter uma vida mais saudável, não é incomum encontrarmos amigos, parentes ou conhecidos com o desejo de perder alguns quilinhos. E para alcançar tal efeito existem, métodos de dietas e receitas dos mais diversos tipos para emagrecer.

Entretanto, ao começar uma dessas dietas, nem todos pensam em como é importante emagrecer com saúde. Essa falta de preocupação com o bom funcionamento do organismo pode trazer como consequência o indesejado efeito sanfona, além de causar doenças relacionadas à má alimentação.

É justamente aí que entra a importância da inclusão das receitas naturais na rotina de alimentação, com comidas que além de fazerem bem ao organismo, possam contribuir para emagrecer.

Um desses alimentos é a cenoura, mais precisamente o seu suco. Mas será que suco de cenoura emagrece mesmo? Ela pode sim ser uma aliada em conjunto com uma dieta equilibrada visando o emagrecimento. Vale lembrar que a prática de exercícios físicos potencializa qualquer programa de emagrecimento.

Aproveite para conhecer também receitas de bolo de cenoura light e os benefícios da cenoura para a saúde e boa forma.

Vamos explorar agora os benefícios do suco de cenoura e o que ele pode fazer por você.

Como o Suco de Cenoura Emagrece?

Uma das razões é que a cenoura possui propriedades que ajudam a reforçar e a eliminar impurezas do fígado. Dessa maneira, ela ajuda a suprimir o excesso de bile (fluido produzido pelo fígado que atua na digestão de gorduras e absorção de substâncias nutritivas) e gordura, o que diminui os níveis de colesterol e ajuda a emagrecer.

Além disso, o suco de cenoura possui baixos níveis de gordura e calorias. Um dos outros benefícios desse alimento é o número elevado de vitaminas e minerais, que contribuem com a dieta e a manutenção de uma alimentação mais saudável.

Por conta desses benefícios, podemos dizer que o suco de cenoura emagrece, auxiliando sua alimentação para perder peso.

Quantidade Necessária

Uma das dicas para que ele realmente cause o efeito desejado é que seja ingerido um copo cheio de suco de cenoura depois de cada sessão de exercícios físicos ou pelo menos três vezes por semana. Vale lembrar que depois de um exercício, o seu corpo também precisa de proteínas e por isso você deve se alimentar com algo mais do que apenas o suco de cenoura. Talvez você goste de um sanduíche de peite de peru com queijo cottage ou faça seu almoço mesmo, que contenha alguma carne.

Outra sugestão é beber um copo de suco de cenoura no café da manhã para auxiliar a atingir o resultado.

Calorias e Macronutrientes

O suco de cenoura é nutritivo e faz bem para o seu corpo. Mas lembre-se de que ele tem calorias e tomar muito dele pode até fazer você engordar em vez de emagrecer. Um copo de suco de cenoura tem 94 calorias, 21,9g de carboidratos (sendo 9,2g de açúcar), 2,2g de proteínas, 1,9g de fibras e 0,3 de gorduras apenas.

Outros Benefícios Para a Saúde

Uma vantagem do suco de cenoura é que ele não ajuda somente quem precisa ou quer emagrecer, mas também faz bem para a saúde de maneira geral, devido à presença de substâncias e nutrientes necessários para o bom funcionamento do nosso organismo. Isso quer dizer que após perder os quilinhos necessários, a pessoa poderá continuar a consumir a bebida, já que a ingestão regular ajuda a fortalecer o mecanismo de autodefesa do corpo humano.

O suco de cenoura ainda possui substâncias importantes para o organismo do ser humano, entre elas os minerais como magnésio, potássio (quase 700mg em um copo, o que é benéfico contra o colesterol e pressão alta) e cálcio. O alimento também apresenta altas doses de carotenoide, que é solúvel em gordura e associado à redução de câncer e a inflamações que podem ocorrer em pessoas com asma e artrite reumatóide.

Também fazem parte dessa lista a vitamina A, tendo em vista que um copo da bebida tem mais de 250% de sua quantidade de ingestão necessária ao corpo humano diariamente, a vitamina C, que ajuda a regular o açúcar no sangue, sendo que uma porção do suco oferece 22,3% da medida diária necessária da substância para homens e 26,8% para as mulheres, a vitamina K, cuja quantidade presente corresponde a 30,5% do que os homens devem ingerir a cada dia e 40,7% referente às mulheres e a vitamina E, que tonifica e revitaliza a pele, ajuda contra o colesterol e na prevenção contra o câncer.

As vitaminas do complexo B (B1, B2 e B6) também estão presentes no suco de cenoura. Elas são importantes no processo de quebra de gorduras, glicose e proteínas, responsáveis pela ampliação da capacidade de contração do músculo, aumento do metabolismo e, por consequência, auxilia na eliminação de peso. Elas ainda ajudam a reduzir o estresse e a depressão.

Efeitos no corpo

Com a presença de todas essas substâncias, não podemos dizer somente que o suco de cenoura emagrece, isso seria limitar os efeitos que ele pode trazer ao corpo. A bebida também relaxa a fadiga mental e a do músculo do coração, além de auxiliar na diminuição de dores associadas ao envelhecimento.

Além disso, por ser rica em vitamina A, o alimento melhora a visão e é importante para doenças ósseas como a osteoporose.

Outras vantagens que a ingestão do suco de cenoura oferece acontecem na digestão, pelo fato de aumentar a saliva e o fornecimento de sais minerais, vitaminas e enzimas necessárias ao processo. Ela também é importante para as mulheres no processo fluxo menstrual, já que ajuda na regulação do ciclo e é benéfica para a saúde pré-natal, para os dentes, as unhas, a pele e o cabelo.

Receitas de Suco de Cenoura

O suco de cenoura é um bom aliado a dieta para emagrecer. Uma das opções de receita é misturá-lo com o suco de maracujá.

Suco de cenoura com maracujá

Ingredientes:

  • Uma cenoura média
  • 200 ml de suco de maracujá natural

Modo de preparo:

  • Descasque a cenoura, corte em rodelas e coloque no liquidificador. Bata, acrescente o suco de maracujá e algumas gotas de adoçante e o suco já estará pronto.

Suco de cenoura com beterraba

Outra opção é misturar a cenoura com a beterraba, alimento rico em vitaminas A e C, cálcio, potássio, fósforo e ferro. Confia a receita do suco de cenoura com beterraba abaixo:

Ingredientes:

  • Uma cenoura picada
  • Meia unidade de beterraba fatiada
  • Meia garrafa de água mineral gelada
  • Adoçante

Modo de preparo:

  • Colocar a cenoura, a beterraba e a água no liquidificador. Bater até ficar homogêneo. Coar, experimentar e se achar necessário acrescentar o adoçante para adoçar. Por fim, servir gelado.

Nas receitas apresentadas, foram escolhidos o maracujá e a beterraba para diluir o suco e diminuir o gosto da cenoura, porém outros alimentos também podem ser selecionados e usados em outras receitas para causar o mesmo efeito. Outra boa alternativa é a laranja, rica em vitamina C.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Você tem alguma outra receita interessante de suco de cenoura? Você é uma pessoa que gosta desse vegetal? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...

Deixe um comentário