Suco de Melancia com Gengibre Emagrece? Benefícios e Para Que Serve

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

Saborosa e refrescante, a melancia é uma fruta que possui 30 calorias em cada porção de 100 g e apresenta nutrientes importantes para o funcionamento do organismo humano, como carboidratos, proteínas, fibras, cálcio, manganês, magnésio fósforo, ferro, potássio, zinco, vitamina A e vitamina C.

Por sua vez, o gengibre é uma raiz picante que fornece 8 calorias em uma porção de 10 g, além de oferecer nutrientes como carboidratos, fibras, potássio, proteínas, cálcio, ferro, magnésio e vitamina C, por exemplo, para o corpo humano.

Juntos, os dois são os principais ingredientes de uma bebida. Será que por estas propriedades, o suco de melancia com gengibre emagrece? Vamos falar sobre os efeitos que essa mistura pode trazer ao organismo mais abaixo.

Suco de melancia com gengibre emagrece? 

Primeira, vamos falar sobre um assunto que interessa bastante quem deseja enxugar os quilos em excesso e/ou vive travando uma luta contra a balança: será que o suco de melancia com gengibre emagrece?

Para responder o questionamento, decidimos que vamos analisar cada um dos principais ingredientes utilizados na bebida de cada vez.

A melancia 

A melancia pode contribuir com a perda de peso por colaborar com a promoção da saciedade ao organismo. Além de ter fibras, ela tem uma baixa densidade calórica e possui muita água. Uma porção de uma xícara da fruta apresenta 0,6 g de fibra e 90% da sua composição corresponde à água.

Com isso, a melancia dá uma força na hora de controlar o apetite e consumir uma quantidade menor de calorias ao longo do dia. Isso é bastante importante para quem luta para emagrecer, visto que para perder peso é necessário gastar um número de calorias mais alto do que a quantidade calórica consumida.

Entretanto, para aproveitar esse efeito por completo é necessário certificar-se de não se livrar das fibras da melancia durante o preparo do suco. Para isso, é preciso não coar a bebida antes de tomá-la.

Outro ponto positivo da fruta é que ela pode melhorar a recuperação dos músculos depois da prática de exercícios físicos, o que permite um retorno mais rápido ao treinamento para queimar mais calorias.

Quem apontou isso foi um pequeno estudo publicado no ano de 2013 no Journal of Agricultural Food and Chemistry (Jornal de Alimentação Agrícola e Química, tradução livre). A pesquisa identificou que o consumo de aproximadamente 450 ml de suco de melancia uma hora antes de malhar auxiliou os praticantes a manter uma frequência cardíaca mais baixa e a sentir menos dores musculares no dia seguinte.

Para os pesquisadores, tal benefício acontece graças à presença de uma substância chamada de L-citrulina na fruta. O composto é transformado pelo corpo em um aminoácido essencial, a L-arginina, que atua na melhoria da circulação e no relaxamento dos vasos sanguíneos.

O gengibre

O gengibre pode auxiliar o processo de emagrecimento por se tratar de um alimento termogênico. Os alimentos termogênicos aumentam a temperatura do corpo, o que tem como resultado a aceleração do metabolismo, que como vimos, melhora o processo de gasto de gorduras e calorias.

Entretanto, é preciso entender que não é possível afirmar que o suco de melancia com gengibre emagrece como em um passe de mágica. Até porque não existe essa questão de tomar uma bebida e perder peso instantaneamente – para emagrecer, é preciso trabalhar duro.

O que o suco faz é auxiliar a perda de peso, que para ser alcançada precisa ser complementada pela prática frequente de exercícios físicos como forma de maximizar a eliminação de calorias por parte do corpo, acompanhada de uma dieta saudável, controlada, equilibrada e nutritiva.

Cuidados com o gengibre

Como vimos, o gengibre é um termogênico. Alimentos termogênicos devem ser evitados por pessoas diagnosticadas com hipertireoidismo, devido ao risco deles causarem perda de massa muscular.

Crianças, mulheres grávidas e indivíduos com doenças como cardiopatias, alergias, úlceras e enxaqueca também não devem exagerar no consumo de termogênicos para não sofrerem com o aumento da pressão arterial, a redução dos níveis de açúcar no sangue (hipoglicemia), insônia, nervosismo e taquicardia.

Pessoas com distúrbios hemorrágicos devem evitar o gengibre pois ele favorece hemorragias. Por piorar quadros de doenças cardíacas, ele deve ser excluído da dieta de pessoas que sofrem com o problema.

O consumo de gengibre ainda pode causar desconforto estomacal, azia e diarreia. Por causar a hipoglicemia, a presença do alimento da dieta de diabéticos pode exigir o reajuste nas doses de insulina que são aplicadas.

Para que serve? Outros benefícios do suco de melancia com gengibre 

Sabendo que o suco de melancia com gengibre emagrece realmente, chegou a hora de conhecermos outros benefícios que ele pode proporcionar:

  • Prevenção da asma, graças ao teor de vitamina C da bebida;
  • Um estudo publicado no American Journal of Hypertension (Jornal Americano de Hipertensão, tradução livre) descobriu que o extrato de melancia pode ajudar a reduzir a pressão arterial;
  • O alto teor de água presente na melancia ajuda a evitar a desidratação;
  • A colina encontrada na melancia ajuda a diminuir a inflamação no organismo. O efeito é reforçado pelas propriedades anti-inflamatórias do gengibre;
  • Devido ao fato de ser composta por vitamina A, a melancia também contribui com a saúde da pele e dos cabelos;
  • O gengibre é conhecido por diminuir a náusea e auxiliar o combate de gripes e resfriados;
  • Uma pesquisa de porte pequeno de 2015 apontou que o gengibre pode contribuir com a diminuição dos níveis de glicose no sangue e com a redução de fatores de risco para doenças cardíacas em pessoas diagnosticadas com diabetes do tipo 2;
  • Consumido no início do período menstrual, o gengibre pode ajudar a diminuir as dores relacionadas à menstruação;
  • O suco possui propriedades antioxidantes, ou seja, combate os radicais livres presentes no organismo que causam doenças como câncer e promovem o envelhecimento precoce.

Receita de suco de melancia com gengibre 

Ingredientes:

  • ½ melancia;
  • 2 colheres de sopa de gengibre picado.

Modo de preparo:

  1. Descascar a melancia e cotar em pedacinhos;
  2. Colocar a fruta junto com o gengibre no liquidificador. Bater bem e se achar que ficou muito grosso, acrescentar um pouco de água para diluir e bater novamente;
  3. Adicionar gelo (se quiser) e servir-se.

Você conhece alguém que tome com frequência e defenda que o suco de melancia com gengibre emagrece? Tem vontade de utilizar esta bebida no seu dia a dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (32 votos, média: 4,25 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

7 comentários em “Suco de Melancia com Gengibre Emagrece? Benefícios e Para Que Serve”

  1. O poder da melancia com gengibre vai muito além que o emagrecimento, faxina dos rins ela, também serve para combater e revigorar a saúde das pessoas que fazem uso de medicamento para as doenças tais como o câncer e bem como outras agressivas para isso basta acrescentar 1 limão galego .

  2. Faço uso todos os dias. Reduz bastante a fome alêm de ser excelente para a nossa saúde. Costumo acrescentar um pouco de couve além da melancia e do gengibre. Se preferir coloque gelo. Não coe. Fica algum pedacinhos do gengibre mas da para tomar tranquilo.

  3. Eu tomo praticamente todos os dias o suco de melancia com gengibre e ele além de saboroso é extremamente diurético, como vocês bem sabem, é excelente para quem não quer só ficar na base da água o dia todo e por experiência própria eu digo que ele é ótimo auxiliar para perda de peso, super desincha e o fato de você toma-lo o dia todo faz com que não tenha tanta fome nas refeiçoes e principalmente entre elas, pois as vezes comemos no horário certo e nem duas horas depois estamos com fome de novo, é uma situação muito chata para quem esta de regime, dito isso eu recomendo esse suco detox maravilhoso!!!

    • Eu comecei a tomar o suco de melancia há uma semana, tenho muita retenção de líquido, porém comecei a perceber que estou menos inchada e aumentou minha frequência consideravelmente em fazer xixi…Estou amando..