Melancia Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 16/09/2019

Uma fatia doce e suculenta de melancia nos faz pensar em memórias de verão da infância, mas muitas pessoas se perguntam se melancia engorda e se elas estão sabotando sua dieta ao comer essa fruta. Para os amantes de melancia, essa indulgência deliciosa é uma forma de satisfazer sua vontade de doces sem correr o risco de engordar.

Melancia é uma excelente adição a um plano de perda de peso, especialmente no verão, quando está disponível fresca e em grande quantidade. Algumas dietas podem chegar a extremos e usar melancia como a única substituta para um plano de dieta saudável com uma variedade de alimentos. Essa não é uma estratégia de perda de peso saudável a longo prazo, e muito provavelmente irá resultar em ganho de peso ou mesmo desnutrição. Entretanto, o princípio da utilização da melancia como uma ajuda para perder peso tem valor quando feito com moderação. Aqui estão alguns motivos do porquê a melancia emagrece e os benefícios da fruta em geral.

Calorias

É um grande equívoco pensar que a melancia engorda, já que esta é um alimento com poucas calorias, contendo apenas 46 calorias por xícara. De acordo com a Clínica Mayo, é preciso 3500 calorias para criar meio quilo de gordura corporal, então está longe de ser correto afirmar que a melancia engorda. E porque uma xícara de melancia contém menos de uma grama de gordura, ela também é apropriada para uma dieta com poucas gorduras. A melancia também contém 139 gramas de água por xícara, junto com uma pequena quantidade de fibras, então ela pode te ajudar a ficar satisfeito e diminuir a probabilidade de você comer outros alimentos com muitas calorias na mesma refeição.

Água

Aqui está a razão: alimentos que contêm uma grande quantidade de água — como pepino, sopa (especialmente caldos) e melancia — te fazem se sentir cheio e geralmente contêm poucas calorias. A melancia emagrece porque é feita de cerca de 92% de água e te deixa satisfeito por mais tempo.

Carga Glicêmica

Algumas dietas populares se focam no índice glicêmico, uma medida de quão rapidamente os carboidratos em um alimento aumentam os níveis de açúcar no sangue. A melancia tem um índice glicêmico alto, uma medida de 76 na escala de 100 pontos, então as pessoas às vezes pensam que isso quer dizer que a melancia engorda e atrapalha sua dieta.

Entretanto, uma porção de uma xícara de melancia contém apenas 11 gramas de carboidratos, então seriam necessárias 10 xícaras de melancia para alcançar as 100 gramas usadas para medir o índice glicêmico de um alimento. Medir o impacto da melancia nos níveis de açúcar no sangue usando a carga glicêmica, uma medida que leva em conta a quantidade de carboidratos presentes em uma porção, é um indicador melhor. A melancia tem uma carga glicêmica muito baixa, apenas 4 em uma escala de 20, o que indica que ela não aumenta o nível de açúcar no sangue e nem afeta o ganho de peso.

Arginina

Pode-se dizer que a melancia emagrece se formos analisar um componente específico presente nela. A melancia contém altos níveis de um composto chamado citrulina, que após metabolizada se torna arginina, um aminoácido essencial. Um estudo de 2007 publicado no “Journal of Nutrition” descobriu que aumentar os níveis de arginina reduz o ritmo em que o corpo armazena gordura e melhora o funcionamento cardiovascular. Enquanto estudos em humanos ainda estão em andamento, o aumento da concentração de arginina no sangue após consumir melancia pode um dia ser ligado de forma conclusiva ao aumento da perda de peso.

Fatos Nutricionais

De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, uma xícara de melancia tem aproximadamente 1 grama de proteína, 0,25 gramas de gordura, 11,5 gramas de carboidratos, 0,5 gramas de fibra e 9,5 gramas de açúcar. Das 150 gramas contidas em uma xícara de melancia, quase 140 gramas são água, significando que a melancia emagrece por ser um alimento com pouca densidade energética. Alimentos com pouca densidade energética são ricos em água e fibras e contêm pouca gordura e calorias. Eles também podem te ajudar a se sentir cheio e a ficar satisfeito por longos períodos de tempo, ajudando ainda mais na perda de peso.

A Melancia é Versátil

Enquanto a melancia é geralmente ingerida apenas fresca e em pedaços, ela pode ser preparada de várias formas diferentes. Ela pode ser congelada e ingerida como um sorvete, ou batida e ingerida como suco. Pode ser usada em uma sopa ou molho frio, a casca pode ser cozida como um vegetal e as sementes torradas e ingeridas como um lanche muito saudável. A melancia pode até ser grelhada como um bife, e quando preparada assim, dizem ter uma textura similar à do atum. Sendo tão versátil, a melancia não perderá sua atração rapidamente e pode ser adicionada às refeições de formas diferentes para aumentá-las sem adicionar mais calorias.

Melancia como Isotônico

A melancia pode ser usada como um lanche com poucas calorias e refrescante em um dia quente, e te ajudará a recuperar eletrólitos como potássio. Isso pode te ajudar a manter seus níveis de energia e hidratação quando está se exercitando no verão sem recorrer a isotônicos, que geralmente têm muitas calorias.

A Melancia é uma Fonte de Antioxidantes

A melancia tem bons níveis de vitamina C e A, assim como licopeno, todos poderosos antioxidantes. Antioxidantes podem te ajudar a eliminar radicais livres que podem causar ou piorar condições como asma e doença cardíaca. Consumir uma boa quantidade de antioxidantes te ajudará a se manter saudável, o que pode te permitir que você continue se exercitando e se sentindo bem.

A Melancia é nutritiva

A melancia também contém alguns nutrientes saudáveis como vitamina C e licopeno, mas possui apenas 30 calorias a cada 100 gramas.

Considerações

A adição de melancia a uma dieta introduz nutrientes extras que te ajudam a ficar em sua melhor forma. A melancia tem muito potássio, um mineral que ajuda a manter os níveis de cálcio no sangue, modular a pressão sanguínea e manter seus órgãos trabalhando propriamente.

Ela também contém vitamina A e magnésio, que ajudam na função dos músculos e ossos. Tente limitar sua ingestão da fruta a cerca de 2 xícaras por dia, a quantidade diária recomendada para adultos, e varie sua ingestão de frutas para incluir uma variedade maior de nutrientes, não apenas a melancia.

Enquanto consumir mais melancia em um único dia não te fará engordar, comer quantidades maiores de fruta todos os dias ou limitar sua ingestão de frutas a apenas uma pode fazer com que você não ingira nutrientes encontrados em outras frutas e vegetais.

Vídeos:

Gostou das dicas?

O que te levou a indagar que melancia engorda? Você gosta desta fruta? Você a ingere em uma quantidade considerada satisfatória para contribuir com a sua dieta? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (126 votos, média: 4,17 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

41 comentários em “Melancia Engorda ou Emagrece?”

  1. Eu amo melancia e ela sempre me deixa satisfeita e a vontade de comer chocolate passa. Por isso quis saber o quão calórica ela era.

  2. Nunca fui muito fã de melancia. Mas inicie uma dieta, e a vontade de comer doce estava insana. Então um belo dia, comprei uma melancia e observei que ela me ajudou muito em relação a ingestão de doce. Daí então, não parei comprar melancia. E faço ingestão dela, para mais quando estou com muita vontade de comer doce que assim me sacia e não saio da minha dieta.

  3. Na minha cidade ta na moda dieta low carb, e nela nao pode melancia. De tanto as pessoas falarem que engorda, eu resolvi pesquisar pois é nossa fruta predileta consumimos muito ela aqui em casa e em grande quantidade..

    • Deixa de chatice, poxa. Pessoal explicando e vc reclamando de um pequeno erro de Português?