Melancia engorda ou emagrece?

Especialista da área:
atualizado em 22/01/2021

Quando vamos comer alguma fruta, como a melancia, sempre vem a dúvida: ela engorda ou emagrece?

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Isso é mais forte ainda em dias quentes, ou mesmo após algum exercício, quando não existe nada melhor do que uma fatia de melancia suculenta e refrescante.

Por isso, vamos descobrir de uma vez por todas se a melancia emagrece ou não, e quais os efeitos dela em nosso corpo.

Melancia ajuda a emagrecer?

Incluir porções de melancia no cardápio pode ser uma ótima opção para quem precisa perder alguns quilinhos.

Isso acontece porque ela é uma fruta que, embora não seja tão nutritiva quanto outras, ajuda a reduzir a vontade de comer doces, além de ser de grande ajuda para manter a hidratação.

Veja abaixo a composição de macronutrientes por porção de 100 g de melancia (polpa) in natura.

ComponenteValor por 100 g
Calorias29 kcal
Carboidratos6,52 g
Proteína0,7 g
Gorduras0,05 g
Fibra alimentar0,13 g
Melancia (polpa) in natura

Como é possível notar, a melancia não contém colesterol, e é praticamente livre de gorduras, além de ter poucos carboidratos.

Ao final do artigo há uma tabela mais detalhada, com informações sobre as quantidades dos demais nutrientes.

Benefícios da melancia para a perda de peso

Melancia é ótima para hidratar o corpo

1. É pouco calórica

Uma das maiores vantagens da melancia para a perda de peso é a sua quantidade de calorias: apenas 29 kcal por cada 100 g da fruta. Assim, a melancia pode ser uma ótima opção de lanche ou sobremesa, principalmente em dias mais quentes.

2. Possui muita água na composição

Esse é outro responsável pelas propriedades emagrecedoras da melancia. Isso porque a quantidade de água nesta fruta é tanta, que ela ajuda a manter a hidratação do corpo, além de contribuir para a sensação de saciedade.

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3. Carga glicêmica

Algumas dietas populares focam no índice glicêmico dos alimentos, uma medida de quão rapidamente os carboidratos em um alimento aumentam os níveis de açúcar no sangue.

A melancia tem um índice glicêmico alto, uma medida de 76 na escala de 100 pontos, então as pessoas às vezes pensam que isso significa que a melancia engorda e atrapalha sua dieta.

Entretanto, uma porção de 100 g de melancia contém apenas 6,52 g de carboidratos, o que significa que mesmo que essa quantidade de açúcar chegue ao sangue rapidamente, o a variação na glicose será pequeno.

Assim, dizemos que a melancia possui uma carga glicêmica baixa, apesar do índice glicêmico alto.

4. É rica em arginina

A melancia contém altos níveis de um composto chamado citrulina, que, após metabolizado, é convertido em um aminoácido essencial chamado arginina.

Esse aminoácido contribui para a perda de gordura, principalmente na região abdominal como foi demonstrado em um estudo de 2014, publicado no periódico Journal of Dietary Supplements.

Entretanto, é importante lembrar que a arginina sozinha não faz milagres, e que a melhor forma de perder peso com saúde é associar esses benefícios a uma alimentação saudável e à prática de exercícios.

Outros benefícios da melancia

O emagrecimento não é o único benefício que a melancia pode trazer para a saúde e a boa forma.

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Ela é uma fruta que, além de versátil, pode ainda contribuir para a prevenção de doenças e auxiliar o dia a dia de quem pratica exercícios.

1. Melancia funciona como um isotônico

A melancia é um ótimo lanche, com poucas calorias, refrescante e que te ajudará a recuperar eletrólitos perdidos no suor, como o potássio.

Isso pode te auxiliar na manutenção dos níveis de energia e hidratação quando está se exercitando, ou mesmo durante dias quentes.

Assim, ela pode substituir o uso de isotônicos, que geralmente são mais calóricos.

2. A melancia é uma fonte de antioxidantes

A melancia tem boas quantidades de vitamina C e A, assim como licopeno, todos poderosos antioxidantes.

Esses compostos ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres, contribuindo para a prevenção de doenças cardiovasculares, inflamatórias e autoimunes.

3. A melancia é versátil

Na maioria das vezes, a melancia é consumida fresca e em pedaços, ou na forma de suco.

Mas saiba que existem muitas outras formas de usar a melancia na cozinha, e isso a torna uma aliada ainda melhor para a perda de peso:

  • Ela pode ser congelada e usada na preparação e sorvetes;
  • Pode-se utilizá-la em uma sopa ou molho frio;
  • A casca pode ser cozida como um vegetal;
  • As sementes torradas podem ser lanche muito saudável;
  • E, por fim, a melancia pode até ser grelhada como um bife, e quando preparada assim, dizem ter uma textura similar à do atum.

Veja também: Benefícios da semente de melancia e como usar

Tabela nutricional

Porção de 100 g de melancia (polpa) in natura.

ComponenteValor por 100 g
Calorias29 kcal
Carboidratos6,52 g
Proteína0,7 g
Gorduras0,05 g
Fibra alimentar0,13 g
Cálcio8,06 mg
Ferro0,18 mg
Magnésio8,06 mg
Fósforo9,79 mg
Potássio83,6 mg
Zinco0,08 mg
Selênio0,6 mcg
Vitamina A (RE)61 mcg
Vitamina A (RAE)30,5 mcg
Vitamina C4,94 mg
Equivalente de folato2,63 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)
Fontes e Referências adicionais
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

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42 comentários em “Melancia engorda ou emagrece?”

  1. Passei com uma nutricionista hoje e a recomendação é não consu mor melancia. Fiquei curiosa e quiz saber mais. Na próxima consulta vou mostrar esse post a ela.

  2. Eu amo melancia e ela sempre me deixa satisfeita e a vontade de comer chocolate passa. Por isso quis saber o quão calórica ela era.

  3. Nunca fui muito fã de melancia. Mas inicie uma dieta, e a vontade de comer doce estava insana. Então um belo dia, comprei uma melancia e observei que ela me ajudou muito em relação a ingestão de doce. Daí então, não parei comprar melancia. E faço ingestão dela, para mais quando estou com muita vontade de comer doce que assim me sacia e não saio da minha dieta.

  4. Na minha cidade ta na moda dieta low carb, e nela nao pode melancia. De tanto as pessoas falarem que engorda, eu resolvi pesquisar pois é nossa fruta predileta consumimos muito ela aqui em casa e em grande quantidade..

    • Deixa de chatice, poxa. Pessoal explicando e vc reclamando de um pequeno erro de Português?