Suco de Pepino com Limão Emagrece? Para Que Serve e Receita

Especialista:
atualizado em 25/12/2019

Quantas vezes já não ouvimos que determinado suco promete mandar para longe os quilos em excesso? Diversas, não é mesmo? Entretanto, não podemos acreditar toda vez que alguém fala que produto X ou Y emagrece.

Antes é preciso conhecer melhor a bebida em questão para entender se ela realmente pode favorecer o processo de emagrecimento. Por exemplo, é verdade que um suco de pepino com limão emagrece?

Suco de pepino com limão emagrece? 

Primeiramente, vamos falar do pepino e ver como ele pode influenciar a perda de peso.

Segundo pesquisamos, entre outros, o pepino tem o benefício de diminuir a retenção de líquidos no organismo. Isso significa que ele contribui com o combate ao inchaço do corpo – que nos deixa com o aspecto mais cheinho e é causado justamente pela retenção hídrica.

Além disso, o pepino serve como fonte de fibras – uma unidade de vegetal com casca traz 1,5 g de fibras. Vale lembrar que o nutriente está associado à sensação de saciedade ao organismo e, consequentemente, pode contribuir com o controle do apetite.

Entretanto, para aproveitar as fibras do ingrediente e ajudar a saciar o organismo, ganhando uma força no que se refere ao controle do apetite, é importante que o suco não seja coado. Isso porque, de acordo com os nutricionistas, ao coar a bebida, perde-se as suas fibras.

Para quem não consegue deixar de coar o suco, uma sugestão é adicionar uma colher de chia à bebida já pronta e coada para elevar o teor de fibras do suco, compensando o teor do nutriente que acabou sendo perdido.

O limão

Assim como o pepino, o limão serve como fonte de fibras para ajudar a saciar o corpo – segundo o que pesquisamos, uma unidade da fruta apresenta 1,6 g do nutriente. Para aproveitar as fibras da fruta, valem as dicas de não coar o suco e bater o limão ainda com a casca na hora de preparar a bebida.

Outro estímulo para manter a casca da fruta quando for preparar o suco de pepino com limão é que um estudo associou os polifenóis encontrados no limão, cuja maioria está presente na casca do alimento, à diminuição do peso em ratos.

Trata-se de uma pesquisa publicada no Journal of Clinical Biochemistry (Jornal de Bioquímica Clínica, tradução livre) que investigou a ação desses polifenóis em relação à obesidade e ao metabolismo de gorduras em ratos que seguiam uma dieta rica em gorduras.

O resultado obtido foi que os polifenóis do limão conseguiram suprimir o ganho de peso e de gorduras nos animais. Entretanto, não se sabe se esses polifenóis podem ter o mesmo efeito em seres humanos, porque para isso é necessário que sejam realizados testes com pessoas.

Além disso, se o suco não tiver a casca do limão, certamente a quantidade de polifenóis ali presentes não será suficiente para auxiliar o emagrecimento.

Vale lembrar também que o limão é rico em vitamina C e o nutriente já foi associado à fadiga. O estudo avaliou os efeitos da suplementação de vitamina C em relação à tolerância para exercícios em um grupo de pessoas obesas. O resultado foi que o nutriente influenciou positivamente a sensação de fadiga e a tolerância aos exercícios, de maneira geral, nos participantes.

Em outras palavras, a pesquisa indicou que a vitamina C pode ajudar a pessoa a melhorar sua performance nas atividades físicas. O que é interessante para quem deseja perder peso, visto que a atividade física auxilia a aumentar a queima de calorias por parte do corpo.

No entanto, a quantidade de vitamina C utilizada no estudo foi bem maior do que aquela que é encontrada no suco de limão.

Água de pepino com limão

Você possivelmente já deve ter ouvido falar de receitas de águas saborizadas, que misturam frutas, vegetais, ervas e outros ingredientes ao líquido. Para deixar a receita bem gelada e refrescante, ainda dá para acrescentar bastante gelo e aproveitá-la nos dias mais quente do ano.

E, entre tantas opções de combinações de águas saborizadas, você pode usar o pepino e o limão e montar uma água de pepino com limão. Outra sugestão é incrementar com ainda mais ingredientes e preparar, por exemplo, uma água com pepino, limão, gengibre e hortelã.

Mas será que água de pepino com limão ou a água com pepino, limão, gengibre e hortelã emagrece? Bem, o que temos indícios é que o consumo de água (seja saborizada com todos esses ingredientes ou não) antes das refeições pode contribuir com a perna de peso.

Segundo uma pesquisa apresentada no encontro da American Chemical Society (Sociedade Americana de Química, tradução livre), homens e mulheres obesos que ingeriram dois copos de água antes de cada refeição perderam uma quantidade de peso 30% maior do que aqueles que não tomaram os dois copos de água.

Isso dá a entender que o consumo do líquido pode atuar como um saciador, o que torna mais fácil controlar o apetite e não comer um número de calorias maior que o necessário.

Não existe bebida mágica para perder peso 

Entretanto, vale lembrar que não existe nenhum suco ou água mágica para promover o emagrecimento. Ainda que uma receita como o suco de pepino com limão possa favorecer a perda de peso, para emagrecer mesmo é necessário que toda a alimentação seja saudável, controlada, equilibrada, nutritiva e focada na perda de peso.

Para ter sucesso no seu processo de emagrecimento, é aconselhável contar com o apoio de um nutricionista, que indicará uma dieta que não somente permita o emagrecimento, como também seja apropriada para a sua saúde, fornecendo a energia e os nutrientes que o seu organismo necessita para funcionar corretamente.

Quando falamos em perder peso, fazer exercícios físicos com regularidade também é benéfico, já que eles ajudam a queimar mais calorias. No entanto, o ideal é que os treinos sejam feitos com o auxílio de um educador físico, para que eles sejam seguros e eficientes.

Para que serve o suco de pepino com limão? 

Será que a bebida pode trazer outros benefícios para a saúde? Vamos conferir isso na lista a seguir:

– Suco de pepino com limão para pressão alta 

Primeiramente, se você sofre com pressão alta, deve consultar o médico que cuida do seu tratamento antes de testar a bebida para ter certeza que ela realmente pode te ajudar e que não te fará mal de alguma maneira.

Dito isso, um artigo publicado destacou que o pepino é bom para a saúde da pressão arterial porque é um alimento que serve como fonte de potássio. Um pepino grande contém 442 mg do nutriente, que é essencial para a regulação da pressão arterial.

Além disso, um estudo realizado por pesquisadores do Japão avaliou os efeitos da ingestão diária de limão e da caminhada em mais de 100 mulheres com idade entre 33 e 70 anos que moravam nas ilhas do Mar Interior de Seto da Província de Hiroshima no Japão.

A conclusão apresentada pelos cientistas é que se supõe que o número de passos dados e a ingestão de limão estão relacionados com a melhoria da pressão arterial por meio de diferentes mecanismos de ação.

Entretanto, os próprios pesquisadores relataram no estudo que ocorreram muitas omissões e deficiências nos registros a respeito da ingestão diária de limão nos primeiros dias do experimento porque eles foram feitos pelos próprios participantes. Por isso, os cientistas utilizaram dados referentes à última parte do estudo para fazer as suas análises.

– Fonte de vitamina C 

Já vimos aqui que o limão é rico em vitamina C. Mas e quanto ao pepino? Pois bem, o pepino também contém um pouco do nutriente – apresenta 3 mg da vitamina em uma porção equivalente a uma xícara do vegetal em fatias.

De acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland, dos Estados Unidos, a vitamina C é necessária para o crescimento e reparação dos tecidos de todo o corpo, para a absorção de ferro, a reparação e manutenção de ossos e dentes, o processo de cura de feridas e a produção de colágeno, proteína utilizada para a formação de pele, tendões, cartilagem, ligamentos e vasos sanguíneos no organismo.

Além disso, o nutriente é um antioxidante, ou seja, contribui com o combate aos radicais livres, substâncias maléficas ao organismo que danificam o DNA e cujo acúmulo pode contribuir com o envelhecimento e com o desenvolvimento de doenças como câncer, doença no coração e artrite.

– Fonte de vitamina K

O suco de limão e pepino também ajuda a fornecer vitamina K ao organismo. O nutriente é importante para o controle do sangramento e para o crescimento saudável dos ossos, além de auxiliar a comunicação celular.

– Fonte de vitamina B5 

A bebida traz ainda a vitamina B5, também conhecida como ácido pantotênico, que auxilia a comunicação das células cerebrais, a sintetização dos hormônios, a ativação de coenzimas necessárias para o metabolismo celular e a manutenção de membranas celulares saudáveis.

Receitas de suco de pepino com limão

1. Receita de suco de pepino com limão

  • 1 pepino médio com casca;
  • 1 limão picado com casca;
  • Água;
  • Adoçante a gosto (opcional).

Modo de preparo:

  1. Levar todos os ingredientes, com exceção do adoçante, ao liquidificador;
  2. Bater, adoçar com adoçante (se achar necessário) e servir-se imediatamente.

2. Receita de suco de pepino com limão e gengibre

Ingredientes:

  • 1 pepino médio lavado, descascado e fatiado;
  • 1 limão médio lavado e fatiado em tirinhas fininhas;
  • 1 colher de chá de gengibre descascado moído na hora;
  • 2 litros de água;
  • Adoçante a gosto (opcional).

Modo de preparo:

  1. Levar todos os ingredientes, exceto o adoçante, ao liquidificador e bater;
  2. Adoçar o suco com o adoçante – se achar necessário – e servir-se imediatamente.

3. Receita de suco de pepino com limão, hortelã e gengibre 

Ingredientes: 

  • 1 pepino médio lavado, descascado e fatiado;
  • 1 limão médio lavado e fatiado em tirinhas fininhas;
  • 1 colher de chá de gengibre descascado moído na hora;
  • 2 litros de água;
  • 12 folhinhas de hortelã frescas (se possível, colhidas na hora e lavadas);
  • Adoçante a gosto (opcional).

Modo de preparo:

  1. Levar todos os ingredientes, menos o adoçante, ao liquidificador e bater;
  2. Adoçar o suco com o adoçante – se assim achar necessário – e servir-se imediatamente. 

É importante tomar o suco de pepino com limão imediatamente depois do seu preparo porque a bebida pode perder logo as suas propriedades nutricionais e, portanto, os seus benefícios. O chamado processo de oxidação que acontece por meio do calor e da exposição ao oxigênio e à luz pode fazer com que certos nutrientes percam a sua eficiência. 

Por isso, quando não for possível tomar o suco na hora em que ele for feito, a sugestão é armazená-lo em garrafas escuras muito bem vedadas para evitar ou atrasar o processo.

Para aproveitar o máximo do valor nutricional, o melhor é preparar o suco com alimentos frescos. Além disso, o suco também não deve ser coado ou filtrado.

Você já experimentou o suco de pepino com limão? O que achou dos benefícios que a bebida pode fornecer? Pretende experimentar e conferir se emagrece mesmo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (20 votos, média: 3,85 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário