Suco Verde Emagrece Mesmo?

Especialista:
atualizado em 17/12/2019

Você provavelmente já sabe que o suco verde é muito bom para a sua saúde. Veja a seguir se o suco verde emagrece mesmo e descubra ainda os seus principais ingredientes, os benefícios para a sua saúde, como prepará-lo da maneira correta e os cuidados que você pode tomar.

Imagine se, logo ao acordar, você tivesse que comer metade de um pepino, duas folhas de couve, ½ xícara de espinafre cru, um talo de salsão e tomar 2 colheres de limão espremido em um copo de água. Praticamente impensável, não é mesmo?

No entanto, ao bater todos esses ingredientes no liquidificador, você obterá uma bebida muito mais palatável e de fácil digestão. O suco verde é, portanto, uma maneira prática de obter vitaminas, minerais e fibras alimentares essenciais para o processo de emagrecimento.

Por falar em suco verde, se você já tomou suco detox sabe o bem que ele faz. Esses sucos atuam na limpeza do fígado favorecendo a remoção de toxinas que sobrecarregam o organismo. Mas não é só isso. Para se beneficiar de tudo isso, incluindo os benefícios que auxiliam no seu emagrecimento, aprenda como tomar o suco detox para emagrecer e obter os melhores resultados.

Acredite, não é só o fígado que se beneficia do suco detox. Muitas funções do corpo podem ser beneficiadas com ele também. Existem receitas de suco detox para pressão alta, assim como existem receitas de suco detox para controle da diabetes, e ambos são sucos muito saborosos, eficientes e fáceis de fazer.

E, graças ao volume do suco, você manterá o estômago cheio por mais tempo e com uma quantidade relativamente pequena de calorias. Então basta tomar suco verde todos os dias que eu irei emagrecer facilmente?

Continue lendo para entender se o suco verde emagrece mesmo e aproveite para conhecer algumas receitas que vão deixar sua dieta mais saudável e nutritiva.

Ingredientes do Suco Verde

Boa parte das receitas de suco verde utilizam como ingredientes principais a couve, espinafre, limão, pepino e maçã verde. Confira para que servem os principais componentes do suco verde:

  • Couve: excelente fonte de ferro e cálcio, mineral que dificulta a absorção de gordura e é necessário para a contração muscular. Também fornece fibras e as vitaminas E, C e K;
  • Maçã Verde: Além de antioxidantes e minerais, contém pectina, fibra solúvel que absorve água e forma um gel no estômago, retardando a digestão e prolongando a saciedade;
  • Pepino: Tem função diurética e traz saciedade com poucas calorias;
  • Espinafre: Fonte de ferro, cálcio, fibras e antioxidantes;
  • Gengibre: é termogênico (acelera o metabolismo) e possui ação digestiva e anti-inflamatória;
  • Limão: é rico em vitamina C, cálcio, ferro e fósforo. Fortalece o sistema imunológico (que pode ficar deficiente durante períodos de dieta), desintoxica e estimula a queima de gorduras.

Suco verde emagrecedor, se feito da maneira correta, certamente vai te ajudar a desinchar, perder peso e perder medidas. Ele contém vitaminas, minerais e fitonutrientes que farão a diferença na sua dieta. Conheça profundamente as suas propriedades e aprenda como fazer um suco verde emagrecedor com 10 super alimentos que você não pode perder..

Benefícios do Suco Verde

maxresdefault

As verduras e frutas cítricas que costumam fazer parte da maioria das receitas de suco verde são ótimas fontes de clorofila, ácidos fenólicos, glicosídeos e flavonóides, além das vitaminas E, C e A, que têm atuação antioxidante e auxiliam na eliminação das toxinas geradas através da dieta.

Minerais como o cálcio, fósforo e ferro atuam nos processos metabólicos, contribuem para a nutrição dos tecidos e facilitam a produção de energia – o cálcio ainda dificulta a absorção de gordura na região abdominal.

Ingredientes como o salsão e o pepino atuam como diuréticos naturais, combatendo o inchaço, enquanto as fibras evitam a constipação e diminuem as inflamações geradas pelo acúmulo de toxinas.

Suco Verde Emagrece Mesmo?  

Sim, pode-se dizer que o suco verde emagrece mesmo, desde que esteja combinado com uma dieta hipocalórica – ou seja, que contenha menos calorias do que você gasta -, da prática de exercícios e de uma alimentação saudável. E como o suco verde emagrece?

O alto teor de fibras e antioxidantes do suco verde melhoram a saciedade e favorecem a eliminação de toxinas, através de uma melhora das funções do fígado e intestino.

Tomar um copo de suco verde logo pela manhã irá deixar você saciado por mais tempo e com mais disposição para se exercitar e fazer todas as suas atividades, já que um fígado que funciona corretamente combate desde o inchaço até o mau humor.

O suco verde também emagrece porque pode ser substituto de outras opções mais calóricas. Enquanto um copo de suco verde contém, em média, 45 calorias, a mesma quantidade de suco de laranja adoçado contém até o triplo das calorias.

Além disso, o suco verde tem maior poder de saciedade que os sucos de fruta em geral, pois além de ser rico em fibras seu índice glicêmico é baixo, o que significa um menor impacto nas taxas de glicose do sangue. E uma grande variação do açúcar na circulação pode significar mais fome fora de hora.

Então o Suco Verde Emagrece Mesmo que eu não Faça uma Dieta Saudável e Exercícios?

Infelizmente, não. Continuar com péssimos hábitos alimentares e simplesmente adicionar um copo de suco verde à sua dieta não irá fazer com que você perca peso.

O emagrecimento só ocorre quando há um déficit de calorias, ou seja, quando você ingere menos calorias do que seu metabolismo queima. Isso significa que, mesmo tomando o suco verde todos os dias, você ainda deverá estar atento ao seu consumo total de calorias.

Para conseguir emagrecer tomando suco verde você deverá modificar sua alimentação, incluindo mais frutas, legumes e cereais integrais ao cardápio. Também deverá deixar de lado o refrigerante, o fast food, as frituras, e os doces.

O Suco Verde Emagrece em Quanto Tempo?

Nos primeiros dias, boa parte do peso eliminado através do consumo do suco verde é proveniente do excesso de líquido retido no organismo. Por esse motivo, aliás, é que o processo de emagrecimento tende a ficar mais demorado com o passar do tempo.

Não é possível determinar com certeza em quanto tempo o suco verde emagrece, pois isso irá depender de vários fatores, como nível de atividade física, idade e o consumo total de calorias ao longo do dia.

A dica nesse caso é encarar o suco verde como um aliado do emagrecimento, e não como uma tábua mágica de salvação que irá fazer com que você automaticamente comece a eliminar os quilinhos a mais.

Para acelerar o emagrecimento com o suco verde, certifique-se de que, além de tomar o suco, você está se exercitando, comendo melhor e também deixando de ingerir alimentos processados e ricos em açúcar e gordura.

Portanto, caso sua dieta esteja balanceada, e você esteja consumindo menos calorias do que seu metabolismo necessita para suas atividades, é realístico afirmar que você irá emagrecer aos poucos e de maneira saudável.

Para combater o terrível efeito sanfona, trace uma meta de eliminar no máximo 700g-1 kg por semana. Uma perda de peso maior poderá fazer com que você fique com carências nutricionais e possivelmente com muita fome, facilitando o abandono da dieta e até mesmo a compulsão alimentar.

Cuidado para não engordar com o suco verde

Também é importante notar que, se você não prestar atenção nos ingredientes que coloca na sua receita, você pode até obter o efeito contrário e engordar.

Isso porque um copo de 300ml de suco verde com frutas e sementes (como a linhaça, por exemplo) pode conter até 350 calorias, ou o mesmo que um café da manhã com uma fatia de pão, queijo e uma fruta.

Para evitar que isso ocorra com você, dê prioridade aos vegetais e às frutas menos calóricas e de baixo índice glicêmico, como é exatamente o caso da maçã verde. E, caso opte pela chia ou linhaça, certifique-se de incluir as calorias do suco verde na soma do seu consumo calórico diário.

Beterraba, abacaxi e manga também devem ser consumidos com moderação, pois são ricos em açúcar e podem causar variações bruscas nos níveis de glicose na circulação sanguínea, favorecendo o acúmulo de gordura e desacelerando o metabolismo.

Receitas

Confira como fazer um suco verde detox com algumas receitas simples e muito práticas. Vale lembrar que cada receita que mencionamos abaixo deve ser consumida sem açúcar ou adoçante, já que o propósito é que você veja que o suco verde emagrece mesmo e te ajude a desintoxicar o organismo.

Outra dica é acrescentar mais água caso prefira um suco menos consistente, e utilizar gelo para deixar a bebida mais refrescante durante os dias quentes do verão. Caso não tenha tempo para fazer o suco fresco todos os dias, prepare-o como indicado e coloque para congelar em forminhas de gelo. 

1. Suco Verde Para Emagrecer

Ingredientes:

  • 1 punhado de salsinha fresca;
  • ½ maçã verde;
  • ½ xícara de salsão;
  • ½ xícara de pepino em fatias;
  • Suco de 1 limão;
  • Gengibre ralado a gosto;
  • 2 copos de água.

Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e tome sem coar.

2. Suco verde para acelerar o metabolismo

Ingredientes:

  • 2 folhas de couve (de preferência orgânicas);
  • Suco de 1 limão;
  • 1 colher de chá de gengibre fresco ralado;
  • ½ xícara de folhas de espinafre;
  • 1 copo de água mineral.

Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e tome sem coar.

3. Suco verde desintoxicante com berinjela

Ingredientes:

  • 2 rodelas de berinjela com casca;
  • 1 xícara de broto de alfafa;
  • 1 laranja descascada e cortada em cubos;
  • 5 folhinhas de hortelã;
  • 1 copo de água.

Preparo:

Bata tudo no liquidificador e sirva em seguida (sem coar). 

4. Suco Verde Antioxidante

Ingredientes:

  • ½ xícara de cenoura picada;
  • ½ xícara de brócolis;
  • 1 limão espremido;
  • ½ maçã verde;
  • 1 copo de água.

Preparo:

Bata no liquidificador e se necessário acrescente mais água. 

5. Suco Verde Rico em Fibras

Ingredientes:

  • 1 xícara de espinafre fresco;
  • 1 folha de couve;
  • 1 limão espremido;
  • 1 colher de sobremesa de chia ou linhaça dourada;
  • 1 copo de água.

Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. 

Dicas

the-liftoff_0

  • Você não precisa tomar o suco verde somente ao acordar, em jejum: experimente consumi-lo também no lanche da manhã ou da tarde, em substituição a opções mais calóricas;
  • Experimente substituir a água mineral por água de coco (natural, sem açúcar) para um suco mais docinho e com sais minerais;
  • As frutas, aliás, são a melhor maneira de adoçar o suco verde, já que o uso de açúcar não é recomendado. Melão, morango e mamão são alguns exemplos de frutas de baixo índice glicêmico e desintoxicantes que você acrescentar à sua receita de suco verde;
  • Caso opte por utilizar frutas para adoçar o suco verde, tome cuidado para não exagerar na quantidade, pois as frutas são mais calóricas que as verduras e podem dificultar a perda de peso quando consumidas em excesso;
  • Evite tomar o suco verde logo antes do treino, pois as fibras podem causar desconforto digestivo e dificultar a realização de alguns exercícios;
  • Também evite substituir mais de uma refeição pelo suco verde, uma vez que a bebida não contém concentrações significativas de nutrientes importantes como proteínas e carboidratos;
  • Mesmo tomando suco verde todos os dias, não se esqueça de beber 6-8 copos de água mineral, pois o líquido é fundamental para combater o inchaço, eliminar as toxinas e estimular a queima de gorduras.

Para você, o suco verde emagrece mesmo? Tem o costume de tomá-lo em que horas do seu dia? Quais são suas receitas favoritas? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9 votos, média: 4,33 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário