Suplemento Ensure Engorda Mesmo?

Especialista:
atualizado em 19/11/2015

Fabricado pela Abbott Nutrition, o suplemento Ensure é uma bebida nutricional, que pode ser consumida por pessoas saudáveis ou que sofrem com algum tipo de deficiência nutricional ou estejam internados, desde que haja o aval do médico, obviamente. O produto fornece 28 vitaminas e minerais, entre eles o cálcio e a vitamina D, proteínas, fibras e gorduras saudáveis, como ômega 3 e ômega 6.

Ele está disponível nos sabores baunilha, chocolate, morango e banana em embalagens em pó de 400 e 900 g. Já o Ensure Plus, que é líquido, pode ser encontrado nos sabores chocolate e baunilha, em caixinhas tetra pak, de 200 ml.

O suplemento Ensure engorda mesmo?

A promessa da empresa que produz o suplemento é que o Ensure engorda mesmo. Ela afirma que o produto traz uma fórmula nutricional equilibrada e completa, para auxiliar pessoas que precisam manter ou ganhar peso de maneira saudável.

Além disso, a fabricante afirma que o suplemento pode trazer benefícios a pessoas desnutridas, que se encontram em risco nutricional ou estejam sofrendo com a eliminação de peso involuntária.

– Calorias adicionais:

Mas será que na prática, o suplemento Ensure engorda mesmo? Vamos começar nossa análise com o valor calórico do produto: o preparado de 230ml a partir da versão em pó fornece 230 calorias. Já a embalagem pronta com a versão líquida do produto – o Ensure Plus – contêm 300 calorias.

Se pensarmos que essas calorias serão adicionadas ao consumo diário calórico de uma pessoa, podemos chegar à conclusão que realmente haverá um aumento de peso. Afinal, quando há um crescimento na ingestão de calorias, o que se espera é que também haja o surgimento de mais quilos.

Para adquirir o efeito de ganho de peso com o produto, uma recomendação é consumi-lo entre uma refeição e outro, como um lanche extra.

– Necessidade para ganho de peso:

No entanto, não podemos terminar a nossa análise antes de levar alguns pontos em consideração. Uma pessoa que deseja engordar em torno de meio quilo por semana, deve aumentar a sua ingestão calórica diária em 550 calorias.

Isso reforça a ideia que ao consumir uma porção de Ensure ou Ensure Plus por dia, como algo extra e não no lugar de uma das refeições, pode ajudar a engordar, embora não garanta o meio quilo a mais, já que nenhum deles chega as 550 calorias.

Em segundo lugar, é preciso levar em conta o gasto calórico que se tem ao longo do dia. Ou seja, para quem passa a praticar atividades que promovem um uso alto de energia e uma eliminação de muitas calorias, serão necessárias mais do que essas 550 para conseguir engordar.

– Outras refeições são importantes também:

Há ainda que se pensar na necessidade de engordar com saúde. Assim como acontece quando nos referimos à perda de peso, a pessoa que busca aumentar seus quilos no corpo, deve certificar-se de seguir uma dieta equilibrada e saudável.

Isso quer dizer não simplesmente fazer refeições calóricas, mas comer e beber de modo que forneça quantidades suficientes da variedade de nutrientes que o organismo precisa para funcionar direitinho.

E enquanto é bem verdade que Ensure e Ensure Plus trazem vitaminas, minerais, fibras, proteínas e gorduras saudáveis em sua fórmula, não é o simples consumo do produto que garantirá um aumento de peso saudável. É que cada corpo funciona de uma maneira e tem necessidades diferentes e a composição do produto pode não satisfazer o que o organismo precisa, especialmente no caso de pessoas idosas.

Além disso, o produto pode não trazer as quantias necessárias de nutrientes que uma pessoa precisa para estar bem nutrida e seus maiores benefícios nutricionais são observados quando ele é consumido em grandes porções, algo que não acontece da mesma forma quando as doses ingeridas são menores.

Por isso, quem sente que está emagrecendo demais sem necessidade ou possui um peso abaixo de ideal, além de buscar bebidas nutricionais, deve se consultar com o médico e/ou nutricionista para descobrir quais as necessidades de seu corpo, que tipo de suplemento é o ideal para o seu caso e montar uma dieta que promova esse crescimento de peso saudável.

Nutrientes encontrados no Ensure

A composição do suplemento traz os seguintes nutrientes: cálcio, ferro, magnésio, zinco, cobre, manganês, iodo, molibdênio, cromo, potássio, cloreto, selênio, fósforo, vitamina A, vitamina C, vitamina D, vitamina E, vitamina K, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B6, vitamina B7, vitamina B9, vitamina B12 e colina.

Informações Nutricionais de Ensure

Veja a tabela nutricionais das duas versões a seguir:

– Ensure em pó (sabor baunilha)

230 ml – 6 medidas em pó + 195 ml de água

  • Energia: 230 calorias
  • Carboidratos: 30 g
  • Proteínas: 8,5 g
  • Fibras: 2,3 g
  • Gorduras totais: 7,6 g
  • Gorduras saturadas: 0,7 g
  • Gorduras trans: 0 g
  • Sódio: 193 mg
  • Potássio: 361 mg

– Ensure Plus (líquido – 200ml)

  • Energia: 300 calorias
  • Carboidratos: 40 g
  • Proteínas: 13 g
  • Fibras: 0 g
  • Gorduras totais: 9,8 g
  • Sódio: 240 mg
  • Potássio: 400 mg

Ensure não possui glúten, nem lactose.

Como tomar o Ensure para engordar

A orientação é diluir seis colheres medida do produto, em sua versão em pó, em aproximadamente 200 ml de água e beber. Como o Ensure Plus já vem em forma líquida, pronto para tomar, basta adicioná-lo em um copo e ingerir.

O uso do ensure engorda mais quando se o toma duas vezes por dia, como dois lanches adicionais na sua dieta. O fabricante afirma que não há necessidade de prepará-lo com leite, somente com água mesmo. Se adicionar leite, os valores nutricionais informados acima serão maiores.

Efeitos colaterais

O uso do suplemento pode em alguns casos trazer algumas reações adversas como prisão de ventre, diarreia, náusea e vômitos, que tendem a diminuir com o tempo. Se usado corretamente, de acordo com as indicações da embalagem e a orientação do médico, o consumidor não deve ter problemas maiores.

Cuidados e contraindicações

O produto não é indicado para pessoas que sofrem com a galactosemia, um distúrbio em que os níveis sanguíneos do açúcar galactose estão elevados.

Para quem sofre com alguma condição especial de saúde ou está tomando algum tipo de remédio, é sempre aconselhável consultar o médico a respeito da possibilidade de utilizar a bebida nutricional. A mesma orientação serve para crianças, mulheres grávidas ou que estejam amamentando e idosos.

Para você o Ensure engorda? Como foi sua experiência? Já tomou o suplemento Ensure por algum motivo como deficiência de alguma vitamina? Qual? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (661 votos, média: 3,96 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

105 comentários em “Suplemento Ensure Engorda Mesmo?”

  1. Comecei tomar ensure depois de umas 12 horas q tomei começo doer minha barriga com gases,tomei no outro dia de manha quando foi a noite dor e gases novamente, agora nao sei se continuo tomando

  2. Gente agora eu compro a caixa, como estou morando no EUA compro a caixa fechada ela custa entre $20,00 dólares a $25,00 vai depender do local que eu comprar mas não passa disso. Compro ele já pronto o shake pra beber, achei que não sairia do 52 quilos mas agora já estou com 54 quilos e está sendo meu sustento diário. Não fico sele ele mais. Por onde eu vou eu levo ele. Tomo o dia todo, 3 de manhã, 2 no almoço, 2 a tarde e uns 3 a noite e isso que está me dando disposição, principalmente pra sair pq antes eu ficava com medo de sair pq eu passava muito mau, agora não passo mais

  3. BOA NOITE.
    ESTOU TOMANDO INSURE PIR Q FIZ CIRURGIA DE CISTO NA TIROIDE GROSSO.
    FIZ TODOS OS EXAMES PISSIVEIS.
    INFORMEI A MEDICA DA FONO.
    E ESTAVA EMAGRECENDO MUITO.
    AI ESTOU FAZENDO FONO EM CASA DEVIDO DA PANDEMIA.
    ONDE PIR VIA PAZZ ELA PASSOU O ENSURE.
    POIS COMO ELE TEM 28 VITAMINAS .
    PARA MIM OTIMO.
    INSURE DE BANANA ADOREI .
    DE CHOCOLATE NAO POÇO TOMAR.
    DE BAUNILHA POÇO.

    QUE PENA QUE É CARO DEMAIS

    TOMAR DE 3xAO DIA ACABA LOGO.SINTO FOME MESMO.
    EU QUERO GANHAR PESO SAUDAVEIS.
    VOU PRECISAR DE TOMAR MAIS
    VAI SER DIFICIL PELO PREÇO

    OBRIGADO

  4. Eu tenho um problema de ansiedade e afetou na minha alimentação, todas as vezes que vou comer é como se eu estivesse entalando com a comida, parei de comer cheguei a pesar 43 quilos entrei em desespero. Quando conheci o ensure comecei a tomar ele desesperadamente, hoje já estou com 52 quilos, e o ensure agora não me engorda mais só mantém esse peso e eu quero chegar aos 60 quilos pois tenho 1,74 de altura e meu peso ideal seria os 60 quilos, enquanto não consegui um tratamento com psicólogo continuo tomando ele, então pra quem não quer engordar o ideal seria tomar somente 1 por dia pq o trem realmente engorda. Mas varia de pessoa pra pessoa, em mim eu consegui voltar ao meu peso antigo mas quero engordar mais que 52 quilos e não consigo, e continuo tomando a mesma quantidade que sempre tomo.

      • Oiii, então eu tomo na parte da manhã uns 2 ou 3 vai depender do dia que eu acordar com mais fome, no almoço tomo uns 2 a tarde 2 e a noite entre 2 a 3 eu tomo muito pq eu faço dele uma refeição pq não consigo comer mais nada.

  5. A lata de 900g do Ensure custa 83,00 reais na farmácia Estação. Tomo uma vez por dia. Substituo o café da tarde ou o jantar. Tenho 60 anos estou ótima.

  6. O Ensure é maravilhoso, um suplemento que não engorda e substitui uma refeição. Ele é caro mesmo, quem encontrar o Ensure de 44,00 reais, só pode ser do paraguai. Compro de 83,00 reias na fármacia estação. Melhorei bastante do desanimo, ando muito, faço exericio e estou super disposta.

    • Oi, então o ensure se tomar mais quantidade ao dia engorda sim devido o valor altíssimo calórico que ele tem justamente pra pessoas que perdem peso por alguma deficiência de vitaminas ou por algum caso específico, eu pesava 43 quilos e engordei 10 quilos só tomando o ensure e a maioria das pessoas que eu conheço que fazem uso do mesmo falou que engordou bastante.

  7. Boa tarde! por favor me responda , o Ensure tem lactose ou não ? Na lata diz lata diz que contém . Agradeço se puder me ajudar .

    • Fiz bariatrica perdi 50k. Fiquei com a sequela de vomitar todas as vezes que me alimento e já se passaram 5 anos. Tenho deficiência de algumas vitaminas, por essa razão comecei a fazer uso de Ensure já a bastante tempo. Uso com iogurte grego. Ultimamente tenho ganho peso o que tem me assustado bastante já que basicamente vômito em todas as refeições. Daí ouvi uma amiga dizendo que a nutricionista indicou para mãe dela Ensure, poré muito descobriu que engorda. Com certeza é isso que está acontecendo comigo.