Frutas

Tabela de Calorias das Frutas

As frutas são alimentos importantes para a nossa saúde e alimentação. Além de saborosas, elas servem como fonte de nutrientes como minerais, vitaminas, carboidratos, proteínas e fibras que o organismo necessita para funcionar corretamente.

Para quem deseja emagrecer ou manter a boa forma também, é útil ter em mãos uma tabela de calorias das frutas, já que o controle calórico costuma ser uma ferramenta usada para manter o peso ideal.

Tabela de calorias das frutas 

Mas será que não é muito difícil montar uma tabela de calorias de frutas? Pode até ser, mas você não terá que se dar ao trabalho, já que a gente montou para você uma lista com as calorias, proteínas, fibras, carboidratos e gorduras de diversas frutas.

As informações a seguir fornecem valores nutricionais a respeito de diversos tipos de frutas.

Fruta (100 g)CaloriasProteínaCarbsFibraGorduraPorção 
Abacaxi480,54 g12,63 g1,4 g0,12 g1,2 fatias
Amora431,39 g9,61 g5,3 g0,49 g7/10 de xícara
Abacate1602 g8,53 g6,7 g14,66 g10 fatias
Banana-prata891,09 g22,84 g2,6 g0,33 gAproximadamente 22 fatias
Banana-nanica921,14 g23,62 g2,6 g0,33 g1,05 unidade
Banana-maçã891,09 g22,84 g2,6 g0,33 g1,3 unidade
Cereja congelada460,92 g11,02 g1,6 g0,44 g20 unidades
Caqui700,58 g18,59 g3,6 g0,19 g3/5 de caqui
Carambola311,04 g6,73 g2,8 g0,33 gAproximadamente 1 unidade média
Caju430,21 g11,41 g2 g0,14 gAproximadamente 1 unidade
Ameixa460,7 g11,42 g1,4 g0,28 gAproximadamente1 ½ unidades
Acerola320,4 g7,69 g1,1 g0,3 g16 unidades
Figo740,75 g19,18 g2,9 g0,3 g2 unidades médias
Framboesa521,2 g11,94 g6,5 g0,65 g52 unidades
Goiaba682,55 g14,32 g5,4 g2,55 gAproximadamente 2 unidades
Maçã520,26 g13,81 g2,4 g0,17 gAproximadamente 1 unidade pequena
Fruta-pão1031,07 g27,12 g4,9 g0,23 g2 1/10 xícaras
Jaca941,47 g24,01 g1,6 g0,3 gAproximadamente 1 ½ xícaras
Jabuticaba580,61 g15,27 g0,8 g0,14 gAproximadamente 1 ½ xícaras
Kiwi611,14 g14,66 g3 g0,52 g15,25 fatias
Laranja-pera370,61 g9,73 g1,8 g0,11 gAproximadamente 1 unidade
Laranja-lima460,95 g12,34 g2,5 g0,17 gAproximadamente 1 unidade pequena
Lima300,7 g10,54 g2,8 g0,2 g1 ½ unidade
Limão291,1 g9,32 g2,8 g0,3 g14,5 fatias
Lichia660,83 g16,53 g1,3 g0,44 g11 unidades
Melancia300,61 g7,55 g0,4 g0,15 gAproximadamente 11 bolas
Manga650,51 g17 g1,8 g0,27 g1 unidade sem refugo
Mamão papaia460,44 g11,58 g1,4 g0,14 gAproximadamente 1 unidade média
Mamão formoso450,81 g11,6 g1,3 g0,13 gAproximadamente 1 ½ unidades
Maracujá972,2 g23,38 g10,4 g0,7 gAproximadamente 6 unidades
Mexerica520,81 g13,34 g1,8 g0,31 gAproximadamente 1 unidade grande
Morango320,67 g7,68 g2 g0,3 g16 unidades
Mirtilo570,74 g14,49 g2,4 g0,33 gAproximadamente 73 bagas
Coco3543,33 g15,23 g9 g33,49 g1 ¼ xícaras da fruta desfiada
Nectarina441,06 g10,55 g1,7 g0,32 gAproximadamente 1 ¼ unidades
Nêspera470,43 g12,14 g1,7 g0,2 gAproximadamente 8 unidades pequenas
Pera580,38 g15,46 g3,1 g0,12 gAproximadamente 1 unidade grande
Pêssego390,91 g9,54 g1,5 g0,25 gAproximadamente 1 xícara de pêssego em cubos
Pitaya510,78 g12,38 g1,7 g0,38 gAproximadamente 1 unidade
Pitanga410,9 g10,2 g3,2 g0,2 g10 unidades
Pinha942,06 g23,64 g4,4 g0,29 g3/8 de xícara
Pitomba340,4 g8,8 g0,5 g0,09 gAproximadamente 5 unidades
Ponkan390,69 g9,84 g1,6 g0,17 gAproximadamente 1 unidade
Romã680,95 g17,17 g0,6 g0,3 gAproximadamente 5/8 de 1 unidade
Sapoti830,44 g19,96 g5,3 g1,1 gAproximadamente 5/8 de 1 unidade
Tomate180,88 g3,92 g1,2 g0,2 gAproximadamente 1 unidade pequena
Tamarindo2392,8 g62,5 g5,1 g0,6 gAproximadamente 48 unidades
Toranja320,63 g8,08 g1,1 g0,1 g½ unidade pequena
Uva Itália680,71 g17,92 g0,9 g0,16 g5/8 de xícara de uva itália
Uva-passa2993,07 g79,18 g3,7 g0,46 gAproximadamente 190 unidades
Goji Berry32114,07 g69,21 g4,8 g1,79 gAproximadamente 1 xícara cheia de goji berry
Tâmara2822,45 g75,03 g8 g0,39 gAproximadamente 12 unidades
Umbu370,56 g9,36 g1,1 g0,22 gAproximadamente 3 ½ unidades
Damasco481,4 g11,12 g2 g0,39 gAproximadamente 3 unidades
Avelã62814,95 g16,7 g9,7 g60,75 gAproximadamente 71,5 unidades de nozes de avelã
Amêndoa57821,26 g19,74 g11,8 g50,64 gAproximadamente 82,5 unidades de amêndoas
Figo seco2493,3 g63,87 g9,8 g0,93 gAproximadamente 6 unidades de figo seco
Macadâmia7187,91 g13,82 g8,6 g75,77 gAproximadamente entre 35 a 42,5 unidades de miolo de macadâmia
Pequi2031,98 g12,95 g4,1 g17,5 gAproximadamente 6,5 unidades de pequi
Melão Cantalupo (Meloa)340,84 g8,16 g0,9 g0,19 gAproximadamente 1 meia-lua grande ou 1/8 de unidade grande de melão

Outras considerações 

Agora que você já passou por toda a nossa tabela de calorias das frutas, não vá embora, pois ainda temos para falar algumas informações que podem ser úteis para você. A primeira é que os valores da tabela acima são referentes exclusivamente à fruta, sem a adição de acompanhamentos como açúcar, mel, caldas, geleias, leite ou mingau, por exemplo.

Portanto, se você tem o costume de consumir as suas frutas acompanhadas de outros ingredientes para melhorar o sabor ou o valor nutricional do prato, é importante ter em mente que a adição também aumenta a quantidade de calorias da refeição. Assim, se deseja controlar as suas calorias, também deve contar o teor calórico dos outros ingredientes.

Outra dica em relação a essas frutas é que você pode comer diversas delas juntas em uma salada de frutas. No entanto, ainda deve tomar cuidado com os ingredientes que utilizada para adoçar e controlar o tamanho das porções de cada frutinha para não extrapolar nas calorias.

Saiba ainda que as frutas integram uma alimentação saudável, mas não dão conta dela sozinhas. Assim, por mais que elas ajudem, uma dieta de qualidade ainda traz a necessidade de uma variedade, com diversos grupos de alimentos.

Além disso, quer o seu objetivo seja emagrecer, quer seja manter a boa forma e não engordar, a melhor e mais saudável maneira de fazer isso é tendo a ajuda de um nutricionista, que te orientará a montar o cardápio ideal para o seu caso, tendo em vista sua saúde, objetivos e rotina de vida.

Finalmente, mas não menos importante, a nossa tabela de calorias das frutas serve como indicativo de informações nutricionais sobre os alimentos. Porém, é possível que diferenças sejam encontradas, dependendo do produtor e da origem dos alimentos.

Portanto, para ter certeza, sempre cheque a embalagem das frutas que compra para saber com exatidão as suas informações nutricionais.

Vídeo:  9 Frutas que Ajudam a Emagrecer

Gostou das dicas!?

Para você, esta tabela de calorias das frutas será bastante útil? Quantas calorias têm as frutas que você tem o maior costume de ingerir no seu dia a dia? Comente abaixo!

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Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



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