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Tomando termogênico

Termogênico Emagrece Mesmo?

Será que um suplemento termogênico emagrece mesmo? E quanto aos alimentos termogênicos? Vamos explorar essa questão e extrair a verdade para você.

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Quem está na luta para perder de peso já deve ter ouvido falar neles. Os termogênicos são suplementos alimentares muito populares nos meios de academia que prometem acelerar o processo de queima de gordura de forma natural.

Algumas pessoas que fazem o uso destes suplementos sem acompanhamento de um profissional podem apresentar efeitos colaterais indesejados. Há também quem diga que os termogênicos não funcionam e são apenas uma jogada de marketing.

No entanto, há quem indique os termogênicos como uma forma de auxiliar na perda de peso, afirmando que eles podem sim ser bons aliados para o emagrecimento com saúde.

Mas será que isso funciona? O termogênico emagrece mesmo? Para sanar estas e outras dúvidas, fizemos uma investigação para descobrir o que os especialistas em emagrecimento e nutrição pensam dos termogênicos e quais foram os resultados das pesquisas feitas com estas substâncias.

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Mas afinal, o que são os termogênicos?

Os termogênicos são substâncias desenvolvidas para acelerar o metabolismo ao mesmo tempo em que aumenta a energia e reduz o apetite, uma fórmula que promete aumentar o número de calorias queimadas durante o treino. Tudo isso em conjunto deve resultar em perda de peso.

Vamos começar explorando os ingredientes mais presentes nos suplementos mais comumente consumidos por quem deseja emagrecer, já que não são tão invasivos quanto outras substâncias e, em sua maioria, são compostos de substâncias naturais, como a cafeína e o chá verde.

Estes suplementos fazem efeito durante algumas horas depois de seu consumo, por isso é recomendado tomá-lo um pouco antes de fazer exercícios físicos, já que, desta forma, ele fará maior efeito.

Do que os termogênicos são feitos?

Isso vai depender do produto de sua escolha. Existem algumas substâncias que são mais usadas entre os termogênicos, como a cafeína e princípios ativos de outros produtos conhecidos, como o chá verde e a pimenta-do-reino, por exemplo.

Abaixo, faremos uma breve apresentação das substâncias mais comuns encontradas nos termogênicos, explicando como elas funcionam em nosso organismo.

1. Cafeína

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De acordo com um artigo publicado no jornal Obesity Reviews, a cafeína é uma das substâncias as mais efetivas em queima de gordura via termogênico.

A cafeína aparece com dois benefícios principais: aumenta o metabolismo, ao mesmo tempo em que diminui o apetite. Isso parece ótimo, mas estes efeitos são temporários, já que o organismo se acostuma com a cafeína conforme seu consumo e ela pode perder o seu efeito.

2. Chá verde

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O mesmo artigo citado acima aponta que o chá verde também possui boas propriedades termogênicas, muito provavelmente pela combinação de uma substância chamada catequina com a cafeína.

A catequina parece ter efeitos similares ao da cafeína, diminuindo o apetite e acelerando o metabolismo. Quando estas duas substâncias são ingeridas juntas, elas trabalham melhor do que se tomadas individualmente, de acordo com o Journal of Nutritional Biochemestry.

O extrato de chá verde é a forma mais consumida de suplementos para a perda de peso. Chega a ser composto por 50% de ácido clorogênico, responsável por acelerar o metabolismo.

3. CLA (ácido linoléico conjugado)

Este composto é uma gordura poli-insaturada encontrada em carne bovina, principalmente de gado criado solto e que consome comidas naturais e não ração de soja.

Alguns especialistas afirmam que o ácido linoléico conjugado é muito eficiente em queima de gorduras e existem alguns estudos sendo realizados para confirmar esta suspeita.

5. Evodiamina

Extraído de uma planta exótica chinesa, esta substância tem poderes de aumentar a temperatura corpórea, aumentar o metabolismo e inibir o apetite.

Como os termogênicos agem no organismo?

Como vimos nos compostos mais usados nos suplementos termogênicos, a principal ação deles é a de acelerar o funcionamento do metabolismo. A forma mais recorrente de fazer com que isso aconteça é a partir do aumento da temperatura do corpo, daí o nome termogênico.

Ao fazer isso, o corpo trabalha mais para queimar as gorduras, ao mesmo tempo em que digere a comida mais rapidamente. Com isso, o organismo elimina as gorduras de forma mais rápida, sem dar tempo para que elas sejam depositadas no corpo.

Juntamente com o aumento da função metabólica do organismo, algumas substâncias presentes nos suplementos termogênicos podem causar diminuição no apetite.

Outra forma que os termogênicos trabalham é através do estímulo de liberação de epinefrina e norepinefrina, hormônios que ajudam a retirar as gorduras depositadas e mobilizá-las para a corrente sanguínea.

Uma vez na corrente sanguínea, a gordura precisa ser transformada em energia para o corpo e é aí que o exercício físico deve entrar em ação. Os termogênicos não funcionam sem uma rotina de exercícios, já que as células de gordura que vão para a corrente sanguínea não vão se queimar sozinhas. Se você não faz nenhum tipo de exercício regularmente, estas células serão depositadas novamente.

Por isso é essencial ter em mente que os termogênicos só farão o efeito desejado se você mantém uma rotina de exercícios. Uma vez que o termogênico libera células de gordura para a corrente sanguínea, elas precisam ser queimadas de alguma forma, caso contrário voltarão a ser depositadas no tecido adiposo.

Termogênico emagrece mesmo?

Como vimos, existem ingredientes que podem ajudar o organismo a ter uma metabolismo mais acelerado. Alguns são mais seguros e comprovados que outros. Se você se interessar por um determinado termogênico, consulte sua lista de ingredientes.

O conceito mais importante a ter em mente para quem pensa em emagrecer tomando termogênico é que ele não é milagroso. Não espere tomar qualquer suplemento termogênico e emagrecer ficando o dia inteiro no sofá. Não vai acontecer.

O termogênico pode ajudar, dar uma força a mais. Ele pode até trazer mais saúde dependendo de seus ingredientes. Mas ele não vai fazer o trabalho sozinho.

Você deverá ter uma dieta saudável focada no emagrecimento, fazer exercícios físicos, beber bastante água, dormir bem, etc. Se você tiver o pensamento e filosofia certa, o termogênico emagrece mesmo, ou seja, contribui com a perda de peso.

Existe algum risco em tomar suplementos termogênicos?

Existe risco sim. Em primeiro lugar, é fundamental destacar que existem centenas de ingredientes que são usados em suplementos termogênicos. Alguns podem causar desconforto estomacal, taquicardia, dentre outros efeitos. E muitos podem interagir com medicamentos.

Antes de tomar qualquer suplemento alimentar, é fundamental conversar com o seu médico ou nutricionista para garantir que os princípios ativos daquele produto não vão causar nenhum efeito colateral indesejado.

Se você tem sensibilidade a estimulantes como cafeína ou é alérgico a algum dos ingredientes, não comece o uso deste termogênico. Além disso, se você consome altas doses de cafeína durante o dia, é melhor evitar o cafezinho ou não começar o uso do termogênico. O máximo de cafeína por dia que uma pessoa deve consumir é de 400 miligramas.

Além disso, é fundamental seguir as instruções do rótulo. Não tome mais do que o indicado esperando melhores resultados, pois isso não vai acontecer. Tome o composto conforme as recomendações do produto e não supere a dosagem indicada.

Treinadores profissionais recomendam que o uso de termogênicos deve ser feito descontinuamente, com um intervalo de pelo menos trinta dias a cada três meses usando o produto. Isso vai te ajudar na adaptação do corpo com os estimulantes, sem causar dependência.

Existem alimentos naturais que funcionam como termogênicos?

Se você não se sente seguro ao tomar um suplemento termogênico, existem ótimas opções de substâncias naturais que podem ajudar a queimar gordura. Aqui vai uma lista desses alimentos:

  1. Temperos picantes: Alimentos como pimenta, pimenta-do-reino, gengibre, canela e outros temperos picantes podem ajudar na queima de gordura, já que possuem princípios ativos que incitam a termogênese no organismo.
  2. Chá verde: O chá verde é usado na composição de alguns suplementos termogênicos e é claro que sua versão natural também é muito benéfica na queima de gorduras. Isso se deve ao seu ativo catequina que, em conjunto com a cafeína, se transforma em uma ótima combinação de elementos para acelerar o metabolismo.
  3. Óleo de coco: O óleo de coco é um alimento abundante em ácidos graxos que, de acordo com especialistas da Universidade de Saga, no Japão, podem inibir a concentração de gordura e aumentar a termogênese, consequentemente queimando a gordura extra.
  4. Proteína: A termogênese também pode acontecer através de alguns macronutrientes da nossa alimentação, como é o caso das proteínas. Uma dieta rica em proteína pode estimular o metabolismo e ajudar a queimar mais gorduras. É importante ressaltar que, se a intenção é perder peso, deve-se evitar o consumo excessivo proteínas de origem animal, como a carne, frango e peixe, já que estes alimentos possuem alto teor de gordura.

Invista em maiores quantidades de proteína vegetal em sua dieta para aumentar o metabolismo. Alimentos como lentilha, ervilha, grão-de-bico, feijão, quinoa, chia, linhaça e alimentos verdes escuros, como o brócolis e o espinafre são muito ricos em proteína e possuem diversos nutrientes para melhorar ainda mais a sua saúde.

Conclusão

Podemos concluir que o suplemento termogênico emagrece mesmo para quem tem uma alimentação regrada e faz exercícios regularmente. Não espere um produto que vá queimar gorduras enquanto você come alimentos industrializados e assiste TV, pois isso não existe.

Os termogênicos, por liberarem gordura na corrente sanguínea, dão mais energia e disposição para o treino e têm poder de acelerar o metabolismo. Estes dois fatores em conjunto devem ser o suficiente para você queimar gorduras e perder peso mais rapidamente, desde que você se exercite.

Dicas e recomendações

Antes de escolher tomar um suplemento termogênico, entre em contato com o seu médico para avaliar a composição do produto e verificar se ele se adequa às necessidades do seu corpo e não trará efeitos colaterais.

De nada adianta fazer o uso de termogênicos se sua alimentação é deficiente. Por isso, repense seus hábitos alimentares antes de começar a fazer uso de substâncias para queimar gordura. Uma alimentação saudável, rica em proteínas, fibras e nutrientes que nosso corpo necessita é um ótimo começo para emagrecer.

Os termogênicos são substâncias que funcionam somente se você fizer exercícios físicos. Não adianta esperar um efeito milagroso de um suplemento se você não tem uma rotina de treinos.

O uso continuado de termogênico não é o ideal, uma vez que o seu corpo vai se adaptar às substâncias ingeridas e elas serão menos eficazes. O termogênico é um produto para auxiliar na perda de peso, mas não deve virar rotina.

Leia atentamente as instruções do rótulo e siga-as à risca. Não tome além do indicado nem mais vezes do que recomendam, isso pode causar danos à sua saúde.

É importante ressaltar que, assim como outros produtos que prometem milagres de emagrecimento, os termogênicos também podem prometer muito mais do que podem cumprir. Não espere resultados milagrosos sem trabalhar por isso.

Você conhece e já utilizou algum suplemento desse tipo, e confirma que o termogênico emagrece mesmo? Tem curiosidade de experimentar algum? Comente abaixo.

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Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite
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