Tiques de alguns participantes do BBB chamam a atenção dos internautas. Quais as possíveis causas?

publicado em

Piscadinhas repetidas sem querer, um torcer de lábios, um franzido no nariz, uma passada de mãos nos cabelos, uma mexida de cabeça e até caretas, nada disso representa um problema, certo? Depende! Ao menos que você não seja um participante do BBB ou não repita esses gestos de forma constante e excessiva.

Pois é, não é de hoje que mais do que apenas a eliminação, por si só, de um participante, outro elemento acabou roubando os holofotes e ganhando grande repercussão; no caso, estamos falando dos tiques.

Nizam
Reprodução: via TV Globo

Realmente, os mais atentos já devem ter reparado nos muitos tiques dos participantes do BBB 24. Recentemente, o (agora ex) brother Nizan acabou chamando a atenção dos internautas após uma apresentadora imitar, em rede nacional, o seu tique nervoso.

O fato é que Nizan não está sozinho nessa. Bastam poucos minutos de espiadinha na casa para se perceber os muitos tiques dividindo as câmeras com alguns brothers.

Uma piscada de cá, outra de lá, uma careta ali, outra acolá… mas, afinal, o que está por trás desses tiques? Será que eles merecem maior atenção?

  Continua Depois da Publicidade  

Qual é o tique de Nizam?

Segundo o ex-participante, Nizan, ele tem tique há muitos anos, que o faz mexer a boca para o lado, involuntariamente,  e, segundo ele, quando era criança, o pai o colocava em frente a um espelho, sempre que o via ter esses tiques.

Vale saber que tique nervoso, também chamado de cacoete, são ações involuntárias e repetitivas, que podem ser motoras, como piscar repetidamente, fungar o nariz, mexer a cabeça e até fazer caretas, ou vocais, como assobios e outros tipos de sons feitos com a boca.

A boa notícia é que o tique nervoso, geralmente, não trás maiores problemas, não impedindo a realização de atividades do dia a dia, a não ser em graus mais severos. Nesses casos, no entanto, a dica é procurar um médico neurologista.

BBB 24: Nizam
Reprodução: via TV Globo

O que pode causar o tique nervoso?

Muitos internautas estão se perguntando se os tiques podem ter surgido devido ao estresse pelo qual os participantes são expostos no decorrer do programa. 

  Continua Depois da Publicidade  

O fato é que, embora os tiques, realmente, possam se agravar devido ao estresse, na verdade, eles costumam surgir ainda na infância ou adolescência, podendo evoluir ou desaparecer, ou ainda, se agravar em situações de estresse, como o que os brothers costumam experimentar.

Ou seja, não surgem por causa do programa, mas podem se agravar, sim, como em qualquer outra situação de medo, nervoso ou estresse.

E isso porque ansiedade, estresse, depressão e hiperatividade estão entre as principais causas da manifestação dos tiques nervosos, claro, além de algumas doenças como Síndrome de Tourette, TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade).

É possível tratar o tique nervoso?

Como já foi dito, os tiques podem sumir com o tempo, e no caso de trazer desconforto ou complicações, principalmente, relacionadas ao convívio social e profissional. Então, é possível buscar tratamento especializado, existindo diferentes abordagens dependendo do grau do problema, podendo ir de uma simples observação, até o uso de terapias, medicamentos ou, até mesmo, cirurgia, para casos mais graves.

Você possui algum tique nervoso? Já havia percebido o tique do ex-brother Nizan? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário