Tomar Chá Para Emagrecer Funciona?

Especialista:
atualizado em 11/12/2019

Atualmente existem diversos estudos que indicam o seguinte: Pessoas que bebem chá têm maiores chances de perder peso. A ação emagrecedora está concentrada em diversos tipos de cores para chá: Branco, verde, preto, entre outros. Porém, existem cuidados que devem ser considerados, como não adicionar açúcar ou qualquer espécie de adoçante, por exemplo. Conheça dicas de chá para emagrecer abaixo.

1. Escolher Chás e Suplementos

Escolher o seu tipo de chá para emagrecer requer cuidados especiais. Existem sabores diferentes, desde fortes até fracos. Cada pessoa tem um gosto distinto, e por este motivo deve-se experimentar variedades até encontrar o ideal. É interessante notar que existe alguma diferença entre as ações oxidantes na grande variedade de chá verde mas é importante você escolher o que mais gosta, pois assim conseguirá incluí-lo em sua rotina com mais facilidade.

2. Chá Branco para Emagrecer

Especialistas indicam que chá branco emagrece mais do que o verde por ter maior quantidade de propriedades antioxidantes. Sem contar que existem diversos tipos de variações especiais, como aquelas com cafeína, que ajudam o organismo a queimar calorias de modo rápido. Não se pode ignorar o fato de que embora mais eficaz ao emagrecimento, também é mais caro.

3. Chá de Ervas para Emagrecer

Um chá para emagrecer composto por ervas traz um leve sabor adocicado, um verdadeiro alento para quem quer tomar uma xícara com sabor agradável sem precisar colocar açúcar artificial. No mercado existem variedades deliciosas, inclusive com laranja picante e jasmim, famosas entre a realeza inglesa. Há inclusive o chá vermelho, composto por diversas ervas distintas.

4. Chá Preto para Emagrecer

Vale ressaltar que o chá preto é feito de modo básico pelas mesmas composições presentes no tipo verde, com pouca diferença ao processamento de produção. No caso da tonalidade preta, a solução perde decapagem química considerável, o que não interfere no objetivo de emagrecer. Especialistas indicam que chá preto aumenta o metabolismo também por causa da cafeína.

5. Devo Tomar Chá para Emagrecer Antes de Dormir?

O chá preto pode ser vendido como descafeinado, mas sempre terá algum vestígio de café. Por este motivo, tem chances de prejudicar o sono e não deve ser consumido no período noturno. Antes de dormir procure tomar alguns tipos verdes ou de ervas-finais, que ajudam em tirar o estresse do corpo e por consequência auxiliam a manter o sistema nervoso relaxado no repouso. Vale lembrar que o conhecido chá verde também tem cafeína.

6. Chá para Emagrecer Tem Efeito Laxante?

Dietas onde se toma chá para emagrecer requerem cuidados máximos a evitar os efeitos colaterais. Independentemente do tipo, tal bebida traz elementos laxantes e se consumida de maneira exagerada, acarreta não apenas diarreia ao organismo, como também vômitos, náuseas, dores abdominais, desmaios e desidratação.

7. Propaganda Enganosa

O termo “dieta do chá” é propaganda enganosa. Isso porque qualquer chá quando consumido sem açúcar ajuda a emagrecer. Acontece que alguns tipos têm maior poder laxante do que outros e por este motivo são vendidos com a propaganda de terem maior eficácia no combate das gorduras. Especialistas indicam que beber apenas um copo de chá já é o suficiente, diariamente. Tomar vários copos por dia pode prejudicar o comportamento do intestino.

8. Ler Rótulos de Ingredientes

Com a grande variedade de produtos presentes no mercado, os consumidores precisam ler os ingredientes para saber com maior certeza o que está comprando. Existem chás que possuem adição de açúcar artificial e devem sempre ser evitados para qualquer tipo de dieta do gênero. Ao escolher o seu chá para emagrecer tenha em mente uma regra básica: quanto mais ingredientes naturais na composição, maior a chance de perder a gordura da cintura.

Há quem diga que os adoçantes sem açúcar não prejudicam o emagrecimento e não fazem a pessoa engordar. Existe um grande debate sobre isso, onde alguns afirmam que os adoçantes contribuem para intoxicar o organismo e prejudicar a eficiência da queima de gordura. Outros profissionais afirmam que o uso normal de adoçantes é positivo para dietas, especialmente a sucralose que é considerada um adoçante seguro até para grávidas e crianças.

9. Chá Gelado para Emagrecer

Aqui vai uma dica para começar o dia emagrecendo com disposição. Consuma um chá gelado logo ao acordar! Para consumir o produto fresco, procure preparar na noite anterior. Procure manter uma jarra na geladeira para que todos na sua casa se beneficiem com esta bebida. Não adicione açúcar.

As variações de chá verde ajudam a fornecer energia ao corpo trabalhar logo de manhã, após o repouso. Mude a rotina do consumo, ao invés de levar refrigerante ao trabalho, por que não traz chá gelado na garrada térmica?

10. Criar Hábito

Quem não tem o costume, pode achar difícil começar a tomar chá para emagrecer. De fato, para colher os benefícios da bebida, se faz necessário tomar todos os dias, sempre de modo moderado. Se o gosto for ruim, busque outra opção, do contrário você não vai aguentar por longo tempo. Procure deixar suplementos de chá no trabalho e dentro de casa. Jamais misture com cremes, açúcar ou mesmo uma gota de leite.

11. Chá para Perder peso em Atividade Social

Organize um chá com os amigos e emagreça junto a um bom papo. A hora do café com açúcar pode se transformar no momento de tomar chá sem nenhum tipo de adoçante artificial. Apenas uma ou duas torradas integrais sem sal para acompanhar. Ao fazer a atividade social você fica suscetível a incorporar o costume de tomar a bebida em outros momentos do dia, mesmo quando estiver sozinho em casa.

12. Chá Gelado para Perder Peso no Almoço e Jantar

Ao invés de consumir refrigerante, uma dica para ajudar a emagrecer no almoço e jantar está em beber chá gelado, claro, sem açúcar. São mais eficazes do que refrigerantes diet ao considerar que não têm sódio, substância conhecida por reter água no organismo, e outros ingredientes que não são benéficos a saúde. Chá gelado é interessante também para fazer parte de piqueniques ou outras atividades em céu aberto, tais como festas na piscina, ir à praia, em práticas esportivas, entre outros exemplos.

13. Chá para Emagrecer Sem Acompanhamentos

O chá ajuda a emagrecer ao considerar que se trata de bebida com baixa caloria. Em seu consumo no estado puro não há nada de adicional para aumentar o nível calórico. Também atua com poder laxante, capaz de regularizar a digestão e proporcionar maiores chances de emagrecimento ao organismo.

14. Chá Fresco para Emagrecer

Ao beber chá fresco antes de jantar, o estômago fica com maior conteúdo líquido e por consequência reduz a fome. Claro, não adianta tomar a bebida, comer uma grande feijoada e achar que vai emagrecer. Os alimentos precisam ser saudáveis, sendo que o chá fresco quente serve apenas como complemento. Não tome frio porque nestes casos seu corpo precisa aquecer o conteúdo à metabolização, o que pode gerar gasto extra de calorias.

15. Chá no Tempo Correto

Há especialistas que indicam o consumo de diferentes tipos de chá ao longo do dia, no sentido de emagrecer mais rápido. Por exemplo:

  • A: Chá preto ou verde ao acordar porque acelera o metabolismo em consequência da cafeína e outras substâncias;
  • B: Chá branco deve ser consumido antes do almoço para bloquear a absorção de gordura;
  • D: Chá de mirtilo auxilia no sentido de controlar os níveis glicose, útil na hora do jantar;
  • E: Chá de ervas um pouco antes de dormir para aliviar o estresse e ter uma noite de sono contínuo, sem interrupções por causa da fome.

16. Chá e Dieta Saudável

O chá ajuda a emagrecer, menos nos casos que a dieta não é saudável. Por este motivo que, para obter uma cintura fina em menos espaço de tempo, a alimentação não pode ter grande quantidade de gorduras, açúcar, carboidratos, entre outras substâncias que fazem engordar. Uma regra é certa: o chá sozinho não faz milagre!

17. Evitar o Tédio

Faça o máximo para evitar sentir tédio. Quando perceber que tudo começa a ficar chato, procure tomar um chá para renovar as energias. Do contrário, aumentam as chances de você consumir outros alimentos que colocam a dieta para emagrecimento em risco. Procure aumentar a criatividade na cozinha ao fazer diferentes tipos de chás e aprecie sabores exóticos, com diversos tipos de benefícios à saúde.

18. Acompanhamentos do Chá para Emagrecer

Seu chá para emagrecer não deve ter acompanhamento. Porém, para momentos em que a bebida também serve para tirar o tédio, há dicas para adocicar sem arriscar sua dieta. Coloque um pouco de mel para aumentar a doçura. Outras opções são cremes sem gordura ou pequenos esguichos de limão.

19. Novos Sabores de Chá

Para evitar a monotonia de tomar o mesmo tipo de chá, experimente outros sabores, que escapam também do tradicional. Na prática, para este tipo de bebida, o céu é único limite. Algumas dicas interessantes:

  • Chá de Anis alivia dor de barriga e ajuda na digestão;
  • Chá de Hortelã acelera a digestão e controla o apetite;
  • Chá Rosa, além de ter grande quantidade de vitaminas, previne a constipação;

Detalhe! No sentido de se manter fiel à dieta é melhor fazer o próprio chá especial do que comprar produtos pré-fabricados, vendidos nos supermercados. Algumas unidades possuem café e açúcar em grandes quantidades. As composições fabricadas livres de tais substâncias são conhecidas por serem caras ao extremo.

20. Poder do Chá Verde

De acordo com um estudo realizado por Abdul Dulloo, do Instituto de Fisiologia da Universidade de Friburgo, na Suíça, o composto vegetal EGCG, encontrado no chá verde aumenta a termogênese e traz diversos benefícios.

Termogênese é a geração de calor do corpo, que ocorre como resultado da digestão normal, absorção e metabolização dos alimentos.

Embora nem todos os pesquisadores acreditam que chá verde seja mágico à perda de peso, especialistas concordam que inundar o sistema com água ou beber chá, ao invés de comer uma barra de chocolate ou consumir refrigerante, ajuda a mover o processo de digestão com rapidez.

O chá verde é considerado o mais rico para emagrecer e trazer benefícios a saúde. Mas lembre-se que a variedade de chás pode trazer maior prazer para sua rotina.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Qual chá para emagrecer você toma? Qual acompanhamento você costuma consumir com o seu chá? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário