Gostaria de começar a praticar alguma atividade física, mas acha que é tarde demais para isso? Então saiba que este artigo é para você!
Na mais clara demonstração de que nunca é tarde demais para se fazer absolutamente qualquer coisa, a treinadora Takishima Mika é a prova viva de que etarismo é para os fracos ou para quem ainda não teve o prazer de conhecer a sua história.
Takishima Mika passou de dona de casa aposentada à preparadora física quando resolveu emagrecer aos 65 anos e, assim, descobriu a sua paixão por exercícios físicos.
Hoje, aos 92 anos, ela é inspiração para pessoas de todas as idades, esbanjando muita energia e ministrando aulas, com direito até a desenvolver o seu próprio sistema de treinamento, que pode ser encontrado no livro O Método Takimika.
Na obra, ela explica como impedir a perda de massa muscular, um problema comum que acontece com o passar do tempo, mas que ela garante que pode ser revertido com o treinamento e fortalecimento dos músculos.
Takishima afirma que só dorme cerca de quatro horas por dia, já começando a treinar assim que levanta da cama. Além disso, ela revela que dá uma atenção especial à alimentação, sem abrir mão de uma deliciosa taça de vinho no jantar.
Quatro exercícios básicos
Segundo Takishima, embora envelhecer seja inevitável, é possível fazê-lo da melhor forma possível, e qualquer exercício é melhor do que uma vida sedentária, mesmo que seja uma caminhada rápida todos os dias.
Em seu livro, dentre muitas pérolas de sabedoria, podemos encontrar os quatro exercícios que ela considera serem básicos:
- Exercício ideal para trabalhar a parte inferior do corpo, o que Mika mais recomenda fortalecer. Basta fazer um agachamento normal, separando levemente as pernas e, com as costas retas, flexioná-las até que os joelhos formem um ângulo reto. Nesta posição, levante cada perna alternadamente por alguns segundos.
- Com ou sem halteres, fique na posição em pé, com as pernas afastadas na largura dos ombros, incline o corpo para frente, mantendo as costas retas e deixando os braços caírem em direção ao chão. Levante os dois braços estendidos em cruz, tentando unir as omoplatas atrás das costas. Abaixe os braços, aos poucos, com o abdômen contraído.
- De quatro e com as mãos um pouco mais afastadas que a largura dos ombros, dobre os braços até que o rosto quase toque o chão. Mantenha a postura por alguns segundos e, depois, estique os braços novamente.
- Deitado de costas, com os joelhos dobrados e as solas dos pés apoiadas no chão, coloque as mãos sob as nádegas e levante a cabeça. Levante as pernas até que os joelhos fiquem próximos ao peito e mantenha a posição, abaixe as pernas sem deixar os pés tocarem o chão e segure por mais alguns segundos.