Especialista da Área:

Treinamento Suspenso: O Que é, Benefícios e Dicas

Os tradicionais e monótonos treinos são coisas que ficaram no passado. Agora você pode contar com diversas opções para se motivar a continuar praticando esportes e atividades físicas que possam beneficiar a sua saúde. O treinamento suspenso é um dos métodos adotados para você sair da mesmice e se sentir desafiado para sempre superar seus limites. As academias não limitam essa prática, muito pelo contrário, a versatilidade proposta pela metodologia do treinamento suspenso é exatamente que você se exercite em qualquer lugar que esteja.

O que é o treinamento suspenso?

O treino consiste na realização de movimentos com determinadas partes do corpo suspensas e seu peso muitas vezes é utilizado como principal ferramenta para desafiar seus próprios limites. Esse treinamento suspenso  já foi muito utilizado para manter e auxiliar na progressão do condicionamento físico de militares americanos que estavam em combate, mas os mesmos não possuíam locais adequados para essa prática, e então as realizavam onde estavam e da forma que conseguiam.

A ideia central da metodologia é utilizar a gravidade a favor de todos e testar movimentos desafiadores que estimulam a resistência de seu corpo e exigindo força de diversos membros. Não há um padrão imposto para a prática do treinamento suspenso, ele pode ser feito de formas variadas e as sequências de exercícios são diversificadas.

Fitas de suspensão

A realização do treinamento suspenso inicialmente exige apenas as fitas de suspensão. Elas são fundamentais para a realização dos movimentos e podem ser facilmente transportadas por você para praticar os exercícios em qualquer lugar. Elas são resistentes e seguras para você realizar os movimentos sem se preocupar com falhas nos apoios.

Elas podem ser adquiridas em lojas de equipamentos esportivos ou sem sites que oferecem produtos para esportistas.

Os valores podem variar de acordo com a resistência, metragem e até marca das fitas para o treinamento suspenso. Você pode comprar ela por valores de R$ 99,90 a R$ 289,90.

Exercícios comuns em um treinamento suspenso

Os movimentos não são inéditos, mas diferenciados e inovados por serem executados com o auxílio da fita de suspensão. As finalidades dos treinos podem ser variadas de acordo com o objetivo pessoal do praticante. Sendo assim, o treinamento suspenso pode focar em determinados músculos de seu corpo, como também pode ser voltado para fortalecer e tonificar com mais precisão uma determinada região, não deixando de exigir condicionamento de todo o corpo. Abaixo você poderá conhecer alguns dos exercícios que você já conhece, mas agora podem ser inovados com a utilização da fita de suspensão:

  • Agachamento

Agachamento suspenso

  • Flexão de braços

Flexão suspenso

  • Remada fechada

Remada fechada suspensa

  • Agachamento com passada

Agachamento com passada suspenso

  • Treino de peito

Peito suspenso

  • Elevação de quadril

Elevação de quadril suspenso

  • Prancha isométrica

Prancha suspenso

  • Abdominal infra

Abdominal infra suspenso

  • Tríceps

Tríceps suspenso

  • Bíceps

Bíceps suspenso

Quais benefícios ele pode oferecer?

O treinamento suspenso pode oferecer diversos benefícios à sua saúde, pois ele fortalecerá seus músculos e ainda exigirá muita coordenação motora e equilíbrio. É importante que os movimentos sejam feitos com muita concentração, o treinamento proporciona um melhor controle entre mente e corpo, o que favorece seus impulsos. Ele oferece estímulos diferentes e que seu corpo não está adaptado a realizar; assim, fará que seu corpo de comporte de forma diferenciada, exigindo mais flexibilidade e até força, que podem ser ainda mais aprimorados com a frequência da prática.

Contra indicação

Não há contra indicações para a prática do treinamento suspenso, mas é recomendável que você faça uma avaliação sobre o seu condicionamento físico e reconheça se possui limitações e se essas podem estar comprometidas com a prática desses exercícios.

Cuidado com a postura

Se você possui alguma lesão ou comprometimento com sua coluna, busque o acompanhamento de um médico e questione sobre as possíveis consequências que o treinamento suspenso pode oferecer à sua postura. Priorize sua coluna, dessa forma, o ideal é que você busque outras alternativas e mesmo que esse treino seja baseado na utilização de movimentos com o peso do próprio corpo, poderá resultar em prejuízos não só no presente, mas no futuro também. O treinamento suspenso ainda melhorará sua postura.

Profissional capacitado

Os primeiros treinamentos suspensos devem ser acompanhados por um profissional capacitado, pois apenas ele poderá corrigir sua postura e orientar sobre a execução dos movimentos exigidos. Diversos profissionais vêm se capacitando para essas novas alternativas de treinamentos, então procure uma academia com boas referências e faça uma experimentação para aprovar o profissional e então confirmar o acompanhamento para sua melhor qualidade de vida e bem estar ao se exercitar com o treinamento suspenso.

Treinamento suspenso emagrece?

Esse método é muito eficaz para aqueles que buscam perder peso. Sim, você pode emagrecer praticando o treinamento suspenso. Os movimentos voltados para a força muscular ainda podem tonificar seus músculos e evidenciar a sua definição muscular. Evidentemente que apenas o treinamento suspenso não será capaz de reduzir suas medidas, é fundamental que você concilie uma dieta equilibrada e mantenha uma rotina saudável além dos horários reservados para os exercícios.

Hipertrofia

O treinamento suspenso pode sim ser praticado por pessoas que buscam a hipertrofia, mas ele não oferece benefícios para o ganho de massa magra. O método utilizado é funcional e não destinado apenas ao fortalecimento. Pode-se afirmar que ele contribui, mas não pode ser utilizado como exercício principal para aumento de músculos.

Dicas

Para que você reconheça a eficiência do treinamento suspenso, iremos expor algumas dicas para que você possa realizar os movimentos iniciais de forma correta. O profissional qualificado poderá orientar e seu preparo físico poderá resultar em uma melhor adaptação ao novo treinamento.

  • Não se sinta frustrado se não conseguir realizar os primeiros movimentos com a eficiência esperada. Utilize a dificuldade como combustível para se superar durante os futuros treinos.
  • Não realize os exercícios de forma rápida, execute-os de forma paciente e sinta os efeitos sobre seu corpo.
  • Já que o treinamento suspenso permite a variação de ambientes, busque praticá-lo em ambientes livres e de belas paisagens.
  • Convença toda a família e pratique esse treinamento na companhia de pessoas que você gosta, assim todos poderão desfrutas dos benefícios e ter uma qualidade de vida melhor.
  • Apenas se disponha a praticar o treinamento com um profissional qualificado que tenha a sua confiança, não pratique com incertezas e com dúvidas quanto ao profissionalismo do orientador.
  • Beba bastante água para se manter hidratado durante o treino, ele é de alta intensidade e requererá que você reponha todos os nutrientes perdidos.
  • Utilize roupas confortáveis e que não dificultem a realização dos movimentos. Atente para os materiais das roupas, para que não interfira em sua transpiração.
  • Interrompa os exercícios em caso de dores e desconfortos, evite lesões com consequências maiores.
  • Tente conciliar mente e corpo, o equilíbrio pode melhorar sua capacidade de concentração e coordenação motora.
  • Pratique o treinamento suspenso com atividades cardiorrespiratórias, pois assim o processo de emagrecimento e os benefícios à sua saúde podem ser ainda maiores.

Você já conhecia o treinamento suspenso? Acredita que ele funcionaria para você, dentro de seus objetivos? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...

1 comentário em “Treinamento Suspenso: O Que é, Benefícios e Dicas”

Deixe um comentário