Treino e Dieta da Aline Barreto – Cardápio e Dicas

Musa Wellness, fisiculturista, atleta, modelo e mãe. São esses os títulos que a musa fitness Aline Barreto carrega aos 31 anos de idade. Ela, que chegou a engordar 25 kg durante sua gestação e, depois de ter tido o seu filho Robert, hoje com 12 anos, desenvolveu o distúrbio alimentar da anorexia, encontrou na musculação uma forma de mudar o seu estilo de vida.

Hoje, a saudável Aline já possui 10 títulos no mundo do fisiculturismo. Ela estreou em competições no ano de 2012 e em 2013 ganhou o seu primeiro campeonato. No ano passado, foi consagrada a bicampeã na categoria Wellness no Arnold Classic Brasil.

Vamos conhecer um pouco mais sobre a rotina da moça, sabermos como funciona seu treino e conhecermos detalhes sobre o cardápio da dieta da Aline Barreto.

Dieta da Aline Barreto 

ABarreto

Obviamente, para manter o seu corpo na excelente forma que apresenta e conquistar tantos títulos nas competições, Aline Barreto mantém uma dieta específica. Afinal, não é comendo qualquer besteira na hora que quer que se define o corpo a ponto de conquistar 10 títulos no mundo do fisiculturismo, não é mesmo?

A atleta conta que quando se encontra em período de preparação para as competições de que participa, deixa a sua ingestão de carboidratos em um nível bem reduzido.

Já quando ela está no chamado período off, fora da época de campeonatos e preparação, o seu consumo de carboidratos aumenta, chegando ao nível moderado. No entanto, é claro que ela investe em carboidratos de boa qualidade, aqueles de apresentam um baixo índice glicêmico.

As proteínas magras são encontradas com frequência no cardápio da dieta da Aline Barreto, e ela faz de seis a sete refeições diariamente. Aline também dá muita importância para a ingestão de água em seu dia a dia e toma de dois a quatro litros do líquido diariamente. Somente durante o treinamento ela consome um litro de água.

Quando sente vontade de comer algum doce, o que a bicampeã do Arnold Classic Brasil faz é comer um pudim, sorvete, chocolate ou gelatina zero açúcar. Ela comentou que não costuma fazer “dia do lixo” – dia em que está liberada para sair das restrições da dieta – com frequência, mas que não vê problema em fazer isso uma vez por mês.

Confira a seguir um modelo de cardápio da dieta da Aline Barreto, que a moça segue no dia em que treina os seus membros inferiores:

  • Refeição 1: Panqueca proteica com um ovo inteiro, cinco claras, 30 g de aveia, uma banana e uma dose de whey protein;
  • Refeição 2: 30 g de whey protein e 30 g de castanhas;
  • Refeição 3: 50 g de arroz integral, 150 g de carne bovina magra (patinho) e legumes e verduras temperados com azeita extravirgem e limão;
  • Refeição 4: Shake de suplemento com água e maçã;
  • Refeição 5 (pré treino): 150 g de batata-doce cozida e 150 g de peito de frango;
  • Durante a sessão de treinamento: 5 g de suplemento BCAA em pó;
  • Refeição 6 (pós treino): 30 g de whey protein e 10 g de glutamina batidos com água;
  • Refeição 7: 150 g de peixe branco (tilápia), legumes e verduras temperados com azeite de oliva virgem e limão, 100 g de abacate, suplemento multivitamínico e suplemento de ômega-3. 

Atenção: o cardápio acima foi elaborado pelo nutricionista de Aline para um dia de treino pesado. Ou seja, não é recomendado que você siga o mesmo modelo sem levar em consideração o estilo do seu treinamento, seus objetivos e as especificidades da sua saúde e organismo. Portanto, a orientação que passamos é que você monte o seu cardápio com o auxílio de um nutricionista, que elaborará o que for mais adequado para o seu caso em especial.

Confira no vídeo a seguir a entrevista sobre a dieta da Aline Barreto para o canal do Projeto Baba Baby:

Treino da Aline Barreto 

aline-barreto

Parte importante da construção de um corpo como o de Aline Barreto, que a levou a ganhar tantos títulos, é o treinamento. Exercícios como agachamento, stiff, levantamento terra, leg press, passadas e agachamento hack fazem parte da rotina da moça.

Veja abaixo exemplos de como funciona a programação do treinamento da atleta:

Calendário semanal de treino da Aline Barreto: 

  • Segunda-feira: Quadríceps e panturrilha;
  • Terça-feira: Costas, ombros e glúteos;
  • Quarta-feira: Quadríceps, posterior da perna e panturrilha;
  • Quinta-feira: Peito, bíceps e tríceps;
  • Sexta-feira: Quadríceps, posterior da perna e panturrilha;
  • Sábado: Costas, ombros e glúteos;
  • Domingo: Descanso.

Treino de membros inferiores 

  1. Stiff completo: 4 séries de 12 a 8 repetições;
  2. Levantamento terra sumô: 4 séries de 12 a 8 repetições;
  3. Stiff até o meio: 4 séries de 12 a 8 repetições;
  4. Cadeira flexora: 4 séries de 12 a 8 repetições;
  5. Good Morning: 4 séries de 12 a 8 repetições (veja como o Good Morning é feito em: https://youtu.be/Nlthu—o9v4);
  6. Passada unilateral no Step no Smith: 4 séries de 12 a 8 repetições.

Treino de glúteos 

  1. Glúteo 4 apoios no cabo: 6 séries de 15, 14, 13, 12, 11 e 10 repetições;
  2. 4 apoios na cadeira extensora: sem números de séries e repetições.

Atenção: Os exercícios acima fazem parte da rotina de uma atleta, portanto, não é seguro que qualquer pessoa queira copiá-los, especialmente se isso for feito sem o acompanhamento de um bom profissional de educação física. Assim, antes de optar por seguir programas como o de Aline, busque a ajuda de um personal trainer, que te ajudará a montar um esquema de treinamento ideal para o seu caso, tendo em vista os seus objetivos, sua segurança e seu nível de aptidão física.

Títulos conquistados por Aline Barreto 

aline-barreto2

  • Bicampeã Wellness até 1,58 m Arnold Classic Brasil 2015;
  • Campeã Wellness ExpoNutrition SP 2014;
  • Campeã Wellness Brasileiro 2014;
  • Campeã Wellness MR. RIO 2014;
  • Campeã Wellness até 1,58 m Arnold Classic Brasil 2014;
  • Campeã Wellness Copa IFBB Isla Fitness – RJ 2014;
  • Campeã Wellness Rei e Rainha da Praia de Cabo Frio – RJ 2014;
  • Campeã Wellness no Bodybuilding Brazil Show – ExpoNutrition/SP 2013;
  • Campeã Wellness do Mr. Cabo Frio 2013;
  • Campeã da 1ª Copa Nutri House 2013.

Medidas de Aline Barreto

Natural de Rio das Ostras, estado do Rio de Janeiro, Aline tem aproximadamente 1,58 m de altura, pesa 60 kg quando não está competindo e 54 kg no período de competições, possui 98 cm de busto, 66 cm de cintura, 95 cm de quadril e 58 cm de coxa.

O que você achou do treino e da dieta da Aline Barreto? Acredita que conseguiria seguir algo parecido? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média: 4,33 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

Um comentário

  1. ñ sei se dá p/ acreditar, pois ela denunciou o kaká por agressão e hj mora com ele nos EUA. Como vamos saber que essas informações são verídicas?

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*