Treino e Dieta de Andressa Ribeiro

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

Natural de Santos – SP, a fisiculturista brasileira Andressa Ribeiro atua na categoria Figure Pro da Federação Internacional de Bodybuilding e Fitness (IFBB, sigla em inglês). Entre os resultados positivos na carreira da atleta estão: o de campeã geral do Arnold Classic Ohio no ano de 2014, em Ohio, nos Estados Unidos, e o de campeã geral do Daytona Beach Classic em 2013.

Além disso, Andressa também ficou entre as duas melhores no Texas Pro de 2015, entre as nove primeiras colocadas no Tampa Pro do mesmo ano e figurou entre o top 13 do Arnold Classic Ohio Pro, sendo que foi a única brasileira convidada para participar do torneio.

Vamos conhecer um pouco mais sobre como funciona a rotina e alguns detalhes do treino e da dieta de Andressa Ribeiro mais abaixo.

Dieta de Andressa Ribeiro 

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A dieta de Andressa Ribeiro é basicamente a mesma tanto no período de preparação para competições quanto fora da época de campeonatos. De acordo com a própria atleta, sua alimentação é baseada em proteínas, gorduras boas e carboidratos.

Andressa afirma que consome porções menores de carboidratos, níveis médios de gorduras e altas doses de proteínas. Alimentos como carnes magras, peixe, frango, para serem fonte de proteínas; arroz integral, aveia e batata-doce, como fonte de carboidratos; e abacate e manteiga de amendoim, que funcionam como fonte de gorduras, fazem parte da dieta de Andressa Ribeiro.

No vídeo abaixo, Andressa dá dica de como usar o abacate em uma receita para a última refeição do dia:

A brasileira ainda utiliza suplementos como Whey 4HD, Whey Zero, BCAA, Creator e Killer 2F. Eles também são consumidos tanto nas épocas de preparação para os torneios quanto nos períodos de descanso.

Durante os períodos de preparação para as competições, Andressa consome toda a porção permitida de carboidratos em seu programa alimentar logo pela manhã para que tenha mais energia durante a execução de seus treinamentos.

Obviamente, os suplementos que a atleta utiliza e a dieta que segue são próprios para objetivos específicos. Quem deseja ter um corpo como o de Andressa, emagrecer ou ganhar massa muscular deve consultar um profissional de nutrição e ter acompanhamento quando for utilizar suplementos e seguir uma dieta.

Mesmo que as metas sejam parecidas com as da musa, é importante ter em mente que cada organismo reage de uma maneira e tem suas especificidades. Assim, o que serve para uma pessoa pode não funcionar e até mesmo fazer mal para outras. 

Treino de Andressa Ribeiro

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Para manter a forma física e continuar tendo bons resultados nas competições em que participa, a fisiculturista também precisa dedicar-se aos treinos. A atleta confessa que treina sete dias por semana.

A cada dia ela treina um músculo diferente. A exceção da regra são as pernas e o abdômen, que são trabalhados dois dias por semana. Depois de terminar uma sessão de treinamentos, Andressa ainda se dedica a 45 minutos de exercícios aeróbicos.

Confira abaixo a programação de uma parte do treino de Andressa Ribeiro:

Treino de Glúteos

  • Stiff com três variações: Pés retos (7), pés apontando para dentro (7) e pés apontando para fora (7-3);
  • Mesa flexora: 4 séries de 10 repetições;
  • Walking Lunges: 30 passadas com 10 kg na barra;
  • Agachamento: 3 séries de 12 repetições com carga de peso média;
  • 4 apoios com caneleira: 6 séries de 15 repetições.

Abaixo você confere alguns vídeos de treino de Andressa Ribeiro:

Treino de peito, ombros e braços:

https://www.youtube.com/watch?v=cVntDUSdn0s

Treino de abdômen:

Treino de dorsal:

Antes de se submeter a um treinamento como esses – ou a qualquer tipo de exercício – a orientação é procurar o auxílio de um profissional de educação física que saberá montar um programa de treinos voltados para os objetivos, características e condições físicas e de saúde de cada pessoa.

Curiosidades

Além de atleta do fisiculturismo, Andressa também é publicitária e especialista em marketing. Sua história com o esporte começou no ano de 2012 quando ela visitou o maior evento da modalidade, o Mr. Olympia em Las Vegas, nos Estados Unidos. Apaixonou-se e resolveu que faria parte do mundo do fisiculturismo.

Na página Vivendo em Santos, do Facebook, a musa deixou um depoimento em que contou ter se tornado fisiculturista profissional por acaso. Andressa foi aos Estados Unidos com o intuito de obter maiores conhecimentos em marketing.

No país, ela se matriculou em uma unidade da famosa rede de academias Gold’s Gym. Então, passou a seguir uma dieta diferenciada e a obedecer um programa sério de treinamentos. Ela se motivou a participar de seu primeiro campeonato de fisiculturismo.

Filiou-se ao National Physique Committee (NPC, organização de fisiculturismo amador dos Estados Unidos) e três meses após ganhou duas competições que lhe garantiram o direito de participar da Arnold Classic em Ohio, também nos Estados Unidos.

Assim, depois de ganhar a Arnold Classic de Ohio, ela conquistou também o sonhado título de atleta profissional de fisiculturismo. De acordo com Andressa, para se tornar um fisiculturista é necessário ter amor ao esporte e dedicação.

2cboaformaAndressa com o troféu da Arnold Classic Ohio de 2014

Em 2015, Andressa chamou atenção na internet por outro motivo alheio à sua vida de fisiculturista: ela divulgou vídeos em que aparece ao lado de sua avó Hespéria, que sofre com a Doença de Alzheimer desde 2006 e não reconhece ninguém desde 2013.

O que você achou das rotinas de treino e dieta de Andressa Ribeiro? Já conhecia o trabalho da fisiculturista brasileira? Comente abaixo!

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