Triglicerídeos de Cadeia Média (TCM) – O que são e benefícios

Especialista da área:
atualizado em 02/01/2021

Os triglicerídeos de cadeia média, ou TCM são gorduras que possuem um tamanho menor do que os triglicerídeos de cadeia longa (TCL). E por isso, são mais fáceis de serem absorvidas e utilizadas como fonte de energia.

  Continua Depois da Publicidade  

E essa característica dos TCM começou a chamar a atenção, principalmente de atletas que praticam exercícios de alta intensidade, uma vez que eles precisam de fontes eficazes e rapidamente absorvíveis de energia.

Além disso, por serem mais fáceis de absorver, os TCM oferecem benefícios para pessoas com problemas de má absorção de nutrientes.

Então, vamos entender um pouco mais sobre esse tipo específico de gordura, conhecer seus benefícios e descobrir boas fontes desse nutriente.

O que são os triglicerídeos de cadeia média

Óleo de coco é rico em TCM
Óleo de coco é rico em TCM

Os triglicerídeos de cadeia média, ou TCM, são gorduras parcialmente artificiais. O processamento de óleos de coco e de palma em laboratório é a forma que geralmente dá origem ao TCM.

Quando comparados com as gorduras alimentares habituais, que são triglicerídeos de cadeia longa, a absorção dos TCM é mais rápida.

A mistura dos seguintes ácidos graxos compõe os TCM:

  • Caprílico (C8);
  • Caproico (C6);
  • Cáprico (C10);
  • Laúrico (C12).

Neste caso, o “C” corresponde ao número de carbonos da cadeia lipídica.

Como os triglicerídeos de cadeia média funcionam? 

Os TCM funcionam como suplemento especialmente benéfico tanto para repor energia durante e após o esforço físico, quanto para auxiliar no tratamento de diversas condições de saúde.

Isso acontece porque sua estrutura, menor do que a das gorduras convencionais encontradas na maior parte dos alimentos, facilita sua absorção e utilização como fonte de energia pelo corpo.

  Continua Depois da Publicidade  

E dado que o fígado processa imediatamente os triglicerídeos de cadeia média para produzir energia, acredita-se que haja pouca tendência de que eles contribuam para o armazenamento de gordura corporal.

Como obter triglicerídeos de cadeia média? 

Alguns alimentos ricos em TCMs são:

  • Óleo de coco (58%);
  • Óleo de palma (54%);
  • Coco seco (37%);
  • Carne crua de coco (19%).

E ainda existem suplementos alimentares de TCM, disponíveis tanto para uso pessoal quanto para uso hospitalar.

Benefícios dos triglicerídeos de cadeia média

Os triglicerídeos de cadeia média fornecem cerca de 10% menos calorias que os de cadeia longa, mas esta é apenas uma das vantagens dos TCM.

Mais importante ainda, são os benefícios devido à sua rápida absorção. Sua metabolização rápida fornece combustível imediato para utilização pelos órgãos e músculos.

1. Excelente fonte de energia para atletas

O corpo absorve muito rapidamente pelo corpo, que logo os transforma em energia. Isso o torna ideal para quem pratica exercícios físicos intensos, principalmente porque ajuda a poupar os estoques de glicogênio, que são as reservas de glicose do corpo.

2. TCM no controle do apetite

Um estudo realizado nos estados unidos analisou o efeitos no apetite e no consumo calórico da ingestão de 20 g de TCM, comparado com a mesma quantidade de triglicerídeos de cadeia longa (TCL).

Os pesquisadores demonstraram que o TCM reduziu significativamente a ingestão calórica e o apetite, diferentemente dos TCL.

  Continua Depois da Publicidade  

3. Prevenção de aterosclerose

Estudos mostram que o uso regular de TCM pode ser benéfico na prevenção da aterosclerose, que é o acúmulo de gorduras nas paredes das artérias.

Isso ocorre porque os TCM reduzem os níveis de colesterol ruim (LDL) e triglicérides no sangue, ao mesmo tempo que aumentam os de HDL, o colesterol bom.

4. Auxílio no tratamento de diabetes

Outro efeito importante do uso regular de TCM é o do auxílio no controle da glicemia e da resistência à insulina.

Esses efeitos já foram demonstrados em estudos menores, e apontam para um potencial uso dos TCM como tratamento auxiliar do diabetes.

5. Suporte nutricional

Os TCM eram usados inicialmente para o tratamento nutricional em doenças gastrointestinais que causavam má digestão e absorção dos nutrientes, como:

  • Cirrose biliar primária;
  • Doença de Crohn;
  • Fibrose cística;
  • Síndrome do intestino curto.

O uso dos TCM nesse tipo de doença se deve ao fato de que essas gorduras são facilmente quebradas e absorvidas pelo organismo, auxiliando na nutrição desses pacientes.

Por este motivo, os TCM podem ainda ser adicionados a fórmulas para alimentação intravenosa de pacientes mais debilitados, que por algum motivo não possam se alimentar pelas vias normais.

6. Tratamento para epilepsia

Os TCM podem ainda ser usados em um tipo de dieta, a cetogênica, como tratamento para epilepsia resistente a medicamentos.

Esse tratamento se baseia em uma dieta pobre em carboidratos, de forma que o corpo entre em um estado chamado cetose. E é justamente a cetose que, segundo estudos, ajuda a reduzir o número de convulsões e tratar a epilepsia.

7. Ajuda a melhorar sintomas do mal de Alzheimer

Outro uso que está sendo estudado dos TCM é para o tratamento do mal de Alzheimer.

Um estudo recente publicado por pesquisadores chineses mostrou que o consumo diário de TCM está associado a melhora cognitiva de pacientes com quadros leves a moderados de Alzheimer.

O uso de TCM ajuda a emagrecer?

Incluir o uso de TCM no dia a dia ajuda a reduzir o apetite e a ingestão calórica. Então, pode-se dizer que eles ajudam sim no emagrecimento.

Entretanto, é necessário aliar o consumo dos TCM a uma dieta balanceada e a prática regular de exercícios.

Dicas de uso de suplemento TCM

Suplemento de TCM
Suplemento de TCM

Existem diversos suplementos de TCM disponíveis no mercado, e encontra-se facilmente eles em farmácias e lojas especializadas.

As doses ideais devem ser preferencialmente indicadas por um profissional habilitado, mas de forma geral o consumo mais comum é o de uma colher de sopa ao dia.

Também pode-se usar os óleos ricos em TCM como tempero para salada ou como óleo base para cozinhar. No entanto, não se deve aquecê-los acima de 150 graus, pois podem oxidar, o que afeta negativamente o seu gosto e suas propriedades.

Efeitos colaterais dos TCM

O uso de TCM é seguro para a maior parte das pessoas, mas ainda há a possibilidade de efeitos colaterais, como:

  • Diarreia;
  • Náuseas;
  • Vômito;
  • Irritabilidade;
  • Desconforto no estômago;
  • Gases.

No entanto esses efeitos podem ser minimizados ou eliminados, iniciando o uso com doses bem pequenas e aumentando conforme tolerado, ou tomando-os junto com algum alimento.

Contraindicações

Por ser processado principalmente pelo fígado, este tipo de gordura pode causar problemas em pessoas com doença hepática. Então, evite o uso de triglicerídeos de cadeia média se você tiver problemas neste órgão.

Outro ponto a ser levado em consideração é que, como não existem ainda dados sobre o uso de TCM durante a gravidez e o aleitamento, não se deve utilizá-lo nestas condições.

Fontes e Referências Adicionais

Você conhece alguém que use a suplementação de TCM e tenha obtido bons resultados? Tem vontade de experimentar? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (31 votos, média: 4,10 de 5)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

4 comentários em “Triglicerídeos de Cadeia Média (TCM) – O que são e benefícios”

  1. eu uso pra cozinhar essa gordura. A de palma é a melhor do mundo, não dá cheiro e vc se sente muito bem cozinhando com ela. Quem quiser enviamos para todo brasil. (94)99199-9997 Adiel Carliman

  2. sou iniciante e senti de imediato um desconforto estomacal. Vou diminuir a dose. Obrigada pelas informações.

  3. Sim, eu sou adpta ao oleo de COCO. Acredito ser um excelente nutritivo. Faco uso ha um ano , perdi peso sendo que a minha intencao nao era essa, mas quero recuperar uns dois quilos. Foi o melhor “alimento” que eu conheci desde que nasci. (Nunca e’ terde para conhecer alimentos saudaveis). Recomendo o oleo de coco NAO REFINADO! como fonte de energia, alem de ser suPER SABOROSO! cozinho todos os dias com oleo de coco, uso antes da maquiagem, apos banho etc.

    • Cuidado com o excesso. Meça rotineiramente o colesterol, os triglicérides e a função hepática para ver se não está em processo inflamatório acima do normal. Nada é bom em excesso, nem água.