Trimedal Dá Sono? Para Que Serve, Posologia, Indicação e Composição

Especialista:
atualizado em 04/08/2020

Confira se é verdade que o Trimedal dá sono, para que serve esse remédio, qual é a sua posologia, sua indicação e a sua composição de acordo com a bula.

Ao receber a indicação do médico para tomar um remédio, vale a pena conhecer de antemão os efeitos colaterais que o medicamento pode trazer, já que isso permite preparar-se para lidar com eles. Por isso, vale a pena conhecer as possíveis reações adversas do Trimedal, tentando entender se o medicamento dá sono ou não.

Afinal, a sonolência é um dos efeitos colaterais de medicamentos que mais incomodam, uma vez que ela tira a nossa disposição para exercer tarefas básicas e necessárias ao dia a dia como trabalhar, estudar, limpar a casa, preparar refeições saudáveis com cuidado e praticar exercícios físicos.

Tem enfrentado o sono em excesso mesmo sem fazer uso de remédios? Então confira outras possíveis causas para a sonolência excessiva e veja também opções de chás que tiram o sono que podem ser úteis.

Para que serve e composição de Trimedal

Trimedal é um remédio composto por paracetamol, maleato de dimetindeno, cloridrato de fenilefrina, rutosídeos e ácido ascórbico, cuja indicação refere-se ao alívio dos sintomas de gripes e resfriados comuns como dor, febre, espirros, coriza e congestão nasal.

A sua comercialização exige a apresentação da prescrição médica branca comum.

E então, será que Trimedal dá sono?

Para sabermos se Trimedal dá sono, resolvemos consultar a bula do medicamento, e segundo o documento, o remédio pode dar sono sim, uma vez que a sonolência é apresentada como uma das possíveis reações adversas do Trimedal.

Caso experimente uma sonolência acentuada enquanto estiver usando o medicamento, peça a ajuda de algum amigo, colega de trabalho ou parente para executar tarefas como cozinhar, dirigir veículos ou operar máquinas, que podem ser perigosas quando a pessoa está sonolenta, já que isso dificulta conseguir ficar totalmente focada.

Por outro lado, o uso do remédio também pode causar o efeito oposto – a falta de sono. Isso porque a bula do medicamento relata que a insônia é outra das possíveis reações adversas de Trimedal, que pode ser observada em pacientes com maior sensibilidade.

Entretanto, antes de culpar o medicamento pela ocorrência de uma falta de sono, vale a pena conhecer outras possíveis causas da insônia.

Outros efeitos colaterais de Trimedal

Além da sonolência, a bula de Trimedal informa que o medicamento pode provocar as seguintes reações adversas:

  • Palidez;
  • Aceleração do ritmo do coração;
  • Palpitações (batedeira);
  • Dor no peito;
  • Dor de cabeça;
  • Fraqueza;
  • Tonturas;
  • Tremores;
  • Ansiedade;
  • Inquietação.

A bula do remédio explica que essas reações podem ser observadas nos pacientes com maior sensibilidade. O documento também alerta que Trimedal contém corantes que podem provocar reações alérgicas eventualmente.

Caso experimente qualquer um dos problemas mencionados na lista acima ou ainda algum outro tipo de efeito colateral, procure rapidamente o auxílio médico. Isso é importante para verificar a real seriedade do sintoma em questão, receber o tratamento apropriado e saber se pode continuar ou não a fazer uso do medicamento.

Contraindicações e cuidados com Trimedal

O medicamento não pode ser utilizado nos seguintes casos:

  • Hipertensão arterial;
  • Angina grave;
  • Arritmias sérias;
  • Histórico de infarto do miocárdio;
  • Alergia a qualquer um dos componentes ou excipientes do remédio;
  • Gravidez;
  • Amamentação;
  • Ter menos que 18 anos de idade.

Já os seguintes casos exigem que a administração do remédio seja feita com cautela:

  • Pacientes idosos;
  • Hipertireoidismo (hiperatividade da glândula tireoide);
  • Problemas no ritmo de batimentos do coração (bradicardia, bloqueios cardíacos);
  • Problemas das coronárias;
  • Problemas graves do fígado ou dos rins.

O médico deverá ser informado quando a paciente descobrir uma gestação durante ou após a finalização do tratamento com Trimedal. Antes de começar a usar o medicamento, a mulher também precisa relatar ao médico se está amamentando.

Antes de começar o tratamento com Trimedal, o paciente precisa relatar ao médico ou farmacêutico todos os outros remédios, suplementos ou plantas que utilize para que o profissional de saúde verifique se não pode ser perigoso usar Trimedal ao mesmo tempo que a substância em questão.

Por exemplo, o medicamento não pode ser usado ao mesmo tempo em que outros produtos que sejam compostos por paracetamol e simultaneamente aos remédios que possuem ação no sistema nervoso.

As informações são da bula de Trimedal, que avisa que não deve-se tomar remédio sem o conhecimento do médico porque isso pode ser perigoso para a saúde.

Posologia de Trimedal

A bula do medicamento informa que a recomendação é tomar um comprimido a cada oito horas ou conforme outra orientação que for passada pelo médico. O documento ressalta que o paciente deve sempre seguir as orientações que forem passadas pelo médico e respeitar as dosagens, os horários de uso e a duração do tratamento que for estabelecida pelo profissional.

Outra advertência da bula do remédio é que o tratamento não deve ser interrompido sem o conhecimento do médico e que os comprimidos de Trimedal não podem ser partidos, mastigados ou abertos.

No caso de esquecer de tomar um comprimido, a orientação do documento é que deve-se aguardar até o horário da próxima dose para administrar o medicamento novamente. A bula enfatiza que os remédios não devem ser tomados fora do horário indicado pelo médico e que jamais deve-se tomar dosagens dobradas por ter esquecido a dose anterior.

Atenção: este artigo serve unicamente para informar e jamais pode substituir a leitura da bula na íntegra e a consulta ao médico que devem acontecer antes do início do tratamento com um medicamento, o que inclui Trimedal.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já que percebeu Trimedal dá sono ao tomar esse remédio? Pretende evitá-lo por conta desse efeito colateral? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário