Unha-de-Gato – Para Que Serve, Benefícios, Indicações, Cápsulas e Mais

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

Você já ouviu falar da unha-de-gato? Sabe o que é essa planta medicinal? Pois bem, trata-se de uma erva originária da floresta da Amazônia, que ainda pode ser cultivada na América Central e em outros lugares da América do Sul como a Bolívia, a Venezuela, o Peru e o Equador.

Utilizada desde a época dos incas na medicina alternativa, ela foi reconhecida em um congresso internacional patrocinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que aconteceu no Peru, como uma das plantas medicinais mais importantes do país.

Ela pode ser utilizada em formato de chá, cápsulas e tinturas (que são extratos concentrados de ervas, feitos com ervas picadas e álcool, que servem para conservar os compostos essenciais das plantas), extratos líquidos, cremes e tabletes.

É importante saber que estamos falando aqui da unha-de-gato cujo nome científico é Uncaria tomentosa e não da Ficus pumila, que também é chamada de unha-de-gato e é utilizada para cobrir muros e paredes no paisagismo.

As propriedades da unha-de-gato

Ela é conhecida por apresentar as seguintes propriedades:

  • Analgésicas;
  • Anti-inflamatórias;
  • Antioxidantes;
  • Antimutagênicas;
  • Antiproliferativas;
  • Antitumorais;
  • Antivirais;
  • Diuréticas;
  • Depurativas (desintoxicantes, combatem os radicais livres);
  • Hipotensivas (diminuição da pressão arterial).

Para que serve? As indicações e benefícios da unha-de-gato 

Agora, vamos conhecer alguns dos benefícios aos quais a erva está associada:

– Saúde digestiva

A medicina peruana utiliza a erva para o tratamento de problemas digestivos e estomacais. A planta medicinal é usada para auxiliar a tratar a diverticulite (inchaço, dor e inflamação no intestino grosso), a colite (inflamação no intestino), a gastrite, a hemorroidas e a síndrome do intestino permeável.

A unha-de-gato também pode ser indicada para ajudar a combater a inflamação associada à doença de Crohn. Com o alívio da inflamação, os sintomas da condição também são amenizados.

– Estímulo ao sistema imunológico 

Os alcaloides oxindoles encontrados na raiz e na casca da planta medicinal estimulam o sistema imunológico do organismo. 

Um experimento divulgado em 2001 administrou um suplemento com unha-de-gato para homens adultos pacientes de uma clínica em Nova Iorque antes que eles recebessem uma vacina contra a pneumonia. Resultado: os participantes registraram um aumento significativo em sua imunidade. 

– Efeito anti-inflamatório

A ação anti-inflamatória da unha-de-gato está associada ao efeito de amenizar problemas que surgem em decorrência de doenças como gota e artrite. Um estudo publicado no Journal of Rheumatology (Jornal da Reumatologia) concluiu que o extrato da erva pode ajudar a diminuir as dores nas articulações. 

– Diminuição da pressão arterial 

Pesquisas sobre a hipertensão mostraram que a unha-de-gato pode ajudar a diminuir a pressão arterial naturalmente, sendo usada para esse objetivo pela Medicina Chinesa Tradicional.

O efeito é atribuído a um alcaloide chamado hirsutina que atua como um bloqueador dos canais de cálcio no coração e nos vasos sanguíneos. Os bloqueadores dos canais de cálcio diminuem a pressão arterial ao impedir que o cálcio entre nas células do coração e nos vasos sanguíneos.

Além disso, eles alargam e relaxam os vasos sanguíneos, fazendo com que o sangue flua de maneira saudável e suave.

– Combate a herpes

Um estudo de 2011 divulgado no Food and Chemical Toxicology (Toxicologia Química e Alimentar, tradução livre) indicou que a unha-de-gato apresenta propriedades que combatem a herpes.

– Melhoria dos sintomas da artrite reumatoide e da osteoartrite

Um estudo de 2011 identificou que a ingestão de 100 mg de unha-de-gato desidratada e congelada por parte de pessoas diagnosticadas com osteoartrite nos joelhos ajudou a melhorar a dor associada a atividades.

Outra pesquisa publicada no Journal of Rheymatology (Jornal da Reumatologia, tradução livre) concluiu que um tratamento de 24 semanas com extrato de unha-de-gato resultou na diminuição de articulações doloridas em pacientes com artrite reumatoide ativa.

– Reparação do DNA

Um estudo de 2001 mostrou que o consumo de extrato de unha-de-gato solúvel em água durante oito semanas por pessoas adultas que já tinham sido submetidas a quimioterapia resultou na diminuição da danificação do DNA e um crescimento na reparação do DNA.

Outro experimento de 2006 concluiu que o extrato de unha-de-gato pode proteger as células da pele humana da morte em decorrência da radiação ultravioleta. O mecanismo de tal efeito acontece graças ao fato da planta aumentar a habilidade das células da pele para reparar os danos causados ao DNA pela luz ultravioleta.

– Auxílio ao tratamento de outras condições

A planta medicinal é usada para auxiliar o tratamento de diversas outras condições de saúde como: síndrome da fadiga crônica, asma, febre dos fenos, doença de Alzheimer, gonorreia, disenteria e dores nos ossos.

Uxi amarelo, unha-de-gato e o tratamento de miomas 

Conforme exibido no Globo Repórter, o uxi amarelo e a unha-de-gato podem ser utilizadas no auxílio ao tratamento de miomas e cistos. Uma das receitas consiste em tomar o uxi amarelo pela manhã e a unha-de-gato na parte da tarde. Uma reportagem do programa contou a história da professora Carla Ribeiro, que tinha miomas, que são tumores benignos, no útero e por conta disso não conseguia engravidar.

Ela contou que consumiu o chá de uxi amarelo e unha-de-gato para ajudar a reduzir os miomas e um mês depois já estava grávida.

Isso não significa que o tratamento médico do problema deva ser substituído pelo chá. Caso você tenha miomas ou cistos, converse com o seu médico a respeito da possibilidade de utilizar as plantas, porém, não deixe de seguir as orientações passadas por ele.

Unha-de-gato emagrece? 

Não encontramos dados concretos a respeito do fato da erva causar a perda de peso ou não. No entanto, o fato dela possuir propriedades diuréticas indica que ela pode promover a perda de peso líquido do organismo, diminuindo o inchaço do corpo.

É que por ser diurética, a planta promove a eliminação do excesso de líquido retido no corpo por meio da urina. Lembrando que a retenção de líquido é justamente uma das causadoras do inchaço.

Obviamente, isso não quer dizer que a erva causa a perda de peso instantânea. Existe apenas uma possibilidade de que ele ajude neste sentido. Entretanto, para quem deseja emagrecer, o ideal é seguir uma alimentação saudável, controlada, equilibrada e nutritiva, além de praticar atividades físicas com frequência para maximizar a queima de calorias. 

Como fazer chá de unha-de-gato

Ingredientes: 

  • 1 colher de sopa de folhas trituradas de unha de gato;
  • 1 l de água.

Modo de preparo:

  1. Juntar as folhas e a água em uma panela ou chaleira;
  2. Levar para ferver e deixar no fogo durante três a quatro minutos após a fervura iniciar;
  3. Retirar do fogo e deixar descansar por 10 minutos. Então, coar e servir-se. Não tomar mais do que duas a três xícaras do chá por dia.

Contraindicações

A unha-de-gato não deve ser consumida por mulheres que estejam grávidas ou amamentando os seus bebês. Ela também está contraindicada a pessoas que possuem doenças autoimunes, esclerose múltipla e tuberculose.

Pacientes transplantados, que estejam em uso de imunossupressores, o que inclui indivíduos que receberam transplante de medula óssea ou enxerto de pele, também não devem fazem uso da planta medicinal.

Pessoas diagnosticas com leucemia não devem fazer uso da erva porque ela pode piorar a doença. Quem sofre com distúrbios do sangue também não pode utilizar a planta, porque ela torna a coagulação do sangue mais lenta, o que pode aumentar os riscos de sangramento e hematomas nesses indivíduos.

Já quem tem histórico de úlcera péptica (ferida interna no esôfago, duodeno ou estômago) ou cálculos biliares, é preciso usar a erva com muito cuidado porque ela estimula as secreções ácidas no estômago.

Além disso, as pessoas diagnosticadas com doença de Parkinson devem consultar o médico antes de usar a erva. Existe um caso do ano de 2008 em que o paciente com a condição viu seu problema piorar após utilizar a erva e melhorar depois que o consumo foi interrompido.

Efeitos colaterais 

A planta é considerada segura se consumida em curto prazo, porém pode causar hipotensão – que é a pressão arterial baixa –, falência renal aguda, diarreia, náusea moderada, alterar a consistência dos intestinos, dor de cabeça e tontura.

Quem tem alergia a plantas da família Rubiaceae está propenso a sofrer com reações alérgicas ao utilizar a unha-de-gato.

Cuidados importantes

Antes de utilizar a planta medicinal para auxiliar o tratamento de qualquer tipo de condição, é fundamental consultar o médico e não deixar de lado as orientações passadas pelo profissional para lidar com o problema.

Caso você esteja fazendo uso de algum tipo de medicamento, é importante checar com ele se não existe a possibilidade de interação entre o remédio em questão e a unha-de-gato.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar da unha-de-gato e seus benefícios para saúde e boa forma? Conhece alguém que tenha consumido e obtido resultados com a planta medicinal? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (244 votos, média: 3,93 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

79 comentários em “Unha-de-Gato – Para Que Serve, Benefícios, Indicações, Cápsulas e Mais”

  1. Oi…. Comecei tomar esses dois remédios esse mês…. Tenho mioma de 5cm… To bem confiante..tomo chá da casca… Será que irei obter resultado??

  2. eu gostaria de saber se tens que tomar logo ao comecar a menstruacao ou mesmo tomas normalmente mesmo estar de periodo nao paras de tomar

    • como é que posso ter eu gostaria de tomar o cha porque estou um bom tempo a tentar conceber e nao consigo, entao como ter o cha

      • Esse chá não pode ser tomado por mulheres gravidas e nem lactantes, por esse motivo tome ele logo q iniciar o período da menstruação até sua ovulação, depois pare e espere menstruar novamente para continuar tomando, caso não menstrue não volte a tomar, vai fazer um exame para ver se não esta gravida, caso não esteja inicie novamente o tratamento. Faça isso por 6 meses e depois de uma pausa, pois não devemos ficar tomando esse chá por muito tempo.

  3. comecei a tomar esses chás , tem 4 dias . Eu comecei a tomar no primeiro dia da menstruação. Porém no segundo dia parou e não desceu mais . E em seguida estou sentindo muita cólica e uma dor no pé da barriga . Isso pode acontecer ?? É normal ?? Se alguém puder me ajudar . Obrigada . Comecei a tomar para fazer meu tratamento pois tenho o Policístico. Aguardo retorno de alguém

    • Tomo ele com frequência..muito bom …essas dores no ovario policisto é normal tenho ovario policistico ..sinto dor principal mente qdo chega perto da obulacao