Vale a Pena Comer Apenas a Clara do Ovo?

Especialista:
atualizado em 29/01/2020

Antes de quebrar o seu próximo ovo, pare e pense. Essa comparação que estamos prestes a fazer pode ajudá-lo a decidir se você deveria comer apenas as claras ou passar a comer o ovo inteiro.

Clara

  • 17 calorias;
  • 0,2g carboidratos;
  • 3,6g proteínas;
  • 0g gordura;
  • Contém potássio.

Ovo inteiro

  • 78 calorias;
  • 0,6g carboidratos;
  • 6g proteínas;
  • 5g gordura;
  • Ainda contém: vitamina D, magnésio, cálcio, ferro, vitamina A, potássio, vitamina B6 e vitamina B12.

Como você pode ver, as claras contêm uma boa quantidade de proteína, muito poucos carboidratos, zero gordura e potássio. As gemas são onde a gordura e o colesterol estão, e é por isso que muitas pessoas as evitam. Mas elas também contêm toneladas de nutrientes – quase a mesma quantidade de proteína que as claras, bem como vitamina A, vitaminas do complexo B, como B12 e folato, vitamina D, cálcio, ômega-3 e ferro.

Então, o que é mais saudável? A escolha depende de você e do que sua saúde precisa. Se você está tentando obter mais proteína (para ganhos musculares) e evitar o colesterol, as claras são uma ótima opção. Mas você pode adicionar uma ou duas claras a um ovo inteiro para que você também obtenha os nutrientes tão necessários que apenas a gema fornece.

Se é com o colesterol você está preocupado, o limite recomendado é de cerca de 300 mg por dia – um ovo inteiro contém 211 mg. Isso significa que você pode desfrutar de um ovo por dia, se quiser (ou dois, algumas vezes por semana), mas é importante ter em mente a quantidade de carne, queijo e outros produtos lácteos que sua dieta contém, para não exceder os 300 mg por dia.

Você costuma comer apenas as claras dos ovos em sua dieta ou consome-os inteiros? Por que motivo? Isso reflete seus objetivos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 4,29 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário