Vertix engorda ou emagrece? Para que serve?

Especialista:
atualizado em 09/12/2020

Entenda se o medicamento Vertix engorda ou emagrece ou se não há motivo para se preocupar em relação a mudanças no peso ao tomar o remédio.

  Continua Depois da Publicidade  

Vertix (dicloridrato de flunarizina) é um medicamento de uso oral e adulto destinado ao tratamento de:

  • Distúrbios de equilíbrio de origem vestibular: vertigens (tonturas), doença de Ménière (doença caracterizada por tontura, perda de audição e zumbidos) e outras disfunções do labirinto (cujo principal sintoma é a tontura);
  • Doenças cerebrovasculares crônicas, atuando em sintomas como alterações de memória, confusão mental, distúrbios do sono, dificuldade de atenção e sintomas comportamentais;
  • Aterosclerose cerebral (estreitamento das artérias do cérebro), sequelas funcionais pós-traumas no cérebro;
  • Doenças vasculares periféricas (doença dos vasos sanguíneos), claudicação intermitente (sensação de cãibra nas pernas durante os exercícios);
  • Síndrome de Raynaud (alteração do fluxo sanguíneo nas extremidades do corpo humano em situações de temperatura baixa ou estresse), tromboangeíte obliterante (doença vascular inflamatória oclusiva);
  • Alterações da circulação sanguínea nas extremidades do corpo associadas à diabetes mellitus (angiopatia diabética);
  • Profilaxia (prevenção) da enxaqueca (com ou sem aura).

Para comprar o medicamento, é necessária a apresentação da receita médica.

Será que Vertix engorda ou emagrece?

Para sabermos se Vertix engorda ou emagrece, recorremos à bula do medicamento na versão comprimidos. E, de acordo com o que o documento nos informa, podemos dizer que o remédio pode provocar o aumento do peso.

Isso porque o ganho de peso foi mencionado na bula como um dos possíveis efeitos colaterais do medicamento. Entretanto, como se trata de uma reação de frequência desconhecida, não sabemos se as possibilidades de que ela ocorra são elevadas ou baixas.

De acordo com relatos de usuários e especialistas, é possível ganhar de 2 quilos a 4 quilos, em média, com o uso contínuo do Vertix.

Ou seja, embora não possamos afirmar que o Vertix engorda todos os pacientes que utilizam o medicamento, podemos dizer que é possível que ele provoque a elevação do peso corporal.

Portanto

Ao receber a indicação de utilizar o Vertix por parte do médico, vale a pena perguntar a ele quais estratégias pode adotar para evitar que o medicamento provoque o aumento do peso.

Por exemplo, você sabia que alimentos superprocessados adicionam calorias à dieta todos os dias, causando ganho de peso?

Já se você perceber que engordou durante o tratamento com Vertix, principalmente se isso acontecer de maneira significativa, informe ao médico para saber o que pode ser feito para reverter o problema e como deve proceder em relação ao uso do remédio.

  Continua Depois da Publicidade  

Vertix emagrece?

A mesma recomendação serve para quem perceber que o Vertix emagrece durante o tratamento com o remédio, ainda que a perda de peso não seja apontada como uma possível reação adversa de Vertix.

Assim como o ganho de peso, a diminuição de peso expressiva e sem motivo aparente pode representar problemas para a saúde. Portanto, deve-se informar o médico a respeito disso.

Efeitos colaterais, contraindicações e outros cuidados

Acesse o bulário da Anvisa e leia toda a bula de Vertix para compreender melhor as suas indicações, tomar conhecimento dos seus efeitos colaterais e contraindicações e ficar ciente dos demais cuidados para com o tratamento com o medicamento.

Você já tinha ouvido falar que Vertix engorda ou emagrece? Tem receio de utilizá-lo por conta de um possível efeito colateral? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário