Xantina Emagrece? O Que é, Como Funciona, Creme e Dicas

Especialista:
atualizado em 25/04/2017

Quem gosta de se informar sobre as novas tendências para emagrecer já deve ter ouvido falar da xantina. Esta substância, apesar de muito presente no nosso dia-a-dia, é ainda pouco conhecida, principalmente quando falamos em cremes cosméticos à base de xantina.

A xantina é uma substância que promete eliminar a gordura localizada, podendo até dobrar a quantidade de gordura que é queimada através da massagem localizada feita com cremes que possuam esta substância em sua composição.

No entanto, pouca gente sabe que a xantina está presente na nossa alimentação praticamente em todos os dias, quando consumimos bebidas com cafeína, como café, chás, energéticos, refrigerantes e até mesmo chocolate. Além da cafeína, existem outros tipos de xantinas estimulantes, como a teobromina e a teofilina.

Quando falamos de cremes com xantina em sua composição, pensamos imediatamente na perda de peso e de medidas. Isso porque esta substância tem sido relacionada a uma eficaz diminuição da gordura localizada. Mas será que é verdade que a xantina emagrece mesmo?

Existem marcas nacionais e importadas que oferecem produtos cosméticos com xantina em sua composição e, por isso, vamos falar um pouco mais sobre o que é esta substância, como funciona e descobrir se a xantina emagrece mesmo.

O que é xantina?

A xantina é um composto orgânico produzido por todas as células do corpo humano e também por algumas plantas e animais. Ela é muito abundante, mas poucas pessoas sabem do que se trata.

Em geral, as xantinas são substâncias estimulantes cerebrais e psicomotoras. Os tipos mais comuns de xantina são as cafeínas, encontrada em cafés e em menores quantidades em chás, as teofilinas, presentes também em chás, e as teobrominas, encontradas no cacau e, consequentemente, no chocolate.

Estudiosos descobriram a capacidade de estimular a queima de gordura quando alguns tipos de xantina são aplicados diretamente na pele. Foi assim que surgiram os cremes à base de xantina que prometem diminuir medidas, queimando grandes quantidades de gordura localizada.

Como funciona?

A xantina em forma de creme promete acelerar a queima de gordura, diminuindo até mesmo a celulite. Isso é possível por conta de sua composição química, que consegue estimular a quebra das células de gorduras pelo processo que se chama lipólise.

Cada creme vai utilizar um tipo de xantina, já que existem vários. Os mais comuns, no entanto, são a aminofilina e teofilina. Estas duas substâncias são capazes de estimular a queima de gordura de forma eficaz, mas outros tipos de xantina também podem produzir este efeito.

Estes compostos, a aminofilina e teofilina, são tão poderosos que também conseguem separar as células de gordura acumulada, facilitando o processo de lipólise.

Alguns estudos foram realizados para confirmar a eficácia da xantina em cremes cosméticos que prometem reduzir medidas. Em uma pesquisa recente, 134 mulheres utilizaram um creme à base de xantina em suas pernas e quadris ao longo de um mês.

Os pesquisadores notaram que cerca de 80% das mulheres que completaram o tratamento com o creme de xantina atingiram uma redução significante de medidas nas coxas, enquanto cerca de 70% viram bons resultados na diminuição dos quadris.

Vale registrar que uma parcela de médicos não acredita que os resultados sejam relevantes no quesito queima de gordura de fato.

Fontes alimentares de xantina

Além de ser encontrada em cremes cosméticos, a xantina é consumida através da dieta com muita frequência, principalmente para quem não dispensa um cafezinho. Isso porque a cafeína é uma forma de xantina.

Além do café, outra forma natural consumir a xantina é através dos chás. Os chás branco, verde e preto possuem menor quantidade de cafeína do que o café, mas também são fontes de xantina.

A ingestão de xantina por via oral pode ser benéfica para a perda de peso, já que ela funciona acelerando o metabolismo e influenciando positivamente na queima de gordura.

Os chocólatras podem gostar de saber que o chocolate também é fonte de xantina, já que o cacau tem em sua composição uma substância chamada teobromina, um outro tipo de xantina. É claro que a quantidade de xantina no chocolate vai depender da quantidade de cacau, sendo que os chocolates amargos possuem maior teor em sua composição.

Mas afinal, xantina emagrece?

Se a xantina for consumida através da alimentação, como em cafés ou chás, ela pode ter um efeito termogênico, já que se trata de cafeína. Existem alguns suplementos alimentares que contêm xantina em sua composição e prometem ajudar na perda de peso.

Já a xantina em creme vai trabalhar de uma forma diferente. A xantina em forma de creme cosmético contém dois princípios ativos importantes, a aminofilina e a teofilina. Estas substâncias têm o poder de estimular um tipo de receptor das células de gordura, acelerando a quebra destas células, ou seja, melhorando a queima de gordura localizada.

Atualmente, existe uma grande variedade de produtos nacionais e importados que se utilizam da xantina para ajudar na perda de gordura e de medidas. É importante que o uso seja contínuo para que os resultados sejam sentidos.

Especialistas indicam que, ao usar cremes a base de xantina para emagrecer, uma forma de potencializar os resultados é fazendo uma esfoliação antes de aplicar o produto, permitindo que ele penetre na pele com maior facilidade.

Outro ponto importante é o de que o uso de cremes a base de xantina devem ser usados regularmente, já que os resultados irão começar a aparecer depois das primeiras quatro semanas.

Dicas

Para melhorar ainda mais os resultados da aplicação de cremes com xantina, uma dica interessante é a de fazer o uso dos cremes e também consumir chás que possuam a xantina em sua composição, como o chá verde ou o chá preto. Isso, de acordo com especialistas, pode potencializar os efeitos do creme.

Outra dica é esfoliar a pele com frequência, pois assim você estará retirando as células mortas que podem dificultar que o creme e seus princípios ativos penetrem na pele.

Você conhece alguém que utilize e afirme que algum creme que contenha xantina emagrece? Pretende experimentar esse produto? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (29 votos, média: 3,83 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

3 comentários em “Xantina Emagrece? O Que é, Como Funciona, Creme e Dicas”

  1. Sim eu conheço um Mousse Anticelulite da marca Ashrei Cosméticos Profissionais que é a base de cafeína. Ele é ótimo deixou minha pele maravilhosa e tratou a celulite.