Xantinon Emagrece? Para Que Serve e Como Tomar

Especialista:
atualizado em 14/09/2015

Todo mundo provavelmente já está careca de saber que não existe fórmula mágica para o emagrecimento. Mesmo assim, ao escutar a respeito de um medicamento que parece causar efeito, algumas pessoas saem correndo atrás do produto, com a esperança de finalmente se livrar dos indesejados quilinhos a mais sem ter muito sofrimento.

No entanto, o que essa turma não entende é que ao ir atrás de um remédio sem orientação médica ou informações sobre seus efeitos, eles podem colocar a saúde em risco e nem ao menos obter o efeito desejado de perda de peso.

E se pararmos para pensar um pouco, não custa nada tirar um tempinho para pesquisar sobre esses tipos de produtos, não é mesmo? E para facilitar ainda mais essa tarefa, vamos falar sobre um dos remédios associados à eliminação de peso, o Xantinon.

O que é isso? Para que serve? E será que o Xantinon emagrece ou é tudo mentira? Para descobrir como tomar este medicamento e a resposta desses e outros questionamentos, continue lendo.

O que é? 

Produzido pelo laboratório Nycomed Pharma, o Xantinon é encontrado em embalagens de comprimidos revestidos em versões de 20, 30 e 100 unidades. Ele está classificado na categoria terapêutica dos medicamentos digestivos e não é necessária a apresentação de receita médica para o consumidor comprar o remédio e levá-lo para casa.

Para que serve o Xantinon? 

O remédio serve para o tratamento de transtornos metabólicos hepáticos, doença hepática gordurosa não alcoólica, dispepsias (sensações de peso e sonolência que são experimentados ao término de uma refeição), dificuldade na digestão, náusea, vômito, excesso alimentar, enxaqueca digestiva, intolerância aos alimentos gordurosos e mal estar causado pela ingestão de bebidas alcoólicas.

Na composição do medicamento são encontradas a metionina e a colina, dois nutrientes importantes para o metabolismo de gorduras e proteínas presentes no fígado. Esses dois componentes também atuam evitando o acúmulo de gordura, retirando o excesso de gorduras e agentes tóxicos no órgão, facilitando o funcionamento da bile – fluido produzido pelo fígado que age na digestão de gorduras e absorção de nutrientes provenientes dos alimentos –, o que proporciona um funcionamento mais eficaz desse órgão.

Xantinon emagrece?

A ideia de que Xantinon emagrece pode estar relacionada ao efeito de diminuir a quantidade de gordura encontrada no fígado. Entretanto, se não é possível afirmar com todas as letras que a utilização do medicamento resultará em eliminação de peso corporal, tendo em vista que o emagrecimento não é citado como um dos efeitos colaterais trazidos pelo produto, podemos dizer sim que a manutenção de um fígado saudável, que pode ser fruto do tratamento com o remédio, colabora indiretamente com a perda dos quilinhos em excesso.

Isso porque um fígado limpo faz parte de um organismo saudável, que traz também um metabolismo funcionando de maneira adequada. E quando o metabolismo trabalha de maneira eficiente, o processo de queima de gorduras também é melhor, o que auxilia a perda de peso.

Entretanto, não basta cuidar do fígado para que isso aconteça. É necessário certificar-se que os outros órgãos do corpo também estejam funcionando bem e saudáveis e, principalmente, seguir uma dieta saudável e equilibrada, para além de perder e não ganhar peso, conseguir também manter a saúde do organismo.

Até porque, de que adiantará tomar o remédio para eliminar a gordura do fígado e depois que o tratamento terminar, continuar comendo alimentos que trazem o acúmulo de gordura na região? Portanto, quem sofre com esse tipo de problema deve dar prioridade a alimentos como legumes, frutas, leite desnatado, arroz, mel, gelatina, ovos, carnes magras e queijo branco e passar longe de bebidas alcoólicas, chocolate, salsicha, bacon, linguiça, requeijão, mortadela, maionese, margarina, manteiga, pizza e condimentos.

Além disso, para quem quer emagrecer e manter a boa forma é aconselhável a prática frequente de uma atividade física, algo que aumentará o gasto calórico e, consequentemente, contribuirá com a perda de peso.

Ou seja, se o Xantinon emagrece para algumas pessoas, é por resultado de uma série de esforços e não somente da simples ingestão do medicamento.

Como tomar? 

É indicado que o remédio seja tomado via oral, engolido por inteiro e seguido pela ingestão de um pouco de água. Orienta-se que a dosagem seja de três a quatro comprimidos por dia, mudando somente de acordo com o critério médico.

Em relação a isso, vale dizer aqui que mesmo que a substância seja comercializada sem a apresentação de receita médica, o ideal é que o seu médico de confiança indique e acompanhe o tratamento, para indicar a dosagem, frequência e duração de seu uso, além de determinar se a utilização é realmente necessária.

Efeitos colaterais, cuidados e contraindicações 

Não há registro de reações adversas com a ingestão de Xantinon usado na dosagem recomendada. Entretanto, caso você venha a sentir algum efeito inesperado oriundo do produto, não demore muito para avisar ao médico de sua confiança.

Como ainda não existem estudos relacionados sobre o seu uso em crianças, não é recomendado que o medicamento seja administrado em indivíduos menores de 12 anos de idade.

Os pacientes com insuficiência hepática devem consultar o seu médico de confiança antes de começar a usar o produto. Já as pessoas com alergia a algum dos componentes da fórmula não devem ingerir a substância, daí a importância de sempre avaliar bem as informações contidas no rótulo do medicamento.

Você conhece alguém que tenha utilizado o tratamento e afirme que o Xantinon emagrece? Utilizaria este medicamento? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (506 votos, média: 3,87 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário