Publicidade

 

Água de arroz

7 Benefícios da Água de Arroz para Pele e Cabelo

Existe uma diversidade enorme de produtos e marcas que prometem maravilhas para a pele e o cabelo. Mas também existem receitas caseiras – e bem mais baratas – que podem ajudar em relação à saúde e beleza dessas áreas do corpo.

Publicidade

Vamos conhecer, por exemplo, alguns dos benefícios da água de arroz para pele e cabelo? Como fazer e como utilizar a água de arroz?

7 benefícios da água de arroz para pele e cabelo

Cabelos 

Conhecido das mulheres japonesas, o hábito de lavar os cabelos com a água de arroz está associado aos benefícios de:

1. Estimular o crescimento capilar

2. Fortalecer os fios

3. Melhorar a saúde do couro cabelo

Existe também uma versão industrializada da água de arroz, que além de fortalecer os fios, oferece brilho e forma aos cabelos e é composta por óleos essenciais como lavanda, argan e alecrim.

O óleo de lavanda é conhecido por beneficiar o crescimento dos cabelos. Já o óleo de argan ajuda a deixar os fios sedosos, brilhantes e macios, atua na reposição da proteína capilar e contribui para que os cabelos fiquem mais disciplinados, sem frizz, afastados das pontas duplas e ganhe um balanço a mais.

Publicidade

Por sua vez, o óleo de alecrim combate a queda e a caspa, além de também contribuir para o crescimento dos cabelos.

Pele 

4. Combate as rugas

A água de arroz é composta por uma substância conhecida pelo nome de pitera. Trata-se de um poderoso antioxidante, que atua no combate às rugas. Entretanto, não é só isso que ele faz, ele também está associado a outros benefícios no que refere-se à pele:

5. Rejuvenescimento da pele

O antioxidante pitera também atua em relação ao rejuvenescimento da pele.

6. Eliminação de manchas no rosto

Limpar o rosto com a água de arroz auxilia a eliminar manchas da pele. De acordo com o que a cosmetóloga e esteticista Roseli Siqueira, o amido que é solto no líquido por meio do arroz ajuda a devolver a uniformidade à pele. 

7. Combate às espinhas

Acredita-se que a água de arroz para espinha funciona e que possa contribuir com o combate ao indesejável problema. Isso porque o amido encontrado no líquido funciona como um antisséptico, que ajuda a secar as espinhas e controla a oleosidade da pele.

Peles oleosas favorecem o desenvolvimento de espinhas devido ao fato do excesso de gordura que é expelido nesse tipo de pele.

Publicidade

A água de arroz clareia a pele?

Apesar de associada a esse benefício, a água de arroz não traz efeitos significativos em relação ao clareamento da pele. Quem afirmou isso foi a dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Sylvia Ypiranga.

De acordo com Ypiranga, trata-se de um método caseiro, que não possui embasamento científico e não é composto por agentes clareadores conhecidos ou encontrados na concentração apropriada para resultar em tal efeito.

Receitas de água de arroz

Agora que já conhecemos vários benefícios da água de arroz para pele e cabelo, que tal aprendermos algumas maneiras de preparar o líquido em casa? 

Receita 1

Ingredientes: 

  • 3 colheres de sopa de arroz;
  • 250 ml de água.

Modo de preparo:

  1. Colocar o arroz dentro de um recipiente e cobrir com a água;
  2. Deixar descansar durante alguns minutos. Então, mexer a mistura e, assim que ela estiver esbranquiçada, estará pronto para uso.

Receita 2

Ingredientes:

  • 1 xícara de arroz;
  • Água.

Modo de preparo:

  1. Colocar uma xícara de arroz dentro de uma panela. Cobrir com água, até atingir dois dedos acima dos grãos;
  2. Cozinhar até a água do arroz ficar branca. Coar e reservar a água do arroz em um pote, separando-a dos grãos, que poderão ser aproveitados em alguma receita culinária. Esperar a água esfriar antes de aplicá-la no rosto.

Receita 3 – para eliminar manchas do rosto

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de arroz parabolizado;
  • Água mineral.

Modo de preparo:

  1. Juntar o arroz e a água mineral em uma tigela pequena. Deixar descansar por até 12 horas;
  2. Após, apertar os grãos de arroz ainda na água, com o auxílio de um pano de prato;
  3. Com uma peneira, separar os grãos e deixar a água descansar ao longo de cinco minutos.

Como utilizar água de arroz para o rosto

Antes de aplicar o produto, recomenda-se lavar o rosto com o sabonete habitual. Então, com o auxílio de um algodão, passar a água de arroz no rosto. Começar a aplicação pela testa e passar em todo o rosto, além do pescoço e do colo.

A orientação é que a água seja aplicada antes de dormir e passada novamente no dia seguinte, no período da manhã, antes de colocar o protetor solar.

Como utilizar a água de arroz no cabelo 

A recomendação é lavar os cabelos normalmente com o shampoo de sua preferência. Então, aplicar e massagear o couro cabeludo com a água de arroz, desde a raiz até as pontas. Deixar o produto agir durante o período de 10 a 15 minutos no cabelo. Depois é só enxaguar e aguardar para conferir se o resultado saiu conforme o esperado.

Cuidados 

Antes de aproveitar os benefícios da água de arroz para pele e cabelo, consulte seu dermatologista de confiança e certifique-se de que o produto é realmente apropriado para o seu caso.

Isso é apenas uma forma de ter segurança. Até porque a dermatologista Sylvia Ypiranga garantiu que a água de arroz pode ser utilizada sem riscos, devido ao fato do arroz ser um adstringente natural.

Por não ser composta de álcool, a cosmetóloga e esteticista Roseli Siqueira, afirma que não existem riscos de que a água de arroz resseque ou desidrate a pele.

Na hora de escolher o arroz utilizado no preparo da água, Roseli recomenda a versão que sofreu o menor número de alterações químicas, como é o caso do arroz parabolizado.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você já conhecia estes benefícios da água de arroz para pele e cabelo? Tem curiosidade de experimentá-la? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (12 votos, média: 4,25 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

4 comentários

  1. Eu já venho usando a água de arroz já algum tempo e tenho notado uma enorme diferença em minha pele, e por ser uma pele bem madura pois tenho 53 anos, estou me sentindo jovem…com uma pele de dar inveja, e o meu colo e pescoço também… muito satisfeita!

  2. Maria Isabel de Figueiredo

    NÃO SABIA. MAS GOSTEI MUITO DE TODAS, VOU USA-LAS NO MEU DIA DIA.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×