Conheça a Ilha Paradisíaca Onde Ninguém Tem Acne Devido à Excelente Dieta

Imagine uma pequena e remota ilha tropical cercada por água cristalina, onde os produtos frescos e peixes são abundantes, a atmosfera da população é otimista e feliz, e finalmente – a acne é inexistente. Estes são muitos aspectos para uma ilha paradisíaca, mas ela não é dos sonhos – pois de fato existe.

Quando se pesquisa a palavra “Kitava”, muitos dos primeiros resultados são a dieta de Kitava e seus benefícios incríveis para a saúde. A ilha, localizada na Papua Nova Guiné, praticamente não é influenciada pelos hábitos alimentares do Ocidente – a maioria da sua dieta consiste em tubérculos (inhame, batata doce e taro, também conhecido como inhame dos Açores), bem como frutas locais (majoritariamente coco), peixes e legumes.

A dieta em geral é elogiada por sua relação direta com o bem-estar de seus seguidores. Moradores de Kitava, além de não terem acne, muito raramente possuem diabetes, doenças cardiovasculares ou demência.

Staffan Lindeberg, médico e professor de medicina familiar, foi um dos primeiros a descobrir a dieta fascinante do povo de Kitava. Embora seja uma dieta bastante simples e natural, o fascínio reside no fato de que esta pequena ilha é uma das últimas populações na terra a seguir ainda a mesma dieta que os seus povos indígenas.

Lindeberg e sua equipe notaram que dos 1200 participantes examinados na ilha, não foi observado nenhum caso de acne durante o estudo de 843 dias. E isso incluiu 300 indivíduos com idade entre 15 e 25 anos, quando a acne é mais prevalente.

Os pesquisadores concluíram que a genética não desempenhou um papel na pele limpa desses indivíduos também – grupos geneticamente semelhantes e que não seguem esta dieta saudável baseada em plantas são mais suscetíveis a condições médicas ocidentais comuns. A prática de exercícios também não era um fator notável na ausência da acne – os pesquisadores observaram que as pessoas de Kitava realmente não eram muito ativas.

Então devemos todos mudar para uma dieta rica em tubérculos como a dos Kitavanos? Em suma, não faria mal (embora seja primordial consultar-se com um médico antes de alterar completamente a sua dieta).

Dieta de Kitava

Inhame e batata doce são abundantes em vitamina C, que ajuda a promover a cicatrização, o crescimento e a reparação de tecidos dentro do corpo. “Não só são tubérculos ricos em fibras, que é útil para reduzir o colesterol LDL e resistência à insulina, mas também ajudam a alimentar as bactérias no seu intestino.”

A saúde intestinal pode ser um fator primordial não reconhecido da ausência de acne, já que a flora intestinal saudável reduz a inflamação que pode aparecer como acne, psoríase, rosácea e outras condições de pele.

Os tubérculos (bem como muitos dos outros alimentos na dieta Kitavana, como frutas e legumes verdes) também têm um baixo índice glicêmico, o que significa que eles não vão elevar rapidamente seus níveis de açúcar no sangue.

Alimentos com um índice glicêmico elevado (alimentos processados, ricos em açúcares e carboidratos) aumentam os níveis de insulina, promovendo a inflamação e a produção de hormônios que aumentam a atividade nas glândulas oleosas. No entanto, note que as batatas brancas realmente não entram nesta categoria de amigável para a saúde da pele: elas têm um índice glicêmico de 85, enquanto batata doce tem um IG de 54.

Como mencionado anteriormente, os cocos desempenham um papel importante na dieta dos moradores de Kitava. Eles os usam de todas as formas: cru, como água de coco e como óleo para cozinhar. Cocos têm propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e antifúngicas, tornando-os a arma perfeita para evitar a acne.

Os triglicérides de cadeia média presentes nos cocos também promovem bactérias intestinais saudáveis, que desempenham um papel essencial para manter a pele limpa, reduzindo os níveis de inflamação. Outra gordura saudável que os Kitavanos comem é o ômega-3 encontrado em peixes. Estes também ajudam a promover as bactérias intestinais saudáveis.

Álcool, café, laticínios e grãos refinados mal desempenham um papel na dieta dos Kitavanos;

Não coincidentemente, eles são todos itens que afetam negativamente o corpo e causam condições de pele. Portanto, não é de se admirar que as sociedades ocidentais sejam mais propensas à acne (vinho, pizza, macarrão, queijo e todas essas coisas ruins e tão gostosas).

Se você está preocupado, há uma pequena chance que você seja capaz de seguir este tipo de dieta. Caspero recomenda tentar mudar aos poucos:

“Tente reduzir a ingestão de açúcar, bebidas açucaradas e itens que contêm adição de açúcar. Com tantas opções de produtos sem lactose no mercado, é fácil reduzir a ingestão de produtos lácteos. Apesar de sua ingestão de peixes, os Kitavanos comem uma dieta predominantemente baseada em plantas, que é consistentemente provada como a melhor dieta para a redução de doenças crônicas e aumentar a longevidade. Limpar a sua pele é apenas um bônus.”

Você acredita que conseguiria seguir uma dieta como essa do povo de Kitava? Já tinha ouvido falar nessa ilha paradisíaca e cheia de saúde? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*