DHEA

DHEA: O Que é, Benefícios, Efeitos Colaterais e Como Tomar

Suplementos de DHEA são usados por pessoas que querem aumentar o desejo sexual, criar músculos, combater os efeitos do envelhecimento e melhorar algumas condições de saúde, mas não há evidências suficientes de que esses benefícios sejam verdadeiros. A seguir você encontra o que a ciência sabe sobre esse suplemento, para que serve, quais são seus benefícios e efeitos colaterias, e o que mais você precisar saber.

O que é DHEA?

DHEA (desidroepiandrosterona) é um hormônio produzido pelas glândulas adrenais do corpo. Os suplementos de DHEA são produzidos a partir de soja ou inhame selvagem.

Não se sabe ainda tudo o que a DHEA pode fazer, mas sabe-se que é um precursor dos hormônios sexuais masculinos e femininos, incluindo testosterona e estrogênio.

A produção de DHEA no corpo atinge seu pico depois dos vinte anos e começa a diminuir depois dos trinta. A diminuição é mais rápida nas mulheres do que nos homens. Níveis mais baixos de DHEA também podem ser encontrados em pessoas com transtornos hormonais, HIV/AIDS, Mal de Alzheimer, doenças cardíacas, depressão, diabetes, inflamação, transtornos no sistema imune e osteoporose. Corticosteroides, anticoncepcionais orais e agentes de tratamento de transtornos psiquiátricos também podem diminuir os níveis de DHEA.

O suplemento de DHEA é geralmente usado para tratamento de desequilíbrios hormonais, mas fabricantes começaram a anunciar o produto como uma cura mágica para muitas coisas, como perda muscular, perda de peso, osteoporose e depressão. A DHEA também foi ligada a uso por atletas como doping. Atualmente, a DHEA é rotulada desde “fonte da juventude” até fraude.

Qual a verdade? Para que serve a DHEA? Continue lendo e descubra.

Benefícios da DHEA

Há poucos estudos bem formulados que testam os efeitos dos suplementos de DHEA. Não há evidências suficientes da eficácia de DHEA no tratamento de insuficiência adrenal, síndrome metabólica, depressão, HIV/AIDS, síndrome da fadiga crônica, sintomas da menopausa, doença cardíaca, câncer de mama, infertilidade, diabetes ou Mal de Parkinson.

Além disso, também não há evidências que apoiam o uso de suplemento de DHEA como medicamento anti-idade ou para ajudar na perda de peso. O suplemento também parece não ter efeito para aumentar a libido, aumentar a força muscular ou proteger contra o Mal de Alzheimer.

Entretanto, há pesquisas que apoiam a utilidade dos suplementos de DHEA em certas condições. Aqui estão algumas delas.

Osteoporose

Tomar DHEA em forma oral parece aumentar a densidade óssea em mulheres e homens mais velhos com osteoporose. Um estudo de 2002 publicado no Chinese Medical Journal relatou que após seis meses de tratamento, 44 homens com osteoporose experimentaram um aumento significante na densidade óssea em comparação ao grupo de controle.

Esquizofrenia

De acordo com um estudo de 2003 do Archives of General Psychiatry, aumentar os níveis de DHEA pode ajudar a diminuir sintomas de ansiedade e depressão em pessoas com esquizofrenia. De acordo com os autores do estudo, DHEA também pode ajudar a melhorar o humor, aumentar o bem-estar e a energia em pessoas com esquizofrenia.

Disfunção Erétil

A suplementação com DHEA pode ajudar com a disfunção erétil, mas não se ela for causada por diabetes ou problemas nos nervos.

Embora sejam poucos os estudos que testaram a DHEA em pacientes com disfunção erétil, um deles mostra que homens que receberam uma dose diária do suplemento por seis meses tiveram uma melhora significativa na habilidade de alcançar e manter uma ereção. Os pacientes do grupo de controle não tiveram nenhum tipo de melhora.

Efeitos Colaterais da DHEA

A DHEA é um hormônio, e portanto, deve ser tomado sob a supervisão e recomendação de um médico. Crianças e mulheres grávidas ou lactantes não devem usar DHEA.

Os efeitos colaterais incluem acne, insônia, fadiga, pele oleosa, dor abdominal, perda de cabelo, congestão nasal, aumento dos níveis de colesterol, batimento cardíaco rápido ou irregular e palpitações.

Em mulheres, a DHEA também pode causar mudanças no ciclo menstrual, crescimento de pelos faciais e engrossamento da voz. Em homens, pode ocorrer aumento dos seios, assim como sensibilidade na região, e agressividade.

Interações Medicamentosas

Suplementos de DHEA podem aumentar os efeitos de medicamentos como AZT (para tratamento do HIV), barbitúricos, medicamentos de câncer, estrogênio, anticoncepcionais orais, testosterona e benzodiazepinas. Os suplementos também podem ter efeitos inprevisíveis com medicamentos como corticosteroides, insulina, lítio, medicamentos para alergia, medicamentos anti-fungais, medicamentos para câncer e colesterol.

Como Tomar DHEA

A necessidade e dosagem do suplemento deve ser determinado por um médico, de acordo com a condição a ser tratada e as necessidades do paciente. O uso de suplementos de DHEA quando não há necessidade ou em doses indiscriminadas pode ser prejudicial, podendo causar os efeitos colaterais mencionados anteriormente.

Embora haja algumas evidências de que o suplemento de DHEA pode ajudar com determinadas condições de saúde, ele não deve ser usado de forma indiscriminada, substituindo o tratamento indicado pelo médico, já que isso pode trazer sérias consequências à sua saúde, não apenas com os efeitos colaterais, mas também com um possível agravamento da condição, se ela não recebe tratamento.

Você já experimentou por algum motivo a suplementação de DHEA, ou conhece alguém que a tenha utilizado? Como foram os resultados? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1.325 votos, média: 3,76 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

446 comentários

  1. Como todos sabemos Dhea é proibido de qualquer forma aqui ou de fora é barrado….porém eu vendo, consegui trazer de la algumas quantidades. Foi sorte. Hoje em dia não estão mais trazendo nem como uso próprio.

  2. Se alguém de São Paulo tiver o DHEA pra vender tenho interesse,valeu.

  3. EU OUVI FALAR QUE ESTE MEDICAMENTO NÃO TEM NO BRASIL, É VERDADE?

    • É verdade sim. ANVISA proíbe o comércio de DHEA no Brasil, mas ele é totalmente liberado nos Estados unidos. Eu trago de lá em duas dosagens. 25mg pra mulheres e 50mg para homens. Eu tomo já faz algum tempo e minha esposa também. Os resultados são ótimos.

  4. Eu tenho uns 10 aqui kkk

  5. A dosagem e 1 comprimido por dia

    • Humberto Juliani de Oliveira

      Depende da concentração da cápsula, até hoje já achei de 10 mg, 25 mg, 50mg e 100mg. Então depende do produto e da necessidade de cada indivíduo.

  6. Antes de tudo, não sou médico, não tenho autoridade, só relatarei o que entendi das minhas pesquisas. Tomava 25mg de DHEA. Em 2 meses comecei ter bons resultados, mas depois piorou, pior do que antes do inicio. Parece que tenho tendência à estrogeinização, ou seja, aumento dos níveis de estradiol/estrogênio. Os efeitos colaterais relatados me parece relacionados ao aumento de estradiol/estrogênio. DHEA aumenta testosterona, que é convertida principalmente em DHT e estradiol/estrogênio. Se a testosterona aumenta, aumenta a conversão para estradiol/estrogênio, e teoricamente a conversão para DHT tbém aumenta. Muito DHT pode predispor queda de cabelo, resolvido com finasterida ou óleo de coco. Finasterida bagunça todos os hormônios, óleo de coco diminui DHT do mesmo jeito sem estes inconvenientes. TEORICAMENTE, DIM, que aumenta a metabolização de estradiol/estrogênio, resolve os muitos inconvenientes deste excesso. Metabolização é transformar estradiol/estrogênio em outros componentes, transformando estrogênio ruim em estrogênio bom. Entenda tudo isso como fluxo, colesterol q vira outras coisas, que vira testosterona, que vira DHT ou estradiol/estrogênio, que viram outras coisas. DIM é fácil de comprar no Brasil. Procure um especialista.

      • I3C (Indol-3-Carbinol) se acha em brócolis, couve-flor e outras. No organismo I3C vira DIM (Di Indol Metano) que metaboliza o estradiol/estrogênio (existem vários tipos de estrogênios, estrogênios bons, estrogênios ruins), melhora o perfil do estrogênio (mais bons e menos ruins). Assim como o I3C, DIM é uma das “ferramentas” que os médicos usam para diminuir o excesso de estrogênio. Repetindo, eu não tenho autoridade sobre o assunto.

  7. conheço pessoas que usam e se sentem muito bem.

  8. Oi galera, tudo bem? Espero que sim.
    Hoje, vou relatar, sobre como foi a minha experiência com o DHEA. Efeitos colaterais, e efeitos positivos.
    Colaterais: nenhum, nada de dores abdominais, nada de taquicardia…
    Positivos:na minha 1° avaliação física(sem o DHEA), eu estava com 23% de gordura e 37% de massa magra (músculos) o resto obviamente é água, massa óssea e etc…
    E na 2° avaliação física 2 meses depois, com o uso do DHEA, e uma dieta básica sem “maluquices”, eu estava com 15% de gordura e 43% de massa magra…
    OBS: ESSES EFEITOS QUE ACONTECERAM COMIGO, PODE ACONTECER BEM DIFERENTES COM VOCÊ. POR ISSO CONSULTE UM MÉDICO, ANTES DE TOMAR QUALQUER MEDICAMENTO.

  9. Ola Humberto pode informar qual a quantidade que toma como toma e onde comprou sou de sp e estou encontrando dificuldade em achar.Obrigada

  10. Faço uso do Dhea já a 1 ano,tenho 53 anos qdo comecei a usar estava com terríveis ondas de calor pois estava na menopausa foi um alívio,ótimo mesmo,a única coisa q me incomoda é a queda é cabelos.

    • Humberto Juliani de Oliveira

      Olá Ana Maria, tudo bem ? Esse problema pode ser facilmente solucionado (queda de cabelos) eu tomei e indico o pantofort da empresa FarmaForma! Ele ajuda bastante… Você encontra diretamente no site da FarmaForma.

      • Boa tarde HUMBERTO, obrigado ela atenção,estou tomando VITAONE É UM SUPLEMENTO VITAMÍNICO MINERAL,já faz 18 dias até agora nao vi resultado na queda,me disseram q após 1 mês de uso a queda para,vamos aguardar.

  11. Quem já tomou, qual dosagem se toma? e em qual horário, pois me deu uma certa insônia, e venho tomando pela manhã após o café da manhã.

    • Oi, tudo bem ?
      O DHEA não causa insônia, isso deve ser seu psicológico… A dosagem certa você tem que ver com o seu médico, eu já tomei e 75mg por dia me trouxe ótimos resultados! A insônia pode ter sido por exemplo, um café que vc tomou tarde demais, não ?
      Ah e quanto ao horário, o que vc preferir… Mas indico pela manhã msm…

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*