Cardo Mariano: O Que é, Benefícios, Efeitos Colaterais e Como Tomar

As plantas medicinais são a aposta da vez para os que procuram tratamentos caseiros, mas não menos eficientes. A principal vantagem das plantas é, obviamente, sua composição natural. Isso significa que, além de serem medicinais, não irão trazer muitas irritações ou efeitos colaterais para o usuário. Basta conhecê-las bem, sabendo seus efeitos e a dosagem recomendada.

O cardo mariano, por exemplo, é uma planta medicinal que tem muito a oferecer. A seguir, iremos conhecê-lo melhor, entendendo quais são seus benefícios, como também suas contraindicações. 

O que é

Cardo mariano (ou silybum marianum) é uma planta nativa da Europa e da Ásia pertencente à família Asteraceae (membro da família do girassol). Pode ser conhecido também como santa-maria, cardo-branco, cardo-do-leite, cardo-de-nossa-senhora e cardo-santo. Suas folhas são verdes escuras, grandes e espinhosas. Cresce entre 1,5 e 3 metros de altura. Assim que quebrados, as folhas e o caule dessa planta escorrem uma seiva leitosa. As frutas são pintadas, pretas ou cinzentas.

O cardo mariano é utilizado como planta medicinal desde o século 4 a.C., porém, seu uso no tratamento de doenças hepatobiliares data do século XVIII. Desde essa época, já se tinha conhecimento da forma que o cardo mariano age no fígado e na bílis. Porém, os usos do cardo mariano vão além dessa questão; pode ser utilizado até para a bronquite (veremos melhor a seguir) e como substituto para o café.

O cardo-do-leite é composto por açúcares, silimarina, flavonoides, histamina, óleo essencial, óleo fixo, mucilagem, proteínas e saponinas. 

Silimarina

O componente ativo do cardo mariano, responsável pela proteção do fígado, é conhecido como silimarina. A silimarina está no grupo de flavonoides (silibinina, silidianina e silicristina), e seu papel é de reparar as células do fígado que estão danificadas devido ao excesso de substâncias tóxicas, como o álcool. Além disso, a silimarina evita que novas células do fígado sejam danificadas e reduz a inflamação, já que é antioxidante. A maior parte dos produtos feitos a partir do cardo mariano possuem de 70% a 80% de silimarina.

Benefícios

Alguns dos benefícios do silybum marianum que podemos citar são suas propriedades anti-sépticas, anti-inflamatórias, antioxidantes, digestivas, diuréticas, regeneradoras, tônicas etc. Sua fama também abrange os tratamentos antidepressivos. O cardo do leite ajuda a manter a saúde do fígado, protegendo-o de intoxicações através da silimarina que está presente nas sementes do cardo mariano.

Algumas das complicações que ele consegue amenizar são a hepatite viral, doença hepática crônica, cirrose, entre outras.

Quem deve tomar

Pessoas que poderão usufruir do cardo mariano são as que sofrem com hepatite C, problemas do fígado, doenças crônicas, alcoolismo, pessoas que procuram antioxidantes, atletas interessados em melhorar suas performances, e etc.

O cardo mariano é capaz de gerar novas células no fígado, protegendo-o e recuperando-o. Alcoólatras e atletas que fazem muito uso de suplementos que sobrecarregam o fígado, por exemplo, poderão encontrar no cardo mariano uma ótima planta medicinal para tratar essa tensão hepática.

Além disso, o cardo mariano é indicado para atletas que já tomam outros suplementos para desenvolvimento muscular, termogênicos e energéticos; assim, a planta medicinal irá tratar o fígado dessas pessoas no período em que deixam de tomar os suplementos para descansar o organismo. Tomar o cardo mariano em ciclos junto com outros suplementos irá garantir a saúde e funcionamento adequado do fígado.

Efeitos Colaterais

Primeiramente, é importante deixar claro que, apesar de ser uma planta medicinal, o cardo mariano poderá causar efeitos colaterais se ministrado de maneira incorreta. Em doses excessivas, o chá dessa planta pode causar queimaduras e irritações nas mucosas das vias digestivas, além de vômitos e diarreia.

Pessoas com problemas renais, úlceras, gastrite e hipertensas não devem utilizar o cardo mariano. Outro cuidado a ser tomado é com relação ao nitrato, que muitas vezes fica excessivamente acumulado nas folhas, o que pode ser tóxico para o consumidor.

As sementes do cardo mariano não devem ser ingeridas em grandes quantidades, podendo elevar a pressão arterial. Alguns de seus efeitos colaterais são: problemas estomacais, diarreia e náuseas.

Como Tomar

Muitos especialistas recomendam a ingestão dos comprimidos do cardo mariano, sendo que quantidade recomendada diariamente é de 420 miligramas e os comprimidos são de 140, normalmente. Essa dose é indicada para as pessoas que sofrem de doenças hepáticas que ainda estão em desenvolvimento, como a cirrose. O tempo indicado de consumo é de 8 a 12 semanas; após esse período, a dose poderá diminuir para 280 miligramas por dia. Para os que procuram o cardo mariano apenas com intenções preventivas, podem consumir 280 miligramas diariamente.

Pode-se, também, realizar infusões com as sementes, de 12 a 15 gramas destas. Porém, essa prática não é tão indicada pois um dos principais componentes do cardo mariano, a silimarina, não se diluí em água.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você conhece alguém que tenha costume de consumir chá de cardo mariano para algum propósito? Qual é ele e quais foram os resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (199 votos, média: 3,78 de 5)
Loading...

40 comentários em “Cardo Mariano: O Que é, Benefícios, Efeitos Colaterais e Como Tomar”

  1. Tenho uma amiga que tpmou o Cardo Mariano em cápsulas (250 mg por dia) enquanto fazia Quimio. Os problemas de fígado foram todos resolvidos.

  2. Olá, meu marido está com tumor canceroso no´figado,, estou dando o chá das sementes do cardo mariano e qdo ele toma o chá, em vez de ter diarréia aquosa que é consante a diarréia vem com fezes, a impreensão que temos é que limpa o intestino dele.

  3. A tintura vegetal 20% de Cardo Mariano contém álcool na formula?? Para quem tem gordura no fígado o uso diário de 30 gotas, pode ser prejudicial??

  4. Mandei fazer as cápsulas de cardo mariano 400mg só que sou hipertensa e tenho gordura no fígado grau 2 e não tenho vesícula ,só que estou com medo de tomar .

  5. Tenho 62 ans e tenho hipertensão e tenho resistência ursulina. Pode me informar a dosagem certa para fazer em farmácia de manipulação do cardio Mariano ?

  6. Sou hipertensa, o cardo mariano quando manipulado em comprimido de 30 capsula de 200mg pode ser tomado ?

  7. Boa noite. Eu já tinha esteatosa faz algum tempo mas agira fui diagnosticada com hiperplasia focal hepática e a médica passou cardo mariano em capsulas além de vitamina E e cloridrato de pioglitazona manipulado. A médica tbem passou uma dieta alimentar tirando goeduras, açucar e alimentos com gluten. Vou começar a tomar os remédios como tbem fazer a dieta e espero em Deus que tenha sucesso no tratamento.

  8. Quero saber a forma mais adequada do Cardo Mariano
    Pra pessoas com 66 anos hipertensa e diabética
    Tem em campinas sp farmácia segura para que eu possa adquirir sem medo…

  9. Estou a tomar a três dias e durante a noite sinto uma grande dor de cabeça muito forte ,parece que vou morrer ,vou cancelar atoma

    • Verifique sempre sua pressão arterial quando sentir dor de cabeça,pode ser que vc esteja tomando uma dose muito alta do cardo mariano e esteja afetando sua pressão.

  10. boa noite estou tomando o cardo mariano – silima,pra mim não tive nenhum problema com enjoo, dores estomago etc. compto em capsula comprei pelo correio entrega segura e rapida silimarina 200 – comprei da oficial achei mais em conta, o importado é bem mais caro
    francisco
    [email protected]

    • Está oficial, e a oficial Farma ?
      Faz efeito mesmo ? Pois tem laboratórios que em vez da composição, colocam farinha pura, aí nao faz efeito algum.

  11. ola. minha Gastro me proibiu de tomar qualquer tipo de chá,pois tenho gordura no figado,meu gama GT estava 64, mas como teimosa 3 semana tomando chá seca barriga para emagrecer ,sendo as ervas que a gente sempre ouve falar e conhecidas ,fiz exames depois pois meu gama GT subiu para 104.ESTA minha experiência .agora o OLISTRAT abaixou ate meu triglicerideos.

  12. Bom dia Diana,
    Sou nutricionista especializada em doenças do figado e curiosamente entrei hoje no site para ajudar alguns leitores.
    Todo medicamento deve ser orientado por médico. Nao faca o uso indiscriminado, embora o uso por mães que amamentam não cause nenhum mau para o bebe.
    Tenha sempre um diagnostico real e sempre procure um medico para te orientar e ajudar.
    E qualquer mudança alimentar procure a ajuda de um nutricionista que saberá exatamente suas necessidades e que tipo de alimentos e doses que funcionarão para vocë.

  13. O extrato fluído de Cado Mariano tem me causado diarreia, comecei a tomar ontem, estava tomando 3 vezes ao dia como esta no rótulo, mas pretendo diminuir a dose. espero que ele recupere meu fígado que ficou com calcificações devido a abcessos originados pela via biliar. quase morro. hoje estou bem, mas não consigo me alimentar direito, inchaço, falta de apetite, são alguns do incômodos. faço exames de rotina, exames de imagem que só mostram calcificações, porém no exame de sangue sempre a gama GT está alta, o último estava em 406.

    • Bom dia Valter,
      Um dos efeitos resultantes e benéficos do uso do extrato é fezes mais liquidas, resultado também da diminuição e eliminação da gordura.
      E é muito importante que o uso de qualquer medicamento seja sempre orientado por seu medico, pois ele saberá a dose exata e benéfica a seu caso. Nao faca o uso indiscriminado deste medicamento, pois você pode usar doses ou medicamentos que possam ter interações medicamentosas e isso pode no seu caso não ser benéfico.
      Procure também a ajuda de um nutricionista, pois sua alimentação pode ser bem ajustada a seu caso o que pode melhorar muito seu quadro.

  14. Meu marido sofre de esteatose grau 2,comprei o cardo mariano a planta,mas é difícil tomar,será que as cápsula é melhor,e qual a porcentagem de efeito colateral,obrigada.

    • Andreia fui diagnosticado com gordura no fígado e hepato crônica. o gastro me assustou que tive até de para de tomar minhas cervejas, a 6 meses que tomo o cardo mariano em cápsulas de 1000mg. Meu TGO e TGP já diminuíram a níveis satisfatório. , Agora vou diminui para 280 mg. mas vou continuar tomando. Nenhum médico vai receitar remédios naturais, não há interesse a Não ser que ele mesmo venda. Me dei muito bem com outros medicamentos naturais. Em casos não abandono o tratamento médico. Sds Jorge

      • Fiz a us total do abdômen. E deu gordura no fígado. Comecei ontem tomar cardo Mariano, em jejum e s noite! Mais estou me sentindo enjoada e com dor de cabeça. É normal?

    • boa noite tomo em capisilas compro da oficial, achei mais em conta não tive nenhum efeito colateral, pelo contrario o intestinio esta funcionando melhor , tomo uma de manha e ao deitar silimarina 200mg, gordura no figado e uma parte comoremetida estou tomando tenho certeza aue daqui um mes meu exame de figado deve ser tga/tgo dee estar mekhor, não bener bebida alcolica, diminuir carne gordurosa meu intestino esta funcionando muito melhor, estou sentindo muito melhor daqui um mes vou fazer novo exame e tenho certeza que vai estar baixo, boa noite

    • Boa Tarde.
      Sentia dor de cabeça quase todos os dias, principalmente as madrugadas e durante o dia. Fiquei sabendo por acaso que estava com esteatose hepática grau 3 e fazendo varias consultas a net, descobri o cardo mariano e tomei em capsulas. Foi muito, pois os niveis de tga/tgo voltaram ao normal e a dor de cabeça desapareceu. Fiz uso e claro fui caminhar fazer corridas.
      Aconselho sim o uso, mas não esqueça de exercicios fisicos.

    • Não tome se tiver amamentando, faça uso de um limão em jejum e um antes de deitar, só o limão tem me ajudado a melhorar o figado. A silimarina embora extremamente util e indicada tem efeitos colaterais. O PAdre Marcelo Rossi reverteu uma “quase cirrose medicamentosa” só com limão.

    • Bom dia Diana,
      Sou nutricionista especializada em doenças do figado e curiosamente entrei hoje no site para ajudar alguns leitores.
      Todo medicamento deve ser orientado por médico. Nao faca o uso indiscriminado, embora o uso por mães que amamentam não cause nenhum mau para o bebe.
      Tenha sempre um diagnostico real e sempre procure um medico para te orientar e ajudar.
      E qualquer mudança alimentar procure a ajuda de um nutricionista que saberá exatamente suas necessidades e que tipo de alimentos e doses que funcionarão para vocë.

  15. Boa noite ! Estou tomando a segunda caixa de cardomarin que e’ o mesmo q vcs estao falando aqui na minha cidade comprei de 69 reais , estou com muitaa gordura no fígado e td que como mim faz mt mal a alem desse remédio estou tomando sucos detox chás mais ainda meu abdómen esta inchado , comecei a fazer exercícios mais ontem comi carne assada e bolo confeitado e passei mt mal hj fikei de cama , ontem mesmo mim deu uma fraqueza tão grande que pensei n resister , so agora a noite fiz uma refeição saladae carne assada , que Deus nus cure para poder comer uma comida saudável. Melhoras pessoal bjos

    • Oi, um ano atrás descobri que estava com gordura no fígado, sentia muita dor inchaço, fadiga, muito sono e tudo que comia passava muito mal, fui ao médico e comecei o tratamento com remédios exames e tudo mais. Os remédios me fazia sentir bem auguns dias e voltava tudo de novo. Desisti dos médicos convencionais e parti para um naturalista que me recomendou o cardo Mariano em cápsulas comprei e estou tomando alguns meses, diminuiu as dores, não estou mais inchada, mas só consegui emagrecer com regime bem rígido, parei de comer massa, carboidratos, gorduras, frituras, carne só assada e muitas saladas cruas. Hoje estou muito melhor emagreci quase 10 kg. Mas só medicamentos não basta, temos sim que aprender a comer, principalmente tirar o doce de uma vez do nosso cardápio.

  16. faz uns vinte dias que estou tomando o extrato fluido de cardo Mariano, meu fígado estava muito dolorido e tudo que eu comia com um pouco de gordura afetava diretamente o fígado, pois aos 4 anos traz tirei a vesicular, hoje após fazer uso deste extrato com 30 gotas diárias, estou sentindo muito melhor, muito mesmo.
    comprei numa loja de produtos naturais aqui da minha cidade, custo de 13,00 reais, acredite deu certo mesmo.

    • Ola, Adilacy. Em 2015 descobri 5 cistos no meu figado … Pelo diagnostico medico, apenas devo fazer exames de rotina e comparar pra ver se os cistos nao desenvolveram para outro segmento, pois todos nos temos 8 segmentos. Porem, percebo que entre os proprios medicos existe a contradiçao e isso gera em mim desconfiança. Enfim, o Brasil esta carente de bons profissionais em todas as areas …. Inclusive na medicina. Dai, a gente começa a fazer procura de plantas que nos ajudam a melhorar … Deixa te perguntar … Depois de 2 meses de uso, refez exames? A sua digestao melhorou? A sua barriga esta inchada? Eu nao posso nem pensar em comer algo frito a noite … Eh pedir a morte, no dia seguinte … Li que essa planta tb auxilia a disturbios hormonais … Teve alguma alteraçao? Bom, se puder responder … Agradeço e muito.

  17. Comprei o cardo Mariano em cápsulas de 200mg quantas cápsulas posso tomar e de que forma. Antes ou depois das refeições.

  18. Olá adquirir as sementes e fiz o chá. Deixei fervendo por 10 minutos esperei esfriar e tomei o chá. Entretanto, na matéria acima, li que a infusão não faz tanto efeito porque a silimarina não dilui na água. Então o chá não vale a pena? Melhor comprar as cápsulas?

  19. ola uso metformina de 850mg,e uso atenalol e losartana para pressão,e descobrir gordura no meu figado,posso tomar esse cardo mariano para ajudar

    • Olá por misericórdia e amor a VC mesmo, veja um profissional melhor qualificado para cuidar de VC e que não passe medicações tão devastadoras do organismo como essas que VC citou. Assista aos vídeos do DR Lair Ribeiro, Dr. Alberto Peribanez Gonzales e Plinio Luiz Luppino e outros. Procure profissional que te ajude e não os que querem te causar mais doenças e te matar. Desculpa a força de expressão.

    • OLA BOM DIA! tambem faço uso da mesma medicação,gostaria de saber se voce esta tomando cardo mariano. conseguiu informações seguraras a respeito?

    • Metformina é realmente um medicamento muito seguro e muito bom. Converse com o seu médico sobre o orlistate, ele pode te ajudar.

Deixe um comentário