sopas

Dieta Líquida Emagrece? Como Funciona, Cardápio e Dicas

Publicidade

Dietas líquidas normalmente são indicadas para processos pré-operatórios ou pré-exames. Mas, também há pessoas que acreditam que ao se alimentarem apenas por líquidos, podem reduzir o peso. Todos tomam sucos e bebidas frequentemente, e foi com esse pensamento que essa dieta foi criada: tornar os acompanhamentos das refeições na maior parte ou totalidade da alimentação.

Tem gente que afirma que a dieta líquida emagrece de forma rápida, assim atendendo estas expectativas. Antes de cogitar adotar um plano alimentar tão incomum, é importante que analisemos as propostas e conceitos utilizados, como funciona e quais são seus alimentos permitidos, para que assim possamos avaliar se é válido iniciar uma dieta líquida para emagrecer rápido ou não.

Como funciona a dieta líquida?

Uma dieta líquida é aquela em que todas as calorias ou a maioria delas é obtida por meio do consumo de alimentos líquidos. Enquanto alguns planos alimentares que se encaixam na categoria permitem somente o consumo de shakes, sopas ou sucos de frutas e/ou vegetais no lugar das refeições diárias, outros determinam que os líquidos devem aparecer no lugar do café da manhã e do almoço e o jantar deve ser composto de um cardápio saudável. Alguns deles até permitem a ingestão de lanches ao longo do dia.

O indicado para consumo diário é cerca de 1350 a 1500 calorias, pois não dá para esquecer que o corpo necessita de energia para as atividades diárias. É fundamental que não se esqueça de fornecer sais minerais e vitaminas ao corpo.

A dieta líquida emagrece?

Sim, é verdade que a dieta líquida emagrece. Afinal, ela propõe uma ingestão excessiva de líquidos, acompanhada de uma redução de calorias. E para perder peso sabe-se que é necessário consumir um número menor de calorias do que a quantidade que é queimada.

O problema é que os resultados trazidos pelo plano alimentar nem sempre duram. Quando há uma redução muito grande no número de calorias consumidas, o metabolismo passa a funcionar de modo mais lento, como forma de poupar energia. E quanto menos acelerado o metabolismo for, menos eficiente será o processo de queima de calorias.

A não ser que sejam feitas mudanças saudáveis nos hábitos alimentares depois da realização da dieta líquida, é bem provável que os quilos perdidos sejam recuperados.

Os perigos da dieta líquida

Para ser considerada saudável, uma dieta deve fornecer a gama de nutrientes que o corpo precisa para sobreviver de maneira equilibrada. No entanto, como a dieta líquida geralmente vem acompanhada de uma diminuição drástica no consumo de calorias, nem sempre isso acontece. É que geralmente planos alimentares pobres em calorias costuma apresentar deficiências nutricionais.

E não obter esses nutrientes pode trazer problemas como fadiga, perda de cabelo, problema no coração, perda de músculo, prisão de ventre, tontura e cálculo biliar.

Estudos voltados para as reações psicológicas ainda afirmam que a “proibição” do hábito de mastigar pode acarretar interferências negativas como a ansiedade e até compulsão alimentar.

O que pode

  • Água;
  • Os sumos de fruta, incluindo néctares e sucos com polpa;
  • Manteiga, margarina, óleo, creme de leite;
  • Sorvetes;
  • Picolés;
  • Gelatina;
  • Caldo de sopa;
  • Refrigerantes zero ou Light;
  • Gelatina;
  • Chá;
  • Café;
  • Leite

Comidas que podem se tornar líquidas

  • Purê de batata;
  • Papinha de bebê;
  • Cereais refinados;
  • Farinha de aveia.

Ressalta-se que não se deve comer qualquer tipo de queijo. Carnes também não estão nas listas de alimentos permitidos para consumo.

Algumas versões da dieta líquida para emagrecer rápido não indicam o consumo de legumes crus ou cozidos, o que pode se tornar um prejuízo para sua saúde, já que há diversos nutrientes importantíssimos contidos nesse grupo de alimentos.

Exemplos de cardápio

Cardápio 1

  • Café da manhã: 1 copo (300 ml) de suco de abacaxi couve, kiwi e hortelã;
  • Lanche da manhã: 1 iogurte grego ou desnatado com 1 colher (de sopa) de linhaça;
  • Almoço: Sopa de legumes com creme de batata (purê);
  • Lanche da tarde: 1 iogurte grego ou desnatado batido junto com uma fruta a seu gosto;
  • Jantar: Sopa de legumes;
  • Ceia: 1 taça de gelatina.

Cardápio 2

  • Café da manhã: 1 copo de suco de fruta sem polpa, 1 tigela de gelatina, 1 xícara de café ou chá (sem produtos laticínios) e açúcar ou mel, se desejar;
  • Lanche: 1 copo de suco de fruta sem polpa e uma tigela de gelatina;
  • Almoço: 1 copo de suco de fruta sem polpa, 1 copo de água, 1 xícara de caldo e 1 tigela de gelatina;
  • Lanche: 1 picolé sem polpa, 1 xícara de chá ou café (sem produtos laticínios) e açúcar ou mel, se desejar;
  • Jantar: 1 xícara de caldo, 1 tigela de gelatina, 1 copo de suco de fruta sem polpa ou água, 1 xícara de chá ou café (sem produtos laticínios) e açúcar o mel, se desejar.

Dicas

A dieta líquida emagrece realmente, mas há diversas versões da dieta. É importante que você atente para as recomendações, elas podem se tornar um risco para sua saúde; dessa forma, priorize sua qualidade de vida e identifique se ela auxiliará em seu bem-estar ou não;

  • Não recomende essa dieta para pessoas conhecidas, é importante que você reconheça que cada um necessita de uma dieta adequada para suas necessidades particulares.
  • A promessa é que a dieta líquida emagrece até 3 quilos em 5 dias, mas atenção: ela não pode ser adotada por um período maior que uma semana, principalmente porque seu corpo se adaptará à nova alimentação com restrição calórica, assim queimando também menos calorias;
  • Caso tenha sintomas de ansiedade ou vontade de comer em horários não reservados para refeições, coma gelatina. Ela também pode auxiliar nos momentos de desejos por doces ou frituras;
  • Atente para o consumo excessivo de bebidas diuréticas, elas podem oferecer consequências ao seu organismo que podem resultar em eliminação excessiva de líquidos junto com as toxinas;
  • Não se esqueça de beber pelo menos 2,5 litros de água por dia. Ela pode ser uma aliada para otimizar o processo de termogênese, assim seu corpo permanecerá queimando gorduras continuamente;
  • Faça a dieta apenas sob orientação médica, mesmo que não sofra com uma condição especial de saúde.

Contraindicações

A dieta líquida é contraindicada para gestantes, mulheres em fase de amamentação, diabéticos, pessoas que possuem pressão arterial irregular e problemas nos rins. Quem sofre com deficiências nutricionais, como em casos de anemia, deve optar pela segurança e se afastar da dieta líquida.

Acompanhamento médico

Você já viu que a dieta líquida emagrece, mas é fundamental que você reflita sobre a sua saúde. Ela pode ser utilizada como uma dieta de emergência, mas assim como as tradicionais dietas da moda, ela pode acarretar diversas consequências, já que restringe diversos alimentos.

Não inicie a dieta líquida para emagrecer rápido sem a orientação de um médico. Apenas um profissional da saúde poderá reconhecer se os planos alimentares se adéquam às características de seu organismo ou não, então não faça dietas de forma independente, pois pode resultar em consequências ao funcionamento de seu corpo agora ou posteriormente.

As dietas líquidas podem ser recomendadas antes de procedimentos médicos ou para pessoas obesas que precisam atingir um peso saudável antes de se submeter a uma operação como a cirurgia para redução de peso. No entanto, essas dietas costumam ser supervisionadas.

Atividades físicas

Além de seguir a uma dieta saudável e equilibrada é importante praticar algum tipo de exercício físico com regularidade, como forma de aumentar o gasto calórico, o que propicia a perda de peso.

Entretanto, é importante lembrar que para conseguir fazer alguma atividade física é preciso que o corpo tenha energia, o que nem sempre é possível com uma dieta líquida, que pode ser pobre não somente em calorias como também ineficiente no ponto de vista nutricional.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você conhece alguém que tenha experimentado como emergência e afirme que a dieta líquida emagrece mesmo? Tem vontade de prová-la por algum motivo excepcional? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Publicidade

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*