Lista completa de alimentos alcalinos e ácidos

Especialista da área:
atualizado em 03/08/2022

Muito provavelmente você já ouviu falar de alimentos alcalinos e ácidos, e dos efeitos que eles geram no organismo.

Mas, embora essas afirmações não tenham sido ainda comprovadas pela ciência, cada vez mais pessoas passam a seguir a dieta alcalina, e relatam melhoras significativas na saúde e no bem estar.

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Por isso, no decorrer desse artigo vamos entender melhor o que é o pH e como funciona a dieta alcalina, além de descobrir quais alimentos são considerados alcalinos e quais são ácidos.

O que é pH?

De forma geral, o pH é uma medida de acidez e alcalinidade, que vai de 0 a 14. Nessa escala, um valor de pH de 7 é considerado neutro, abaixo de 7 é ácido e acima de 7 é alcalino. 

O pH do sangue humano deve ser levemente alcalino (7,35 a 7,45), e valores acima ou abaixo disso podem significar que há algum desequilíbrio no funcionamento do organismo, o que pode ocorrer devido a algumas doenças. 

O que é a dieta alcalina?

A dieta alcalina se baseia na teoria de que os alimentos, sejam eles ácidos ou alcalinos, influenciam diretamente no pH do organismo.

Além disso, para os entusiastas dessa teoria, a ingestão de alimentos alcalinos ajuda a melhorar a saúde geral, através da cura e da prevenção de doenças.

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E, em paralelo, a ingestão excessiva de alimentos ácidos ou acidificantes pode ser a causa de uma série de problemas de saúde.

Assim, de acordo com essa dieta, para manter a saúde a alimentação deve consistir de 60% de alimentos alcalinos e 40% de alimentos ácidos. E para restaurar a saúde, a dieta deve consistir em 80% de alimentos alcalinos e 20% de alimentos ácidos.

Veja também: A dieta alcalina funciona para emagrecer e ter mais saúde?

Outros fatores que acidificam o pH do organismo

Estresse
Aspectos como estresse e o uso de remédios também podem afetar o pH

Além da alimentação, outros fatores podem levar à redução do pH, ou seja, à acidificação do organismo. Os principais são:

  • Estresse emocional
  • Acúmulo de toxinas
  • Reações imunes a qualquer processo que priva as células de oxigênio 
  • Uso de medicamentos
  • Consumo de adoçantes artificiais.

Por isso, a adoção de uma dieta rica em alimentos alcalinizantes e alcalinos poderia auxiliar na manutenção da saúde e mesmo na cura de algumas patologias.

Mudando seu pH para alcalino

Na tentativa de melhorar o estado geral de saúde e prevenir a ocorrência de doenças, atualmente alguns profissionais indicam o consumo de alguns alimentos para “ajustar” o pH do organismo. 

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Por isso, montamos uma lista que classifica os alimentos de acordo com o seu pH e com os efeitos que eles têm no PH do organismo.

Outro ponto a se destacar é que muitos recomendam a realização de uma dieta para desintoxicar o fígado antes de começar com esses alimentos, mas isso não é obrigatório.

Alimentos alcalinos

Melancia
A melancia faz parte do grupo das frutas alcalinizantes

Vegetais alcalinizantes

  • Alfafa
  • Cevada
  • Folhas de beterraba
  • Beterraba
  • Brócolis
  • Repolho
  • Cenoura
  • Couve-flor
  • Aipo
  • Acelga
  • Chlorella
  • Couve-galega
  • Pepino
  • Dente-de-leão
  • Dulce
  • Flores comestíveis
  • Berinjela
  • Vegetais fermentados
  • Alho
  • Feijão verde
  • Ervilha
  • Couve
  • Couve-rábano
  • Alface
  • Cogumelos
  • Folhas de mostarda
  • Cebola
  • Ervilha
  • Pimenta
  • Abóbora
  • Rabanete
  • Couve-nabo
  • Vegetais marinhos
  • Espinafre
  • Spirulina
  • Brotos
  • Batata doce
  • Tomates
  • Agrião.

Vegetais orientais alcalinizantes

  • Daikon
  • Raiz de dente-de-leão
  • Kombu
  • Maitake
  • Nori
  • Reishi
  • Shitake
  • Umeboshi
  • Wakame.

Frutas alcalinizantes

  • Maçã
  • Damasco
  • Abacate
  • Banana
  • Frutas vermelhas
  • Amora
  • Melão cantaloupe
  • Cereja
  • Coco
  • Groselha
  • Tâmara
  • Figo
  • Uva
  • Toranja
  • Melão
  • Limão
  • Lima
  • Melão
  • Nectarina
  • Laranja
  • Pêssego
  • Pera
  • Abacaxi
  • Uvas passas
  • Framboesa
  • Ruibarbo
  • Morango
  • Tangerina
  • Tomate
  • Frutas tropicais
  • Ameixa umeboshi
  • Melancia.

Proteínas alcalinizantes

  • Amêndoas
  • Castanhas
  • Milhete
  • Tempeh (fermentado)
  • Tofu (fermentado)
  • Proteína do soro do leite (whey protein) em pó.

Adoçantes alcalinizantes

  • Stevia.

Temperos alcalinizantes

  • Chili
  • Canela
  • Curry
  • Gengibre
  • Ervas (todas)
  • Misso
  • Mostarda
  • Sal marinho
  • Molho de soja.

Outros alcalinizantes

  • Água antioxidante alcalina
  • Vinagre de maçã
  • Pólen de abelha
  • Suco de frutas frescas
  • Sucos de folhas verdes
  • Grãos de lecitina
  • Água mineral
  • Melaço
  • Culturas probióticas
  • Laticínios fermentados
  • Sucos de vegetais.

Minerais alcalinizantes

  • Cálcio: pH 12
  • Césio: pH 14
  • Magnésio: pH 9
  • Potássio: pH 14
  • Sódio: pH 14.

O efeito alcalinizante

Você deve ter notado que alguns alimentos dessa lista são considerados ácidos, embora aqui estejam na tabela de “alimentos alcalinizantes”.

Isso ocorre porque a tendência de formação de ácidos ou alcalinos dos alimentos não tem nada a ver com o pH do próprio alimento. 

Por exemplo, o limão é muito ácido, entretanto os produtos dele após a digestão e assimilação são muito alcalinos. Assim, o limão é um alcalinizante no corpo. 

Da mesma forma, a carne é alcalina antes da digestão, mas ela deixa resíduos muito ácidos no corpo, então, como quase todos os produtos animais, a carne forma ácidos.

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Alimentos ácidos

Bacon
O bacon é classificado como uma proteína animal acidificante

Vegetais acidificantes

  • Milho
  • Lentilha
  • Azeitonas
  • Abóbora de inverno (winter squash).

Frutas acidificantes

  • Mirtilo
  • Frutas enlatadas ou cristalizadas
  • Cranberry
  • Groselha
  • Ameixa.

Grãos e produtos de grãos acidificantes

  • Amaranto
  • Cevada
  • Farelo de aveia
  • Farelo de trigo
  • Pão
  • Milho
  • Amido de milho
  • Bolachas
  • Farinha de trigo
  • Farinha branca
  • Farinha de semente de cânhamo
  • Kamut
  • Macarrão
  • Aveia
  • Aveia (grão)
  • Quinoa
  • Arroz (todos)
  • Bolos de arroz
  • Centeio
  • Espaguete
  • Espelta
  • Gérmen de trigo
  • Trigo.

Feijões e legumes acidificantes

  • Leite de amêndoas
  • Feijão preto
  • Grão-de-bico
  • Ervilha verde
  • Feijão comum
  • Lentilha
  • Feijão carioca
  • Feijão vermelho
  • Leite de arroz
  • Soja
  • Leite de soja
  • Feijão branco.

Laticínios acidificantes

  • Manteiga
  • Queijo
  • Queijo Processado
  • Sorvete
  • Leite.

Castanhas e manteiga acidificantes

  • Caju
  • Legumes
  • Manteiga de amendoim
  • Amendoim
  • Noz-pecã
  • Tahini
  • Nozes.

Proteína animal acidificante

  • Bacon
  • Carne bovina
  • Carpa (peixe)
  • Amêijoa
  • Bacalhau
  • Carne Seca
  • Cordeiro
  • Lagosta
  • Mexilhão
  • Carnes de órgãos
  • Ostra
  • Pike
  • Carne de porco
  • Carne de coelho
  • Salmão
  • Sardinha
  • Salsicha
  • Vieiras
  • Crustáceos
  • Camarão
  • Atum
  • Carne de peru
  • Vitela
  • Carne de veado.

Gorduras e óleos acidificantes

  • Óleo de abacate
  • Manteiga
  • Óleo de canola
  • Óleo de milho
  • Óleo de linhaça
  • Óleo de cânhamo
  • Banha de porco
  • Azeite de oliva
  • Óleo de cártamo
  • Óleo de gergelim
  • Óleo de girassol.

Adoçantes acidificantes

  • Alfarroba
  • Xarope de milho
  • Açúcar.

Álcool acidificante

  • Cerveja
  • Destilados
  • Aguardente
  • Vinho.

Outros alimentos acidificantes

  • Molho de tomate
  • Cacau
  • Café
  • Mostarda
  • Vinagre.

Medicamentos e químicos acidificantes

  • Aspirina
  • Químicos
  • Medicamentos
  • Drogas
  • Herbicidas
  • Pesticidas
  • Tabaco.

Outras bebidas acidificantes

  • Cerveja: pH 2,5
  • Coca-Cola: pH 2
  • Café: pH 4.

Diferentes versões das tabelas

Além da lista que mostramos acima, existem alguns outros modelos de tabelas de alimentos alcalinos e ácidos na internet e em livros. 

Mas lembre-se, você não precisa comer apenas alimentos na lista dos alcalinos, mas apenas se certificar de que uma boa porcentagem do que você come venha desse lado. E além dos motivos já citados, eles também são bons para ganhar massa muscular e perder gordura.

Alimentos “ambíguos”

Os seguintes alimentos são algumas vezes classificados como ácidos, e outras como alcalinos, a depender do autor:

  • Castanha-do-pará
  • Couve-de-bruxelas
  • Trigo sarraceno
  • Caju
  • Galinha
  • Milho
  • Queijo cottage
  • Ovos
  • Linhaça
  • Chá verde
  • Chá de ervas
  • Mel
  • Kombucha
  • Feijão-de-lima
  • Xarope de bordo
  • Leite
  • Castanhas
  • Leite orgânico (sem pasteurizar)
  • Batata
  • Semente de abóbora
  • Sementes de girassol
  • Quinoa
  • Chucrute
  • Produtos de soja
  • Brotos de sementes
  • Jerimum
  • Tomates
  • Iogurte.

Alimentos mais alcalinos aos mais ácidos

Já essa lista alternativa classifica os alimentos de acordo com o seu grau de acidez ou alcalinidade, além de especificar aqueles que são considerados neutros, ou seja, que possuem pH 7.

Extremamente alcalinos

  • Limão, melancia.

Formadores de alcalinos

  • Melão cantaloupe, semente caiena, tâmara, figos, laranja-lima, manga, melão, mamão papaia, algas, uvas sem semente, agrião.
  • Aspargo, sucos de frutas, uvas, kiwi, maracujá, pera, abacaxi, uvas passas, ameixas umeboshi, e sucos de vegetais.

Moderadamente alcalinos

  • Maçã, alfafa, damasco, abacate, banana, groselha, tâmaras, figos, alho, toranja, uva, goiaba, ervas, alface, nectarina, pêssego, pera, ervilha, abóbora, sal marinho.
  • Maçã, feijão, beterraba, pimentão, brócolis, repolho, alfarroba, couve-flor, gengibre, uva, alface, laranja, pêssego, ervilha, batata, abóbora, framboesa, morango, milho, nabo, vinagre.

Levemente alcalinos

  • Amêndoas, alcachofra, couve-de-bruxelas, cereja, coco, pepino, berinjela, mel, alho-poró, cogumelos, quiabo, cebola, pickles, rabanete, sal marinho, temperos, tomate, vinagre.
  • Castanhas, gema de ovo, leite de cabra, maionese, azeite de oliva, sementes de gergelim, soja, queijo de soja, leite de soja, brotos de grãos, tofu, tomate, levedura.

Neutros

  • Manteiga, creme de leite, leite de vaca, margarina, óleos (exceto azeite de oliva) e iogurte.

Moderadamente ácidos

  • Banana, cevada, mirtilo, farelo, manteiga (pode ser neutra ou moderadamente ácida), cereais, queijos, bolachas, cranberry, feijão seco, coco seco, clara de ovo, ovo inteiro, frutose, leite de cabra, mel, ketchup, xarope de bordo, leite.
  • Melaço, a maioria das castanhas, aveia, mostarda, azeitona (no vinagre), macarrão, doces, ameixas, pipoca, batata, arroz, sementes, molho de soja e pão.

Extremamente ácidos

  • Adoçantes artificiais, carne, cerveja, pães, açúcar mascavo, refrigerantes, cereais, chocolate, cigarros e tabaco, café, creme de trigo, custard, veado, drogas, peixe, farinha, sucos de frutas com açúcar, geleias, gelatinas, cordeiro.
  • Destilados, xarope de bordo, melaço, macarrão, pickles, porco, aves, frutos do mar, açúcar, sal, chá, pão branco, vinagre branco, alimentos integrais, vinho e iogurte.

Dicas e cuidados

Seguir uma dieta específica pode parecer algo simples, mas envolve uma série de fatores que devem ser levados em consideração, seja no caso da dieta alcalina, ou de qualquer outra.

Assim, algumas recomendações básicas devem ser seguidas, para garantir que a dieta seja saudável e balanceada. São elas:

  • Inclua uma boa quantidade de alimentos ricos em fibras, para manter a saúde do sistema digestivo.
  • Evite alimentos ultraprocessados, uma vez que eles são ricos em aditivos químicos prejudiciais à saúde.
  • Inclua a prática de atividade física em sua rotina, de forma a melhorar a circulação sanguínea e a saúde cardiovascular.
  • Beba cerca de dois litros de água ao dia, para manter o organismo hidratado e facilitar a eliminação de toxinas.

Por fim, a recomendação geral é a de que o equilíbrio é essencial para manter a saúde. 

Qual desses alimentos alcalinos você prefere? Já está pensando em acrescentá-los na sua dieta? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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154 comentários em “Lista completa de alimentos alcalinos e ácidos”

  1. Os meu maiores parabéns por este testo tão valioso para a saúde humana muito muito obrigado

    Responder
  2. Gostaria somente de fazer um comentário sobre quando o leite não pasteurizado é dito “orgânico”.

    Na verdade, o leite orgânico é assim denominado quando é produzido a partir da criação de vacas sadias, sem uso de qualquer antibiótico para tratamento de doenças, e alimentadas com vegetação livre de agrotóxicos. Portanto, um leite livre de qualquer resíduo químico.

    A ingestão do leite não pasteurizado (leite cru), na verdade pode trazer riscos para a saúde humana, como causar doenças (brucelose, tuberculose, “dores de barriga”…)

    Ótima matéria, obrigada pelo compartilhamento de informação!

    Responder
  3. Bom dia! O problema que os alérgicos não podem seguir esta lista. Uma coisa é querer equilibrar o ph outra é ter reações alérgicas. Muito cuidado.

    Responder
  4. Ola, Dra Patricia,,, o melao tem mais açucar que a melancia, e eh mais alcalino> porque o oleo eh acidificante >> aspargo tambem eh da familia das legunominosas graos >> a clorofila eh melhor em po ou liquida > excelente!, a materia, post e reportagem!! > a dieta alcalina me ajuda fazm tempo a prevenir e melhorar minha saude!

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  5. Não entendi tb , sei que o café com moderação é termogênico, muito bom pra saúde, e ovos é o segundo alimento mais completo depois do leite materno! Muito insatisfeita com esse post.

    Responder
    • Dora. Da uma estudada eu também achava isso, mas na verdade o ovo é muito ruim, cheio de hormônios e antibióticos, e o café é o que ele diz no post pode tomar com moderação tudo é equilíbrio na verdade todos os alimentos de origem animal sao muito prejudiciais. Espero ter ajudado

      Responder
    • Bom dia. Complementando… Leite materno é excelente, para o filho do mamífero e enquanto no período de lactação. A maioria das pessoas toma o da vaca. Ele foi feito pro filho dela. E esse leite para nós humanos é prejudicial pois é extremamente inflamatório pois contém caseína e os estudos sérios mostraram que aumenta a probabilidade de câncer.

      Responder
    • Exatamente isso que vc diz Dora, porém pra quem precisa mudar o pH do corpo para alcalino por algum motivo, precisa retirar ou moderar esses alimentos.

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  6. Gostaria de uma orientaçao, porque se o limao e alcalino o uso dele ou de suco por dias seguidos me causa sensibilidade nos dentes,.

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    • Existe um caráter químico intermediário que é o “anfótero”. Substâncias anfóteras se comportam como ácidos se em meios alcalinos e como alcalinos se em meios ácidos. É o caso do limão.

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  7. Verdade, eu também. Faço uso do limão há anos e tenho uma boa imunidade assim como a laranja, manga e melancia são as prediletas. Travo uma guerra diária no organismo porque também não dispenso os ácidos, segundo a matéria, o feijão, café, azeitona e pra terminar ainda sou fumante.

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