A Dieta das Frutas para Emagrecer – Como Funciona e Dicas

Especialista:
atualizado em 16/04/2020

É comum tentarmos adotar diversas dietas para entrar em forma, mas o grande problema é encontrar aquela que melhor se adequa aos seus objetivos e características pessoais. A dieta das frutas para emagrecer é uma alternativa para a perda rápida de peso.

As frutas e seus sucos são presença quase que confirmada em dietas para emagrecer, pois contribuem com vitaminas e nutrientes que favorecem à saúde de seu corpo. Abaixo você aprenderá como funciona essa dieta, o que ela é, dicas e cardápio.

Visando isso, foi criada a dieta das frutas para emagrecer, a fim de unir o sabor delicioso desses alimentos com sua funcionalidade para o emagrecimento saudável.

Se você deseja perder peso, então vale a pena conhecer os benefícios e características da dieta das frutas para emagrecer, e assim entender como funciona para manter o seu peso ideal.

Se você está em uma dieta restritiva, vai precisar entender o que de melhor as frutas podem fazer por você. Conheças as 13 frutas com menos carboidratos e açúcar e também as 11 frutas low carb para sua dieta.

Frutas são alimentos super saudáveis. Mas você sabia que existem horários para comê-las? Algumas frutas podem causar sobrecarga no seu organismo se consumidas muito tarde. Conheça as 7 melhores frutas para comer a noite.

Frutas são alimentos tão maravilhosos que podem curar uma série de enfermidades. Além de serem deliciosas, podem ser ingeridas em formato de suco, sobremesas e até in natura. Conheça as 5 melhores frutas para o colesterol.

O que é?

A dieta das frutas nada mais é que uma dieta que pode ser adotada para a perda de peso rápida. Você pode reduzir seu peso em um curto período de tempo e então se sentir mais seguro para eventos com datas pré-definas.

Essa dieta pode ser considerada saudável, já que abrange uma alimentação voltada para alimentos naturais, dando ênfase ao consumo de frutas. Um dos principais destaques da dieta das frutas para emagrecer é que ela ainda pode colaborar para a redução de probabilidade de ocorrência de doenças cardíacas e crônicas. Mas vale lembrar que ela não é mais considerada tão saudável se tiver apenas frutas, já que faltará outros nutrientes importantes para seu organismo, vindos de outros alimentos.

Como funciona?

Podemos considerar a dieta das frutas uma dieta simples, mas vale ressaltar que não se diferencia das demais dietas, também exigindo que você ponha em prática sua força de vontade e determinação para conquistar o peso desejado.

Ao adotar a dieta das frutas para emagrecer, você deverá equilibrar e embasar seu plano alimentar com diversas frutas. O planejamento da dieta inicialmente é feito para ser adotado durante 10 dias, porém, só será permitido comer apenas um ou no máximo dois tipos de frutas diariamente.

Você deve estar se perguntando o porquê de limitar o consumo, se um dos argumentos seria uma nutrição mais rica, certo? A metodologia da dieta das frutas emagrece, mas como os resultados emergenciais devem ser evidenciados em um curto período de tempo, esses alimentos são utilizados de acordo com as suas funcionalidades.

Por exemplo, você pode delimitar um dia para a eliminação efetiva de líquidos, enquanto no seguinte poderá fornecer determinadas vitaminas, fibras, minerais, e assim sucessivamente. Vale ressaltar que não é recomendado adotar a dieta das frutas para emagrecer por mais de 10 dias consecutivos. Após concluir o décimo dia, o intervalo de 40 dias é o ideal para iniciar um novo ciclo da dieta.

Vale ressaltar que não é permitido alterar a ordem determinada de frutas por dia, pois isso poderá interferir nos efeitos desejados.

Dicas

  • É importante que você não pule refeições, pois seu corpo estará se readaptando a um plano alimentar que determina a realização de 6 refeições diárias;
  • Os exercícios físicos impulsionarão a conquista dos objetivos, logo, abuse de atividades que contribuem para a eliminação de calorias e funcionamento metabólico;
  • Atenção nunca é demais, por isso, saiba que a dieta das frutas emagrece devido à perda de líquidos, já que conta com diversas frutas que contribuem com efeito diurético. Por isso, mantenha seu corpo hidratado, beba pelo menos 2 litros de água por dia;
  • Recomenda-se que você não adote a dieta das frutas para emagrecer por mais de 10 dias, pois poderá identificar efeitos colaterais e prejuízos nutricionais ao seu corpo;
  • Atente para alguns efeitos colaterais que a dieta pode ocasionar, pois a alimentação hipocalórica possivelmente induzirá seu corpo a ‘estranhar’ a redução de ingestão de alimentos;
  • Não prolongue a adoção da dieta, pois você poderá obter prejuízos como insônia, queda de cabelo, indisposição e muito mais;
  • Você pode consumir chás nos intervalos entre as principais refeições, pois eles poderão colaborar com efeito termogênico, assim intensificando o funcionamento metabólico.

Cardápio

O plano alimentar permite que você realize 6 refeições diárias. É permito temperar as saladas, mas atente, priorize temperos naturais. Recomenda-se evitar o consumo de vinagre.

Veja as frutas permitidas e como funciona sua ordem de consumo no cardápio da dieta das frutas para emagrecer.

  • Dia 01: Abacaxi, mamão e pera;
  • Dia 02: Abacaxi e melancia;
  • Dia 03: Morango e laranja;
  • Dia 04: Morango e pêssego;
  • Dia 05: Banana, maçã e melão;
  • Dia 06: Abacaxi e melancia;
  • Dia 07: Abacaxi, laranja e melão;
  • Dia 08: Mamão, morango e pera;
  • Dia 09: Mamão, melancia e morango;
  • Dia 10: Banana e maçã.

Plano Alimentar

– Café da manhã

  • 1 fruta (dentre as permitidas no dia);
  • É permitido tomar 1 xícara de chá ou café, porém, não adoçado.

– Lanche da manhã

  • 1 xícara (300 ml) de chá, dentre os permitidos abaixo:
  • Camomila: Reduz a ansiedade e contribui positivamente para o sistema nervoso;
  • Capim-limão: Auxilia na digestão, contribui para a redução de ansiedade e age positivamente contra a retenção de líquidos;
  • Hortelã: reduz a ansiedade.

– Almoço

  • É permitido comer salada, sempre de forma moderada e sem temperos industrializados;
  • Deve-se escolher uma das frutas do dia e consumi-la em forma natural, suco ou vitamina feita com leite desnatado;
  • É permitido beber no máximo 100 ml de chá ou café não adoçado.

– Lanche da Tarde

– Jantar

  • É permitido comer salada, sempre de forma moderada e sem temperos industrializados;
  • Recomenda-se realizá-lo até 1 hora antes de você dormir;
  • Deve-se escolher uma das frutas do dia.

– Ceia

  • Não é recomendado realizar refeições após o jantar, porém, pode-se consumir 1 xícara (300 ml) de chá. Os permitidos são os mesmos do lanche da tarde.

Atenção

Você poderá utilizar a dieta das frutas para emagrecer, mas é fundamental que reconheça que, como outras mais, essa pode ser conceituada uma dieta da moda, pois você não poderá comer apenas frutas por um longo período de tempo.

Dessa forma, essa dieta não garante resultados para todas as pessoas que adotarem. A confiabilidade dessa dieta é duvidosa, principalmente por não conter fundamentos padronizados, pois você poderá ler informações contraditórias e incoerentes envolvendo-a.

É importante que você avalie se é necessário adotar uma dieta rígida para perder peso. A dieta das frutas emagrece, mas essa redução de percentual de gordura não é efetiva, pois você não manterá a alimentação limitada continuamente. Atente para o retorno ao cardápio tradicional, pois o aumento de ingestão calórica pode resultar na reaquisição dos quilos perdidos durante a dieta.

O mais seguro é buscar uma avaliação médica, para que assim você possa emagrecer com o suporte necessário para não haver comprometimentos com a sua saúde. Caso sinta interesse pela dieta das frutas para emagrecer, compartilhe-a com um médico de confiança, assim, ambos poderão entrar em um acordo, adotando a metodologia de uma forma mais adequada com as suas características pessoais.

O emagrecimento em curto período de tempo não apenas reduzirá gorduras localizadas, mas também vitaminas e nutrientes importantes para o funcionamento regular de seu organismo. Priorize sua saúde sempre!

Você seria capaz de fazer essa dieta das frutas para emagrecer em um curto período de tempo? Acredita que vale a pena passar pelas restrições e riscos da mesma? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (46 votos, média: 4,04 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

5 comentários em “A Dieta das Frutas para Emagrecer – Como Funciona e Dicas”

  1. estou com 124,3kg vou fazer essa dieta por 10 dias, junto com caminhada de 1 hora por dia, depois comento quanto peso perdi.

  2. Posso trocar os dias? Por exemplo, começar a dieta por frutas do dia seguinte e no dia seguinte por frutas do dia anterior?