Gordo

A Melhor Dieta Para Gordura no Fígado – Aprenda Como Tratar

Publicidade

Gordura no fígado é “o acúmulo de excesso de gordura nas células do fígado.” De Acordo com a American Liver Foundation (Fundação Hepática Americana), um dos maiores fatores de risco para gordura no fígado é a obesidade, que é causada por um excesso no consumo de calorias. Outros fatores de risco incluem diabetes, colesterol ou triglicérides alto, abuso de álcool, cirurgia de redução de estômago, certos medicamentos e desnutrição. Não há nenhuma definição médica de como tratar gordura no fígado, mas perder peso pode ajudar a prevenir e tratá-la. Aprenda aqui a melhor dieta para gordura no fígado.

Frutas e Vegetais

Frutas e vegetais oferecem vários nutrientes valiosos, incluindo vitaminas, minerais e antioxidantes que fortalecem o sistema imune do corpo e evitam infecções e doenças. A Fundação Hepática Americana sugere uma dieta para gordura no fígado rica em frutas e vegetais, para reduzir os sintomas.

Frutas e vegetais são ricos em nutrientes e contêm poucas calorias, características que ajudam a apoiar um controle de peso saudável, que também pode ajudar a prevenir ou tratar a gordura no fígado. Incorpore uma variedade de frutas frescas e coloridas regularmente para os melhores resultados. Frutas e vegetais particularmente ricos em antioxidantes incluem mirtilo, cereja, framboesa, laranja, toranja, mamão papaia, tomate, espinafre, brócolis, couve, folhas de mostarda e pimentão. 

Grãos Inteiros

Grãos inteiros oferecem vitaminas, minerais, antioxidantes, e fibra alimentar. A ingestão de grãos inteiros está associada a um risco reduzido de doença cardíaca, diabetes e outras condições sérias. Alimentos com um índice glicêmico alto, ou aqueles que afetam os níveis de açúcar no sangue drasticamente, podem exacerbar sintomas de gordura no fígado, enquanto uma dieta rica em alimentos com baixo índice glicêmico pode ajudar a prevenir ou tratar a doença.

Grãos inteiros são pouco glicêmicos e fontes nutritivas de carboidratos. Se você tem, ou tem risco de ter gordura no fígado, substitua alimentos com carboidratos processados, como pão branco, cereais açucarados e lanches processados, que oferecem pouco valor nutricional e podem prejudicar os níveis de açúcar no sangue. Escolhas valiosas de grãos inteiros incluem aveia, triquilho, espelta, cevada, arroz integral ou selvagem e centeio. Incorpore uma variedade de grãos inteiros na sua dieta e colha muitos benefícios.

Gorduras Insaturadas

Gorduras insaturadas, como aquelas encontradas nas castanhas, sementes e óleos vegetais, promovem a saúde cardíaca, funcionamento cerebral e bem estar físico geral quando consumidas nas quantidades adequadas. Gorduras saturadas e trans, comumente encontradas em alimentos fritos, carne vermelha e laticínios integrais, aumentam o risco de doenças e podem ser prejudiciais para aqueles com gordura no fígado, de acordo com a edição de setembro de 2012 do “American Journal of Physiology” (Revista Americana de Fisiologia).

Escolhas de gorduras saudáveis para uma dieta para gordura no fígado incluem azeite de oliva, óleo de canola, nozes, amêndoas, abacate e sementes. Ômega 3, uma gordura essencial que o corpo não produz, é encontrado no salmão, atum, pescada, sardinha, nozes e óleo de canola. Incorpore uma variedade de fontes de gorduras saudáveis na sua dieta para colher muitos benefícios. As gorduras alimentares ajudam na absorção de nutrientes, portanto ingira-as com refeições nutritivas que incluem vegetais, frutas e/ou grãos inteiros para aumentar os benefícios.

Proteína e Laticínios

As melhores proteínas para ajudarem com o controle e perda de peso são de fontes magras, como aves, ovos, soja, carnes magras, peixe, frutos do mar, feijão e legumes. Excesso de gordura e calorias pode ser reduzido removendo toda a gordura visível e a pele de carnes e aves antes de cozinhar e usando métodos saudáveis de cozimento, como grelhar, cozinhar no vapor, assar. Os laticínios mais saudáveis incluem leites, queijos e iogurtes semi desnatados ou desnatados.

Alimentos com Pouco Colesterol

Colesterol é um tipo de gordura encontrada em produtos animais. Uma reportagem na edição de agosto de 2011 do “World Journal of Gastroenterology” (Revista Mundial de Gastroenterologia), recomenda uma dieta para gordura no fígado com poucas gorduras saturadas e trans. Alimentos ricos em gorduras ômega, como peixes, azeite de oliva e castanha são recomendados para ajudar a tratar gordura no fígado. A reportagem também recomenda alimentos com poucos açúcares simples e xarope de milho.

Bebidas Não Alcoólicas

Álcool estressa o fígado e é ligado a doenças hepáticas. De acordo com o Centro Médico Pacífico na Califórnia, apenas uma garrafa de cerveja ou uma taça de vinho pode contribuir para gordura no fígado. A Fundação Hepática Americana encoraja indivíduos com gordura no fígado a evitarem álcool. Exemplos de bebidas não alcoólicas incluem água, suco, refrigerante, chá, café, isotônicos e leite.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você já passou ou está passando pelo problema de gordura no fígado? Quais alimentos lhe foram recomendados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (29 votos, média: 4,03 de 5)
Loading...
Publicidade

19 comentários

  1. Arthemizia Torres Fontes

    Só tenho agradecer pela maravilhosa orientação. Descobri que estou com gordura no fígado e tenho vários agravantes: diabetes, obesidade, colesterol etc.
    Obrigada, vou seguir a valiosa recomendação de vocês!

    Arthemizia

  2. Boa noite,venho sentindo dores abdominais,fraqueza,irritabilidades a visitas,principalmentes inesperadas por me entir sem disposição e forças para nada,nem para pentear os meus cabelos,dores tão forte que quando fico em pé parece que minha bexiga vai cair,associada a falta de ar,dore nas costas,dores de cabeça.parece absurdo alguem entir tantas dores,eu já ouvi de médicos que etaria de fricote a algum tempo atrás,todos esses sintomas agravarão com o óbito da mãe em 17-10-2015,fiquei chocada,morreu em casa e com todo os exames normais.cuidava dela uma vida e tinha 81 anos e morava comigo a 25 anos.com dores insistentes resolvi fazer um exames por minha conta e o médico do laudo me disse vc não sabia que estava com gordura no figado…..estou muito assustada e desorientada.venho buscando justificativa para essas dores.obrigado por estas orientações.vou seguir.

    • Boa noite, fui diagnosticada com gordura no figado, a principio um remédio passado pelo endroquinologista e dieta severa, nada de açúcar, sal e gordura, em um mês já parou a tontice e perdi 6 quilos e ja me sinto melhor, mudança de hábito resolve e o mais importante nada mais nada mesmo de alcool.

      • Sinto dores abdominais, refluxo, desânimo. Mas seu relato me encorajou e venho pedir que compartilhe comigo o q deu certo p VC. Patrícia obrigada pela motivação.

  3. to com gordura no figado .desesperada sem saber o que fazer, tomo sinvastatina puran esertralina.

  4. eu também to cm gordura no fígado porfavor me de uma dieta que vc ta fazendo patricia

  5. Fiz uma ecografia ontem e li o laudo: Esteatose hepática nível I. Como a gastro me solicitou mais uns exames de sangue e só vou vê-la no final de junho, já estou lendo sobre o assunto para tomar as medidas para diminuir essa gordura no fígado. Pelo que li, deve haver uma boa reeducação alimentar, incluindo frutas variadas durante o dia e reduzindo ao máximo o sal, açúcar e gorduras saturadas (tipo frituras, carnes gordas, etc.). Uma dieta levada a sério e uma atividade física, nem que seja caminhar 30 minutos por dia, acho que já melhora o quadro.

  6. tenho refluxo,presao alta,esofago aberto com ernia e me engasgo facil e agora descubro que tenho gordura no figado e meu figado ta crecendo o que devo fazer

  7. Olá, descobri recentemente que estou com gordura no figado, intolerância a lactose e uma gastrite nervosa. Consegui mudar alguns hábitos alimentares como pão e arroz integral, leite desnatado e incluir pelo menos uma verdura ou salada em cada refeição, mas realmente não consigo parar com o chocolate, e as tonturas continuam.

  8. Estou desesperada tenho 33 anos e já tenho diabetes, hipotiroidismo ,trigliceres alto e gordura no fígado por favor me ajude…me envie cardápios de dietas do que eu possa comer coisas simples..fico aguardando um abraço…

  9. descobri que estou com Esteatose Hepatica Grau I estou muito preocupado o que faço para melhores pi eliminar essa gordura no Figado e nunca mais poderei tomar uma cerveja ???? por favor me ajudem e me orientem

  10. [email protected]

    Façam tratamento médico, atividades físicas e reeducação alimentar, a dieta de cada individuo varia de região para região, então você tem que procurar uma nutricionista, pesquisar bastante sobre o assunto ajuda muito, pois a gordura no fígado pode gerar cirrose e câncer de fígado, então cuidado médico é essencial, saúde a todos.

  11. olá,meu marido começou a ter febre muito alta,dores abdominais,diarréia e perdeu muito peso,fizemos vários exames e foi diagnosticado com esteatose moderada,a médica não passou nenhum medicamento,apenas o proibiu de comer carnes vermelhas e uma dieta mais saudável,é o que estamos fazendo,e ele está melhorando,mas eu continuo preocupada,não é necessário remédio mesmo?

  12. ‘TENHO 18 ANOS E ONTEM 24-05-16 DESCOBRI QUE ESTOU COM COMEÇO DE GORDURA NO FIGADO FIQUEI MUITO PREOCUPADA POIS ESTOU NO MEU KG NORMAL NÃO SEI POR ONDE COMEÇAR POIS VOU TER QUE MUDAR MINHAS COMIDAS RADICALMENTE

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*