Ômega 3 emagrece ou engorda?

Especialista da área:
atualizado em 29/03/2021

Os suplementos de ômega 3 estão sendo cada vez mais usados por quem quer emagrecer, mas sempre fica a dúvida: ele emagrece mesmo, ou engorda?

  Continua Depois da Publicidade  

Essa dúvida vem justamente do fato de que os ácidos graxos da família do ômega 3 são, no final das contas, gorduras. E como tal, possuem calorias, e podem, pelo menos e teoria, levar ao ganho de peso.

Mas será que essas gorduras tão saudáveis engordam? Ou será que emagrecem? Neste artigo vamos nos aprofundar na ciência por trás do ômega 3, e descobrir de uma vez por todas a resposta para essas perguntas.

O que é o ômega 3?

Suplemento de ômega 3
Suplemento de ômega 3

Os ácidos graxos ômega 3 são uma família de gorduras poli-insaturadas, que são essenciais para o funcionamento do organismo.

Existem dois tipos de ômega 3:

  • Ácido alfa-linoleico, ou ALA: Encontrado em nozes, sementes de chia e outras fontes vegetais;
  • Ácido eicosapentaenoico e ácido docosahexaenoico, ou EPA e DHA: Provenientes principalmente de peixes, embora possam ser produzidos pelo corpo humano, a partir do ALA.

Veja também: Ômega 3 vegano – 9 melhores fontes

Ômega 3 engorda de alguma forma?

Quando usado em doses recomendadas, ômega 3 não leva ao ganho de peso, seja na forma de suplementos ou proveniente de alimentos. Mas o uso excessivo, principalmente de alimentos ricos em ômega 3, pode levar ao ganho de peso.

Como o ômega 3 emagrece?

É fato que o ômega 3 emagrece. Mas os mecanismos que levam à perda de peso são numerosos, e não são tão simples ou diretos quanto se pensa. Por isso, vamos entender como cada um deles contribui para o emagrecimento separadamente.

1. Melhora a sensibilidade à insulina

A resistência à insulina é um problema muitas vezes causado pela obesidade. Mas ela também contribui para o ganho de peso, além de estar ligada à diabetes tipo 2 e à síndrome metabólica.

Em um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Teerã, e publicado nos Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia, foi identificado que a suplementação com ômega 3 melhorou a sensibilidade à insulina em pessoas com diabetes tipo 2.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso demonstra que o uso desse suplemento ajuda o organismo a lidar melhor com o açúcar da dieta, reduzindo os picos de glicemia, além de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.

2. Diminuição do apetite

Os suplementos de ômega 3 podem ajudar na redução da fome, principalmente em pessoas que já estejam em alguma dieta para redução de peso.

Esse efeito foi visto em um estudo realizado na Espanha e publicado na revista Appetite em 2008, e os pesquisadores notaram uma significante redução do consumo calórico nas pessoas que usaram suplementos de ômega 3, quando comparados com aqueles que utilizaram o placebo.

3. Aumento do metabolismo

Outra forma pela qual o ômega 3 ajuda a perder peso é através da aceleração do metabolismo, como demonstrado em um artigo publicado na PLoS One.

Além disso, um outro estudo, dessa vez publicado no periódico Journal of the International Society of Sports Nutrition, demonstrou que apesar do aumento do metabolismo, o ômega 3 facilita o ganho de massa muscular.

Assim, a suplementação com esse ácido graxo pode ser uma excelente aliada tanto de pessoas que precisam perder peso, quanto daqueles que querem ganhar massa magra.

4. Aumento da queima de gordura

O aumento da taxa metabólica causado pelo consumo de ômega 3 não se limita apenas ao maior número de calorias gastas por dia.

O mesmo estudo que avaliou o gasto calórico após o início do uso do ômega 3, citado no tópico anterior, também avaliou seu efeito nos estoques de gordura, e encontrou uma queima de gordura cerca de 20% maior.

  Continua Depois da Publicidade  

Embora os pesquisadores ainda não tenham identificado o mecanismo por trás disso, é possível que esse efeito ocorra pela mobilização da gordura corporal para ser usada como fonte de energia, ao invés de carboidratos.

Dicas e cuidados

  • Quando for comprar um suplemento de ômega 3, certifique-se de que ele seja livre de impurezas e substâncias potencialmente prejudiciais, como metais pesados e pesticidas;
  • O suplemento que você escolher também deve dizer no rótulo que é concentrado. Isso significa que você terá a maior quantidade possível por porção. Um bom produto contém pelo menos 750 mg de ômega 3 por cápsula.

Vídeo da especialista

No vídeo a seguir, a nossa especialista mostra 7 alimentos ricos em ômega 3 e dá algumas dicas de uso para que você aproveite no seu dia a dia:

Fontes e Referências adicionais
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (152 votos, média: 3,91 de 5)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

83 comentários em “Ômega 3 emagrece ou engorda?”

  1. Olá comprei um Vidro de ômega 3 1000mg me indicaram pra dores nos ossos, so que ja estou um pouco acima do peso será que devo ou nao tomar. Pois nao quero engordar mais do que ja estou.

  2. Boa Noite estou tomando o omega 3 mas não qro emagrecer como faço ? Pode mim dar uma dica de como usar por favor e tou comedo de emagrecer e não qro affs ja sou magrinha demais Affs

  3. Estou tomando o ômega 3 a 1 mês e meio e perdi 8k, não sabia o que estava me emagrecendo até ler a respeito.
    Derrepente tomei ânsia de comer tudo que tem açúcar até um cafezinho que não dispensava.
    Bjs

    • Olá a dois meses estou tomando lavitan mais visão , que tem ômega 3 também ,durante esse tempo perdi 3 kg e não sabia porquê tava perdendo peso achei até que estava com algum problema de saúde serio agora lendo essa matéria que to descobrindo que é por causa do ômega 3 vou continuar tomando então pois quero emagrecer.

  4. Olá, entrei aqui para ler os comentários, porque ao contrário do que os especialistas dizem, também já engordei 3 kgs em 2 meses.
    Minha oftalmologista que me recomendou por conta dos terçóis que eu tinha nos olhos um atrás do outro. Realmente pararam completamente, só que não quero ficar engordando, mas tbm não quero ficar tendo terçol. Que difícil isso gente!

  5. Olá, gostaria de saber se o ômega 3 quebra o jejum, pois faço jejum intermitente, e gostaria de tomar pela manhã no horário q ainda estou de jejum? Eu estou tomando o ômega 3 Elite 1000.

  6. Mara, também engordei, e estou com muita dificuldade de perder, nunca fiz caminhada, hoje já iniciei e na verdade já estou correndo, e até momento não perdi uma grama.

  7. Bom dia estou tomando ômega 3 e fiz um exame e estou com hipertioriodismo pode ser por conta do ômega 3? O brigado. Tomo 2 cápsulas depois das refeições.