Ômega 3 Emagrece ou Engorda?

Especialista:
atualizado em 17/10/2019

Quando se embarca em uma dieta, a maioria das pessoas decide cortar muitos alimentos que são considerados não saudáveis, como carboidratos refinados, alimentos altamente calóricos e gorduras. Entretanto, para eliminar o excesso de gorduras, você precisa se assegurar de que está ingerindo o bastante das gorduras boas. Enquanto é verdade que algumas gorduras não são boas para você, outras são absolutamente essenciais, para manter uma dieta saudável e inclusive perder peso. Enquanto o corpo pode transformar carboidratos e proteínas em ácidos graxos saturados e monoinsaturados, ele não pode produzir certas gorduras poliinsaturadas. Essas gorduras que o corpo não pode produzir são chamadas de ácidos graxos essenciais e devem ser obtidos através dos alimentos que ingerimos.

Ácidos Graxos Essenciais, também conhecidos como ômega 3 e 6, são ácidos graxos poliinsaturados encontrados no óleo de peixes e em fontes vegetais como sementes de linhaça, sementes de cânhamo, nozes, azeite de oliva e óleo de canola.

Os dois tipos de óleos essenciais são necessários para a produção de eicosanoides – hormônios que são responsáveis por regular as principais funções do corpo, incluindo digestão, produção de insulina e armazenamento de gordura.

Diferente de outros tipos de suplementos de perda de peso, o Ômega 3 emagrece e irá beneficiar sua saúde de forma geral. Além de te ajudar a perder peso, tomar óleo de peixe todos os dias pode ajudar seu cérebro, coração e juntas. Nenhum suplemento de perda de peso no mercado pode dizer isso.

Ômega 3 Engorda de Alguma Forma?

A Associação Cardíaca Americana recomenda o consumo de pelo menos 500 mg de ômega 3 diariamente, seja de óleo de peixe ou suplementos. O metabolismo de 1 grama de gordura produz 9 calorias, então comer a dose recomendada de ômega 3 significa 4,5 calorias, uma contribuição insignificante à ingestão total de calorias. Mesmo se você tomar doses maiores de ômega 3 diariamente, é equívoco pensar que o Ômega 3 engorda.

Estudos sobre Como o Ômega 3 Emagrece

Foi provado cientificamente que Ômega 3 emagrece. Estudas da Universidade do Sul da Austrália descobriu que tomar ômega 3 combinado com exercícios aeróbicos moderados ajuda a aumentar a perda de peso.

Por um período de 12 semanas, pesquisadores deram a um grupo de adultos obesos doses de ômega 3 e supervisionaram exercícios aeróbicos moderados três vezes por semana. Os pesquisadores compararam os resultados desse grupo a outros grupos que não tomaram ômega 3 e se exercitaram três vezes por semana.

O grupo que tomou o ômega 3 perdeu significativamente mais peso, principalmente na região abdominal, do que as pessoas que não tomaram ômega 3 e se exercitaram. Eles concluíram que o ômega 3 ativa as enzimas responsáveis pela queima de gordura, e combinado com exercícios e aumento de oxigênio, ele aumenta a taxa metabólica, o que tem um efeito na queima de gordura e perda de peso.

Queime Mais Calorias

Outro estudo recente que foi publicado na revista internacional de obesidade, os pesquisadores querem descobrir se ao suplementar uma dieta com ômega 3 (gordura boa) o número de calorias de gordura queimadas em um dia aumentaria.

Os dois grupos foram alimentados com exatamente a mesma dieta, exceto por um grupo ter ingerido 6 gramas de gordura em forma de manteiga, azeite de oliva, óleo de girassol e óleo de amendoim, e o outro grupo ter ingerido 6 gramas de gordura em forma de ômega 3. O grupo do ômega 3 tomou 8 cápsulas por dia, 2 de manhã, 3 no almoço e 3 no jantar.

A quantidade total de ômega 3 por dia era de 1,8 gramas. Os resultados dos testes foram conclusivos.

A tabela abaixo mostra as mudanças na oxidação de gordura, gordura corporal e taxa metabólica após três semanas nos grupos sem óleo de peixe.

Sem óleo de peixe Com óleo de peixe
Medida de gordura corporal perdida 350 gramas -1 quilo
Taxa metabólica diária 1710 calorias 1775 calorias

Esses resultados mostram que o grupo que estava tomando ômega 3 queimou cerca de 1,1 miligrama de gordura por quilo por minuto. Isso é aproximadamente 26% a mais do que o outro grupo que não estava tomando ômega 3.

Uma das principais razões para a afirmação de que ômega 3 emagrece é que os níveis de insulina eram 50% mais baixos quando as pessoas usavam o ômega 3. Insulina é um hormônio que reduz o uso de gordura como energia, enquanto também promove o armazenamento de gordura na presença de excesso de calorias.

Insulina aumenta a atividade de uma enzima conhecida por promover o armazenamento de gordura

Insulina inibe a ação da lipase, que é responsável por quebrar gordura armazenada e prepará-la para ser usada como energia. Insulina também ativa uma enzima que, além de síntese de ácidos graxos, é responsável por converter carboidratos em gordura.

De forma simples, altos níveis de insulina tornam menos possível que seu corpo use gordura armazenada como uma fonte de energia. A queda de níveis de insulina quando as pessoas usaram ômega 3 permitiu que mais gordura fosse usada como energia.

Suplementos de Ômega 3 Diminuem Seu Apetite

O Ômega 3 emagrece também baseado no fato de que tomar algumas cápsulas de ômega 3 após comer pode te ajudar a ficar cheio por mais tempo entre refeições. Em um estudo, mulheres que fizeram isso ficaram satisfeitas por mais tempo após suas refeições e comeram menos no geral. Com o tempo, isso te ajudará a perder peso sem se sentir com fome e sofrer crises de fome que ocorrem quando fazemos dieta.

A razão mais provável para ômega 3 te ajudar a ficar satisfeito por mais tempo é que ele é capaz de liberar um hormônio chamado serotonina. Serotonina ajuda a regular seu apetite e humor. Esse efeito também é o que dá benefícios antidepressivos ao ômega 3. Esse benefício também pode provavelmente permitir que ômega 3 impeça vontades de comer açúcar.

O Que Procurar Quando For Comprar Ômega 3

Quando for comprar um suplemento de ômega 3, certifique-se de comprar um que seja livre de impurezas e substâncias potencialmente prejudiciais como metais pesados e pesticidas. O suplemento que você escolher também deve dizer no rótulo que é concentrado. Isso quer dizer que você terá a maior quantidade possível por porção. Um bom produto contém pelo menos 750 mg de ômega 3 por cápsula.

Determinar sua Dose Diária de Ômega 3

Descobrir quanto de ômega 3 há em cada cápsula que você toma é fácil. Tudo o que você precisa fazer é olhar o rótulo no vidro do produto. Procure pela quantidade de ômega 3 por porção.

Vídeo:

E aí, gostou das dicas?

Você já tinha ouvido falar na afirmação de que o Ômega 3 emagrece? Alguém já te recomendou fazer a suplementação do óleo de peixe? Se você já tentou, observou resultados? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (151 votos, média: 3,91 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

83 comentários em “Ômega 3 Emagrece ou Engorda?”

  1. Olá comprei um Vidro de ômega 3 1000mg me indicaram pra dores nos ossos, so que ja estou um pouco acima do peso será que devo ou nao tomar. Pois nao quero engordar mais do que ja estou.

  2. Boa Noite estou tomando o omega 3 mas não qro emagrecer como faço ? Pode mim dar uma dica de como usar por favor e tou comedo de emagrecer e não qro affs ja sou magrinha demais Affs

  3. Estou tomando o ômega 3 a 1 mês e meio e perdi 8k, não sabia o que estava me emagrecendo até ler a respeito.
    Derrepente tomei ânsia de comer tudo que tem açúcar até um cafezinho que não dispensava.
    Bjs

    • Olá a dois meses estou tomando lavitan mais visão , que tem ômega 3 também ,durante esse tempo perdi 3 kg e não sabia porquê tava perdendo peso achei até que estava com algum problema de saúde serio agora lendo essa matéria que to descobrindo que é por causa do ômega 3 vou continuar tomando então pois quero emagrecer.

  4. Olá, entrei aqui para ler os comentários, porque ao contrário do que os especialistas dizem, também já engordei 3 kgs em 2 meses.
    Minha oftalmologista que me recomendou por conta dos terçóis que eu tinha nos olhos um atrás do outro. Realmente pararam completamente, só que não quero ficar engordando, mas tbm não quero ficar tendo terçol. Que difícil isso gente!

  5. Olá, gostaria de saber se o ômega 3 quebra o jejum, pois faço jejum intermitente, e gostaria de tomar pela manhã no horário q ainda estou de jejum? Eu estou tomando o ômega 3 Elite 1000.

  6. Mara, também engordei, e estou com muita dificuldade de perder, nunca fiz caminhada, hoje já iniciei e na verdade já estou correndo, e até momento não perdi uma grama.

  7. Bom dia estou tomando ômega 3 e fiz um exame e estou com hipertioriodismo pode ser por conta do ômega 3? O brigado. Tomo 2 cápsulas depois das refeições.