figado detox

14 Alimentos Para Desintoxicar o Fígado

A sociedade moderna produz muitos fígados sobrecarregados. Quando comemos demais, ou comemos alimentos processados ou fritos, e sempre que somos expostos a poluentes ambientais e estresse, o fígado fica sobrecarregado.

Quando o fígado está cheio, ele não pode processar toxinas e gordura de maneira eficiente. Há muitos alimentos para desintoxicar o fígado naturalmente ao estimular sua habilidade natural de eliminar resíduos tóxicos do corpo.

Essa lista é um pouco mais específica do que simplesmente de alimentos desintoxicantes, pois se foca principalmente em alimentos para desintoxicar o fígado. Além de tomar um suplemento para limpar o fígado, e fazer pelo menos uma dieta para desintoxicar o fígado por ano, comer os seguintes alimentos é a melhor forma de manter seu fígado saudável e funcionando como você precisa. O ideal é que você incorpore esses alimentos na sua dieta semanal.

1. Alho

Apenas uma pequena quantidade desse alimento tem a habilidade de ativar enzimas do fígado que ajudam seu corpo a eliminar toxinas. O alho também tem grandes quantidades de alicina e selênio, dois compostos naturais que ajudam na limpeza do fígado.

2. Toranja

Rica em vitamina C e antioxidantes, a toranja aumenta os processos naturais de limpeza do fígado. Um pequeno corpo de suco de toranja fresco irá ajudar a aumentar a produção de enzimas desintoxicantes do fígado que ajudam a eliminar toxinas.

3. Beterraba e Cenoura

As duas são extremamente ricas em flavonoides e betacaroteno. Comer beterraba e cenoura pode ajudar a estimular e melhorar a função do fígado – não deixe de conferir nosso artigo Beterraba Engorda ou Emagrece.

4. Chá Verde

Essa bebida é cheia de antioxidantes conhecidos como catequinas, um composto conhecido por ajudar na função do fígado. O chá verde não é apenas delicioso, ele também é uma ótima forma de melhorar sua dieta. Saiba mais sobre os benefícios do chá verde.

5. Vegetais de Folhas Verdes

Um dos aliados mais poderosos para a limpeza do fígado, as folhas verdes podem ser comidas cruas, cozidas ou em sucos. Extremamente ricas em clorofila, elas retiram as toxinas ambientais do sangue. Com sua habilidade distinta de neutralizar metais pesados, químicos e pesticidas, esses alimentos oferecem um mecanismo de proteção poderoso para o fígado.

Tente incorporar folhas verdes como rúcula, folhas de dente-de-leão, espinafre, folhas de mostarda e chicória à sua dieta. Isso irá ajudar a aumentar a criação e circulação de bile, a substância que remove os resíduos dos órgãos e sangue.

6. Abacate

Esse super alimento rico em nutrientes ajuda o corpo a produzir glutationa, um composto necessário para que o fígado elimine toxinas prejudiciais.

7. Maçã

Rica em pectina, a maçã tem os constituintes químicos necessários para que o corpo limpe e elimine toxinas do trato digestivo. Isso, em troca, facilita para o fígado lidar com a carga tóxica durante o processo de limpeza.

8. Azeite de Oliva

Azeite de oliva orgânico é ótimo para o fígado quando usado com moderação. Ele ajuda o corpo ao oferecer uma base lipídica que pode sugar toxinas prejudiciais no corpo. Dessa forma, ele alivia um pouco do fardo do fígado em termos de sobrecarga tóxica.

9. Grãos Alternativos

Não é apenas que você precisa de grãos alternativos como quinoa, milhete, e trigo sarraceno na sua dieta, mas se você tem trigo, farinha ou outros grãos na sua dieta, é hora de fazer mudanças. Seu fígado é o filtro do seu corpo para toxinas, e grãos que contêm glúten estão cheios delas. Um estudo do ano passado descobriu que pessoas com sensibilidade ao glúten também tinham resultados anormais de enzimas do fígado.

10. Vegetais Crucíferos

Comer brócolis e couve-flor irá aumentar a quantidade de glucosinolato no seu sistema, aumentando a produção de enzimas no fígado. Essas enzimas naturais ajudam a eliminar toxinas do corpo, o que pode diminuir riscos associados ao câncer.

11. Limão e Lima

Essas frutas cítricas contêm grandes quantidades de vitamina corpo, que ajuda o corpo a sintetizar materiais tóxicos em substâncias que podem ser absorvidas por água. Beber suco de limão ou de lima frescos de manhã ajuda a estimular o fígado.

12. Nozes

Com grandes quantidades de arginina, as nozes ajudam o fígado a eliminar amônia. As nozes também são ricas em glutationa e ômega 3, que apoiam as ações de limpeza do fígado. Se certifique de mastigar bem as nozes antes de engolir.

13. Repolho

Como o brócolis e couve-flor, comer repolho ajuda a estimular a ativação de duas enzimas desintoxicantes essenciais que ajudam a eliminar toxinas. Tente comer mais pratos com repolho.

14. Açafrão

O tempero favorito do fígado. Tente adicionar um pouco desse desintoxicante ao seu próximo cozido de lentilha ou vegetais para um energizante instantâneo do fígado. Açafrão ajuda a melhorar a desintoxicação do fígado ao ajudar enzimas que eliminam carcinogênicos alimentares.

Dicas Para Fazer uma Limpeza do Fígado

Outros alimentos que limpam o fígado não estão listados aqui e incluem alcachofra, aspargo, couve, e couve-de-bruxelas. Comer os alimentos listados aqui é uma ótima forma de manter seu fígado funcionando corretamente. Entretanto, para melhores resultados, eu recomendo que você faça uma limpeza do fígado. Fazer uma limpeza do fígado pelo menos duas vezes por ano irá eliminar quaisquer substâncias estranhas que possam estar presas no seu fígado.

E você, conhece outros alimentos para desintoxicar o fígado? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (63 votos, média: 4,21 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

40 comentários

  1. seria muito bom receber mesagem e dicas para um saude boa

  2. Em relação ao seu figueiredo determinada pessoa estava com esteatose hepática e um médico patologista recomendou que ela comesse suco de soja de maçã com dois maxixes 2 vezes ao dia. Da seguinte maneira: colocar 2 maxixes lavados sem cabinho, no congelador por pelo menos 6 horas. Bater esses maxixes com a soja de maçã e fizesse isso 2 vezes ao dia – copo tipo geléia. A pessoa melhorou e por fim de 30 dias ao fazer nova ultrassonografia descobriu que as gorduras que circundavam o fígado havia desaparecido. Espero que tenha ajudado. Obs.: não adianta comer frutas, vegetais e comidas ácidas que só pioram e cortam o efeito da soja de maçã com maxixe. Abraços. Francisco Alves

  3. BOA TARDE. ESTOU COM PROBLEMAS MUITO SERIO NO MEU FIGADO DE GRAU 2 E TAMBEM COLESTEROL ALTO DEU 297 SÓ POSSO COMPRAR O QUE MEU DINHEIRO DAR NO MOMENTO MIM ENCONTRO DESEMPREGADA.

  4. Railton Marques Guimarães

    Não vou comentar no momento,Ok!

  5. Existem diversas ervas que ajudam a limpar o figado. Ex: Boldo ou boldo do chile!

  6. Por exemplo, tomar 10 copo com água e tomar em pequenos gole uma vez por mês. tudo isto ajudará desintoxicar e também fortalecer-lo.Grande abraço !!!

  7. muito bom ,estou com problema no fígado e este artigo irá me ajudar muito na minha dieta.

  8. que tipo de suplementos limpam o fígado?

  9. Fiz uma ultra som e o médico me falou que eu estava com gordura no fígado.

    Li e vi e eu tenho todos os citomas e horrível , vou tentar fazer a dieta e gostaria de receber dicas 😳

  10. Agradeço a orientação de alimentação para meu problema de figado gordo.

    Fiquei bastante esclarecida

    Atenciosamente,

    Manuela Gonçalves

  11. cristiano ronaldo

    sou atleta de futebol e musculaçao,uso por quase 15 anos suplementos e nao tenho vergonha em dizer que usei deca e durateston ,nunca fiz ciclo mas usava para ter rendimento desde meus 17 anos,resolvi fazer exame completo e tudo deu ok ate que nos exames a bilirrubinas deu alteraçao total 2,2 indireta deu 2,1 e a fosfatase deu 202 u/l, o que eu faço estou totalmente desnorteado,o dr do postinho pediu para fazer ultrasson.

    • relaxa cara, eu tbm usava durateston e suplementos alimentares… tive uma alteração das enzimas hepáticas em 6011, sendo que o limite é 55, essa alteração que vc teve é fichinha perto do que eu tive, hj já fazem dois meses que sai da internação, tive que parar com tudo, nem treinando estou, perdi 6 kg, minha dica é que vc de um tempo com tudo e procure um hepatologista.

      • Seria a Gama? Que deu esse valor?
        A minha deu 153 e estou apavorada.
        O médico mandou eu ficar 3 meses sem ingerir álcool.
        Sendo que adoro uma cervejinha ..RS
        Mas estou seguindo firme.
        O que me incomoda é um gosto de ferro que sinto na boca.
        Principalmente a noite.
        Vc sentia ?

      • Wilton Silva Aguiar

        Para de tomar bomba biu filho

  12. Boa tarde !minha mãe está com dengue, as plaquetas dela estão baixas e acabou afetando o fígado dela fígado não sei se é por isso que a barriga dela está mt Grande (Grande msm ).quais são os alimentos que ajudam a desinchar o figado e subir ás plaquetas ?

  13. Fiz uns exames e meu médico disse que meu fígado estava intoxicado, possivelmente por misturas de medicamentos. Ele mandou eu parar de tomar os medicamentos da farmácia (por necessidade emergencial) e recomendou tomar remédios naturais e caseiros, como Boldo, Caninha do brejo, etc. Comecei a tomar o Boldo e o Melão de São Caetano (suco da folha). Ao retornar ao médico ele pediu novamente os exames de sangue para ver como estava a situação do fígado e como resultado, havia melhorado 50% (em 3 a 4 dias de uso dos sucos das ervas citadas). Continuo usando diariamente , por recomendação do médico.

  14. maria auxiliadora lopes mateus

    o que é SOJA DE MAÇÃ CITADA PELO R. ENIVALDO FERREIRA DE OLIVEIRA em seu comentário?

  15. maria auxiliadora lopes mateus

    a soja de maçã foi citada pelo sr. francisco alves. eu gostaria de saber que produto é esse. obrigada.

    • Maria, acho que ele se referiu ao suco ades de soja e maçã, aquele de caixinha de supermercado. Como tem soja em grão aqui em casa, vou deixa -lo de molho a noite toda, bate -lo de manhã no litificador e coar, assim terei o leite de soja natural. Vou adicionar a maçã e o maxixe.
      Tentarei por aqui e tentarei voltar para contar os resultados.
      ao Francisco Alves, obrigado por compartilhar tal receita.
      Abraço á todos

  16. FIQUEI SURPRESA POR NÃO CITAREM A JURUBEBA PARA LIMPAR O FÍGADO.
    CONHEÇO SUA FAMA DESDE Q UEE U ERA CRIANÇA.
    JURUBEBA FRUTO. REFOGADA OU EM COZIDA E CONSERVADA NO VINAGRE.

  17. Kelin Regina dos Santos

    Minha cabeça doe dia sim dia não, como se fosse enxaqueca,minha boca fica amarga, não posso beber nada de álcool, e tomo naratriptana pra essas dores. Seria fígado? Esses sintomas?

  18. Faço uso de chá de boldo…..excelente para desentoxicar o fígado.

  19. Boldo, Caferana, Caninha do Brejo… Tudo que é amargo ajuda… Suco de Limão também é bom (puro). Ano passado tive intoxicação no fígado ao ponto de ficar com manchas vermelhas e ressecamentos na pele, coceiras intensas, aftas/estomatites, e outros e a causa foi o uso (overdose) de remédios para dores. Torsilax foi um deles. Evite remédios que contenham “Diclofenaco”, um grande vilão das intoxicações no fígado.

  20. Meu fígado tá com gordura .. o q fazer para acabar

  21. Boa noite,

    Eu estou com gordura no fígado devido a uma diate gorda que fiz, perdi 28 kg, porem tive uma mudança brusca de vida, descontinuei a dieta, passei a me alimentar normalmente e acabei com essa doença no figado. Quero agradecer pelas dicas que para mim foram preciosas, porque sei que ficarei livre desse mal.

    grata,

  22. amei as dicas vou experimentar a dieta alimeníicia. isso é fundamental.
    .

  23. Bom dia tenho tbm gordura no fígado…mas prestem atenção como está sua vesícula eu tirei a minha depois disso sobrecarregou o fígado…as pessoas ñ dá muito valor na vesícula mas ela é muito importante..p uma boa saúde.

  24. Depois que retirei a minha vesícula me apareceu gordura no fígado, a dois anos atrás não havia nada, acho que uma alimentação pobre em gorduras e açúcar deve melhorar muito, a gordura abdominal tem que ir embora, comer frutas e verduras e tomar muita água, e evitar o consumo de álcool. Devemos nos amar e tentar de todas as formas de termos uma boa saúde.

    • Silvia, eu descobri hoje que minhas enzimas voltaram a se alterar depois de uma hepatite medicamentosa… minha TGP está em 725, de acordo com o hepatologista terei de fazer uma biópsia do fígado. Espero que de tudo certo e que Deus tenha misericórdia da minha vida. Espero que todos vocês busquem a cura como eu tbm estou buscando, fé em Deus. vamos juntos gente, ajudando uns aos outros com informações. Um grande abraço

      • Que Deus a abençoe e que corra tudo bem.

        Estou tbm com a Gama alta. Acredito eu por conta do álcool. Bebo muita cerveja e nós dois últimos meses andei abusando das caipirinhas .
        Agora estou proibida de beber por 3 meses para ver se as enzimas abaixam.
        Estou apavorada.
        Sinto um gosto de ferro na boca.
        Vc sente ?
        No começo sentia mais forte…
        Mas ainda sinto todos os dias na hora de dormir.

  25. Alguém aqui sente um gosto de ferro na boca?
    Estou com A Gama alta.. gostaria de saber se isso tbm é sintoma de problemas do fígado

  26. Eu tbm tenho gordura no meu fígado e tô tomando chá de Boldo e meu tava inchado mas graças a Deus tá melhorando,mas vou consultar o médico pra ver como está

  27. BOA TARDE , FIZ EXAME E CONSTATO NO EXAME BAÇO AUMENTADO , PRECISO DE AJUDA , O QUE COMER NO CAFE DA MANHÃ E NO ALMOÇO , DESDE JA AGRADEÇO.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*