14 alimentos para desintoxicar o fígado

Especialista da área:
atualizado em 08/04/2021

O fígado é um órgão muito importante, é responsável pela limpeza do organismo, por armazenar glicose e por produzir proteínas. No entanto, alguns hábitos do dia a dia podem prejudicá-lo. Por isso, vamos mostrar quais são os melhores alimentos para desintoxicar este órgão tão importante.

  Continua Depois da Publicidade  

Alimentos processados e fritos, poluição, estresse e excesso de medicamentos podem sobrecarregar o fígado, impedindo-o assim de realizar as suas funções corretamente. No entanto, há muitos alimentos capazes de estimular a habilidade natural desse órgão de eliminar resíduos tóxicos do corpo.

Confira agora quais são os alimentos para desintoxicar o fígado e passe a consumi-los no seu dia a dia. Além disso, veja também essa dieta para melhorar o funcionamento do órgão, que você pode fazer pelo menos uma vez por ano.

1. Alho

alhos

Apenas uma pequena quantidade desse alimento pode ativar enzimas do fígado que ajudam o corpo a eliminar as toxinas. O alho também tem grandes quantidades de alicina e selênio, dois compostos naturais que ajudam na limpeza do fígado.

Além disso, esse alimento ainda ajuda a melhorar o funcionamento do sistema imunológico, a reduzir a pressão arterial e a equilibrar os níveis de colesterol.

Conheça todos os benefícios do alho.

2. Toranja

Alimentos Para Desintoxicar o Fígado Toranja

Rica em vitamina C e antioxidantes, a toranja aumenta os processos naturais de limpeza do fígado. Um pequeno corpo de suco de toranja fresco irá ajudar a aumentar a produção de enzimas desintoxicantes do fígado, que ajudam a eliminar as toxinas.

  Continua Depois da Publicidade  

3. Beterraba e cenoura

cenoura e beterraba

Esses dois vegetais são extremamente ricos em flavonoides e betacaroteno, que contribuem para o bom funcionamento do fígado.

Além disso, a beterraba e a cenoura também são ricas em outras vitaminas e minerais que são muito importantes para o bom funcionamento do organismo.

4. Chá verde

chá verde

Essa bebida é cheia de antioxidantes conhecidos como catequinas, compostos contribuem para o bom funcionamento do fígado.

Além disso o chá verde também tem ação termogênica, ou seja, ele acelera o metabolismo e contribui para o processo de emagrecimento. No entanto, se você tem dificuldade para dormir não consuma esse chá à noite, pois ele tem cafeína.

Conheça todos os benefícios do chá verde.

5. Vegetais de folhas verdes

espinafre

As folhas verdes são extremamente ricas em clorofila, que ajuda a retirar as toxinas do sangue, a neutralizar metais pesados, químicos e pesticidas, auxiliando, dessa forma, na proteção do fígado. Além disso, esses alimentos estimulam a criação e a circulação de bile, substância importante para o processo de digestão.

  Continua Depois da Publicidade  

Tente incorporar folhas verdes como rúcula, folhas de dente-de-leão, espinafre, folhas de mostarda e chicória à sua dieta. Você pode comer esses vegetais crus, cozidos ou em sucos e chás.

6. Abacate

abacate para desintoxicar o fígado

Esse é outro alimento para desintoxicar o fígado. É rico em nutrientes que ajudam o corpo a produzir glutationa, um composto necessário para que o fígado elimine toxinas prejudiciais. Além disso, o abacate acelera o metabolismo e contribui para a saúde da pele.

Conheça todos os benefícios do abacate.

7. Maçã

maçã

A maçã fornece algumas das substâncias necessárias para que o corpo limpe e elimine toxinas do trato digestivo, como a pectina. Além disso, essa fruta ainda ajuda o fígado a lidar com as toxinas durante o processo de limpeza do organismo.

A maçã também é rica em vitaminas, minerais, antioxidantes e em fibras. Conheça todos os benefícios da maçã.

  Continua Depois da Publicidade  

8. Azeite de oliva

Alimentos Para Desintoxicar o Fígado- azeite de oliva

O azeite de oliva orgânico é ótimo para o fígado, quando usado com moderação, já que ele ajuda o corpo a limpar as toxinas prejudiciais. Dessa forma, ele alivia um pouco o trabalho do fígado.

Além disso, o azeite de oliva é rico em gorduras boas e em antioxidantes. Você pode usá-lo para temperar saladas e para cozinhar. Conheça todos os benefícios do azeite de oliva.

9. Grãos alternativos

trigo sarraceno, milhete e quinoa

Pessoas com sensibilidade ao glúten ou celíacas possuem mais problemas no fígado, segundo um estudo no qual pesquisadores descobriram que quem não pode consumir glúten costuma apresentar desequilíbrio na quantidade de enzimas no fígado.

Se você tem algum problema com glúten, é importante que você substitua a farinha de trigo por grãos alternativos, como quinoa, milhete, e trigo sarraceno. Além disso, os grãos que contêm glúten possuem mais toxinas do que aqueles que são livres desse composto.

10. Vegetais crucíferos

Vegetais Crucíferos

Brócolis e couve-flor são ricos em glucosinolato, um aminoácido que ajuda a aumentar a produção de enzimas no fígado. Essas enzimas naturais ajudam a eliminar toxinas do corpo, o que pode diminuir riscos de câncer.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, esses vegetais crucíferos são ricos em vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo. E eles ainda apresentam uma boa quantidade de fibras, que geram uma sensação de saciedade, contribuindo assim para o controle de apetite e, consequentemente, para a perda de peso.

11. Limão e lima

cesta de limões

Essas frutas cítricas contêm grandes quantidades de vitamina C, que ajuda o corpo a transformar toxinas em substâncias que podem ser absorvidas por água, contribuindo, assim, para o funcionamento do fígado.

Sendo assim, beba um suco de limão ou de lima frescos de manhã, para estimular o seu fígado.

12. Nozes

nozes

Com grandes quantidades de arginina, as nozes ajudam o fígado a eliminar amônia, uma toxina. Além disso, as nozes também são ricas em glutationa e ômega 3, substâncias que ajudam o fígado a realizar as suas funções.

No entanto, certifique-se de mastigar bem as nozes antes de engolir, para que elas possam ser digeridas sem problemas pelo organismo.

Conheça todos os benefícios das nozes.

13. Repolho

repolho

Como o brócolis e couve-flor, o repolho também é um alimento para desintoxicar o fígado. Ele ajuda a estimular a ativação de enzimas desintoxicantes essenciais que ajudam o órgão a eliminar toxinas.

Além disso, o repolho ajuda a prevenir o câncer, fortalece o sistema imunológico e protege o sistema digestivo. Sendo assim, tente comer mais pratos com repolho no seu dia a dia.

Conheça todos os benefícios do repolho.

14. Açafrão

açafrão

Esse é o tempero favorito do fígado. Tente adicionar um pouco desse desintoxicante natural às suas receitas, para melhorar o funcionamento do órgão.

Além disso, o açafrão auxilia no processo de perda de peso e na prevenção de câncer e de doenças cardiovasculares.

Dicas para fazer uma limpeza do fígado

Além dos alimentos listado acima, ainda há outros que auxiliam no bom funcionamento do fígado, são eles:

Vídeos do especialista

Veja nos vídeos abaixo a nutricionista explicar sobre outros alimentos e bebidas boas para o fígado.

Fontes e referências adicionais

E você, conhece outros alimentos para desintoxicar o fígado? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (96 votos, média 4,16)
Loading...

Sobre Dr. Lucio Pacheco

Dr. Lucio Pacheco é Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral - CRM 597798 RJ/ CBCD. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1994. Em 1996 fez um curso de aperfeiçoamento no Hospital Paul Brousse, da Universidade de Paris-Sud, um dos mais especializados na área de transplantes na Europa. Concluiu o mestrado em Medicina (Cirurgia Geral) em 2000 e o Doutorado em Medicina (Clinica Médica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2010. Dr. Lucio Pacheco é um profundo estudioso na área de doença hepática e escreveu dezenas de livros e artigos sobre transplante de fígado. Atualmente é médico-cirurgião, chefe da equipe de transplante hepático do Hospital Copa Star, Hospital Quinta D´Or e do Hospital Copa D´Or. Além disso é diretor médico do Instituto de Transplantes. Suas áreas de atuação principais são: cirurgia geral, oncologia cirúrgica, hepatologia, e transplante de fígado. Dr. Lucio é uma referência profissional em sua área e autor de artigos científicos e diversos. Para mais informações, entre em contato com ele.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

50 comentários em “14 alimentos para desintoxicar o fígado”

  1. Bom dia,
    Tenho esteatose hepatica há anos desde que tirei a visícula.estou com fígado gordo.vezes eu corto o que engorda farinha branca ,carboidratos,mas qdo volto a comer o resultado vem pior.sinto dor lado direito e esquedo do abdome,refluxo,azia,dor de cabeça que é uma sensação que queima,pressão arterial oscila.as vezes muita coceira nas mão e sola dos pés começou a doer as pernas e veias parece agulhadas.gordura no fígado sofre.irei começar fazer todos exames mais dieta.procurei saber sobre esses sintomas me apavorei com diagnóstico colangite primaria.vou fazer os exames para saber corretamente.não sou obesa mas gosto de comer carboidrato e acredito que tenho rejeição.alguém poderia me dizer se fazem dieta?se faz tratamento com endócrino?

    Responder
  2. Olinda com café, desintoxica, limpa gordura do fígado, e elimina o cansaço excessivo que os problemas do fígado causam.
    É, tomar água.

    Responder
  3. BOA TARDE , FIZ EXAME E CONSTATO NO EXAME BAÇO AUMENTADO , PRECISO DE AJUDA , O QUE COMER NO CAFE DA MANHÃ E NO ALMOÇO , DESDE JA AGRADEÇO.

    Responder
  4. Eu tbm tenho gordura no meu fígado e tô tomando chá de Boldo e meu tava inchado mas graças a Deus tá melhorando,mas vou consultar o médico pra ver como está

    Responder
  5. Alguém aqui sente um gosto de ferro na boca?
    Estou com A Gama alta.. gostaria de saber se isso tbm é sintoma de problemas do fígado

    Responder
    • Sim Valeria, gosto horrível o dia todo, e tenho dores intensas no abdômen, vai ao médico, recebi uma medição e estou melhorando!! Gama super alta.

      Responder
  6. Depois que retirei a minha vesícula me apareceu gordura no fígado, a dois anos atrás não havia nada, acho que uma alimentação pobre em gorduras e açúcar deve melhorar muito, a gordura abdominal tem que ir embora, comer frutas e verduras e tomar muita água, e evitar o consumo de álcool. Devemos nos amar e tentar de todas as formas de termos uma boa saúde.

    Responder
    • Silvia, eu descobri hoje que minhas enzimas voltaram a se alterar depois de uma hepatite medicamentosa… minha TGP está em 725, de acordo com o hepatologista terei de fazer uma biópsia do fígado. Espero que de tudo certo e que Deus tenha misericórdia da minha vida. Espero que todos vocês busquem a cura como eu tbm estou buscando, fé em Deus. vamos juntos gente, ajudando uns aos outros com informações. Um grande abraço

      Responder
      • Que Deus a abençoe e que corra tudo bem.

        Estou tbm com a Gama alta. Acredito eu por conta do álcool. Bebo muita cerveja e nós dois últimos meses andei abusando das caipirinhas .
        Agora estou proibida de beber por 3 meses para ver se as enzimas abaixam.
        Estou apavorada.
        Sinto um gosto de ferro na boca.
        Vc sente ?
        No começo sentia mais forte…
        Mas ainda sinto todos os dias na hora de dormir.

        Responder
  7. Bom dia tenho tbm gordura no fígado…mas prestem atenção como está sua vesícula eu tirei a minha depois disso sobrecarregou o fígado…as pessoas ñ dá muito valor na vesícula mas ela é muito importante..p uma boa saúde.

    Responder
  8. Boa noite,

    Eu estou com gordura no fígado devido a uma diate gorda que fiz, perdi 28 kg, porem tive uma mudança brusca de vida, descontinuei a dieta, passei a me alimentar normalmente e acabei com essa doença no figado. Quero agradecer pelas dicas que para mim foram preciosas, porque sei que ficarei livre desse mal.

    grata,

    Responder