Publicidade

 

Dormindo

Seu Cérebro Pode Aprender Novas Informações Enquanto Você Dorme

Sua mente está sempre trabalhando, mesmo quando seus olhos estão fechados.

Publicidade

Pesquisas anteriores já haviam descoberto que o sono ajuda a armazenar memórias. Mas você pode não estar apenas catalogando informações antigas, como também pode estar aprendendo novas informações enquanto dorme, de acordo com um novo estudo.

Pesquisas publicadas na revista Nature Communications descobriram que o cérebro é capaz de formar novas lembranças durante o sono. Os pesquisadores tocaram padrões de som complexos enquanto os participantes estavam dormindo e descobriram que eles conseguiam reconhecer os sons novamente quando já estavam acordados!

Para alcançar os resultados, os autores do estudo reuniram 20 participantes em máquinas que mediram a atividade elétrica de seus cérebros. Foi assim que os autores do estudo puderam monitorar a fase de sono de cada voluntário durante a noite (entre elas a REM, fase mais profunda).

Os pesquisadores tocaram um “ruído branco” (sinal aleatório com igual intensidade em diferentes frequências) para os voluntários do estudo antes deles adormecerem, que foram intercalados com pings e outros sons. Eles pediram aos voluntários que indicassem quando ouvissem padrões distintos nos ruídos.

Depois que eles dormiam, os pesquisadores continuaram a tocar os mesmos padrões de som de vez em quando, bem como observaram quando os participantes estavam em cada fase do sono.

Na manhã seguinte, os pesquisadores tocaram o ruído branco e os padrões de som para os participantes uma última vez. Foi aí que os autores do estudo observaram algo interessante: todos os participantes foram mais eficazes para identificar os padrões de som que foram tocados para eles durante o sono REM (a fase mais profunda). Além disso, os participantes não se lembravam dos sons que foram tocados para eles durante suas fases mais leves do sono.

Os resultados não sugerem apenas que esse aprendizado pode acontecer enquanto você dorme, mas em certos estágios, o efeito oposto também pode ocorrer. O estudo descobriu que “os traços de memória podem ser formados ou suprimidos durante o sono, dependendo da fase do sono”, escreveram os autores.

Publicidade

Existem algumas ressalvas: o tamanho da amostra do estudo foi pequeno, portanto, não pode necessariamente ser aplicado definitivamente a uma população maior. Além disso, os dados foram observacionais. Os autores do estudo observam que não podem explicar por que isso aconteceu, só que isso de fato ocorreu. Durante o estudo, os participantes não conseguiram indicar como ou o que aconteceu que os fez lembrar os padrões de som melhor, também. Eles simplesmente souberam que se lembraram deles.

Os autores teorizam que esse processo poderia ser apenas a maneira de escolha de prioridades do cérebro através de memórias e informações, informou Quartz. No entanto, é necessário fazer mais pesquisas para explorar os efeitos completos do fenômeno e descobrir se a memória dos seres humanos durante o sono pode se estender a outras coisas, como um novo vocabulário, uma nova linguagem ou mesmo equações matemáticas.

Dito isto, esse não é a primeira vez que uma conexão foi encontrada entre a atividade cerebral e o sono: pesquisa anterior publicada em 2012 descobriu que os seres humanos poderiam aprender diferentes padrões de cheiros durante o sono. Ter uma boa noite de sono também ajuda a ajudar na tomada de decisões, aumenta sua saúde mental e o foco.

Então, embora não pareça que você possa aprender uma nova língua ou uma fórmula matemática durante o sono em breve, os benefícios do sono são certamente evidentes.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você acredita que o resultado dessa pesquisa pode mesmo representar que o seu cérebro aprende novas informações durante o sono? Comente abaixo sua opinião!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×