Benefícios de beber água em jejum

Especialista da área:
atualizado em 26/04/2021

Beber água pode ajudar a regular a temperatura corporal, combater a acne, melhorar o funcionamento dos rins e muito mais. Porém, ao beber água em jejum você consegue obter ainda mais benefícios para a sua saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, beber um copo de água em jejum ajuda o corpo a se livrar de toxinas. De acordo com muitos especialistas da área de saúde, beber água logo após acordar pode contribuir muito para o bom funcionamento do organismo, já que acelera o metabolismo, auxilia no funcionamento do sistema digestivo e melhora a atividade cerebral.

E já que estamos falando sobre algo para você fazer logo após acordar, descubra quais são os cinco hábitos mais comuns que as pessoas praticam no período da manhã, mas que podem prejudicar a saúde.

Conheça a seguir os benefícios de beber água em jejum, antes de dormir e entre as refeições.

Benefícios de beber água em jejum ao acordar

beber água em jejum

Segundo a organização Mundial de Saúde (OMS), um adulto deve ingerir dois litros de água por dia. Entretanto, uma coisa que muitas pessoas não sabem é que tomar um copo de água logo após acordar pode contribuir muito para a saúde.

Quem bebe água em jejum ajuda o corpo a se purificar, além de repor a hidratação perdida após horas de sono. E não importa quanta água você bebeu no dia anterior, seu organismo vai acordar desidratado.

Além disso, segundo a Ayurveda, medicina indiana, e a medicina tradicional japonesa, beber água em jejum ajuda a combater a asma, algumas dores e até mesmo tumores.

  Continua Depois da Publicidade  

Portanto confira outros pontos positivos de tomar água pela manhã:

1. Renova as células

Beber água em jejum pela manhã aumenta a produção de novas células. Além disso, a água ajuda a expulsar toxinas indesejadas para fora do corpo, já que quando você dorme seu corpo repara e repõe hormônios, o que gera toxinas e outros materiais residuais que precisam ser removidos.

Quando o organismo consegue eliminar de forma efetiva as toxinas, você se sente mais disposto e o seu corpo passa a absorver mais nutrientes.

2. Equilibra o sistema linfático

Ao beber água em jejum, antes da primeira refeição do dia, você ajuda a equilibrar o seu sistema linfático, que auxilia no combate a infecções e na eliminação do excesso de líquido presente no organismo.

3. Limpa o intestino

Tomar água logo ao acordar limpa o cólon e com isso auxilia na limpeza do intestino, o que ajuda a prevenir a prisão de ventre, já que a principal causa da constipação é a desidratação.

4. Pode ajudar a curar doenças

Estudos indicam que beber água em jejum pode ajudar a tratar algumas doenças como dores de garganta, problemas na bexiga e rins, dores de cabeça, e também meningite, tuberculose e artrite.

  Continua Depois da Publicidade  

5. Acelera o metabolismo

Beber água em jejum pode acelerar o seu metabolismo em até 25%, já que a ingestão da água ao acordar ativa o seu sistema metabólico, o que gera uma maior queima calórica durante todo o dia.

6. Combustível para o cérebro

Beber água também é essencial para a saúde do cérebro. Esse simples ato melhora a capacidade de raciocínio e a memória, além de ajudar a prevenir doenças como a demência.

Benefícios de beber água entre as refeições

mulher bebendo água

Beber um copo de água antes das refeições pode deixar a pele mais bonita, fornecer mais energia ao corpo e ainda ajudar a controlar o apetite, o que favorece a perda de peso.

Para obter esses benefícios, tome um copo de água meia hora antes das refeições. Vale lembrar que não pode ser água com gás ou com sabor, mas somente água na sua forma natural.

Veja abaixo os detalhes de cada benefício de beber água antes das refeições:

1. Perda de Peso

Diversos estudos têm mostrado que beber água antes das refeições pode resultar na ingestão de menos calorias, o que leva a perda de peso.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso acontece porque a água proporciona uma sensação de saciedade, ajudando, assim, a não comer demais. Além disso, é melhor um copo de água do que um copo de refrigerante ou de suco com muito açúcar, que podem conter muitas calorias.

2. Melhore sua pele

A desidratação pode causar muitos problemas de pele, além de também promover o envelhecimento precoce. No entanto, quando você ingere uma boa quantidade de água, sua circulação sanguínea melhora, o que faz sua pele ficar mais bonita.

3. Oferece mais disposição

Pesquisas mostram que mesmo com uma pequena desidratação pode ocorrer queda nos níveis de energia, ou seja, a água é crucial para o devido funcionamento de nosso corpo.

Aliás, um fato curioso que muitos não sabem é que ao sentirmos sede, provavelmente já estamos levemente desidratados. Evite que isso aconteça e tome água durante todo o dia e antes das refeições.

Benefícios de beber água antes de dormir

Quando eramos pequenos, nossas mães nos ensinaram a não ingerir muito líquido antes de dormir, para que não ocorresse nenhum “acidente” na cama. Por causa disso, acabamos por cultivar esse hábito por longos anos.

No entanto, saiba que beber água antes de dormir pode trazer benefícios à sua saúde, como, por exemplo, equilibrar os hormônios.

  Continua Depois da Publicidade  

Como saber se você está bebendo pouca água

Quem bebe pouca água ao longo do dia pode ter os seguintes sintomas:

  • Tontura;
  • Cãibras musculares;
  • Cansaço;
  • Sonolência;
  • Dores articulares.

Além disso, quem ingere pouca água pode desenvolver alguns problemas de saúde sérios, como explica o seguinte artigo: O que acontece quando você não bebe a quantidade suficiente de água.

Dicas de como ingerir mais água pela manhã para melhores resultados

Beber água em jejum

Para aproveitar ao máximo os benefícios que beber água em jejum traz, confira abaixo algumas dicas de como tornar esse hábito ainda mais eficaz:

  • Tente beber 3 a 4 copos de água imediatamente após acordar. Nas primeiras vezes pode ser difícil, no entanto, isso se torna gradualmente mais fácil. Para começar, tente tomar 2 copos de água. Então, espere de 5 a 10 minutos e depois beba mais 2;
  • Após beber água em jejum, espere uns 20 minutos para tomar o café da manhã;
  • Cuidado com o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, pois o álcool desidrata muito o corpo. Sendo assim, os benefícios trazidos pelo consumo de água em jejum podem ser anulados se forem acompanhados do consumo frequente de bebidas alcoólicas.

No início pode ser difícil, mas ao criar uma rotina, beber água em jejum ficará automático e o próprio organismo vai começar a pedir naturalmente.

Esse hábito é importante e natural, e assim fica mais fácil de desintoxicar o seu organismo sem ter que fazer grandes mudanças no seu estilo de vida e ainda manter sua saúde em dia.

Vale lembrar que a água que vai ser consumida deve ser limpa. Se é a água de sua torneira de casa que você está tomando, verifique se ela é potável, e se for de algum filtro, veja se o filtro está limpo e se não precisa de reparo.

Vídeo do especialista

Confira o vídeo abaixo para saber se você precisa beber mais água.

Você tem o costume de beber água em jejum logo ao acordar? Agora que sabe dos benefícios, vai incluir esse hábito em sua rotina? Comente abaixo.

Fontes e referências adicionais
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (102 votos, média 3,89)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

56 comentários em “Benefícios de beber água em jejum”

  1. Devemos repassar essa dica a todos que conhecemos. Quando eu acordava ia pro cafezinho com pão ou biscoito e mal sabia o erro que eu tava comentendo. Quando acordamos o corpo está gerando cortisol, que é o hormônio que deixa a gente alerta, que dá aquele acelerada no corpo quando acordamos, agora imagine tomar uma xícara de café junto com o cortisol a pleno vapor. Eu passava o dia mal, sentindo que tava estressado do nada. O segredo é a água em jejum. Agora tomo 700 ml de água em jejum e só depois de 1 hora vou comer algo. Até diminui a ingestão de café e os efeitos são notáveis.

    Responder
  2. Estou tomando 400ml de água pela manhã, há um mês me sinto muito bem pele cabelos disposição tudo melhorou.

    Responder
  3. Faz três meses que tomo quatro copos de água em jejum todos os dias …queria saber se emagrece e quanto tempo verei os resultados?por enquanto não perdi peso.obrigado.

    Responder
  4. Bom dia a todos,sou Mauricio de Jundiaí-SP,comecei a tomar água 600 ml em jejum logo ao acordar,os benefícios são extraordinários pois tudo funciona bem melhor e quase não fico doente,meu cérebro funciona muito melhor pois sinto que meu raciocínio e minha memória ficaram muito mais rápidos,não sinto mais tonturas durante o dia e também a vista não fica mais embaralhada e sinceramente meu calcanhar não fica mais rachado é realmente uma benção de Deus!

    Responder
    • O meu propio refluxo gastroesofsgico melhorou 70% e não precisei tomar a droga do omeprazol que só causa prisão de ventre. Graças a Deus esses dois fatores melhorou e muito mais no meu corpo???

      Responder
  5. Tive um infarto 40% do muscúlo do meu coração foi necrosado, alguns momentos sentia falta de ar . Comecei acomanhar o site Mundo Boa Forma tive uma melhora, estou caminhando 30 minutos de segunda a sexta tomando 600 ml de água em jejum e acabou consideravelmente o refluxo.

    Responder
  6. Fantastico a seis meses estou tomando agua em jejum uma hora antes do cafe simplesmente extraordinario o.600 ml todo dia mudou para melhor minha vida recomendo

    Responder
  7. Olá bom dia meu nome é Lucivaldo fiz a leitura do arquivo e comecei a tomar a água em jejum, um amigo tinha me falado que tomar água em jejum era bom, tomava no máximo um copo, agora tomo de três a quatro copos de água, quero saber exatamente quantos ML deve ter o copo, pois, uso um copo que tem em média 200 ml, gostei do arquivo muito bom.

    Responder
    • Boa tarde amigo, para tirar essa dúvida e/ou procurar tomar a água devidamente, conforme orientações, procure adquirir um recipiente ( copo ), com as marcas em ml no mesmo. Fiz isso e ajuda muito. Tomo 640 ml diariamente, em jejum. Percebi uma MELHORA ENORME.

      Responder
  8. Estou tomando 650ml de água em jejum todos os dia ….incrível…sinto mais saciedade durante o dia todo além de mais disposição apesar de estar numa reeducação alimentar com menos ingestão de carboidratos …..para mim os benefícios tem sido ótimos

    Responder
    • O meu propio refluxo gastroesofsgico melhorou 70% e não precisei tomar a droga do omeprazol que só causa prisão de ventre. Graças a Deus esses dois fatores melhorou e muito mais no meu corpo???

      Responder
  9. Eu sempre tomei 2 copos de água em jejum, nunca soube dos benefícios, agora que via vou tentar tomar mais. Obrigado.

    Responder
  10. Estou bebendo água em jejum faz dez dias e já senti diferença. Eu acordava muito cansado e indisposto. Hoje acordo com a sensação de estar hidratado, com mais energia… Muito bom, recomendo.

    Responder
  11. Tenho hábito de tomar 4 copos de água em jejum. Me sinto muito bem! A água tira as imperfeições da pele e podem acreditar. Minha pele , meus cabelos estão ótimos. Me perguntam que shampoo eu uso ou o que faço, para ter cabelos tão lindo.Gente é tomar água em jejum, que não só os cabelos vão mudar. Mas a saúde em geral.

    Responder
  12. Passei a tomar água em jejum há alguns dias e já estou sentindo a diferença, só consigo beber 400ml..no início senti bastante enjôo mas agora me sinto bem,vou tentar beber um copo a mais

    Responder
  13. MANOELA, TENHO 62 ANOS E TOMO ÁGUA EM JEJUM DESDE DE ADOLESCENTE “15 ANOS”, NUNCA SENTIR NADA SEMPRE EM FORMA.EU TAMBÉM RECOMENDO.

    Responder
    • MANOELA, TENHO 62 ANOS E TOMO ÁGUA EM JEJUM DESDE DE ADOLESCENTE “15 ANOS”, NUNCA SENTIR NADA SEMPRE EM FORMA.EU TAMBÉM RECOMENDO.

      Responder
      • Eu tenho esse costume todos os dias e juro que isso me proporcionou uma melhora no meu dia a dia considerável,fazendo com que deixasse de sentir mts coisas que sentia antes..virou rotina pra mim beber água em jejum tds os dias.

        Responder
    • Peguei de cara assim que li o poste. Nos primeiros dias não foram tão fáceis, semanas depois ficou mais tranquilo e hoje é automático. Acordar e tomar os 4 copos de água em jejum e partir pro quintal, tomar banho e fico de olho no relógio para só começo o café após aos 45min. Tenho melhorado em tudo, meu organismo funciona melhor, meus cabelos também estão ótimos e a pele também.
      Indico aos que por algum motivo tenha dúvidas. SUPER RECOMENDO.

      Responder