Home » Dieta » Alimentos Para Dieta » 10 Benefícios do Alecrim – Para Que Serve e Propriedades

10 Benefícios do Alecrim – Para Que Serve e Propriedades

Alecrim

Alecrim é uma das ervas mais populares do mundo. Ela é usada como remédio e tempero desde a antiguidade. Há registro de milhares de anos atrás com o alecrim sendo usado como uma erva medicinal para aliviar dores musculares, melhorar a memória, o crescimento do cabelo, o sistema imunológico e o circulatório. Esta erva, nativa do mediterrâneo, é usada como tempero no mundo inteiro, possui um gosto cítrico e amadeirado, principalmente para temperar carnes brancas, como porco e galinha. Vamos explorar neste artigo para que serve o alecrim e suas propriedades.

  Continua Depois da Publicidade  

Os benefícios do alecrim são conhecidos há milênios. No século XIV, começou a se fazer óleo de alecrim, que era usado em um cosmético popular na época: A Água da Rainha da Hungria. Mais tarde, nos séculos XVI e XVII, alecrim passou a ser usado como um digestivo.

A erva pertence a família Lamiaceae, a mesma do hortelã, e também é muito usada para dar cheiro – tanto à comida quanto a aromatizantes. O alecrim pode ser usado fresco, seco, em pó, óleo ou chá. Todos com propriedades importantes para a saúde e o funcionamento do corpo como um todo.

Propriedades do alecrim

É uma boa fonte de ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitamina B6.

O uso milenar da erva e os valores nutricionais da erva são o bastante para chamar a atenção de quem se importa com a saúde, mas para que serve o alecrim realmente? Como escolher a erva? Há efeitos colaterais? Leia mais para entender.

  Continua Depois da Publicidade  

Como encontrar e escolher

A planta cresce durante todo o ano, então está sempre disponível nos mercados. A versão fresca do alecrim é a que contém mais nutrientes e mais sabor. Escolha a erva bem, com folhas verdes claras e sem manchas escuras.

Também é uma planta fácil de plantar em casa, em vasos pequenos. A planta pode ser mantida dentro ou fora de casa, apenas precisa de um ambiente iluminado, pouco vento e água algumas vezes na semana.

Alecrim fresco pode ser guardado em um pote ou saco por várias semanas e o seco pode ser mantido por meses se for armazenado em lugar seco e escuro.

Benefícios do alecrim – Para que serve e propriedades

Os benefícios do alecrim são numerosos. Muitas das propriedades que povos da antiguidade acreditavam que o alecrim possuía, ele de fato possuí. Ele é rico em fibras, vitamina B, C, cálcio, ferro, magnésio, fósforo e potássio e praticamente não possui contraindicações. Vamos entender agora para que serve o alecrim e quais são as propriedades de destaque.

1- Propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes

O alecrim é rico em antioxidantes como ácido rosmarínico, ácido cafeico, ácido carnósico, ácido betulic, e carnosol. Essas substâncias tem propriedades antiinflamatórias e são fundamentais para neutralizar os radicais livres, evitando danos para o corpo, o envelhecimento precoce da pele e o crescimento de células cancerígenas.

Em função desses antioxidantes, o alecrim é particularmente famoso por suas propriedades contra o envelhecimento, melhorando a aparência e saúde da pele, principalmente quando usado em óleo. As propriedades anti-inflamatórias também atuam nos músculos, vasos sanguíneos e juntas. Auxiliando quem sofre com artrite, gota e pressão alta.

  Continua Depois da Publicidade  

2- Desintoxicante

Por ser um diurético natural, ajuda a desintoxicar o corpo, colocando para fora patógenos, sais, toxinas e até mesmo o excesso de gordura. Um corpo sem toxinas leva a menor risco de cirrose, problemas no fígado e uma pele mais bonita.

3- Memória e concentração

Estudos mostram que o alecrim funciona como um estimulante para toda as funções cognitivas, melhorando a memória, concentração e raciocínio lógico. Apesar de ainda precisar de mais pesquisas para explicar como o alecrim atua, é um bom sinal que a erva é usada com estes objetivos há milhares de anos.

4- Sistema neurológico

Pesquisas apontam que alecrim melhora o sistema neurológico como um todo e evita o envelhecimento cerebral. Ele possui ácido carnósico, que ajuda o corpo e evitar e reverter danos no cérebro.

  Continua Depois da Publicidade  

5- Sistema digestivo

Entre os benefícios do alecrim está um sistema digestivo saudável. Estudos apontam que alecrim melhora o sistema digestivo como um todo, evitando azia, gases, constipação, diarreia e falta de apetite. Ainda ajuda a regular todo o sistema gastrointestinal e os movimentos do intestino.

6- Prevenindo câncer

Uma pesquisa publicada no Oncolocy Reports (Relatórios de Oncologia) defende que alecrim ajuda a evitar o desenvolvimento de câncer de mama e leucemia. Outros estudos apontam que alecrim tem propriedades que evitam o desenvolvimento de tumores, reduzindo os riscos de desenvolver câncer.

7- Antibacteriano natural

Pesquisas também apontam que o alecrim tem propriedades antibacterianas, especialmente úteis contra infecções bacterianas no estômago, que podem levar a úlceras e outras doenças mais graves. Incluir alecrim na dieta diária pode evitar doenças causadas por bactérias.

8- Contra mau hálito

Como possui propriedades antibacterianas e um forte sabor e cheiro cítrico amadeirado, funciona bem contra mau hálito e higiene oral como um todo. Fazer gargarejo de água quente com algumas folhas de alecrim mata as bactérias da boca e deixar o hálito fresco.

9- Estimula circulação

Estudos apontam que alecrim estimula a produção de células vermelhas e melhora o fluxo de sangue no corpo, ajudando a oxigenar todos os órgãos vitais e todas as áreas do corpo.

10- Alívio da dor

Alecrim possui substâncias analgésicas e é usado para aliviar desde a antiguidade. Para dores externas, é possível aplicar óleo ou pasta. Para dores na cabeça, basta ingerir com a comida ou tomar em forma de chá.

Efeitos colaterais?

Alecrim é muito saudável, apenas em doses extremamente grandes pode causar alguns problemas como vômitos, espasmos, coma e líquido nos pulmões. Alecrim pode causar problemas em mulheres grávidas ou em amamentação, pois estimula a menstruação e aborto espontâneo.

A erva possui uma substância similar à aspirina, chamada salicilato, que pode causar alergia em quem é alérgico ao remédio. Também, por aumentar o risco de hematomas, deve ser evitado para quem já tem pré-disposição, assim como que sofre com convulsões.

Ela também pode afetar o funcionamento de alguns medicamentos. Por ser um diurético natural, ela pode afetar o uso de diuréticos e medicamentos com lítio (usado em tratamento de episódios maníaco-depressivos). A erva também pode afetar anticoagulantes e inibidores de ECA.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Referências Adicionais:

Você conhecia todos esses benefícios do alecrim para a sua saúde? Consome esta especiaria com frequência em suas refeições? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (197 votos, média: 4,12 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite
  Continua Depois da Publicidade  


ARTIGOS RELACIONADOS

76 comentários

  1. Eu tomo cha de alecrim, sendo para mim o motivo principal, eu me sinto feliz, alegre, srmpre com muita disposição. Tendo em vista o proprio nome ja diz tudo” alecrim, alegria”.

  2. Cal Ervas que Curam

    Eu amei a sua dica e aprendi mais sobre alecrim e vi entao que quem estiver com Dengue nao pode tomar cha de alecrim por fazer o mesmo efeito a aspirina ou alergico a Aspirina nada de tomar cha de alecrim e eu sempre falo que quem nao tem costume de tomar chas qualqyer um precisa tomar uma quantidade bem pequena pois e esperar 1 dia para ver se o organismo aceitou legal. Muito obrigado adorei sua dica.

  3. Eu sou um grande consumidor de alecrim em todas as alimentações, mas gostaria de tomar também o chá, qual e a quantidade exata do alecrim

  4. Maria de Jesus penha piedade

    O alecrim e bom pra insônia

  5. O alecrim que compro no mercado… saquinho , qual a quantidade para o chá? Tenho 40 anos
    Pode tomar quantas vezes?

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*