Alecrim

10 Benefícios do Alecrim – Para Que Serve e Propriedades

Alecrim é uma das ervas mais populares do mundo. Ela é usada como remédio e tempero desde a antiguidade. Há registro de milhares de anos atrás com o alecrim sendo usado como uma erva medicinal para aliviar dores musculares, melhorar a memória, o crescimento do cabelo, o sistema imunológico e o circulatório. Esta erva, nativa do mediterrâneo, é usada como tempero no mundo inteiro, possui um gosto cítrico e amadeirado, principalmente para temperar carnes brancas, como porco e galinha. Vamos explorar neste artigo para que serve o alecrim e suas propriedades.

Os benefícios do alecrim são conhecidos há milênios. No século XIV, começou a se fazer óleo de alecrim, que era usado em um cosmético popular na época: A Água da Rainha da Hungria. Mais tarde, nos séculos XVI e XVII, alecrim passou a ser usado como um digestivo.

A erva pertence a família Lamiaceae, a mesma do hortelã, e também é muito usada para dar cheiro – tanto à comida quanto a aromatizantes. O alecrim pode ser usado fresco, seco, em pó, óleo ou chá. Todos com propriedades importantes para a saúde e o funcionamento do corpo como um todo.

Propriedades do alecrim

É uma boa fonte de ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitamina B6.

O uso milenar da erva e os valores nutricionais da erva são o bastante para chamar a atenção de quem se importa com a saúde, mas para que serve o alecrim realmente? Como escolher a erva? Há efeitos colaterais? Leia mais para entender.

Como encontrar e escolher

A planta cresce durante todo o ano, então está sempre disponível nos mercados. A versão fresca do alecrim é a que contém mais nutrientes e mais sabor. Escolha a erva bem, com folhas verdes claras e sem manchas escuras.

Também é uma planta fácil de plantar em casa, em vasos pequenos. A planta pode ser mantida dentro ou fora de casa, apenas precisa de um ambiente iluminado, pouco vento e água algumas vezes na semana.

Alecrim fresco pode ser guardado em um pote ou saco por várias semanas e o seco pode ser mantido por meses se for armazenado em lugar seco e escuro.

Benefícios do alecrim – Para que serve e propriedades

Os benefícios do alecrim são numerosos. Muitas das propriedades que povos da antiguidade acreditavam que o alecrim possuía, ele de fato possuí. Ele é rico em fibras, vitamina B, C, cálcio, ferro, magnésio, fósforo e potássio e praticamente não possui contraindicações. Vamos entender agora para que serve o alecrim e quais são as propriedades de destaque.

1- Propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes

O alecrim é rico em antioxidantes como ácido rosmarínico, ácido cafeico, ácido carnósico, ácido betulic, e carnosol. Essas substâncias tem propriedades antiinflamatórias e são fundamentais para neutralizar os radicais livres, evitando danos para o corpo, o envelhecimento precoce da pele e o crescimento de células cancerígenas.

Em função desses antioxidantes, o alecrim é particularmente famoso por suas propriedades contra o envelhecimento, melhorando a aparência e saúde da pele, principalmente quando usado em óleo. As propriedades anti-inflamatórias também atuam nos músculos, vasos sanguíneos e juntas. Auxiliando quem sofre com artrite, gota e pressão alta.

2- Desintoxicante

Por ser um diurético natural, ajuda a desintoxicar o corpo, colocando para fora patógenos, sais, toxinas e até mesmo o excesso de gordura. Um corpo sem toxinas leva a menor risco de cirrose, problemas no fígado e uma pele mais bonita.

3- Memória e concentração

Estudos mostram que o alecrim funciona como um estimulante para toda as funções cognitivas, melhorando a memória, concentração e raciocínio lógico. Apesar de ainda precisar de mais pesquisas para explicar como o alecrim atua, é um bom sinal que a erva é usada com estes objetivos há milhares de anos.

4- Sistema neurológico

Pesquisas apontam que alecrim melhora o sistema neurológico como um todo e evita o envelhecimento cerebral. Ele possui ácido carnósico, que ajuda o corpo e evitar e reverter danos no cérebro.

5- Sistema digestivo

Entre os benefícios do alecrim está um sistema digestivo saudável. Estudos apontam que alecrim melhora o sistema digestivo como um todo, evitando azia, gases, constipação, diarreia e falta de apetite. Ainda ajuda a regular todo o sistema gastrointestinal e os movimentos do intestino.

6- Prevenindo câncer

Uma pesquisa publicada no Oncolocy Reports (Relatórios de Oncologia) defende que alecrim ajuda a evitar o desenvolvimento de câncer de mama e leucemia. Outros estudos apontam que alecrim tem propriedades que evitam o desenvolvimento de tumores, reduzindo os riscos de desenvolver câncer.

7- Antibacteriano natural

Pesquisas também apontam que o alecrim tem propriedades antibacterianas, especialmente úteis contra infecções bacterianas no estômago, que podem levar a úlceras e outras doenças mais graves. Incluir alecrim na dieta diária pode evitar doenças causadas por bactérias.

8- Contra mau hálito

Como possui propriedades antibacterianas e um forte sabor e cheiro cítrico amadeirado, funciona bem contra mau hálito e higiene oral como um todo. Fazer gargarejo de água quente com algumas folhas de alecrim mata as bactérias da boca e deixar o hálito fresco.

9- Estimula circulação

Estudos apontam que alecrim estimula a produção de células vermelhas e melhora o fluxo de sangue no corpo, ajudando a oxigenar todos os órgãos vitais e todas as áreas do corpo.

10- Alívio da dor

Alecrim possui substâncias analgésicas e é usado para aliviar desde a antiguidade. Para dores externas, é possível aplicar óleo ou pasta. Para dores na cabeça, basta ingerir com a comida ou tomar em forma de chá.

Efeitos colaterais?

Alecrim é muito saudável, apenas em doses extremamente grandes pode causar alguns problemas como vômitos, espasmos, coma e líquido nos pulmões. Alecrim pode causar problemas em mulheres grávidas ou em amamentação, pois estimula a menstruação e aborto espontâneo.

A erva possui uma substância similar à aspirina, chamada salicilato, que pode causar alergia em quem é alérgico ao remédio. Também, por aumentar o risco de hematomas, deve ser evitado para quem já tem pré-disposição, assim como que sofre com convulsões.

Ela também pode afetar o funcionamento de alguns medicamentos. Por ser um diurético natural, ela pode afetar o uso de diuréticos e medicamentos com lítio (usado em tratamento de episódios maníaco-depressivos). A erva também pode afetar anticoagulantes e inibidores de ECA.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Referências Adicionais:

Você conhecia todos esses benefícios do alecrim para a sua saúde? Consome esta especiaria com frequência em suas refeições? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (191 votos, média: 4,16 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

68 comentários

  1. Maria da Conceição japiassu Ferreira

    Quero receber dicas de saúde com plantas naturais.

  2. Adorei saber da propriedade desse planta!

  3. Como usar o alecrim

    • Oi Ana, eu tenho tendinopatia crônica e tenho dores diárias, a fisioterapeuta disse que estou muito inflamada. Há 4 dias comecei a tomar duas xícaras diárias com um ramo fresco de alecrim, não fervo, deixo em fusão por uns 15 minutos e tomo. Minhas dores estão diminuindo consideravelmente no quarto dia.

  4. manoela pereira da silva

    gostei muito das informações sobre os beneficios das plantas, sou uma apaixonada por todos os tipos de plantas………

  5. Engraçado têm benefícios e efeitos colaterias perigosos.comodiz aí,na dica.

  6. Edenilda Hercilia da Silva

    Fiquei surpresa com o que o alecrim pode proporcionar e seus benefícios.Por isso, galera é que temos que preservar a natureza . As plantas e suas caixinhas de segredo.kkk

  7. MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS

    [email protected]

    GOSTEI DE SABER SOBRE AS PROPRIEDADES DO ALECRIM E COMO TB DOS EFEITOS COLATERAIS QUE ELE POSSUI.

  8. ELIANA MARCIAFERREIRA

    amei saber tudo sobre o alecrim

  9. Adorei.Que maravilha . É bom saber.

  10. Bom dia
    eu tenho cisto então não posso tomar ele né estimula?
    mais tenho pressão alta seria bom para um lado e prejudicaria o outro?

  11. Boá Dicá adorei👍👍👍👍

  12. deneval ferreira de souza

    a muitos anos faço uso do alecrim,hortela,hortela pimenta,mangericao,dentre muitas outras plantas que cultivo na cobertura de onde moro.realmente tenho notado um beneficio muito grande destas principalmente em relaçao ao alecrim pois quando subo la em cima como uma folha de cada uma planta e me sinto muito bem.

  13. gostei de saber pois tenho acido urico muito alto.

  14. eu tomo chá de alecrim todos os dias junto com cidreira é delicioso

  15. Meu pai teve melhoras significativa na saúde, tomando chá de alecrim.

  16. Já conhecia algumas das propriedades do alecrim, mas desconhecia que tivesse tantas. Gostei imenso deste artigo.

  17. Adorei saber sobre as propriedades e benefício do alecrim.Vou usar -lo como chá para melhorar meus cabelos

  18. muito bom cha de alecrim me ajudou muito na depresao..

  19. Meu problema é triglicerídeos e estou tomando o chá e estou vendo grande melhora na circulação

  20. gostaria de saber se o alecrin é bom para tirar a dor da hemorroida ….

  21. Olá!!

    Tomo chá quase todas as noites antes de dormir. Durmo super bem.
    Intercalo entre: chá de hortelã, manjericão, alecrim, cidreira e capim santo.
    Cada noite um diferente. As vezes misturo tudo. Durmo melhor ainda quando misturo tudo. Algumas folhas de cada. Nada de exagero.
    Tinha pedra nos rins, fiz exame recentemente e não tem mais nada. As pedras foram expelidas devido aos chás que tomo.
    Tenho tudo plantado no meu quintal. São muito fáceis de cultivar.

    Tinmha

  22. Gostei muito destes comentarios refernte ao alecrim ,vou usar, e espero ter bom resultado.
    Muito obrigado pelas dicas.

    Abraços.

  23. MEU DEUS, eu não tinha a menor ideia de tantos benefícios do alecrim. AMEI.

  24. quero receber receitas medicinais ,adorei estas informaçoes sobre o uso do alecrim gostaria de receber de muitas plantas de uso medicinal.obrigada

  25. Bom dia consumo alecrim todos os dias batido no liquidificador com linhaça,manjericão,alecrim,,hortelã miúda,,alface,,suco de limão,mamão e água!Esta sendo muito bom para o resultado do meu intestino preso,mas a minha pergunta é se o alecrim pode ser consumido batido no liquidificador diariamente?

  26. Silvania Santos França Abrahão

    Gosto também de alecrim é benéfico e tem aroma especial, saudável e com muitas propriedades, faço uso constantemente
    pois tive dengue 2 vezes, para melhorar a função hepática e por ser uma planta
    que evita o desenvolvimento de câncer de mama e leucemia, pois tem a ferritina baixa.

  27. Excelente esclarecimento sobre o alecrim! Temos um ótimo remédio a nossa disposição! Muito obrigada por esse maravilhoso artigo.

  28. Gosto de consumir alecrim em chá,qdo tomo sinto um bem estar no meu organismo e tbem relachamento é uma erva que tem um aroma refrescante e sabor agradável,só tomo uma xícara de chá por dia.

  29. tomo luvox e rivotril, gostaria de saber se posso tomar alecrim normalmente pq li aq q pessoas q tomam medicamentos depressivos nao é bom.

  30. Faço uso do chá de alecrim com frequência, só adiciono uma folha de capim cidreira afim de amenizar o sabor, tenho 72 anos e uma vida plena, sou casado e mantenho relações com minha esposa algumas vezes na semana e acho que isso tem haver com chá devido a dilatação dos vasos sanguinos, faço uso a alguns anos e não senti nada como efeito colateral, só não consegui tirar uma muda, mas uma amiga tem um pé bem frondoso e toda vez que preciso ela me cede. A quantidade do chá é uma colher de sopa das folhas, com um ramo de capim cidreira em mais ou menos um litro de água que tomo apos adiciona-los na água fervente, depois de uma hora mais ou menos vou sorvendo aos poucos e no fim do dia já não tem mais.

  31. misturo aLEGRIM PAta DE Vaca CANA CIDREIRA QDO TENHO COLOCO UMAS FOLHAS DE HORTELA AS VEZES 2 CRAVOS Faco esse cha e tomo tenho varios remedios oxalato escilopram 10 m e remedio de dormir esopidem mas varios remedios e remedio da presao sera QUE ESTOU FAZENDO MUITA mistura tenho gastrite gronica e aGUDA E ARRETMIA

  32. Zilma Maria Lucas carneiro

    Tenho alecrim plantado em casa tomo remédio para pressão e tomo 1mg de clonazepam, todos os dias será que faz mal.

  33. Eu amoooooo alecrim faço tonico capilar , faço infusão é tudo de bom!*-*

  34. Muito bom essas dicaa do alecim vou faze uso de agora em diante.

  35. Para hemorróidas não conheço nada igual tão bom quanto a erva de bicho. Pode fazer um chá e tomar ou colocar direto no ânus como banho de assento. No mercado existe já comprimido ou pomadas com o princípio ativo da erva de bicho. Resolve mesmo.

  36. maria das graças oliveira

    sei que o alecrim e uma otima ervas e irei tomar para melhora a minha capacidade sanguinia

  37. Ferva dois raminhos de alecrim ainda verde com meia xicara de agua, coe e bata no liquidificador com uma folha de babosa,deixe descansar 2 dias , depois disso, coe e dibribua no seus xampus . Isso faz maravilhas com seus cabelos. Faz nascer e crescer mais e ainda hidrata, dá brilho ! É maravilhoso !!

  38. Tenho fibramialgia aneurisma em todo o tórax, tenho DPOCORREU
    SE EU TOMAR CHA NÃO TEREI EFEITO COLATERAIS
    PORQUE TOMO VELEJA E ALPRAZOLAM.

  39. Maria Solange Santos da Silva

    Eu tive infarto a pouco tempo e estou tomando 4 medicamentos pois coquei 1 estent na coronária, Tomo anticoagulantes por causa da molinha AAS e bissulfato de clopidogrel. À noite quando estou em repouso meu coração se agita muito. Minha mãe tinha válvula e tomava, Agora fiquei em dúvida se posso tomar.

  40. Tenho brad arritmia cardíaca…como o tratamento pelo SUS é muito lento….pesquisei sobre ervas com propriedades para meu caso, e descobri que o alecrim tem várias propriedades benéficas, inclusive para o sistema cardio vascular….estou tomando com frequência e me sentindo melhor…obs. É o unico remédio que tomo.

  41. Que maravilha comecei hoje a usar esse chá de alecrim não sabia dessa propriedade do alecrim a tese acima do alecrim parece científica

  42. José Carlos Piovani

    Olha gente eu faço uso de alecrim a muito tempo tenho setenta anos e aparentemente cinquenta e pouco tenho muita energia graças a essa erva maravilhosa abracos

  43. Faço uso do alecrim no álcool de cereal para sintomas da menopausa, uma ótima reposição hormonal, acabaram as ondas de calor e outros sintomas indesejáveis.Sao 10 gotas diluidas em agua pela manhã e a noite.

  44. Adorei as propriedades e benefícios do chá de alecrim mais gostaria de saber onde encontrar o óleo do mesmo.

  45. Amei as dicas.
    Nunca imaginei tantas propriedades.
    Tenho a erva em casa, mas não tenho o hábito de consumo…

  46. Tenho problemas de trombose, bucite e infeção urinaria. Gostaria de saber se o alecrim é bom pra esses problemas.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*