8 Benefícios do Alecrim para o Cabelo

Especialista:
atualizado em 25/12/2019

O alecrim é uma das ervas mais antigas que se tem conhecimento. Ela foi encontrada em túmulos egípcios, o que indica que já foi muito usada na medicina tradicional de povos antigos e seus benefícios continuam sendo explorados até hoje.

O alecrim proporciona um aroma agradável e calmante, além de ser usado para melhorar problemas de cognição, tratar a indigestão e inflamações no organismo, dentre outros usos.

Assim como o chá, o óleo de alecrim é amplamente usado em cuidados com os cabelos pois oferece muitos benefícios aos fios. O uso regular do alecrim para o cabelo ajuda a estimular os folículos capilares, deixando os cabelos mais fortes e saudáveis, além de evitar danos como queda e quebra dos fios.

Continue lendo para aprender as possibilidades de uso do alecrim para o cabelo e todos os seus benefícios para os fios. 

Alecrim

O alecrim é uma planta conhecida cientificamente como Rosmarinus officinalis. Ele pertence á família de mentas como o manjericão, a lavanda, a murta e a sálvia. Além das propriedades benéficas da erva em relação à nossa saúde, o alecrim tem um aroma delicioso e é bom para os cabelos devido à grande concentração de fitonutrientes que incluem substâncias como ácido cafeico, cânfora, ácido rosmarínico, ácido ursólico e outros princípios ativos.

A presença de nutrientes e substâncias antioxidantes como vitaminas do complexo B, vitamina A, vitamina C, minerais como ferro, zinco, magnésio e cálcio também é muito importante para alguns dos benefícios listados adiante.

O alecrim é muito usado como uma erva culinária em diversas receitas que utilizam as folhas frescas ou o óleo de alecrim para cozinhar alimentos. Como já mencionado, ele também é usado desde a antiguidade para os mais variados fins, como incensos em cerimônias religiosas e casamentos, cosméticos e até como fitoterápico medicinal para tratar condições de saúde no fígado, coração e cérebro.

Para usufruir dos benefícios do alecrim para o cabelo, é preciso extrair os nutrientes da planta. Isso pode ser feito preparando um chá ou óleo de alecrim. Mais a frente, vamos ensinar como preparar ambos.

Benefícios do alecrim para o cabelo

Ao ser aplicado diretamente sobre os fios ou tomado na forma de chá, o óleo ou chá de alecrim pode trazer os seguintes benefícios para as madeixas.

1. Prevenção da queda de cabelo

O alecrim é capaz de melhorar a circulação sanguínea na região do couro cabeludo, além de reduzir inflamações. Além disso, o alecrim apresenta um efeito calmante e antiestresse no couro cabeludo que evita a perda de fios desencadeada por estresse. Dessa forma, ele fortalece os fios e apresenta efeito antiqueda.

Pessoas que apresentam sinais de calvície são aconselhadas a usar óleo de alecrim no couro cabeludo para tentar retardar a perda dos fios.

2. Prevenção do envelhecimento precoce dos cabelos

Segundo o University of Maryland Medical Center, o alecrim não é usado apenas para estimular o crescimento do cabelo, mas também para retardar o processo natural de envelhecimento.

A presença de antioxidantes combate os radicais livres e ajuda a proteger o couro cabeludo da exposição excessiva ao sol, retardando o envelhecimento precoce dos cabelos. Outro efeito do alecrim para o cabelo é que ele escurece os fios, ajudando a disfarçar os cabelos grisalhos ou brancos.

3. Fortalecimento do cabelo 

O uso de secadores, chapinha, os tratamentos químicos, tinturas, além da exposição natural ao sol e vento danificam o cabelo. Por isso, é importante oferecer a nutrição adequada para os fios. Isso pode ser feito com o alecrim, que é uma excelente fonte de antioxidantes como a vitamina C, que ajuda a proteger os cabelos dos radicais livres formados através de danos naturais (sol em excesso) ou químicos. Além disso, ele ajuda a estimular a produção de colágeno que mantém os cabelos fortes e saudáveis.

4. Efeito antioxidante

A presença de compostos antioxidantes no óleo de alecrim ajuda a evitar danos ao couro cabeludo causado por radicais livres, além de proteger dos efeitos oxidativos causados pela exposição ao sol em excesso sem proteção.

5. Efeito bactericida, fungicida e ação anticaspa

O alecrim tem propriedades antibacterianas, antifúngicas e anti-inflamatórias que aumentam as defesas do nosso couro cabeludo contra infecções.  A caspa, por exemplo, é um problema muito comum causado por um tipo de levedura que leva a uma inflamação no couro cabeludo. O ácido rosmarínico, um dos ingredientes ativos do alecrim, apresenta propriedades anti-inflamatórias e bactericidas que ajudam a acalmar o couro cabeludo, a manter a região limpa e a tratar infecções.

Dessa forma, o alecrim é um ótimo agente na luta contra micro-organismos como caspas e piolhos. Realizar massagens frequentes com óleo de alecrim no couro cabeludo nutre o local e ainda remove as caspas acumuladas na região.

Suas propriedades analgésicas também agem contra a dor em casos de inflamações mais graves no couro cabeludo.

6. Crescimento do cabelo

A presença de nutrientes como ferro e magnésio no alecrim são essenciais para a produção de hemoglobina, que é a molécula responsável pelo transporte de oxigênio e nutrientes pelo sangue.

Dessa forma, o alecrim melhora a circulação sanguínea fazendo com que mais nutrientes cheguem até a região do couro cabeludo. Isso faz com que os cabelos cresçam mais rapidamente, além de ficarem mais nutridos e saudáveis. O óleo de alecrim também ajuda a estimular os folículos capilares, o que faz com que o cabelo cresça mais forte.

Existem várias evidências científicas que confirmam esse benefício do alecrim para o cabelo. Um estudo feito com camundongos, por exemplo, mostrou um aumento significativo no crescimento de cabelo em animais que apresentavam perda de cabelo causado por alterações hormonais. Os pesquisadores acreditam que os ingredientes ativos do alecrim ajudam a bloquear algumas das causas da calvície.

7. Melhor textura e redução da oleosidade 

Principalmente em cabelos oleosos, o alecrim pode ajudar a melhorar a textura e o brilho natural dos cabelos, além de prevenir o envelhecimento dos fios. Além disso, os nutrientes promovem um efeito revitalizador que diminui a opacidade e dá vida aos fios.

8. Redução do frizz

O óleo de alecrim é capaz de penetrar nos fios e selar as cutículas, retendo a umidade por mais tempo. Isso faz com que os cabelos fiquem hidratados por mais tempo, diminuindo problemas como o frizz. Além disso, ele promove essa hidratação sem deixar o cabelo com aspecto pesado.

Como fazer

– Óleo de alecrim 

O óleo de alecrim pode ser feito facilmente em casa. Basta usar folhas de alecrim, de preferências frescas, e misturar com algum óleo, como o óleo de girassol ou o azeite de oliva extra virgem, por exemplo. O procedimento consiste em aquecer o óleo escolhido em fogo baixo e em seguida adicionar o alecrim, misturando até que as folhas fiquem murchas. Deixe cozinhar por mais um minuto em fogo alto e desligue o fogo. Depois disso, guarde o óleo obtido em um recipiente com tampa. Você pode guardar o óleo com as folhas de alecrim dentro do recipiente sem a necessidade de coar a mistura.

Se preferir, compre o óleo pronto, que é facilmente encontrado em lojas de produtos naturais ou em sites na internet.

Esse óleo pode ser armazenado por até uma semana em um local arejado. O óleo de alecrim nunca deve ser tomado por via oral. Apenas o chá é destinado para esse fim.

– Chá de alecrim

O chá de alecrim é feito a partir das folhas secas ou frescas da erva e deve ser tomado imediatamente após o preparo para aproveitar ao máximo os seus nutrientes. Para preparar, coloque cerca de uma xícara de folhas de alecrim em água fervida e deixe em infusão por cerca de 10 minutos. Depois disso, coe a mistura e beba até 3 vezes ao dia.

Apesar de ser melhor se tomado logo após o preparo, você pode armazenar o chá durante o dia dentro da geladeira.

Para benefícios específicos do alecrim para o cabelo, o melhor é optar pelo óleo de alecrim, pois a aplicação tópica diretamente nos fios é mais eficaz do que tomar o chá. O chá irá proporcionar benefícios para todo o organismo, e talvez os benefícios para o cabelo não sejam tão notáveis. Nada impede que você passe o chá nos cabelos para melhores resultados, mas o óleo seria mais eficaz por conter uma maior concentração de nutrientes.

Como usar 

Existem vários modos de aplicar alecrim para o cabelo. Ele pode ser usado como um ingrediente de algum produto já vendido no mercado, pode ser utilizado na forma de óleo de alecrim aplicado diretamente nos fios e ainda como um chá que pode ser tomado 3 vezes ao dia ou aplicado diretamente nos fios.

Muitas pessoas misturam o óleo de alecrim a produtos como shampoos ou condicionadores, potencializando os seus benefícios. Também é possível misturar o óleo de alecrim com outros óleos essenciais como de lavanda, amêndoas, coco, hortelã ou azeite.

Ao usar o óleo de alecrim, dilua em água primeiro para evitar irritações no couro cabeludo. Você pode usar cerca de 20 a 30 gotas do óleo em um copo de água e passar a mistura pelos fios.

Exemplos de como usar o óleo de alecrim

1. Óleo de alecrim quente

Ao aplicar o óleo morno nos fios, é possível obter um efeito condicionante. Você pode misturar o óleo de alecrim com algum óleo como o de coco, de amêndoas ou azeite de oliva para potencializar os benefícios e facilitar a aplicação.

Aqueça a mistura e aplique o óleo morno nos fios com cuidado para não se queimar. Massageie o couro cabeludo por aproximadamente 10 minutos. Você pode enrolar uma toalha quente ou colocar uma touca térmica e deixar a mistura agir por uns 30 minutos. Depois disso, lave os cabelos normalmente. Esse tratamento pode ser feito até 2 vezes por semana para manter o cabelo hidratado e estimular o crescimento.

2. Creme leave-in

O óleo de alecrim pode ser um substituto ao seu leave-in. Ele promove brilho aos fios, além de deixar os fios macios e melhorar a circulação sanguínea na região do couro cabeludo. Também é ótimo para pessoas que sofrem com caspas que pioram com o uso de alguns cremes disponíveis no mercado.

Para preparar, use uma colher de sopa de folhas frescas de alecrim ou 15 gotas do óleo de alecrim e uma xícara de água. Ferva a água e adicione o alecrim da forma que preferir. Deixe a mistura em infusão por cerca de 10 minutos no caso das folhas de alecrim ou apenas aqueça no caso do óleo essencial. Despeje a mistura obtida em um borrifador e use o produto sempre que precisar nos cabelos úmidos ou secos.

3. Limpeza profunda com alecrim e vinagre

De vez em quando, precisamos fazer uma limpeza profunda nos cabelos para remover resíduos de shampoos e condicionadores. Para isso, uma boa tática é combinar as propriedades do vinagre com o alecrim. Para isso, você vai precisar de uma xícara de vinagre de maçã, cerca de 4 ramos de alecrim fresco e 2 xícaras de água.

Você deve esmagar o alecrim e colocar dentro do vinagre de maçã. Essa mistura deve ficar em um local fresco e escuro por 2 semanas. Depois desse tempo, use cerca de 4 colheres de sopa do vinagre com alecrim e dilua em 2 xícaras de água. Use essa água para enxaguar os cabelos após o uso do seu shampoo e condicionador até uma vez por mês. O processo é um pouco demorado mas os resultados valem a pena.

Cuidados 

O alecrim pode causar reações alérgicas em algumas pessoas. Por isso, preste atenção e procure ajuda médica se sentir qualquer sintoma de alergia tais como vômito, náusea, diarreia ou alterações na pele. Também podem ser observados espasmos quando usado em excesso.

Se for aplicar o óleo de alecrim diretamente no couro cabeludo, é recomendado que você lave a região com água morna para remoção dos resíduos, prevenindo qualquer tipo de reação alérgica ou irritação na área.

O uso excessivo de alecrim está relacionado a alguns casos de aborto espontâneo ou danos ao feto. Assim, seu uso frequente não é recomendado para mulheres grávidas ou em fase de amamentação.

Podem ocorrer interações medicamentosas com alguns tipos de medicamentos e suplementos. Dessa forma, se estiver usando algum tipo de remédio, fale com um profissional da saúde antes de usar a erva.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia os benefícios do alecrim para o cabelo? Já experimentou a aplicação de algum produto com a erva ou o seu próprio óleo ou chá? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (46 votos, média: 4,15 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

5 comentários em “8 Benefícios do Alecrim para o Cabelo”

  1. Bom dia.
    Uma colega que me indicou usar o alecrim. Comprei e fui pesquisar os benefícios .
    Amei todas as suas postagens sobre o alecrim.
    Vou começar a utilizar hoje mesmo e acompanhar a evolução e fazer também algumas das dicas postadas aqui.
    Um abraço
    Jandi

    • Estou usando o óleo de alecrim e o Tônico eu mesma preparei aqui em casa.Confeso que estou amando os resultados

  2. Ola pessoal. Bom dia.
    Eu ja conhecia o alecrim e costumava usar muito aqui em casa na culinaria! O arroz fica uma delicia!!!
    Mas, dos beneficios nos cabelos eu nao sabia!!
    Ameii ficar sabendo!