Benefícios de alecrim – para que serve e propriedades

Especialista:
atualizado em 24/09/2020

O alecrim (Rosmarinus officinalis L.) é uma das ervas mais populares do mundo, devido ao seu uso na culinária e por seus benefícios para a saúde do nosso organismo.

Trata-se de uma erva do mediterrâneo que pertence a família Lamiaceae, a mesma do hortelã. É conhecido e utilizado desde a antiguidade, não apenas na forma de tempero, mas também como medicamento

Devido ao seu sabor cítrico e amadeirado é muito utilizado para temperar carnes brancas, como porco e galinha, mas o seu uso vai muito mais além.

alecrim fresco

Benefícios do alecrim

Por conta de suas propriedades medicinais, o alecrim pode auxiliar na melhora da saúde e na busca do bem estar.

1- Propriedades antioxidantes do alecrim

O alecrim é rico em antioxidantes, possui atividade anti inflamatória e neutraliza os radicais livres, evitando danos para o corpo. Em suma, pode ajudar a evitar o envelhecimento precoce da pele e o crescimento de células cancerígenas.

Estudos in vitro identificaram que o alecrim pode evitar o desenvolvimento de tumores, principalmente câncer de mama e leucemia, conforme estudo publicado em 2016.

Em função da ação antioxidantes, possui atividade contra o envelhecimento, melhorando a aparência e saúde da pele, principalmente quando usado na forma de óleo essencial.

2- Ação desintoxicante e expectorante

Em sua composição possui nutrientes com ação diurética, no qual minimiza a retenção de líquidos e estimula a desintoxicação do corpo, que é realizado pelo fígado e rins.

Nesse processo é eliminado patógenos, sais, toxinas e excesso de gordura, mas para que isso ocorra é necessário um consumo adequado de água.

Além disso o alecrim tem ação expectorante, sendo um excelente aliado contra gripes e tosses, conforme estudo realizado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), que constatou que o alecrim de fato combate o vírus da gripe.

3- Alecrim na memória e concentração

Estudos mostram que o alecrim pode estimular a memória, concentração e raciocínio. Entretanto, ainda são necessário mais pesquisas para identificar o mecanismo de atuação.

4- Sistema neurológico

Pesquisas apontam que o alecrim possui ácido carnósico, substância que ajuda o organismo a evitar e reverter danos no cérebro, melhorando o sistema neurológico como um todo.

5- Auxílio no sistema digestivo

O alecrim pode melhorar o sistema digestivo como um todo, principalmente a evitar azia, gases, constipação, diarreia e falta de apetite. Além disso, pode melhorar a digestão.

6- Alecrim como antibacteriano natural

Pesquisas apontam que o alecrim tem propriedades antibacterianas, importante fator contra infecções bacterianas no estômago, que pode levar a úlceras.

7- Contra mau hálito

Como já destacado anteriormente, possui atividade antibacteriana e um agradável cheiro, que auxilia no hálito. Esse benefício é alcançado ao fazer gargarejo com água quente e algumas folhas de alecrim.

8- Estímulo na circulação

O alecrim estimula a produção de células vermelhas e melhora o fluxo sanguíneo no corpo, e dessa forma ajuda a levar oxigênio a todas as células do corpo.

9- O alecrim no alívio da dor

Outra propriedade do alecrim é ser analgésica, podendo ser utilizado em óleo ou pasta para dores externas. Já para as dores internas, como a dor de cabeça, é indicado o consumo em forma de tempero ou chá.

Conheça também os benefícios do chá de alecrim e sua receita.

10- Saúde dos cabelos

O uso regular do alecrim nos cabelos, seja como chá ou óleo, fortalece os fios evitando sua quebra, combatendo a caspa e prevenindo a queda de cabelos decorrente do estresse, graças a seu efeito calmante no couro cabeludo. Conheça todos os benefícios do alecrim para os cabelos.

Efeitos colaterais

Apesar de ser um alimento natural, o alecrim em altas doses pode causar vômitos, espasmos, coma, aborto e líquido nos pulmões.

Sendo assim, é contra indicado para gestantes, lactantes, pessoas com alergia a aspirina e que possuem pressão alta.

Além disso, pode afetar o funcionamento de alguns medicamentos, como diuréticos, medicamentos com lítio, anticoagulantes e inibidores de ECA.

Como encontrar e escolher

  • De preferência para a versão fresca, pois contém mais nutrientes e sabor;
  • Escolha a erva com folhas verdes claras e sem manchas escuras;
  • É possível plantar em casa, em vasos pequenos, apenas precisa de um ambiente iluminado, com pouco vento e ser regada algumas vezes na semana;
  • O alecrim fresco pode ser guardado em um pote ou saco por várias semanas, já sua forma seca pode ser mantida por meses se for armazenado em lugar seco e escuro.

Propriedades nutricionais do alecrim

Veja agora as propriedades nutricionais de uma colher de café cheia de alecrim, que corresponde a 4 g.

ComposiçãoQuantidade em 4 g% VD (*)
Calorias13 kcal = 54 kJ1
Carboidrato2,6 g1
Proteína0,9 g1
Gorduras0,6 g1
Fibras1,7 g7
Cálcio51,2 mg5
Ferro1,2 mg9
Magnésio8,8 mg3
Potássio38,2 mg1
Vitamina C2,5 mg5

(*) % Valores diários de referência com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kJ.
Fonte: TBCA

A nossa nutricionista preparou um vídeo repleto de informações para você.

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você conhecia todos esses benefícios do alecrim para a sua saúde? Consome esta especiaria com frequência em suas refeições? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (202 votos, média: 4,13 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

84 comentários em “Benefícios de alecrim – para que serve e propriedades”

  1. Tenho fibramialgia aneurisma em todo o tórax, tenho DPOCORREU
    SE EU TOMAR CHA NÃO TEREI EFEITO COLATERAIS
    PORQUE TOMO VELEJA E ALPRAZOLAM.

  2. Ferva dois raminhos de alecrim ainda verde com meia xicara de agua, coe e bata no liquidificador com uma folha de babosa,deixe descansar 2 dias , depois disso, coe e dibribua no seus xampus . Isso faz maravilhas com seus cabelos. Faz nascer e crescer mais e ainda hidrata, dá brilho ! É maravilhoso !!

  3. Para hemorróidas não conheço nada igual tão bom quanto a erva de bicho. Pode fazer um chá e tomar ou colocar direto no ânus como banho de assento. No mercado existe já comprimido ou pomadas com o princípio ativo da erva de bicho. Resolve mesmo.

  4. Tenho alecrim plantado em casa tomo remédio para pressão e tomo 1mg de clonazepam, todos os dias será que faz mal.

  5. misturo aLEGRIM PAta DE Vaca CANA CIDREIRA QDO TENHO COLOCO UMAS FOLHAS DE HORTELA AS VEZES 2 CRAVOS Faco esse cha e tomo tenho varios remedios oxalato escilopram 10 m e remedio de dormir esopidem mas varios remedios e remedio da presao sera QUE ESTOU FAZENDO MUITA mistura tenho gastrite gronica e aGUDA E ARRETMIA

  6. Faço uso do chá de alecrim com frequência, só adiciono uma folha de capim cidreira afim de amenizar o sabor, tenho 72 anos e uma vida plena, sou casado e mantenho relações com minha esposa algumas vezes na semana e acho que isso tem haver com chá devido a dilatação dos vasos sanguinos, faço uso a alguns anos e não senti nada como efeito colateral, só não consegui tirar uma muda, mas uma amiga tem um pé bem frondoso e toda vez que preciso ela me cede. A quantidade do chá é uma colher de sopa das folhas, com um ramo de capim cidreira em mais ou menos um litro de água que tomo apos adiciona-los na água fervente, depois de uma hora mais ou menos vou sorvendo aos poucos e no fim do dia já não tem mais.

  7. tomo luvox e rivotril, gostaria de saber se posso tomar alecrim normalmente pq li aq q pessoas q tomam medicamentos depressivos nao é bom.

  8. Gosto de consumir alecrim em chá,qdo tomo sinto um bem estar no meu organismo e tbem relachamento é uma erva que tem um aroma refrescante e sabor agradável,só tomo uma xícara de chá por dia.

  9. Excelente esclarecimento sobre o alecrim! Temos um ótimo remédio a nossa disposição! Muito obrigada por esse maravilhoso artigo.

  10. Gosto também de alecrim é benéfico e tem aroma especial, saudável e com muitas propriedades, faço uso constantemente
    pois tive dengue 2 vezes, para melhorar a função hepática e por ser uma planta
    que evita o desenvolvimento de câncer de mama e leucemia, pois tem a ferritina baixa.

  11. Bom dia consumo alecrim todos os dias batido no liquidificador com linhaça,manjericão,alecrim,,hortelã miúda,,alface,,suco de limão,mamão e água!Esta sendo muito bom para o resultado do meu intestino preso,mas a minha pergunta é se o alecrim pode ser consumido batido no liquidificador diariamente?

  12. quero receber receitas medicinais ,adorei estas informaçoes sobre o uso do alecrim gostaria de receber de muitas plantas de uso medicinal.obrigada

  13. Gostei muito destes comentarios refernte ao alecrim ,vou usar, e espero ter bom resultado.
    Muito obrigado pelas dicas.

    Abraços.

  14. Olá!!

    Tomo chá quase todas as noites antes de dormir. Durmo super bem.
    Intercalo entre: chá de hortelã, manjericão, alecrim, cidreira e capim santo.
    Cada noite um diferente. As vezes misturo tudo. Durmo melhor ainda quando misturo tudo. Algumas folhas de cada. Nada de exagero.
    Tinha pedra nos rins, fiz exame recentemente e não tem mais nada. As pedras foram expelidas devido aos chás que tomo.
    Tenho tudo plantado no meu quintal. São muito fáceis de cultivar.

    Tinmha