Chá de oliveira

10 Benefícios do Chá de Oliveira – Para Que Serve e Propriedades

Além das deliciosas azeitonas, as oliveiras também nos deram outro grande presente: suas folhas, que não são utilizadas na produção das azeitonas ou do azeite, mas que também trazem inúmeros benefícios para a boa forma e saúde. Vamos conhecer agora para que serve o chá de oliveira e descobrir suas propriedades.

Utilizadas na forma de extrato e mais popularmente como chá, as folhas de oliveira podem auxiliar na perda de peso, diminuição do colesterol, melhora da pressão arterial e no fortalecimento do sistema imunológico, entre outras propriedades para a saúde.

Confira abaixo dez benefícios do chá de oliveira para boa forma e saúde.

O que é chá de oliveira?

Quem nunca ouviu falar do chá de oliveira pode pensar que se trata de mais uma novidade no universo da boa forma, mas a verdade é que o uso medicinal das folhas de oliveira já era feito há alguns milhares de séculos. Cientistas já sabem hoje que as culturas antigas do Egito e do Mediterrâneo utilizavam a folha de oliveira para tratar uma série de condições de saúde.

O chá de oliveira é feito a partir das folhas secas da Olea europaea, nome científico da oliveira, que é exatamente a árvore que produz azeitona e azeite. Ela, aliás, é considerada uma das árvores mais antigas do mundo (acredita-se que algumas possam ter mais de 2 mil anos de idade).

Ainda que o extrato da folha de oliveira seja evidentemente mais concentrado que o chá, há também muitos benefícios do chá de oliveira, já que boa parte dos compostos permanece na bebida (apesar do calor a que as folhas são submetidas).

Como a concentração de substâncias benéficas tende a ser menor no chá, o seu consumo deverá ser regular e repetido algumas vezes durante o dia para que seu efeito possa ser notado.

Benefícios do Chá de Oliveira

O chá de oliveira tornou-se popular nos últimos anos graças ao seu potencial emagrecedor. Por atuar na queima de gorduras, muitos acreditam que o chá de oliveira emagrece mesmo e pode ajudá-lo a atingir a boa forma de maneira natural. Mas este não é o único benefício da bebida, como você mesmo poderá conferir abaixo.

Veja então os 10 maiores benefícios do chá de oliveira para boa forma e saúde e entenda para que serve e quais propriedades se destacam:

1. Auxilia no emagrecimento

Como a oliveira dá origem a um alimento tão calórico como o azeite, falar que o chá de oliveira emagrece pode até soar estranho – mas não é bem assim. A folha de oliveira é rica em diversos compostos (sendo o principal a oleuropeína) que estão presentes em quantidades bem menores no óleo de oliva, motivo pelo qual as propriedades do chá de oliveira podem ser um pouco diferentes daquelas do azeite.

Hoje em dia já sabe-se que o chá de oliveira pode ajudar a emagrecer por 3 motivos:

– Diminuição das inflamações

Ainda que mais pesquisas sejam necessárias, o mais importante estudo sobre os efeitos da folha de oliveira no emagrecimento foram feitos na Universidade de Southern Queensland, na Austrália. No artigo publicado em 2010 no American Journal of Nutrition, pesquisadores afirmam terem descoberto importantes propriedades do extrato de folha de oliveira na luta contra o sobrepeso.

No estudo, grupos de ratos foram submetidos durante oito semanas a uma dieta hipercalórica (rica em gorduras e carboidratos), o que os levou a desenvolverem um quadro de síndrome metabólica – conjunto de sintomas que inclui um aumento nos estoques de gordura abdominal, gordura no fígado, hipertensão e alteração na tolerância à glicose.

Um dos grupos passou então a receber, por mais oito semanas, um extrato de folha de oliveira, além da mesma dieta hipercalórica. Ao final das 16 semanas, os ratos que receberam somente a dieta continuavam com síndrome metabólica, mas o ratos que haviam ingerido o extrato de folha de oliveira apresentaram uma significativa redução nos níveis de gordura abdominal, além de uma normalização da sensibilidade à glicose e das funções do fígado e do coração.

Para a Dra. Lindsay Brown, pesquisadora que liderou o estudo, as folhas de oliveira podem ajudar a emagrecer graças às suas propriedades anti-inflamatórias, uma vez que as inflamações são umas das maiores vilãs do sobrepeso.

– Aumento da sensibilidade à insulina

Em um estudo feito com pessoas acima do peso, a suplementação com extrato de folhas de oliveira (com alta concentração de oleuropeína e hidroxitirosol) feita durante seis semanas foi responsável por um aumento de 15% na sensibilidade à insulina.

E apesar de haver menos insulina em circulação, ainda assim os níveis de glicose na corrente sanguínea chegaram a cair quase que pela metade, evidenciando a atuação da folha de oliveira no controle da glicemia sanguínea.

Na prática, menos insulina significa um menor acúmulo de gordura na região abdominal e uma necessidade também menor de consumir mais calorias para regular os níveis de glicose.

– Aceleração do metabolismo

Ainda que o mecanismo de ação não seja totalmente conhecido, acredita-se que o chá de oliveira estimule o metabolismo devido à sua atuação na glândula tireoide e nas catecolaminas, que são neurotransmissores (como a adrenalina e a noradrenalina) secretados pela glândula suprarrenal e que podem acelerar a queima de gorduras.

Por esse motivo, diz-se que o chá de oliveira queima gorduras, pois o metabolismo acelerado exige mais energia, e se esta não chega através da alimentação, o corpo é obrigado a retirá-la do excesso de gordura.

2. Protege o coração

Além de colaborar com a perda de peso, podemos dizer que esse é um dos maiores benefícios do chá de oliveira: a diminuição dos riscos de complicações cardíacas. Alguns dos compostos presentes na folha da oliveira inibem a oxidação do LDL – o mau colesterol – e evitam assim que ele se deposite nas paredes das artérias, causando arteriosclerose e infarto.

3. Controla a Pressão

Os compostos fitoquímicos do chá de oliveira (sobretudo a oleuropeína) também reduzem as inflamações (que por sinal são a maior causa de doenças cardíacas) e estimulam a circulação, relaxando as artérias e causando uma diminuição na pressão arterial. Além de evidentemente reduzir os riscos de condições associadas à pressão alta, esses benefícios do chá de oliveira também trazem mais proteção ao coração, que poderá se ver livre de variações no fluxo sanguíneo e também nas arritmias.

4. Diminui o Colesterol

O chá de oliveira contém oleuropeína, substância encontrada na folha de oliveira que reduz a oxidação das lipoproteínas de baixa densidade – ou LDL, o colesterol ruim. Ao ser oxidada, a molécula de colesterol vai diretamente para a parede das artérias, onde irá estimular o acúmulo de células inflamatórias e causar a formação de uma placa, o que, como já vimos, poderá eventualmente causar entupimento do vaso sanguíneo e provocar um infarto.

5. Protege o Fígado

Mais um dos benefícios do chá de oliveira para quem está precisando emagrecer é a sua propriedade hepatoprotetora, ou seja, o chá mantém o fígado trabalhando de maneira adequada, o que evita o acúmulo de gordura no órgão (condição conhecida como esteatose hepática) e permite que as toxinas sejam eliminadas de maneira eficiente.

6. Previne o Envelhecimento Precoce

O chá de oliveira é rico em antioxidantes que protegem o corpo contra a ação dos radicais livres, prolongando assim a saúde e prevenindo o envelhecimento precoce. Nas folhas de oliveira podemos encontrar os antioxidantes resveratrol (o mesmo que também está presente na uva), tirosol, oleuropeína e hidroxitirosol, sendo estes dois últimos dois dos fitoquímicos mais importantes para nossa saúde.

Embora pouco conhecido, o hidroxitirosol é certamente merecedor de mais atenção por nossa parte, uma vez que seu potencial antioxidante é maior inclusive que o do chá verde. Apesar da importância das duas bebidas, o hidroxitirosol tem uma capacidade de absorção de radicais livres 10 vezes maior que a do chá verde. E, pasmem: 400 vezes maior que aquela da vitamina C, outro potente antioxidante natural.

Portanto, além de suco de uva, chá verde e cremes de beleza, que tal acrescentar algumas xícaras de chá de oliveira aos seus cuidados diários de beleza?

7. Fortalece o Sistema Imunológico

Alguns compostos encontrados na folha de oliveira (oleuropeína, hidroxitirosol, flavonóides e polifenóis) são responsáveis pelo fortalecimento das linhas de defesa do organismo contra vírus, fungos e bactérias. Assim, o consumo regular de chá de oliveira pode fortalecer o sistema imunológico e auxiliá-lo na prevenção e combate a diversas doenças, como herpes, pneumonia, gripe, infecções dentárias e de ouvido.

8. Combate a Osteoporose

Em um estudo publicado recentemente na revista “Osteoporosis International” pesquisadores demonstraram que a oleuropeína presente nas folhas de oliveira foi capaz de estimular tanto um aumento do número quanto da atividade das células ósseas (osteoblastos).

Ainda de acordo com os responsáveis pelo estudo, a oleuropeína pode ser utilizada para aumentar a produção de osteoblastos, o que por sua vez pode prevenir a perda de massa óssea associada ao envelhecimento e também à osteoporose.

9. É um diurético natural

Estudos têm evidenciado outra propriedade da oleuropeína: sua capacidade para atuar como um diurético natural. O consumo regular de chá de oliveira pode ajudá-lo a reduzir a retenção de líquido e também aumentar a eliminação de toxinas – dois fatores importantes para quem está precisando perder peso.

E graças às suas propriedades antibacterianas e antivirais, o chá de oliveira pode atuar na prevenção e tratamento das infecções urinárias e dos cálculos biliares.

10. Possui Propriedades anti-inflamatórias

Os mesmos flavonoides que fornecem tantos outros benefícios do chá de oliveira também conferem a ele propriedades anti-inflamatórias. E você já sabe que, ao reduzir inflamações no corpo, você pode diminuir significativamente as causas e os sintomas de inúmeras doenças, como a dor crônica, artrite, doença cardíaca e até mesmo alguns tipos de câncer.

Como Tomar

Para obter todos os benefícios do chá de oliveira, a sugestão é tomar de 3 a 4 xícaras da bebida por dia, durante um período de 3 a 4 meses. Para quem está preocupado com a balança, a quantidade de peso que pode ser eliminada irá depender do seu balanço de calorias ao longo do dia.

Ou seja, ainda que você tome o chá de oliveira para emagrecer, é fundamental que sua dieta seja hipocalórica, o que significa que você deverá consumir menos calorias do que seu metabolismo utiliza ao longo do dia (ou aumentar seu gasto energético através da atividade física).

Como Fazer o Chá de Oliveira

A dica ao fazer o chá de oliveira é utilizar água mineral e já deixar uma quantidade maior pronta no início da manhã, para não correr o risco de ficar sem tempo (ou esquecer) de preparar o chá ao longo do dia.

Veja como preparar o chá de oliveira:

  1. Leve uma panela com 1 litro de água ao fogo e deixe ferver;
  2. Desligue o fogo e acrescente 3 colheres de sopa de folhas de oliveira;
  3. Tampe e deixe abafar por 10 minutos;
  4. Coe e tome sem açúcar ou adoçante.

Se preferir, acrescente algumas raspas de gengibre ou folhas de hortelã para mascarar o gosto forte das folhas de oliveira.

Onde Encontrar

Você pode encontrar o chá de oliveira em casas de produtos naturais ou em sites especializados na internet.

Quanto Custa

O preço do chá de oliveira pode variar de acordo com o fabricante e a forma de apresentação do produto, mas em geral pode ser encontrado por R$6,00 por embalagem de 20 g.

Contraindicações

Grávidas, lactantes e crianças devem evitar o consumo de chá de oliveira. E assim como pode ocorrer com outros tratamentos à base de produtos naturais, algumas pessoas podem ser alérgicas a determinadas substâncias presentes no chá, motivo pelo qual a recomendação é conversar com o médico antes de iniciar o consumo diário do chá de oliveira.

Referências adicionais:

Você já conhecia esses benefícios do chá de oliveira para a boa forma e saúde? Agora que conhece suas propriedades e sabe para que serve, pretende consumi-lo com mais frequencia? Já o experimentou alguma vez? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (168 votos, média: 4,20 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

74 comentários

  1. quero receber receites dos remedios caseiro

    • Melhor que chá de oliveira é chá, de folhas, de Pau Santo. Na região Sul é muito utilizado, inclusive previne demência, além de acelerar o metabolismo e ser muito indicado devido ao colágeno, que é bom para pele. Tenho um amigo que vende o contato dele é 51 98515-7309, ele é do interior, meio rural.

      Obrigada.

    • Muito boa informação.
      Vou fazer uso.
      Quando ver os resultados publicarei.
      Geovania

    • Quando eu fiz 49 anos, estava uma bola de gorda, 127 quilos. Então eu ouvi 2 mulheres conversando no ônibus que folhas de Oliveira fazia emagrecer. Então eu comprei, mas, duvidando; porque achei muito barato. Na terceira semana tomando o chá, sentia- me mais desinchada, portanto, mais leve. Fui perdendo peso gradativamente. No final de quase dois anos, havia perdido 40 kilos. Procurei um cirurgião plástico para retirar excesso de pele nos seios e na barriga… hoje só tomo o chá de Oliveira depois do jantar. Eu tomava 1 litro de chá todos os dias. Hoje estou com 57 anos com uma ótima saúde e muita disposição.

  2. Comprei hoje mesmo, irei começar a bebê-lo durante toda essa semana em uma dieta bem restrita de apenas 200 ou 500 kcals por dia, se der resultados eu volto a comentar! Mas será que em 1 semana obtenho resultados? Tirarei minhas próprias conclusões.

  3. Manoel dos santos oliveira

    Já tomei o chá da oliveira e tomo regularmente e sinto-me muito bem.Eu estava procurando mais informações e as encontrei lendo esse artigo, por sua vez muito informativo; Parabéns.

  4. Gostei muito de ler essa publicação, foi muito útil pra mim. Obrigado!

  5. to tomando o cha a dois dias, realmente é diurético. daqui uns dias volto e conto os resultados. Esse artigo foi bem valioso para mim obrigada.

  6. Excelente publicação,incrível os benefícios desse chá. Uma dúvida: o chá pode ser feito com as folhas secas ou verdes? vou fazer uso e divulgarei aqui os resultados.

  7. maria luísa mestre

    Começei a tomar dois dias,

  8. Estou tomando a uma semana. gelado.
    Notei uma saciedades, perda de apetite, portanto acredito ser do chá, já que é a única coisa diferente em minha rotina.

  9. joana vieira da silva

    Gostei muito do artigo e quero tomar o chá e vou recomendar para amigos e parente.

    • luis claudio nonato

      Estou tomando o cha a mais de 1 mês e já estou sentindo os benefícios deste chá que está me auxiliando no controle da minha pressão arterial e junto com os remédios estou me sentindo muito bem

  10. Estou experimentando o chá de um colega aqui do meu trabalho, fiquei curiosa em saber seu benefícios e o achei aqui, muito boa as informações encontrada. Vou comprar para eu tomar.

  11. Tirando a constante ânsia de vômito, principalmente após refeições, mal estar e sensação de incômodo no estômago. Ele funciona. Não recomento pra quem tem gastrite, pois ele atua com muita ênfase neste órgão.

  12. Excelente matéria, bem explicativa, conheci o poder do chá de oliveira em curso de SPA com a katia silva nunes, amei o qie li aqui .

  13. Para quem tem necessidade desses benefícios, a publicação dessa matéria foi de grande importância. E pretendo fazer um teste. Obrigado!

  14. Ola estou com herpes zoster , me ajudem dó demais pega do lado esquerdo da barrige e vai até o mei da cintura vai fazer um mês agora 03/12 / 2016 nã estou aguentando mais muita dor espinhos coceira , não consigo dormir é dia e noite só repouso to remedios mas mesmo assim continuo desse jeito ,me ajudem o que posso fazer pra me curar , este cha de folha de Oliveira posso tomar ou agora não adianta. Muitos dezem que vira e meche vai voltar a dor estou desesperada Por Favor me enviem umas palavras Desde ja Grata

    • tente encontrar (pomada gamas=pomito=pomada santa) é conhecida por qualquer destes nomes , e podera ser uma opcao.

    • Olá , já tive Herpes Zoster ,vc tem que tomar Penvir 250 de 12/12 h , 7 dias , e Gabapentina por seis meses para tirar a dor , foi o que resolveu para mim , mas procures bom Clínico Geral .

    • CARLA CRISTINA FERREIRA

      Oi Luci, acabei de ler sua mensagem, além de beber o chá de oliveira, faça um chá da folha de oliveira bem mais forte e umedece com o chá forte em um pano bem limpo e coloca na região afetada pela herpes e deixe por um bom tempo, depois passa a diante o resultado para ajudar outras pessoas ok vai dar certo pode confiar!

    • Luci me ligue que posso te ajudar se for do Rj 21 981145351

    • olha meu marido teve, eu socava folha de pessego é o sumo eu colocava, sempre, a noite qdo ele acordava com dor eu fazia outra vez, e tben propolis passava em cima , compra na farmacia, o tradicional, do meu mariod deu no pescoço

  15. Juliana Vieira Da Silva

    Ganhei esse chá numa casa de produtos naturais onde o moço viu o estado da minha pele que está com alergia há quase dois anos. Acho que ele realmente acertou pois pelo que li aqui vai me ajudar muito. Como é diurético vou tomar a partir de amanhã cedinho. Deus abençoe aquele moço tão gentil !!!

  16. gostaria de saber….se kem ja foi submetido a ponte de safena…..ou seja …uma pessoa k é cardiopata….pode tomar esse cha….para emagrecer……

  17. comecei a tomar tem mais ou menos duas semanas e mesmo diuretico perdi dois kilos vou continuar tomando depois eu comentarei mais resultados ok.

  18. Eu gostei muito desse artigo com 10 kg além do meu peso ideal e me sinto péssimo! não só por está gordo; mas pela dificuldade até pra me vestir. Comecei tomar o chá da oliveira da azeitona preta hoje. Espero bons resultados. Que seja feita a Vontade de Deus!

  19. Eliane de Andrade Souza

    Posso fazer o chá com as folhas verdes e não secas.

  20. Posso substituir a água por chá de Oliveira?

  21. Saí da maternidade já tomando o chá da folha de oliveira, amamentando mesmo… meu médico disse que se azeitona não é contra-indicado para lactantes o chá da folha tb não seria, e correu tudo bem, em menos de 40 dias minha barriga estava menor dobque antes de engravidar, e com 15 dias do parto eu já estava usando minhas calças jeans. Super recomendo. Mas o chá é coadjuvante nisso, ele nao faz milagre, eu tomava 1 litro de cha por dia, mais 2 litros de agua e tinha uma dieta equilibrada.

  22. Olá,
    Gostei muito da relação de benefícios do chá de oliveira.
    Vou começar a tomar na próxima semana e estou com grandes expectativas.
    Muito obrigado por compartilhar estas informações.
    Grata,
    Carol

  23. Podemos apanhar as folhas da arvore e seca-las? O efeito e o mesmo?

  24. Quero saber se o chá de Miramira é o mesmo de Oliveira, estou tomando esta fazendo efeito.

  25. EUNICE MOURA BERNARDO

    Olá adorei essas informações sobre a oliveira. Estive em Portugal e trouxe um pouco das folhas e resolvi pesquisar se as folhas poderiam ser colocadas no óleo encontrei essa linda matéria. Adorei. Vou experimentar o chá. E tb colocá-las no óleo.

  26. claudio alves de farias

    estava procurando um chá pra tomar pois meu açúcar está meio alto,me indicaram o chá de oliveira,comprei, não sabia de nada sobre o mesmo,vou começar a tomar,tenho uma dúvida posso fazer num dia e tomar no outro frio? obg.

  27. Oi. gostei dos beneficios. vou começar amanha o tratamento

  28. Tenho 53 anos, bem acima, do peso. Comece a tomar o cha de Oliveira no dia 01/08/2017, 2 litros por dia, e consegui eliminar exatos 4 kilos. Algumas roupas, já estão servindo bem.

    Aprovo e comprovo, muito bom.

  29. Ola comecei a tomar ele uma semana e já senti bastante diferença adorei super recomendo

  30. Posso apanhar as folhas da árvore e secalas ou posso fazer o chá com elas verdes? Obrigada

  31. Já tomei alguns tempo atrás pra unhas e queda de cabelos foi ótimo, voltei a tomar de novo espero emagrecer vou tomar certo.

  32. Eliene Rosa de Jesus

    Vou começar a usar para fazer um teste para emagrecer

  33. Boa noite!

    Estou fazendo uso do chá de Oliveira. Percebi que tirou a ansiedade. Sempre tinha que está mastigando alguma coisa e agora não tenho mais vontade. Tomo todos os dias 1 litro.Estou percebendo uma diminuição no meu abdômen. Na balança ainda não diminui.
    Vou continuar tomando é assim que perder peso, estarei publicando.

  34. Adorei as informações, comecei fazer um pequeno cultivo dessa planta no meu Sítio, pois descobri que ela se habitua muito bem ao clima quente,seco e ensolarado do Nordeste!
    A finalidade é mais para obtenção desse tão maravilhoso chá…

  35. ANDREA DA SILVA MATTOS LIMA

    Bem eu tive cura com um herpes, pois na minha gravidez minha imunidade abaixou, sendo assim ele sumia e voltava sempre, mais ainda se fosse a praia, comecei a usar oleo de melaleuca, as vezes misturava com oleo de copaiba, digo que foi uma experiencia minha, estourava as bolinhas d’agua que davam e passava o oleo! Acho que curou porque tem mais de dois anos que não aparece graças a Deus! Ainda assim só estou falando da minha experiência própria, não deixe de se informar antes de usar!

  36. Leonardo RicardoSantos

    Boa tarde!
    O chá de oliveira tem algum benefício contra cisto no rins?

  37. irene rodrigues da costa

    Sim.

  38. Tenho diabete .pressão alta. Abdome alto 20k acima do peso ..posso tomar o chá da Oliveira. Tomando os remédios do médico.? Só não tomo remédio para emagrecer.os outros si. .obrigada

  39. Tinha muita gordura localizas no abdome e estomago, tomei chá de bisco e, faço musculação regularmente vários abdominais. Diminuiu muito. Agora que fiquei sabendo quão bom é o chá da folha de oliveira. já comecei a tomar, pois tenho pressão alta trigue seris e colesterol e também um pouquinho de osteoporose. mais esta tudo controlado não paro de fazer minhas atividades e gosto muito.

  40. O chá de oliveira é otimo para prisão de ventre! Foi a minha salvação, pois os remédios de farmácia em nada me ajudaram! Mas não concordo em colocar as folhas na água e apagar o fogo, deixando por 10 minutos! Deve sim ferver as folhas de 3 a 7 minutos, para as substancias contidas nas folhas, serem totalmente extraídas através da fervura! Essa é a forma correta de fazer o chá, e deve tomá-lo entre as refeições, de 6 a 8 horas de intervalo entre as tomas! Duas a tres vezes por dia é o suficiente! Nunca tomar antes de dormir, porque é excitante!

  41. Oi Dani, simmmmm é ótima a tua indicação, perdi 4Kg e durmo muito melhor.

    Obrigada, querida.

  42. Comecei a tomar o chá de oliveira a um mes ja eliminei 1qr estou adorando muito bom super recomendo

  43. Eu tenho plantsção de oliveira . Ja comecei a tomar o chá. Muito boa a imformação sobre o chá . Amei!

  44. Gostaria de saber onde posso comprar as folhas da oliveira ou extrato puro pois não conheço nem as folhas e nem o extrato, e como tem muitos falsificadores fico preocupado em comprar, vcs podem me orientar onde devo comprar, grato ficarei aguardando uma resposta.

  45. Gostei muito da informação.
    Vou fazer uso.
    Quando ver os resultados publicarei os benefícios.
    Geovania

    • óla gente boa atrás do nosso tal Mercadão ,rua Santa Rosa loja Camanducaia ,tal zona cerealista ,ali vende nossas folhas do tal chá das oliveiras ,e bem barato ,espero ter te ajudado ,obrigado

  46. Onde achar o chá de folhas de oliveira?

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*