10 benefícios do levedo de cerveja na saúde e boa forma

Especialista:
atualizado em 17/09/2020

A palavra “cerveja” pode levar muitas pessoas a pensar na bebida, mas não é exatamente disso que iremos falar, este artigo reúne 10 benefícios do levedo de cerveja e explica quais as contribuições que seu consumo pode oferecer.

O que é?

O levedo de cerveja é um tipo de organismo que pertence ao reino dos fungos.

Seu nome científico é Saccharomyces cerevisiae, mas é uma levedura conhecida popularmente como “levedo de cerveja”, por conta de sua aplicação na fabricação de tal bebida.

Além da capacidade de converter açúcar em álcool, essa levedura também tem outros usos, como por exemplo, na produção de pães e como suplemento alimentar.

10 Benefícios do Levedo de Cerveja

Confira a seguir 10 benefícios que seu uso pode trazer.

1- O levedo de cerveja tem efeitos na glicose, apetite e diabetes

O uso do levedo de cerveja pode reduzir a ansiedade por doces, o que te ajuda a seguir dietas e ter melhor controle sobre a diabetes. Isso se deve à porção de Cromo, nutriente eficaz para o equilíbrio e bom funcionamento da insulina sobre o organismo.

Isso porque o Cromo contido no levedo de cerveja apoia a metabolização de carboidratos e gorduras, transformando-os em energia para as principais atividades diárias.

Indica-se o consumo médio de 9 gramas de levedo de cerveja por dia, o que pode reduzir em mais de 40% os níveis de açúcar no sangue, beneficiando muito a saúde de pessoas com diabetes.

2- Ele ajuda no controle de peso

A ingestão média de 30 gramas diárias de fibras pode otimizar a queima calórica, e assim promover a redução de medidas.

Além disso, o consumo de fibras prolonga a sensação de saciedade, induzindo a ingestão de menos calorias, o que contribui diretamente para o controle e redução de peso.

Lembre-se que mesmo sendo funcional para o emagrecimento, o consumo do levedo de cerveja deve ser feito de forma moderada.

Porque se você ingerir 3 colheres de sopa de levedo, você estará adicionando aproximadamente 150 calorias ao seu cardápio diário. Portanto, é importante estar atento ao balanço calórico.

3- O levedo de cerveja ajuda no funcionamento do intestino

Algumas pessoas lidam com inchaços e desconfortos ocasionados pelo excesso de gases produzidos durante a digestão. Isso ocorre devido ao funcionamento irregular da flora intestinal.

Além do desconforto e do constrangimento, esse fator também prejudica a absorção de nutrientes e dificulta o controle de peso.

O levedo de cerveja fortalece as membranas presentes nas paredes do intestino, o que previne a ação de bactérias infecciosas, fortalece e recompõe a flora intestinal. Dessa forma, garante o funcionamento correto do intestino, aliviando a sensação de inchaço e a produção de gases.

4- Ele potencializa o sistema imunológico

As propriedades do levedo de cerveja podem ajudar o seu sistema imunológico, já que ele é uma excelente fonte de vitaminas e proteínas essenciais para o funcionamento do sistema de defesa do corpo, agindo no combate e prevenção contra agentes patogênicos.

O Selênio é um dos principais responsáveis por esse benefício, pois age como antioxidante evitando danos causados por radicais livres.

5- Ele pode ajudar na prevenção do câncer

Após diversas pesquisas, afirmou-se que o levedo de cerveja é eficaz na prevenção contra o câncer. Isso porque ele conta com proteínas que podem evitar interferências negativas sobre os cromossomos.

O câncer é resultado da multiplicação desordenada das células, nesse sentido, as proteínas presentes na levedura contribuem para uma divisão celular mais segura.

6- O levedo de cerveja ajuda o sistema digestivo

Já foi dito que os benefícios do levedo de cerveja podem atuar no intestino, mas sua eficácia não é limitada a isso.

A composição do alimento pode proporcionar o fortalecimento e melhor comportamento do sistema digestivo, pois o levedo é rico em bactérias boas e até mesmo probióticos, os quais podem prevenir e até mesmo reduzir alguns problemas que atrapalham a digestão.

7- Ele fornece apoio contra os sintomas da TPM

O consumo de levedo de cerveja é indicado no auxílio contra os sintomas da TPM, pois reduz a possibilidade de ocorrência de inchaços, oscilações de humor e apetite. Além disso, o levedo de cerveja reduz o impacto causado por um dos sintomas mais severos, a cólica.

8- Ele melhora a pele

A acne atinge não só adolescentes, mas também adultos, gerando desconforto e baixa autoestima. O que poucas pessoas sabem é que o levedo de cerveja pode reduzir o impacto causado por elas.

Ele contribui com a saúde da pele devido à presença de vitaminas do complexo B que auxiliam no equilíbrio de níveis nutricionais e, portanto, reduzem a possibilidade de inflamações.

O levedo de cerveja também pode reduzir a probabilidade de câncer de pele, porque, como foi dito anteriormente, contém antioxidantes que combatem a ação dos radicais livres.

9- O levedo de cerveja é bom para a saúde do coração

O colesterol também pode ser melhor controlado se você incorporar o levedo de cerveja às suas refeições, pois ele age sobre o colesterol ruim, chamado de LDL.

Se conciliado com uma rotina regular de exercícios físicos, os benefícios do levedo de cerveja podem ser otimizados, e não só a redução do LDL pode ser notada, mas também o aumento do HDL, que é o colesterol bom.

10- Ele favorece o fortalecimento do sistema respiratório

O consumo de levedo fortalece o sistema imunológico e consequentemente traz benefícios ao sistema respiratório, porque auxilia no combate à resfriados e gripes que prejudicam a rotina, especialmente em casos de alergias que costumam se manifestar nas estações mais úmidas.

Propriedades Nutricionais da levedura

Na suplementação, o levedo de cerveja se destaca por ser uma das maiores fontes naturais de vitaminas do complexo B e de proteínas, além de não possuir quantidades significativas de gorduras e colesterol.

A versão comercial do levedo passa pelo processo de pasteurização, o que otimiza ainda mais as propriedades existentes. Esse suplemento é encontrado em lojas de produtos naturais e de suplementos alimentares.

Um profissional da saúde pode orientar o consumo de levedo de cerveja, de forma a atingir os melhores resultados possíveis considerando as particularidades individuais.

Confira alguns nutrientes que ele contém por porção de 15 gramas que é correspondente a 1 colher de sopa:

Informação
Nutricional
Quantidade em 15 g
(1 colher de sopa)
% VD (*)
Energia53 calorias3
Carboidratos5,7 g2
Proteínas6 g8
Gorduras totais0,7 g1
Gorduras saturadas0 g0
Gorduras trans0 g
Fibra3,0 g12
Sódio7,5 g1
Ferro2,5 g18
Fósforo210 mg30
Magnésio15 mg6
Vitamina B10,36 mg30
Vitamina B20,82 mg63
Vitamina B36,0 mg38
Vitamina B60,23 mg18
(*) % Valores Diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas

Aproveite e assista ao vídeo da nossa nutricionista falando sobre os benefícios do levedo de cerveja.

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia os benefícios do levedo de cerveja para a boa forma e saúde? Conhece alguém que utilize-o como um suplemento para emagrecer? Você o faria? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (145 votos, média: 3,91 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

60 comentários em “10 benefícios do levedo de cerveja na saúde e boa forma”

  1. O levedo de cerveja fez a diferença na minha vida, contribuiu com o fim das cólicas fortíssimas que eu tinha e acabou os sintomas de TPM, nunca mais deixarei de tomar.

  2. Uma coisa que notei é que meu pau fica mais tempo duro tomado levedo de cerveja, não sei porque, funciona como viagra.

  3. Queria deixar uma pergunta: quem tem candidíase, ou outra forma de doença por fungos pode usar o lêvedo de cerveja?
    Obrigado.

  4. Eu sofria muito com cólica menstrual todos os meses, minha pressão baixava, eu ficava pálida vomitava não conseguia ficar de pé, isso acontecia por conta que a menstruação vinha muita fraca.

    Eu dependia de remédio o ibuprofeno desde que eu comecei a menstruar até hoje, e por consequência do uso prolongado fiquei com gastrite, e mesmo assim ficava com cólica, não melhorava 100%.
    Comecei a tomar Levedura de Cerveja todos os dias inclusive quando chegou a menstruação, eu fiquei impressionada não sentir nem um pingo de cólica, minha menstruação veio normal.

  5. Bom, eu tomo levedura de cerveja, para engorda, ja tinha tentado de tudo mais sem sucesso, eu tomo em comprimido, engordei 4 kg em 1 mês, além de abrir muito meu apetite, tem muitos outros beneficios. Eu tomo 10 min depois das refeiçoes, 4 comprimidos depois do cafe da manha ; 4 comprimidos depois do almoço e mais 4 depois da janta.

    • Eu não tinha apetite, tbm tinha dificuldade de engordar comecei a tomar levedura de cerveja, abriu meu apetite tô comendo que nem um leão, conseguir engordar uns kg.
      Eu sofria com prisão de ventre sentia dores abdominais direito, a levedura ajudou regular o meu intestino, e melhorou tbm minha cólica menstrual.

      Se eu soubesse que levedura de cerveja era tão bom assim eu teria tomado muito tempo, foi o único que me salvou e trouxe muitos benefícios para minha saúde!

  6. Jussara,melhor remédio para refluxo se chama, cloridrato de betaína de 30mlg.
    toma 1 comprimido na hora do almoço,e outro no jantar,tomar nem antes e nem depois da alimentação e sim no meio da comida,você vai comendo no meio você dar uma parada. toma o remédio e em seguida continua se alimentando, o resultado é espetacular. várias pessoas que eu indiquei,todas ficaram boa, inclusive meu irmão.

    • O melhor remédio para refluxo chama se Bálsamo. 2 folhas ao dia batido com 200 ml de água. Durante 10 dias. Tomar antes de dormir porq da sono.