10 Dicas Importantes Para Seu Programa de Emagrecimento

Especialista:
atualizado em 12/12/2014

“Keep calm e seja saudável”! A triste verdade é que seis em cada dez pessoas pesam mais do que devem. E mesmo se você se exercita e toma cuidado com o que come, aqueles quilos extra podem continuar te seguindo durante o dia todo.

Estar acima do peso, mesmo que apenas um pouco, é ligado a riscos à saúde, incluindo doença cardíaca, diabetes, câncer e artrite. Algumas pesquisas recentes mostram que estar acima do peso pode tirar 10 anos da sua vida!

Sempre é bom ter um bom físico que herda confiança e uma natureza impetuosa. Nosso corpo em forma também é um sinal de disciplina. Mas note que se estamos acima do peso, devemos voltar ao peso certo. Então aqui estão 10 dicas simples e naturais para o seu programa de emagrecimento que você deve saber.

10. Você é perfeito

Parece estranho? Algumas vezes você se pergunta por que você precisa perder peso quando você já aceitou que está acima do peso. Uma vez que você começa a aceitar seu físico, automaticamente fica calmo e para de se preocupar com as coisas.

De forma interessante, isso é bom. Quanto mais você se preocupa, mais o problema cresce. Com essa mentalidade, fica muito mais fácil se esforçar para iniciar um programa de emagrecimento e seu esforço também é mais eficaz, isso é provado com experimentos. Ao invés de tomar isso como uma questão de vida ou morte, desacelere e tome como um desafio, relaxe, ame seu corpo e veja a diferença na sua vida. Reduza seu corpo não com tensão, mas com uma atitude calma e tranquila. Essa é a melhor forma natural de se equilibrar psicologicamente, fisicamente e conseguir o físico que você quer.

9. Compromisso

Dormir demais, comer porcaria, doces, etc., fique longe de tudo isso. Algumas vezes você realmente tenta e segue isso por alguns dias, mas gradualmente isso vai embora e você volta aos seus hábitos alimentares normais. Então sempre é bom melhorar seu compromisso! Nunca desista!

Se você está seguindo um programa de emagrecimento, nunca saia dele e esteja sempre focado e comprometido incondicionalmente. O compromisso aumenta com a prática da meditação. Uma pessoa pode estar muito focada e confiante uma vez que começa a meditar. Assim, uma vez que você confia em algo, aborde da melhor forma que puder. Sempre tente ouvir sua voz interior quando você está comendo alguma coisa. Nunca ouça seu cérebro, já que ele sempre tenta te enganar. Não cause problemas ao seu corpo. Mas se for necessário para você, nunca hesite em fazê-lo.

8. Água é o néctar

Beba água sempre que puder. A água sempre mantém seu corpo leve e liquefaz suas camadas de gordura. O melhor néctar para perder peso é tomar um copo de água com algumas gotas de limão e 2 colheres de mel. Isso tem sabor de néctar. Isso queima sua gordura e também te faz se sentir cheio e completo.

Exercite-se na academia e tome esse néctar de 6 a 8 vezes por dia. A mudança drástica pode ser vista e é a forma mais fácil e melhor de perder peso. Qual o problema de fazer um teste? E isso com certeza irá te animar, já que resolve seu problema e completa seu desejo.

7. Controle o IMC

Sempre se preocupe com o IMC (Índice de Massa Corporal). Se você quer entrar em um programa de emagrecimento, você tem que checar sua taxa metabólica basal e IMC regularmente. Ao saber esses dois fatores, em cada estágio, você pode reduzir a ingestão de calorias, o que reduz o peso.

Algumas vezes isso também é possível com meditação. Quando você medita, sua taxa metabólica reduz e você precisa fazer exercícios intensos. O IMC é um fator chave na saúde. Com um IMC alto a pessoa tem que estar preparada para muitos problemas de saúde. É bom que você faça checagens regulares.

6. Desacelere sua respiração

Essa é a tarefa mais fácil que você pode implementar  em seu programa de emagrecimento, mas quando está fazendo outras coisas.  Quando você se sente tenso, apenas tire um segundo e cheque sua respiração. Você pode perceber que sua respiração está muito rápida. Isso afeta sua gordura abdominal indiretamente.

Todos sabemos que o abdômen guarda a maior parte da gordura do corpo. Então é sempre bom reduzir a gordura abdominal, tanto pela saúde quanto pela aparência. Concentre-se em desacelerar sua exalação. Após cada inalação diga “desacelere” para si mesmo antes de exalar. Isso controla sua respiração e reduz sua gordura.

5. Vitamina C

A secreção de cortisol geralmente é grande em todos. Se você está trabalhando sem pausa e está sob muito estresse, ele produz altos níveis de gordura. Assim, a Vitamina C ajuda a equilibrar o nível de cortisol que aumenta eventualmente quando você está estressado. A vitamina C não apenas equilibra o cortisol mas também é essencial para criar carnitina (um composto usado para queimar gordura como combustível). Então consuma mais frutas que contêm a vitamina C e faça dela sua amiga em seu programa de emagrecimento.

4. Açúcar é o inimigo número 1

Sempre tenha uma dieta planejada e certifique-se de comer muita proteína, vegetais, grãos integrais e evite lanches, bebidas e alimentos não saudáveis. Se você adora comer doces e sente vontade de comê-los, troque o açúcar por mel, que é muito melhor, porque ele tem menos açúcar do que o açúcar puro. Outro truque ótimo é colocar canela no seu café de manhã ou na aveia – ela ajuda a controlar o açúcar no sangue. Ela também desacelera a taxa com que os alimentos deixam o estômago, o que te ajuda a se sentir cheio por mais tempo. O consumo é menor, mas a satisfação do estômago é maior. 

3. Coma mais e se exercite mais:

Coma Gordura. Sim, você leu certo! É preciso ingerir gordura para queimar gordura. Como dito acima, é o açúcar que te faz engordar, não a gordura. Gorduras boas incluem alimentos como salmão, abacate e nozes. Esses alimentos consistem de nutrientes que te mantêm cheio e satisfeito ao longo do dia.

Canse, trabalhe mais e coma mais alimentos saudáveis, nutrientes e proteínas. Evite alimentos gordurosos e consuma gorduras boas na forma de frutas secas, etc. Exercite-se mais, faça uma caminhada de manhã, corra e coma mais frutas. Coma mais e faça mais exercícios em seu programa de emagrecimento.

2. Exercício, exercício e exercício

Exercício intensos e curtos, sempre faça exercícios que mexam com todos os órgãos que acumulam gordura. Levante cedo e mova-se durante o dia; sair para caminhadas também ajuda. Ao praticar yoga e meditação, a assimilação melhora e o desejo de alimentos não saudáveis diminui. Embora você se sinta com fome, você fica satisfeito com quantidades menores de alimento.

Yoga e meditação mantêm seu corpo focado, estável e sem fome. Lembre-se, seu corpo merece pelo menos 20 minutos do seu tempo por dia. Quando seu trabalho melhora devido à meditação, você  encontra mais tempo para planejar o seu programa de emagrecimento.

1. Durma

Pense antes se você quer trabalhar à noite. Porque todas as funções do corpo desaceleram, você acaba comendo mais. Quando você está cansado, o corpo produz mais hormônios que causam fome, o que causa vontades de comer açúcar e outros alimentos que engordam.

Dormir tarde aumenta a sensibilidade à insulina e é supostamente uma das maiores razões para gordura abdominal! E se você dorme tarde a fome atinge mais forte e você come muito quando está acordado à noite assistindo um filme ou algo assim. Sempre tenha uma boa noite de sono, nunca durma de mais nem de menos. Lembre-se que para ter um corpo saudável você precisa de pelo menos 7 horas de sono por dia.

Conclusão

Tentar perder peso não trata-se apenas da aparência. Estar acima do peso diminui a qualidade e duração da sua vida. Sempre escolha formas naturais para o seuprograma de emagrecimento. Nunca faça dietas de curto prazo, lipoaspiração, etc, porque o resultado é rápido, mas eles são caros e você ganha os efeitos colaterais de graça.

Você está montando um programa de emagrecimento agora? Quais passos já deu? O que ainda falta de importante? Comente abaixo.

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Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

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1 comentário em “10 Dicas Importantes Para Seu Programa de Emagrecimento”

  1. Nossa artigo muito bom esse, foi escrito realmente com o intuito de ajudar aqueles que desejam emagrecer a perder peso de verdade. Parabéns pelas dicas tão importantes e pela determinação em sempre oferecer um conteúdo de qualidade para sua audiência.
    Desejo que Deus o abençoe sempre.