10 Formas Pelas Quais o Exercício Faz Bem para o seu Cérebro

Especialista:
atualizado em 14/01/2020

Qualquer um que tenha um mínimo de conhecimento e interesse na ciência do exercício, incluindo aqueles que se exercitam nos fins de semana, sabe que o sistema nervoso é um aspecto importante do treinamento. Claro, os músculos devem ser o nosso interesse primordial, mas são seus nervos, coluna vertebral e cérebro que controlam o seu desempenho e performance física.

Treinar seu sistema nervoso pode construir ou arruinar seus resultados, seja na academia ou numa competição. Exercitar-se também ajuda o cérebro. Uma das primeiras coisas que as pessoas percebem quando começam a se exercitar é uma melhora no humor e na resistência ao estresse no trabalho.

O grande problema, quando se trata do sistema nervoso e do exercício, é que poucas pessoas conhecem bastante sobre isso. Na verdade, é um campo crescente na ciência da neurologia e do exercício que está finalmente recebendo respeito no campo de pesquisa.

Recentemente, a Associação Norte-Americana para o Estudo da Obesidade (NAASO) publicou pela primeira vez online seu artigo descrevendo um workshop ao vivo chamado “A Neurobiologia do Exercício”, no qual 23 pesquisadores pesaram sobre este tema tão importante. Aqui estão alguns destaques de seu consenso:

O exercício:

  1. Melhora a saúde do cérebro, incluindo estrutura e função.
  2. Melhora as conexões entre seus nervos. Isso, em parte, define o desenvolvimento de habilidades em qualquer esporte.
  3. Ajuda o seu cérebro a crescer e apoia a proteção de seus neurônios (células nervosas).
  4. Aumenta sua capacidade de aprender e se adaptar à mudança.
  5. Pode ajudar a reduzir os efeitos negativos de lesões cerebrais.
  6. Reduz comportamentos negativos resultantes de estresse repentino.
  7. Aumenta a capacidade do cérebro de se proteger de estressores físicos como calor e inflamação.
  8. Aumenta o metabolismo cerebral.
  9. Reduz a depressão.
  10. Reduz os efeitos do envelhecimento no cérebro.

E isso tudo funciona como uma via de dois sentidos. O exercício ajuda seu sistema nervoso e seu sistema nervoso tem tudo a ver com o seu desempenho no exercício. Seja ao coordenar a sua habilidade, ao aprender o que funciona e o que não, e motivando-o a se exercitar, seu cérebro domina a sua performance de todos os ângulos, mas isso não é tudo.

O cérebro humano possui uma habilidade única que outros animais não têm: força de vontade. Nós evoluímos a capacidade cognitiva para substituir os sistemas do corpo projetados para nos impedir de ir mais a frente, especialmente durante a locomoção (especificamente para correr e andar longas distâncias).

Não é de se admirar que os seres humanos têm uma das maiores resistências de todos os animais terrestres, em grande parte por conta da nossa capacidade de continuar em frente e enfrentar a fadiga e até mesmo a dor. Enquanto o cérebro de outro animal o força a ceder, o nosso pode nos dizer para persistir.

Olhando para o futuro, vamos começar a ver mais e mais exercícios adaptados para estimual a função do sistema nervoso de empurrar a força humana e resistência a alcances nunca antes vistos. A saúde pública também poderia ser melhorada neste sentido. As pesquisas crescentes no campo da neurobiologia e da ciência do exercício podem ser usadas para nos tornar mais saudáveis, mais fortes e ainda mais inteligentes pela promoção de iniciativas de saúde pública cientificamente comprovadas.

Você já conhecia esses benefícios do exercícios para a sua saúde mental? Quantas vezes por semana se exercita? Você realmente se sente melhor ao praticar exercícios? Comente abaixo!

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Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

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1 comentário em “10 Formas Pelas Quais o Exercício Faz Bem para o seu Cérebro”

  1. Exercício físico é como se fosse alimento para o corpo. Pratico natação e hidroginástica de segunda à sexta, e quando preciso faltar o corpo sente muito, o corpo cobra o alimento.
    Amo o que faço e não sei ficar sem.