11 Benefícios do Treino na Areia para Boa Forma e Saúde

O aumento expressivo de problemas relacionados ao estresse, ao excesso de peso, à obesidade e o crescimento dos índices de muitas doenças promoveram um estímulo para o desenvolvimento de pesquisas sobre assuntos relacionados à melhoria da qualidade de vida.

Tanto a alimentação equilibrada e nutritiva como a prática de atividades físicas podem ser de grande auxílio na busca por uma vida mais saudável, trazendo inúmeros benefícios à saúde física e mental. Escolher uma atividade que traga não só qualidade de vida, mas que também seja feita de forma agradável, é fundamental para que se consiga inserir novos hábitos na rotina.

Benefícios do treino na areia

A prática de atividades físicas traz muitas vantagens e é importante para ajudar a controlar o peso corporal, trazer mais energia e disposição física, melhorar a saúde mental, elevar a autoestima, aumentar a autoconfiança, reduzir o estresse e também ajudar a diminuir os índices de diversas doenças.

Boa parte das pessoas não gosta dos treinos em lugares fechados como as academias ou da prática de exercícios rotineiros e em aparelhos. Os treinos realizados ao ar livre ganham cada vez mais adeptos, pois podem trazer os mesmos benefícios que outras atividades, mas com a vantagem de se estar em contato com a natureza e em locais mais agradáveis.

Entre os muitos tipos de exercícios físicos realizados ao ar livre, o treino na areia pode ser uma alternativa prática para quem ainda tem uma vida sedentária e que precisa iniciar a prática de exercícios, mas que não tem tanto tempo disponível ou que não tenha recursos financeiros.

Existem basicamente dois tipos de superfícies nas praias, as de areia fofa e as de areia dura. Andar ou correr na areia dura tem praticamente o mesmo efeito do que no asfalto. Para que se tenha todos os benefícios do treino na areia, é importante que se escolha locais com a areia fofa.

Vale lembrar que antes de iniciar qualquer atividade, é importante buscar a orientação de algum profissional da saúde e que se faça uma avaliação médica para garantir bons resultados e também se evitar lesões futuras. Também é fundamental que se tenha um tênis próprio para realizar exercícios, assim como roupas adequadas para a prática de atividades físicas.

Conheça, a seguir, 11 benefícios do treino na areia para boa forma e saúde:

1. Ajuda a fortalecer os músculos inferiores

Muitas pessoas, principalmente as mulheres, buscam formas de conquistarem um corpo mais definido e atlético. Toda atividade física pode auxiliar no desenvolvimento muscular, mas umas ajudam a desenvolver mais determinados grupos de músculos e regiões do que outras atividades.

Diversos estudos mostraram que o treino físico na areia promove maior crescimento muscular do que treinos em outras superfícies mais lisas, pois a areia provoca maior resistência física durante o contato. Este tipo de atividade é excelente para quem deseja fortalecer os músculos da parte inferior do corpo, incluindo-se os músculos da coxa, bumbum e panturrilha, estimulando o aumento da definição muscular e também ajudando a reduzir a gordura localizada.

2. Promove a queima de muitas calorias

Diversos estudos mostraram que o treino na areia ajuda a queimar mais calorias do que os treinos realizados em superfícies lisas, como no caso do asfalto, pois a resistência durante a prática de exercícios na areia é maior, promovendo um gasto de energia duas vezes mais elevado ao andar ou correr do que o treino realizado em outras superfícies.

Verificou-se que é possível gastar até 60% a mais de calorias a cada 1,6 km corridos na praia em relação ao asfalto, pois quanto mais regular for a superfície, melhor será a adaptação do corpo e menor será a resistência.

3. Melhora o sistema cardiorrespiratório e o sistema cardiovascular

Quando se realiza um treino aeróbico, o organismo passa a trabalhar além do seu estado normal, promovendo um estímulo nos sistemas cardiorrespiratório e cardiovascular, devido à maior exigência de oxigênio e nutrientes para manter as funções do metabolismo. Este aumento da capacidade respiratória gera um aumento na concentração das fibras vermelhas, melhorando também o aproveitamento do oxigênio nos músculos.

Com o passar do tempo e a prática regular de exercícios, o corpo passará a fazer menos esforço para mandar oxigênio para as artérias, melhorando o condicionamento físico. Estudos mostram que pessoas com vida mais ativa apresentam pressão arterial e frequência cardíaca mais baixa do que pessoas com vida sedentária.

4. Ajuda a reduzir o estresse

A prática de exercícios é fundamental para se manter a boa forma física e para garantir a saúde mental, pois ajuda a melhorar diversas funções do organismo, além de auxiliar na liberação de hormônios relacionados ao bem-estar, tais como a serotonina e a endorfina. Estes hormônios ajudam no aumento do bom humor, promovem uma sensação agradável e também reduzem o estresse.

Além disso, um estudo realizado nos Estados Unidos mostrou que pessoas que passam mais tempo ao ar livre e que se mantêm em contato com a natureza, principalmente em locais como as praias, apresentavam menos problemas relacionados ao estresse e possuíam uma saúde melhor.

5. Ajuda a descarregar as energias ruins

As pessoas passam atualmente por um processo de desequilíbrio elétrico no corpo que é potencializado pelo mau estilo de vida. Com o uso constante de muitos equipamentos eletrônicos, uso de roupas e sapatos que são isolantes do ambiente, entre muitas outras coisas que impedem que haja troca de energia com a natureza, houve um aumento considerável de diversos problemas de saúde.

Um estudo realizado pela Universidade de Gotemburgo, na Suécia, mostrou que pessoas que permaneciam constantemente conectadas a dispositivos elétricos tinham maior propensão a quadros de estresse, a problemas de ansiedade, apresentavam sintomas de distúrbios de sono e tinham, até mesmo, problemas de depressão.

Ao estar em contato com a areia, o corpo passa por um processo de aterramento que promove o equilíbrio das cargas elétricas presentes no organismo. Este equilíbrio faz com que o treino na areia promova inúmeros benefícios à saúde, prevenindo diversas doenças e ajudando a descarregar as energias ruins acumuladas.

6. Melhora o desenvolvimento ósseo

Entre os muitos nutrientes presentes na alimentação, a vitamina D, também conhecida como vitamina do sol, está presente em diferentes alimentos, mas também pode ser produzida pelo organismo através da ação dos raios ultravioletas emitidos pela energia solar.

Esta vitamina é fundamental para garantir o desenvolvimento ósseo, pois é responsável pela fixação do cálcio, sendo, portanto, essencial para prevenir doenças como a osteoporose. A deficiência de vitamina D pode levar à redução dos níveis de cálcio no sangue, podendo provocar diversos sintomas, como o aumento da incidência de fraturas ósseas e doenças, entre elas o raquitismo.

7. Melhora a coordenação motora

O treino na areia ajuda a melhorar bastante a coordenação motora, pois a superfície irregular da areia ativa os músculos na parte inferior do corpo e também promove um fortalecimento dos músculos abdominais e das costas, auxiliando na manutenção do equilíbrio corporal.

Com o passar do tempo e prática regular de exercícios, o corpo estará mais firme, melhorando a postura e a coordenação motora para as atividades do dia a dia.

8. Evita lesões nas articulações

Um dos grandes problemas causados em muitos tipos de exercícios físicos é a possibilidade de se ocorrer uma lesão, causando um transtorno à saúde do praticante. Praticar o treino físico na areia ajuda a reduzir os problemas nas articulações, pois a areia fofa absorve o impacto realizado durante a atividade e o corpo passa a ser submetido por uma tensão menor, evitando problemas futuros nas articulações e reduzindo as chances de uma lesão.

9. Ajuda a relaxar e a diminuir a ansiedade

Entre os muitos benefícios do treino na areia está a possibilidade de relaxar dos problemas do dia a dia, aumentando a calma e tranquilidade interior. Treinar em lugares abertos e onde se tenha contato com a natureza pode ser muito benéfico para aumentar o relaxamento, ajudando também no alívio da tensão e, como consequência, ajudando a diminuir a ansiedade causada pelo estilo de vida moderno.

10. Ajuda a emagrecer

Vimos anteriormente que o treino na areia queima muitas calorias e ajuda na definição muscular. Isso significa que o corpo passará a ter um gasto calórico maior durante o dia e, com isso, haverá uma necessidade do corpo utilizar a gordura corporal como fonte de energia, promovendo, assim, o emagrecimento saudável.

11. Muito simples de começar

Começar uma atividade física pode ser um grande desafio, principalmente para quem tem uma vida sedentária. Boa parte das pessoas acaba se matriculando em academias e, muitas vezes, desistem nos primeiros três meses de atividade.

O treino na areia é uma opção sem custo e bastante fácil de começar, ajudando a estimular a motivação para que se possa efetivamente começar uma nova vida. Junte alguns amigos e promova uma caminhada na praia. É simples de começar e pode também ser bastante divertido.

Você já imaginava que o treino na areia pudesse trazer todos esses benefícios para a boa forma e saúde? Tem o costume de praticar esse tipo de atividade? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

2 comentários em “11 Benefícios do Treino na Areia para Boa Forma e Saúde”

  1. Meu segundo dia de treinamento funcional… E meu sono durante a noite está melhor… Durante o dia estou mais elétrica… Menos anciosa… E isso ainda e o meu segundo dia de treino! Muito bom e recomendo a todos a participarem esse tipo de aeróbica!

  2. Eu estava muito ansiosa e com batimentos acelerados, tinha de tomar remédio controlado para desacelerar, depois que comecei a trotar na areia da praia não senti mais isso. foi muito bom para meu bem estar, estou me sentindo outra pessoa. comecei andando na areia fofa e na areia dura, alternava, agora já estou trotando na areia fofa até 30 minutos e mais 30 na areia dura.

Deixe um comentário