A vitamina D tem ganhado cada vez mais atenção no que diz respeito a dieta e suplementação. De fato, os benefícios da vitamina D são numerosos, e a sua deficiência é bastante perigosa e indesejável. Trata-se, porém, de uma vitamina que o corpo é capaz de produzir, contanto que seja exposto a níveis adequados de luz solar.
Mesmo assim, muitas pessoas estão sujeitas à deficiência, que deve ser corrigida através de alimentos com vitamina D ou com uma suplementação adequada recomendada por um médico. Vamos conferir os benefícios da vitamina D, e dessa forma compreender para que serve esta vitamina, além de conhecer suas principais fontes naturais.
Benefícios da vitamina D
1. Bom para a saúde óssea
Entre os benefícios da vitamina D, certamente o mais conhecido é a sua função no desenvolvimento e na manutenção dos ossos. Isso acontece porque a vitamina D é responsável por regular a absorção do cálcio. Nesse sentido, a vitamina D estimula uma maior densidade óssea, de forma que colabora para um crescimento saudável das crianças e evita a osteoporose nos adultos e idosos.
2. Melhora a imunidade
Assim como muitas outras vitaminas, a vitamina D tem, entre suas funções, a capacidade de estimular o sistema imunológico e melhorar as defesas do organismo contra agressores externos.
3. Contribui para reduzir o risco de diabetes
A redução do risco de diabetes é também um dos benefícios da vitamina D. Isso ocorre pois essa vitamina impacta positivamente a secreção de insulina, de modo que amplia a capacidade do corpo de processar o açúcar e, dessa forma, ajuda a prevenir o desenvolvimento de diabetes tipo 2.
4. Bom para a saúde cardiovascular
No que se refere ao sistema cardiovascular, há um efeito positivo direto da vitamina D sobre as artérias. Verificou-se que as artérias de pessoas com bons níveis de vitamina D possuem paredes menos rígidas, de forma que a arteriosclerose é evitada ou mesmo aliviada. Esse efeito ajuda a reduzir, por sua vez, a pressão arterial em pessoas hipertensas, além de diminuir o risco de infarto do miocárdio.
5. Protege as células
Estudos recentes apontam para a proteção que a vitamina D fornece para o material genético das células, ajudando a prevenir alguns tipos de câncer, como o de cólon, próstata e mama. Essa descoberta aponta também para os benefícios da vitamina D na prevenção de diversas outras doenças, como a esclerose múltipla, o mal de Alzheimer, o mal de Parkinson e a demência.
6. Mantém a saúde hormonal
Níveis adequados de vitamina D tem relação na produção de estrogênio nas mulheres e de testosterona nos homens. Uma vez que a vitamina D é sintetizada pelo corpo através da exposição ao sol, essa poderia ser uma explicação para o aumento da libido durante o verão.
Entretanto, não apenas a libido é influenciada pelos níveis corretos desses hormônios. A saúde em geral de mulheres e homens depende dos seus bons níveis, que influenciam até mesmo o humor. Na falta desses hormônios, há sério risco de desenvolvimento de um quadro de depressão.
O humor também se beneficia das funções vitamina D através de sua influência em outro hormônio, o cortisol, que está ligado aos efeitos nocivos do estresse. A presença de vitamina D ajuda a diminuir os níveis deste hormônio.
7. Ajuda na manutenção da performance mental
Talvez um dos benefícios da vitamina D mais interessantes seja a sua influência sobre a manutenção da performance mental. Verifica-se uma relação clara, na qual pessoas com deficiência dessa vitamina apresentaram declínio cognitivo, problemas de memória, raciocínio mais prejudicado.
8. Pode favorecer a perda de peso
Os benefícios da vitamina D para a perda de peso são extremamente significativos.
Em primeiro lugar, há uma importante relação entre os níveis de vitamina D e a capacidade do corpo de queimar gordura. Essa relação foi demonstrada por estudos que verificaram que, submetidas a um mesmo regime de alimentação e de exercícios físicos, as pessoas com bons níveis de vitamina D foram capazes de queimar mais gordura e perder mais peso.
Esse fenômeno se deve à presença de receptores de vitamina D nas células, que quando estimulados, ativam uma maior queima de gordura. Além disso, uma das funções da vitamina D é ajudar o cérebro a evitar a fome excessiva e a gula, de modo a auxiliar nas dietas.
Outro benefício da vitamina D para o emagrecimento se dá pelo auxílio à absorção de nutrientes necessários ao funcionamento adequado do organismo, o que assegura que o corpo receba os nutrientes necessários, contribuindo para a perda de peso e redução do apetite.
Além disso, a influência negativa da vitamina D sobre os níveis de cortisol pode ser de grande ajuda, uma vez que esse hormônio estimula o acúmulo de gordura abdominal.
9. Pode ajudar no ganho de massa muscular
O papel da vitamina D na conexão entre os músculos e o sistema nervoso é muito importante, de modo que com bons níveis de vitamina D estimula-se um bom funcionamento dos músculos de modo geral. Além disso, as funções da vitamina D na síntese de proteínas são bastante significativas, favorecendo o desenvolvimento muscular na sua presença.
Extremamente importante é também o efeito sobre os hormônios. Os benefícios da vitamina D para bons níveis de testosterona estimulam diretamente o crescimento muscular, enquanto o controle do cortisol evita o catabolismo (utilização do tecido muscular como fonte de energia).
Efeitos da falta de vitamina D
O efeito mais direto da deficiência de vitamina D se dá sobre os ossos. Nas crianças e nos jovens, esse efeito provoca um crescimento inadequado, raquitismo (doença que deixa os ossos deformados), enquanto nos adultos e idosos há uma perda de densidade óssea, o que pode levar a um quadro de osteoporose.
A deficiência gera ainda uma queda na imunidade e pode contribuir para o aparecimento de diferentes condições de saúde, como hipertensão, diabetes tipo 1 e 2, resistência à insulina e esclerose múltipla.
Verifica-se também a redução nos níveis de testosterona e de estrogênio nos homens e na mulheres, respectivamente. A quantidade de cortisol, por sua vez, aumenta. Esse desequilíbrio tem muitos efeitos negativos, a começar pela libido, mas atinge também o ganho de massa muscular, que é prejudicado pela testosterona baixa, e o acúmulo de gordura abdominal, que é estimulado pelo cortisol alto.
Por fim, existe a chance de que a performance mental se deteriore lentamente, com redução das capacidades de memória e raciocínio.
Recomendação diária de ingestão de vitamina D
A tabela a seguir apresenta os valores em relação ao consumo diário recomendado do nutriente:
Idade | Homens | Mulheres | Grávidas | Lactantes |
---|---|---|---|---|
0-12 meses | 10 mcg (400 UI) | 10 mcg (400 UI) | ||
1-13 anos | 15 mcg (600 UI) | 15 mcg (600 UI) | ||
14-18 anos | 15 mcg (600 UI) | 15 mcg (600 UI) | 15 mcg (600 UI) | 15 mcg (600 UI) |
19-50 anos | 15 mcg (600 UI) | 15 mcg (600 UI) | 15 mcg (600 UI) | 15 mcg (600 UI) |
51-70 anos | 15 mcg (600 UI) | 15 mcg (600 UI) | ||
> 70 anos | 20 mcg (800 UI) | 20 mcg (800 UI) |
Onde encontrar a vitamina D
As formas de obter a vitamina D variam basicamente entre o consumo de alimentos ricos nesse nutriente, suplementos dessa vitamina ou exposição ao sol.
Em primeiro lugar, trata-se de uma vitamina que o corpo humano é capaz de produzir, contanto que a pele seja periodicamente exposta ao sol. Essa exposição não precisa nem mesmo ser muito longa: 5 a 10 minutos de exposição, 2 ou 3 vezes na semana, já bastam para suprir as necessidades de vitamina D.
Entretanto, ainda assim há muitas pessoas que sofrem com a deficiência dessa vitamina. Nesses casos, recomenda-se o consumo de alimentos ricos nessa vitamina, e/ou o consumo de suplementos de vitamina D.
Alimentos com vitamina D
Se a produção de vitamina D pelo corpo se revela insuficiente, é possível suprir o déficit através do consumo de alimentos com altas concentrações de vitamina D. Os alimentos mais adequados como fontes de vitamina D são os peixes gordurosos, como a sardinha, o atum, o arenque e o salmão. Veja aqui os alimentos que são melhores fontes de vitamina D.
Suplementação de vitamina D
Se mesmo o fornecimento de vitamina D através dos alimentos se revelar insuficiente, existe ainda a possibilidade de obtê-la através de suplementos. Não se trata de uma suplementação necessária para pessoas saudáveis, mas é absolutamente recomendada para pessoas que não conseguem obter bons níveis naturalmente.
Overdose de vitamina D
Uma overdose de vitamina D é algo raro, mas que pode acontecer. A overdose não ocorre com a vitamina D que é produzida pelo próprio corpo através da exposição solar, sendo que o consumo de suplementos é a causa mais frequente.
Os sintomas mais imediatos são redução do apetite, boca seca, sede excessiva e sensação de um sabor metálico. Problemas digestivos como náuseas, vômitos, diarreia e constipação são também frequentes. Um alto consumo de vitamina D feito de forma mais prolongada pode gerar sobretudo a calcificação excessiva dos ossos, de órgãos como o coração e os rins, e dos vasos sanguíneos.
Além disso, o excesso de vitamina D pode desencadear quadros de dor de cabeça, fraqueza, sonolência e depressão.
A vitamina D, sempre foi conhecida como uma vitamina D e de necessidade igual as outras, porém, de uns tempos para cá, ela já é conhecida como hormônio. É uma questão de progresso científico que a internet mostra todos os dias em Google acadêmico. Já que não se conhece 60% do organismo humano, com o passar dos anos, o progresso científico vai mostrando o que não se sabia. Isso é- absolutamente normal- e mais normal ainda é continuar a estudar todos os dias mesmo depois da formatura para que fiquemos esclarecidos sobre o avanço da ciência. Encontramos que o colesterol não é esse inimigo que se conhece e ele abaixo de 130 é muito prejudicial, além de ser conhecido de outro hormônio, deve estar em todas as células. Enfim, voltando a vitamina D, já sabemos que o que era considerado normal, falo da dosagem apresentada no sangue, hoje, já não é e sim muito acima. Graças à internet, temos um livro aberto e acessível a quem quiser se dispor a pesquisar e ler.
comecei um tratamento com esta vitamina recomendada polo meu medico a 60 dias e ja me sinto muito melhor.
Tenho sofrido muito com dores fortes no corpo no qual os médicos já afastaram graças a Deus o risco de infarto ,porém as dores me castigam muito!,tenho 50 anos e tenho alguns outros problemas de menopausa ,será que posso me enveredar com segurança pelo tratamento da vitamina d3?!
Veja se você pode tomar uma colher de chá rasa de cúrcuma todos os dias sem falhar. Não mais que isso. Acaba com as dores. Veja com o seu médico.
A falta de vitamina D tem alguma coisa a ver com Inregularidade menstrual ou dificuldade pra engravidar
Tire suas dúvidas aqui, Márcia https://www.mundoboaforma.com.br/falta-de-vitamina-d-sintomas-causa-fontes-e-dicas/
Não nada haver
Sim, acredito que a exposição ao sol é muito importante para nossa saúde, só que depende do horário para obter o resultado, vivemos na correria que não sopra tempo disponível para expor ao sol. Gostaria de saber se posso substituir um suplemento alimentar. Qual é o melhor e o recomendado? Tenho 50 anos.
Aguardo resposta.