Que atire a primeira pedra aquele que nunca prometeu em uma resolução de final de ano que entraria na academia para melhorar a forma física ou que jurou de pé junto que na próxima segunda-feira começaria uma dieta, mas nunca cumpriu ou manteve por muito tempo o que disse que faria. A verdade é que muitos de nós amamos falar demais e nos empolgamos com a ideia de ter um corpo bacana e uma boa saúde, mas na hora de se esforçar e correr atrás desses objetivos encontramos milhares de desculpas para deixar o desafio para depois.
E como mudar essa situação? Não tem receita mágica, é preciso mandar a preguiça para bem longe e começar de algum lugar. A ideia de fazer isso parece muito difícil para você? Então dê uma olhadinha na lista a seguir com algumas dicas para deixar a enrolação de lado e iniciar – antes tarde do que nunca – a sua jornada rumo à perda de peso.
1. Pergunte-se: por que eu quero emagrecer?
Mudar os hábitos alimentares e passar a ter uma rotina regular de exercícios físicos na academia é uma mudança bastante significativa na vida de uma pessoa. Por isso, antes de começar o processo é importante perguntar a si mesmo: por que eu quero fazer isso?
O questionamento serve tanto para se ter certeza de que deseja realmente fazer isso e para encontrar uma motivação para continuar quando as dificuldades aparecerem. E não vale dizer que é para ter um corpo dos sonhos, pois a falta de profundidade nessa resposta pode falhar na hora em que um estímulo for necessário.
Pense nas coisas que você gostaria de fazer se tivesse quilos a menos e um condicionamento físico melhor, como jogar futebol com o filho ou conseguir correr uma maratona, por exemplo.
2. Escreva o seu objetivo
Pode parecer besteira, mas de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Dominican, nos Estados Unidos, gastar poucos segundos para anotar em um papel o objetivo que se deseja alcançar aumenta em 42% as chances de concretizá-lo.
E como na correria do dia a dia pode ser complicado manter-se firme em uma meta estabelecida, escrever o que se quer conseguir com a dieta e os exercícios e manter o papel pregado em um local por onde você constantemente passa (como o espelho do banheiro ou a porta do quarto) pode ser uma maneira bastante útil de continuar motivado.
3. Inspecione a sua cozinha
Abra a geladeira, olhe o armário e cheque cada gaveta da cozinha à procura de alimentos que quando você consome se sente como se estivesse fora de controle ou que fazem com que você se sinta fisicamente mal depois de comê-los. Em seguida, jogue-os fora.
É claro que você deve pensar se eles não serão consumidos por outras pessoas da sua família, caso tenham sido comprados em conjunto. Nesse caso, basta pedir para que o parente esconda essa comida de você.
Também não é possível se livrar de todos os alimentos refinados, processados, embutidos ou industrializados da casa, mas se livrar daqueles que te fazem mal já será um bom começo para sua dieta.
4. Pense sobre os seus problemas
Reflita sobre o seu passado até os dias de hoje e esforce-se para identificar o que te atrapalhou a perder peso durante todo esse tempo. Ao fazer isso, você poderá obter algumas lições preciosas sobre o que deve ou não deve ser feito daqui em diante.
5. Prepare suas próprias comidas
Preparar as próprias refeições é uma forma eficaz de se certificar de ter uma alimentação saudável e evitar as calorias em excesso que surgem quando se come na rua ou encomenda comidas de lá.
Entretanto, como temos que levar em consideração que nem sempre há tempo de sobra para cozinhar os pratos no momento de fazer as refeições, uma dica preciosa é separar um tempinho do dia anterior para fazer previamente esses alimentos.
6. Conte aos amigos certos sobre os seus planos
Enquanto alguns amigos podem apoiar quando uma pessoa resolve emagrecer, outros não entendem muito bem o lado dela e não apenas criticam quando ela escolhe um prato mais saudável no restaurante como fazem questão de saborear uma guloseima saborosa, mesmo sabendo que está fazendo o amigo passar vontade.
Por isso, para não se sentir desestimulado, a recomendação é contar sobre a decisão de perder peso somente para aqueles que você tem certeza que te apoiarão.
7. Programe-se
Não deixe para malhar somente quando um tempinho livre surgir, até porque nos dias de hoje é bem difícil conseguir uma folga da correria. Ao contrário, agende um período fixo na sua semana para ir a academia e veja isso como um compromisso importante, e não algo esporádico que pode ser deixado de lado por qualquer coisa.
8. Estimule-se visualmente
Existem casos em que uma imagem vale mais que mil palavras e o início de uma jornada rumo ao emagrecimento pode ser um desses. Encontre uma imagem que represente o que perder o peso extra significa para você, como uma foto sua quando estava em forma, e deixe-a em um lugar visível.
Essa imagem pode virar a área de trabalho do seu computador e/ou celular ou ir para o espelho. O importante é que toda vez que a aviste, você se sinta estimulado a seguir em frente em direção ao objetivo traçado.
9. Compre roupas bacanas para a academia
Quando você vai trabalhar, sai com os amigos ou vai a algum encontro romântico certamente escolhe um figurino que te faça se sentir bem, certo? E por que com a academia isso tem que ser diferente?
Não é só porque você vai suar um bocado, que precisa vestir qualquer roupa que não te deixe tão confortável consigo mesmo. Por isso, dê uma olhada nas lojas de artigos esportivos da sua cidade ou procure em sites de vendas virtuais roupas de ginástica que combinem com o seu visual e façam com que você se agrade com o que vê no espelho.
Isso não é simplesmente uma questão de vaidade, mas uma forma de chegar mais confiante e seguro à academia, o que é importante para quem está começando e ainda não se sente tão à vontade com o ambiente.
10. Comece com as pequenas mudanças
Não adianta querer virar rato de academia em uma semana se você nunca foi muito de praticar atividades físicas e nem passar a ter a alimentação mais saudável do mundo de uma hora para a outra se você está acostumado a não comer muito bem.
Se por um lado não dá para ficar parado e não tentar ter um estilo de vida mais saudável, por outro não adianta querer ser muito rápido com as mudanças, pois corre-se o grande risco de não conseguir mantê-las e desistir de todo o processo.
Sendo assim, o jeito é começar aos poucos, sendo honesto em relação ao que pode ser feito. Por exemplo, dá para tentar aumentar a porção de vegetais nas refeições, trocar o elevador pelas escadas, diminuir as saídas a restaurantes fast food e bares e fazer uma caminhada de 15 minutos após o almoço ou no final da tarde.
Pense nos pequenos hábitos saudáveis como os que citamos acima que você poderia colocar na sua rotina e vá experimentado-os.
11. Durma mais
Ir dormir mais cedo e ter horas de sono suficientes não é importante somente para ter um descanso melhor como também para obter uma boa forma. Prova disso é uma pesquisa apresentada em 2011 para a Associação Americana do Coração, que identificou que mulheres que dormiam somente quatro horas por noite consumiram 329 calorias a mais no dia seguinte do que aquelas que tiverem nove horas de sono.
Vou testar talvez vale apena estou acima do peso