11 Melhores Frutas para Gripe

Especialista:
atualizado em 30/03/2020

Para te ajudar a manter o corpo bem nutrido quando você está com gripe, conheça algumas das que podem ser as melhores frutas para gripe.

É bem provável que ao pegar uma gripe, todo o incômodo causado pelos sintomas da condição te impeçam de pensar a respeito da qualidade dos alimentos que você consome durante o período. Por isso, é importante conhecê-las antes de você estar mal.

Afinal, além de utilizar os remédios para gripe, manter uma alimentação adequada e nutritiva é bastante útil para o período em que se encontra doente.

Sobre a gripe

A gripe é uma doença que afeta o sistema respiratório e pode provocar sintomas como febre acima dos 38º C, dores musculares, calafrios, transpiração, dor de cabeça, tosse seca e persistente, fadiga, fraqueza, congestão nasal e dor de garganta.

Para as adultos mais novos e saudáveis, a ocorrência de uma gripe não costuma ser um problema tão grave. Entretanto, existem casos em que a condição pode ser perigosa e até fatal.

O grupo com maior risco de sofrer com as complicações da gripe inclui: crianças com menos de cinco anos, adultos com mais de 65 anos, pessoas que moram em asilos ou outras unidades de saúde, mulheres grávidas ou no período até duas semanas após o parto, pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, pessoas com doenças crônicas como asma, diabetes, doença cardíaca, doença renal e doença hepática e pessoas muito obesas, com um Índice de Massa Corporal (IMC) de 40 ou mais.

Mas quais podem ser as complicações da gripe? A lista abrange pneumonia, bronquite, ataques de asma, problemas no coração e infecções no ouvido. Por isso, ao apresentar os sintomas da gripe, as pessoas que fazem parte do grupo de risco devem buscar imediatamente a ajuda médica.

As pessoas saudáveis que perceberam que os sintomas de uma gripe demoram a passar e/ou estão piorando também devem procurar o auxílio médico, pois é possível que não se trate de uma gripe, mas de um problema de saúde mais grave que requer um tratamento mais abrangente.

11 frutas para gripe

Antes de conhecermos as frutas para gripe, precisamos ter mente que elas não vão curar a doença. Até porque a gripe é uma infecção viral para a qual não se tem cura – é preciso esperar o seu curso se encerrar para se ver livre dela.

Geralmente uma pessoa saudável que pega uma gripe não precisa fazer nada além de descansar bastante e ingerir muitos líquidos para tratar a doença, embora ela também possa utilizar analgésicos de venda livre para ajudar em relação aos sintomas.

Dito isso, vamos conhecer as frutas que podem ser úteis e importantes para a nutrição do organismo durante um quadro de gripe:

Frutas ricas em vitamina C

  1. Laranja;
  2. Morango;
  3. Kiwi;
  4. Acerola;
  5. Goiaba;
  6. Limão;
  7. Mamão papaia;
  8. Tangerina;
  9. Tomate.

As frutas ricas em vitamina C são uma excelente escolha para um período de gripe porque o nutriente é importante para auxiliar o estímulo ao sistema imunológico, o que é especialmente importante quando o organismo encontra-se doente.

Segundo a nutricionista Julia Zumpano, um centro médico acadêmico americano, a vitamina C é uma das maiores reforçadoras do sistema imunológico, ao ponto da sua ausência tornar uma pessoa mais propensa ao desenvolvimento de doenças.

Conforme a especialista, a ingestão diária de vitamina C é essencial para manter uma boa saúde porque o organismo não produz ou armazena o nutriente, acrescentou o centro médico acadêmico americano.

Essas frutas são mais vantajosas em relação ao uso de suplementos de vitamina C porque o corpo dá conta de absorver com maior efetividade os nutrientes obtidos por meio dos alimentos.

Além da vitamina C, o mamão papaia listado acima contém betacaroteno e vitamina E que podem contribuir com a diminuição da inflamação no organismo. Esses três nutrientes também são classificados dentro do grupo dos antioxidantes.

Outras frutas com antioxidantes

10. Maçã

De acordo com um estudo divulgado na publicação Nutrition Journal (Jornal da Nutrição, tradução livre), as maçãs são compostas por fitoquímicos antioxidantes. Essas substâncias são conhecidas por auxiliar a estimular a imunidade e ajudar a diminuir o risco de doenças crônicas.

11. Oxicoco (cranberry)

Ok, pode não ser tão fácil ou barato encontrar essa frutinha por aqui no Brasil, no entanto, vale destacar que a cranberry também é lotada de antioxidantes, chegando a apresentar uma quantidade de antioxidantes cinco vezes mais elevada do que a que é encontrada no brócolis.

Os antioxidantes podem ajudar a manter o sistema imunológico mais forte. Eles fazem isso por meio do auxílio ao combate aos radicais livres, compostos prejudiciais ao organismo, completou a publicação, que descreveu ainda que ao atacar o poder destrutivo dessas substâncias, os antioxidantes podem contribuir para que uma pessoa mantenha-se saudável ou recupere-se mais rápido ao ficar doente.

Entretanto, para ter mais chances de realmente alcançar esses benefícios é fundamental consumir frutas, verduras, legumes e outros alimentos saudáveis ricos em antioxidantes diariamente e não somente enquanto estiver com gripe.

Segundo o pessoal do WebMD, a maioria das organizações de saúde recomenda consumir entre cinco a nove porções de frutas e vegetais todos os dias, uma regra que se for obedecida vai oferecer uma boa dose de antioxidantes ao organismo da pessoa.

Referências Adicionais:

Você já conhecia as 11 melhores frutas para gripe? Pretende experimentar alguma? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário