Siriguela

12 Benefícios da Siriguela – Para Que Serve e Propriedades

No Brasil, existe uma grande diversidade de frutas que ainda não foram totalmente pesquisadas e que apresentam muitas propriedades e benefícios. Existem muitos alimentos, como a siriguela, que ainda são pouco conhecidos, mas muito ricos em nutrientes, podendo contribuir bastante com a melhoria da saúde física e mental.

O consumo adequado de vitaminas e minerais é de fundamental importância para a manutenção das funções metabólicas no organismo e muitas doenças podem ser evitadas com uma alimentação equilibrada e saudável. Vamos conhecer alguns dos muitos benefícios da siriguela, saber para que serve e conhecer as diversas propriedades desta fruta.

O que é a siriguela? 

A siriguela é uma fruta de sabor doce e coloração amarelada, sendo bastante parecida com outra fruta, o cajá. Ela também é conhecida como ciriguela, ameixa-da-espanha, ciroela, jacote e cajá vermelho. Sua árvore pode atingir até 7 metros de altura e esta planta é originária da América Central, sendo também encontrada no México, e na América do Sul.

No Brasil, esta fruta é encontrada em diversos estados, entre eles Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. No Nordeste brasileiro, esta fruta é uma ótima opção econômica, pois pode tanto ser consumida in natura, como também ser utilizada no preparo de polpa concentrada, sucos, bebidas fermentadas, vinhos, sorvetes, entre outros. 

Para que serve a siriguela e quais suas propriedades nutricionais?

A siriguela é uma fruta bastante nutritiva, contendo alto teor de carboidratos, fibras, sendo uma excelente fonte de vitaminas, entre elas as vitaminas A, do complexo B e a vitamina C. Ela também contém uma alta quantidade de minerais, entre eles o cálcio, o ferro, o potássio, o manganês, o magnésio, o cobre, o sódio, o fósforo e o zinco.

Além disso, esta fruta possui muitas substâncias com poder antioxidante, auxiliando no bloqueio dos radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento precoce e por causar diversas doenças. 

Principais benefícios da siriguela

A siriguela tem sido muito estudada por diferentes universidades e instituições, causando curiosidade e interesse em função da quantidade de substâncias que podem ser benéficas à saúde. Conheça, a seguir, os diversos benefícios da siriguela, saiba para que serve esta fruta e aprenda sobre suas propriedades:

1. Ajuda a reduzir o inchaço

Os benefícios da siriguela são inúmeros, apresentando, entre eles, uma ação diurética, ou seja, esta fruta promove a redução do inchaço, auxilia na eliminação de líquidos retidos no corpo e também estimula a eliminação das toxinas de forma mais rápida e eficaz. Desta forma, é possível perceber uma redução de medidas corporais com o passar do tempo e até mesmo a diminuição do peso corporal.

As frutas ricas em magnésio, potássio e vitamina B6 são as mais recomendadas para atuarem na redução de líquidos, assim como as frutas ricas em água. A siriguela, por sua vez, contém bastante potássio, possuindo, aproximadamente, 248 mg deste mineral, e contém, aproximadamente, 18 mg de magnésio para cada 100 g da fruta.

2. Aumenta a energia e disposição

Esta fruta é bastante recomendada para quem busca ter mais energia durante o dia e, principalmente, para quem pratica alguma atividade física, pois ela contém uma alta quantidade de carboidratos e uma quantidade significativa de calorias.

Os carboidratos, por sua vez, são de fundamental importância para manter os níveis adequados de açúcar no sangue. Em média, cada 100 g da fruta possui 76 Kcal e contém 18,9 g de carboidratos.

3. Melhora o funcionamento do intestino

Os problemas intestinais são bastante comuns e estão sempre conectados a transtornos como a prisão de ventre, as irritações e as inflamações. Uma alimentação rica em frutas fornece uma quantidade suficiente de fibras para o bom funcionamento do intestino. É fundamental manter a saúde do intestino, pois ele é responsável por retirar os nutrientes dos alimentos, garantindo a adequada nutrição.

Assim como boa parte das frutas, a siriguela contém altos teores de fibras e estas possuem propriedades que contribuem para a limpeza do intestino, eliminando os resíduos acumulados nas vilosidades, promovendo, assim, a melhor absorção dos nutrientes. Estudos mostram que as fibras também podem evitar diversas doenças cardiovasculares, a diabetes e contribuindo para o tratamento da obesidade.

O consumo de fibras promove também a prevenção de diversas doenças, entre elas, o câncer do intestino. Em média, cada 100 g da fruta possui 3,9 g de fibras.

4. Ajuda a reduzir as taxas de colesterol

As fibras presentes também são responsáveis pelos benefícios da siriguela para a redução das taxas do colesterol ruim (LDL), pois elas diminuem a absorção das gorduras no intestino e, desta forma, auxiliam no controle da quantidade de colesterol no sangue.

5. Fortalece o sistema imunológico

O organismo está em constante exposição a bactérias, vírus, fungos e diversos agentes causadores de doenças. Estes agentes podem apresentar maior risco quando o sistema imunológico está fraco, aumentando a incidência de problemas e doenças como gripes, resfriados e infecções.

Entre os muitos fatores que podem afetar o sistema imunológico estão o estresse, problemas ambientais como a poluição, assim como uma alimentação pobre em nutrientes. A siriguela é rica em diversas vitaminas e minerais que podem contribuir para o fortalecimento do sistema imunológico, entre elas, a vitamina C e o zinco.

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, participa do processo de produção de células que combatem as infecções, os glóbulos brancos. Ela também ajuda a aumentar os níveis de anticorpos no organismo. Em média, cada 100 g da fruta possui 27 mg de vitamina C.

O zinco, por sua vez, é responsável por benefícios da siriguela para a síntese de células imunológicas e também atua no processo de defesa contra agentes estranhos no corpo e no combate a vírus, bactérias e fungos.

6. Aumenta a saúde dos ossos

O cálcio é um dos minerais mais importantes para se manter a saúde dos ossos e dos dentes, sendo o mineral mais abundante no corpo humano. A manutenção dos ossos depende, consideravelmente, da quantidade de cálcio que estes contêm e sua deficiência pode aumentar a incidência de problemas como a osteoporose, promovendo maiores riscos de fratura.

O cálcio também é importante no processo de contração muscular e na coagulação sanguínea, entre muitas outras funções. Essas funções estão presentes na lista de benefícios da siriguela, pois ela é uma fruta que contém altas quantidades de cálcio em sua composição, apresentando em torno de 27 mg de cálcio para cada 100 g da fruta.

7. Tem ação antioxidante

A siriguela é rica em compostos considerados antioxidantes, tais como os compostos fenólicos e a vitamina C. Estas substâncias promovem a neutralização da ação dos radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento precoce e ajudam na prevenção de diversas doenças crônicas, entre elas as doenças cardiovasculares e os diversos tipos de câncer.

8. Combate os efeitos do estresse

A vitamina C presente na siriguela auxilia em diversas funções no organismo, promovendo também a redução dos níveis do hormônio cortisol, que é estimulado pelo estresse e que causa muitos problemas ao organismo, entre eles o aumento do peso corporal e da quantidade de gordura acumulada nos tecidos.

O consumo frequente de alimentos ricos em vitamina C pode ajudar na prevenção de muitas doenças e sintomas causados pelo estresse.

9. Controla o apetite

Todos os nutrientes são de fundamental importância para a manutenção da saúde. Alguns, no entanto, podem atuar de forma mais específica em determinados processos. O potássio, por exemplo, é um regulador dos níveis de açúcar no sangue. Desta forma, este mineral ajuda a equilibrar a quantidade de glicose presente e auxilia no controle da liberação do hormônio insulina.

Quando as taxas de glicose estão baixas, a insulina sinaliza para o cérebro que o corpo precisa de energia, promovendo o aumento do apetite. Portanto, o potássio pode auxiliar no controle do apetite e da fome, sendo responsável também pelos benefícios da siriguela para o controle do peso.

10. Ajuda no ganho de massa muscular

Outra função bastante importante do potássio é que este participa dos processos de contração e relaxamento dos músculos, juntamente com o cálcio, ajudando a evitar dores e câimbras provenientes dos treinos e de atividades físicas regulares. O potássio participa do processo de síntese de proteínas, acelerando, assim, a recuperação muscular e o crescimento das fibras, ajudando no ganho de massa muscular.

11. Previne a anemia

O ferro é um dos principais nutrientes da alimentação, sendo fundamental para a formação da hemoglobina que é responsável pelo transporte de oxigênio para o corpo. Quando o organismo possui uma deficiência deste mineral, há menor produção de hemoglobinas e ocorre o problema de anemia. A siriguela contém ferro em sua composição, sendo fundamental para a manutenção da saúde.

12. Melhora a saúde do sistema nervoso

O último dos benefícios da siriguela em nossa lista está relacionado ao fato desta fruta ser rica no mineral fósforo, que é fundamental para fornecer energia para os neurônios e também participa do processo relacionado aos estímulos elétricos.

Desta forma, este fruta ajuda na manutenção das funções do sistema nervoso, promovendo uma melhoria também das funções cognitivas como a concentração, a memória e o foco. Em média, cada 100 g da fruta possui 49 mg de fósforo.

O que você achou dos benefício da siriguela para a saúde e boa forma? Pretende consumir mais essa fruta para aproveitar suas propriedades? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (29 votos, média: 4,28 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

Um comentário

  1. Siriguela ,uma fruta saborosa e cheia de beneficios.Amo!!!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*