6 Benefícios do Suco de Seriguela – Como Fazer, Receitas e Dicas

Especialista:
atualizado em 23/12/2019

Seriguela, ciriguela, ceriguela, ameixa-da-espanha, ciroela ou cajá vermelho é uma fruta originária da América Central e da América do Sul, apesar de também poder ser encontrada no sudeste da Ásia. No Brasil, ela costuma ser encontrada com maior frequência nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, ainda que também seja cultivada nos estados de São Paulo e no Paraná.

A planta que dá origem ao fruto é da mesma família da manga e do caju e pode chegar aos sete metros de altura, enquanto o fruto em si pode ser amarelo, alaranjado ou vermelho, quando já se encontra maduro.

Ele ainda apresenta uma polpa que contém de três a cinco milímetros de espessura, além de ser firme, carnosa, doce e ácida.

Ainda que os seus frutos não sejam conhecidos por terem um sabor acentuado, a seriguela costuma ser utilizada no preparo de receitas como sorvetes, licores, vinhos, geleias, compotas e sucos.

6 benefícios do suco de seriguela 

E é justamente sobre os benefícios do suco de seriguela que vamos falar abaixo. Confira:

1. É fonte de nutrientes

A Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO) informa que 100 g de seriguela crua trazem 75,6 calorias.

Além disso, o alimento também é fonte de nutrientes importantes para o funcionamento do organismo como carboidratos, proteínas, cálcio, vitamina A, vitamina B, vitamina C, fósforo, magnésio, potássio, cobre e zinco.

2. Efeito antioxidante

A seriguela possui ação antioxidante. Isso significa que beber suco de seriguela ajuda no combate aos chamados radicais livres. Eles, por sua vez, são substâncias maléficas ao organismo humano, associadas ao surgimento de doenças graves, como é o caso do câncer, e ao envelhecimento precoce.

3. Fonte de energia

Por ser rica em carboidratos – cada 100 g apresenta 18,9 g de carboidratos, de acordo com a TACO -, o suco de seriguela pode ser tomado depois da execução de um treinamento físico como forma de auxiliar a reposição de energia que foi gasta durante a prática da atividade física.

4. Ação diurética

A seriguela também é conhecida por seu efeito diurético. Isso significa que ela estimula a eliminação de água por parte do organismo através da urina. Tal efeito pode ser benéfico para pessoas que sofrem com o inchaço no corpo que surge em decorrência da retenção de líquidos no organismo.

5. Melhoria da absorção de ferro

O alimento também possui quantidades consideráveis de vitamina C – segundo a TACO, são encontrados 27 mg do nutriente a cada porção de 100 g da seriguela. A vitamina C é conhecida justamente por melhorar a absorção de ferro no organismo humano.

No nosso corpo, o mineral atua ajudando a hemoglobina (célula sanguínea) a transportar o oxigênio por todo o organismo, é importante para o funcionamento das células, faz parte do processo de produção de colágeno e elastina (componentes importantes para o sistema imunológico e o tecido conjuntivo) e fixa o oxigênio nas fibras musculares cardíacas e no músculo esquelético, protegendo contra lesões nos períodos em que há privação de oxigênio.

6. Controle do colesterol

A vitamina C presente na seriguela ajuda a prevenir que o colesterol oxidado seja acumulado nas artérias e, por consequência, de danificá-las.

Além disso, frutas que fornecem a vitamina C evitam a formação das placas de gordura e são aliadas da saúde do coração. 

Como fazer – Receitas de suco de seriguela

1. Receita de suco de seriguela simples

Ingredientes:

  • 400 g de seriguela;
  • 1 l de água gelada;
  • Açúcar a gosto ou adoçante

Modo de preparo:

Lavar as seriguelas e levá-las ao liquidificador com uma parte da água; Pulsar algumas vezes até a polpa de desprender das sementes; Coar para remover as sementes, adicionar mais água e adoçar com o açúcar a gosto.

2. Receita de suco de seriguela com mel de cacau

Ingredientes:

  • 100 g de seriguelas higienizadas;
  • 400 ml de água;
  • Mel de cacau a gosto.

Modo de preparo:

Colocar a seriguela, a água e o mel de cacau no liquidificador; Bater bem, coar para livrar-se das sementes, guardar na geladeira para gelar e servir-se.

Você tem o costume de tomar suco de seriguela? Já conhecia os benefícios que pode proporcionar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média: 4,33 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

2 comentários em “6 Benefícios do Suco de Seriguela – Como Fazer, Receitas e Dicas”

  1. Bom dia,
    Adoramos a fruta, sabor que lembra manga, teor de açúcar elevado, o suco é encorpado e nutritivo.
    Muito bom tomar conhecimento de todos os benefícios que seriguela pode proporcionar.
    Temos duas árvores, são muitos frutos, faço suco, como a fruta , pena que não consigo consumir tudo, assim, boa parte se perde.
    Gostaria de conhecer novas maneiras de consumo.
    Obrigada.
    Rosário

  2. Tem uma árvore onde moro li o texto agora vou fazer suco para tomar geralmente. Eu como a seriguela moro em Porto Alegre faz quase 30 anos que foi plantada aqui esta árvore.