Benefícios da Siriguela – Para Que Serve e Como Usar!

Especialista:
atualizado em 26/06/2020

Melhora o funcionamento intestinal, fortalece o sistema imunológico e ajuda a controlar o apetite: conheça os benefícios da siriguela e como usar!

A pequena fruta de sabor adocicado nativa do cerrado brasileiro é uma ótima aliada na promoção à saúde física e mental, já que é fonte de vitaminas A, C e vitamina do complexo B, além de ser rica em minerais essenciais para a manutenção dos órgãos e diversas funções.

Seu consumo frequente pode ajudar a evitar uma série de doenças devido ao seu poder antioxidante, auxiliando no bloqueio dos radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento precoce e pela degeneração das células.

Propriedades e benefícios da siriguela

Veremos agora para que serve o alimento, entendendo seus benefícios para a saúde e boa forma.

A siriguela tem sido muito estudada por diferentes universidades e instituições, causando curiosidade e interesse em função da quantidade de substâncias que podem ser benéficas à saúde. Conheça, a seguir, os diversos benefícios da siriguela, saiba para que serve esta fruta e aprenda sobre suas propriedades:

1. Ajuda a reduzir o inchaço

Um dos benefícios da siriguela é sua ação diurética. Por induzir a micção, a fruta ajuda na eliminação de líquido retido e, consequentemente, na redução de inchaço, além de auxiliar na eliminação das toxinas de forma mais rápida e eficaz. Isso faz com que seja capaz de auxiliar na redução de medidas corporais com o passar do tempo e até mesmo a diminuição do peso corporal.

2. Aumenta a energia e disposição

A alta quantidade de carboidratos da siriguela faz com que parte das calorias sejam convertidas em energia. Os carboidratos, por sua vez, são de fundamental importância para manter os níveis adequados de açúcar no sangue e especialmente importantes para os praticantes de exercícios físicos porque oferecem energia imediata, fundamental para a prática.

3. Melhora o funcionamento do intestino

Uma alimentação rica em frutas fornece uma quantidade suficiente de fibras para o bom funcionamento do intestino, combatendo a prisão de ventre e irritações intestinais. Assim como boa parte das frutas, a siriguela contém altos teores de fibras que contribuem para a limpeza do intestino.

4. Ajuda a reduzir as taxas de colesterol

As fibras presentes também são responsáveis pelos benefícios da siriguela para a redução das taxas do colesterol ruim (LDL), pois elas diminuem a absorção das gorduras no intestino e, desta forma, auxiliam no controle da quantidade de colesterol no sangue, segundo diversos estudos e pesquisas.

5. Fortalece o sistema imunológico

A siriguela é rica em diversas vitaminas e minerais que podem contribuir para o fortalecimento do sistema imunológico, entre elas, a vitamina C e o zinco, dificultando que doenças relacionadas a vírus, bactérias e fungos se instalem.

6. Melhora a saúde dos ossos

O cálcio é um dos minerais mais importantes para se manter a saúde dos ossos, dos dentes, das contrações musculares, funções cardiovasculares e coagulação sanguínea, sendo o mineral mais abundante no corpo humano. Sendo assim, essas funções estão presentes na lista de benefícios da siriguela, pois ela é uma fruta que contém altas quantidades de cálcio em sua composição.

7. Tem ação antioxidante

A siriguela é rica em substâncias antioxidantes como os compostos fenólicos e a vitamina C. Essas substâncias promovem a neutralização da ação dos radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento precoce e ajudam na prevenção de diversas doenças crônicas.

8. Combate os efeitos do estresse

Uma outra função da vitamina C presente na siriguela é promover a redução dos níveis do hormônio cortisol, que é estimulado pelo estresse e que causa muitos problemas ao organismo, entre eles o aumento do peso corporal e da quantidade de gordura acumulada nos tecidos.

9. Controle do apetite

O potássio é um regulador dos níveis de açúcar no sangue, ajudando a equilibrar a quantidade de glicose presente e auxilia no controle da liberação do hormônio insulina. Quando as taxas de glicose estão baixas, a insulina sinaliza para o cérebro que o corpo precisa de energia, promovendo o aumento do apetite. Portanto, o potássio da siriguela pode auxiliar no controle do apetite e da fome, ajudando no controle de peso.

10. Ajuda no ganho de massa muscular

O potássio, mineral cuja siriguela é uma rica fonte, participa do processo de síntese de proteínas, acelerando, assim, a recuperação muscular e o crescimento das fibras, ajudando no ganho de massa muscular.

11. Previne a anemia

O ferro é um outro nutriente presente na siriguela e é fundamental para a formação da hemoglobina, que é responsável pelo transporte de oxigênio para o corpo. Quando o organismo possui uma deficiência deste mineral, há menor produção de hemoglobinas e ocorre o problema de anemia.

12. Melhora a saúde do sistema nervoso

Por ser rica em fósforo, a siriguela é um alimento que promove a saúde do sistema nervoso. Esse mineral é fundamental para fornecer energia para os neurônios e desta forma, o consumo da fruta ajuda na manutenção das funções do sistema nervoso, promovendo uma melhoria também das funções cognitivas como a concentração, a memória e o foco.

Pessoas com níveis baixos de fósforo podem apresentar sintomas como perda de apetite, dor nos ossos ou nas articulações, irritabilidade e fadiga.

Como usar e aproveitar os benefícios da siriguela!

Além de consumir a fruta in natura, no lugar de lanches mais calóricos entre as refeições, outra opção bastante conveniente é aprender como fazer suco de siriguela. Essa pode ser uma bebida super refrescante e nutritiva para sua dieta.

Muita gente confunde a siriguela com o cajá, mas a siriguela tem um sabor característico ainda mais doce que torna o seu consumo ainda mais prazeroso. Mesmo assim, vale a pena conhecer os benefícios do cajá!

Fontes e Referências Adicionais:

O que você achou dos benefícios da siriguela? Pretende consumir mais essa fruta para aproveitar suas propriedades? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (95 votos, média: 4,04 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

31 comentários em “Benefícios da Siriguela – Para Que Serve e Como Usar!”

  1. Adorei saber os benefícios da fruta. Tenho um pé graças à minha filha que experimentou no Nordeste e adorou. Moramos no litoral de Santa Catarina onde não é muito conhecida. Carrega muito e são enormes, doces e suculentas. Agora é a época.

  2. Fiquei conhecendo há três dias atrás, Que Delícia! Agora que estou sabendo de tantos benefícios, estou querendo saber onde encontrar em abundância!

  3. Fiquei muito feliz em saber que a siriguela é tão benéfica para o nosso corpo. Eu particularmente adoro! Eu já consumo muito e agora, então vou aproveitar mais ainda.