13 Alimentos Bons para as Articulações

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

As articulações são estruturas encontradas no corpo humano que fazem a ligação entra as chamadas peças esqueléticas, ou seja, os ossos e as cartilagens. Também conhecidas pelo nome de junturas, elas ligam duas ou mais dessas peças esqueléticas localizadas em várias partes do corpo como joelhos, cotovelos, punhos, tornozelos e ombros, por exemplo.

As articulações exercem um trabalho fundamental em diversos movimentos que realizamos no dia a dia, já que permitem que os ossos e cartilagens se movimentem em resposta a contrações musculares.

Com tamanha importância no corpo, é bastante importante cuidar da saúde das articulações. Mas como tomar conta delas?

É preciso manter-se em movimento, manter-se dentro do peso ideal, fazer alongamentos, aquecer antes de praticar exercícios, melhorar o fortalecimento do corpo, ter boa postura, carregar peso a partir das articulações e músculos maiores e não fazer exercícios intensos demais que sejam além do seu limite, por exemplo.

13 alimentos bons para as articulações 

Além disso, a alimentação também exerce um papel relevante e pode contribuir com a saúde das junturas. Por isso, vamos conferir uma lista que apresenta alguns alimentos bons para as articulações abaixo:

1. Peixe

Peixes de águas frias como salmão e cavala são alimentos bons para as articulções porque fornecem os ácidos graxos ômega-3, que ajudam a manter a saúde das articulações e contribuem com a diminuição da inflamação, algo que causa dores nas articulações e sensibilidade em pessoas que possuem artrite reumatoide.

Em tempo: a artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica que costuma atingir as articulações das mãos e dos pés, vindo acompanhada de um inchaço doloroso.

Para quem não gosta de peixes, a solução pode ser ingerir suplementos de ômega-3, entretanto, é importante consultar o médico para saber qual tipo de produto é mais apropriado para o seu caso.

2. Iogurte

Outro alimento bom para as articulações é o iogurte, que é composto por bactérias do bem que podem beneficiar as juntas, ajudando a amenizar o inchaço e a sensibilidade das articulações.

3. Sementes de chia

Assim como os peixes, as sementes de chia são alimentos bons para as articulações pois servem como fonte de ômega-3. Elas são as sementes que apresentam o maior teor do componente.

Além disso, elas ainda contêm cálcio e magnésio em sua composição, dois nutrientes que contribuem com a saúde dos ossos. O magnésio ainda está associado ao alívio de dores, o que é útil para quem sofre com dores nas junturas. 

4. Chá verde 

Acredita-se que a bebida pode colaborar com o alívio de dores nas articulações, especialmente em pessoas diagnosticadas com artrite reumatoide.

Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, descobriram que um composto encontrado no chá verde inibe a produção de moléculas que contribuem com a inflamação e a danificação das articulações de pessoas com artrite reumatoide.

Tal substância é conhecida pelo nome de epigalocatequina-3-galata ou EGCF. A bebida ainda possui catequinas que previnem a quebra da cartilagem e do colágeno, cuja diminuição está associada ao enfraquecimento das articulações.

5. Sementes de romã

Sua ingestão é recomendada para a saúde das articulações graças ao fato do alimento conter substâncias chamadas de flavonóis, que são dotadas de efeito anti-inflamatório.

6. Cerejas e damascos

As frutas possuem em sua composição as chamadas antocianidinas que auxiliam o controle da inflamação. Além disso, as duas são fonte de magnésio que, como já vimos, é um mineral associado ao alívio de dores.

7. Gengibre

O gengibre possui compostos que aliviam o inchaço e a dor. Isso pode ser benéfico para quem sofre com esse tipo de problema nas articulações em decorrência da artrite reumatoide.

Entretanto, é importante saber que esses compostos se encontram perto da casca do alimento. Portanto, recomenda-se apenas raspar em vez de descascar completamente o gengibre.

8. Amaranto

Trata-se de uma semente isenta de glúten que é composta por um peptídeo (cadeia de aminoácidos) chamado lunasina (lunasin), que é dotado de ação anti-inflamatória.

9. Maçã

Outra fruta que marca presença na nossa lista de alimentos bons para as articulações é a maçã, fonte de antioxidantes que também atuam no combate a inflamações. A fruta também é fonte de quercetina, que é um composto anti-histamínico (antialérgico) natural e ajuda a melhorar a saúde dos vasos sanguíneos que carregam nutrientes e oxigênio até o tecido das articulações.

10. Cúrcuma

Assim como acontece com o gengibre, trata-se de um ingrediente picante que é composto de propriedades que contribuem com o combate da inflamação.

11. Couve e brócolis 

Uma pesquisa realizada pela Universidade da Ânglia Oriental, no Reino Unido, descobriu que por conta da presença de uma substância chamada sulforafano, a couve e o brócolis podem contribuir com a proteção contra danos nas articulações.

12. Proteínas magras

As proteínas são importantes para a construção de um tecido conjuntivo saudável e uma ingestão inapropriada do nutriente pode causar uma diminuição na força e perda de massa muscular. Como vimos acima, o fortalecimento é um dos cuidados indicados para manter a saúde das articulações.

Além disso, é importante cuidar dos músculos porque ele oferecem suporte às articulações. Músculos fracos não conseguem exercer essa função de maneira apropriada, tiram as junturas de seu alinhamento correto e aumentam a pressão à qual elas são submetidas.

A lista de fontes de proteínas magras que são alimentos bons para as articulações inclui feijão, ovo, aves, peixe, frango, queijo cottage, carne vermelha magra, iogurtes magros e tofu.

13. Fontes de vitaminas do complexo B

Níveis baixos de vitaminas do complexo B podem aumentar os ricos de degeneração das articulações. Por isso, é importante incluir alimentos como peixes, fígados, castanhas, abacate, couve, espinafre, sementes de girassol, farelo de aveia, amêndoas queijo cottage, amendoim, cogumelos, banana, ameixa, avelã, ovos, leite e frutos do mar na dieta.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você costuma consumir com frequência estes alimentos bons para as articulações? Acredita que precisa aumentar sua ingestão para sentir menos dores e cuidar das junturas? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (12 votos, média: 3,92 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário